Tendinite no tendão de Aquiles

Desde de antes do carnaval que venho sentindo um incomodo no calcanhar (atrás do pé)…

O fisioterapeuta com quem faço pilates 2 vezes na semana chegou a olhar e me indicar exercícios para reforçar essa área mas msm assim a dor era persistente e tinha até dificuldade para colocar os pés no chão, sem falar do inchaço no local…

Cheguei a usar a fita kinésio nos dias de folia para aliviar a dor e após chegar em casa fazia compressa com gelo no local (aplicava gelo durante 15 minutos seguidos) e tbm elevava o calcanhar, o que naquele momento ajudou mt a minha dor…

Mas recentemente minha mãe foi a uma consulta de rotina com o nosso ortopedista e aproveitei para me consultar tbm e relatei meu incomodo e após um exame físico ele disse que eu estava com uma tendinite no tendão de Aquiles, como eu já suspeitava e me indicou um anti-inflamatório de 400mg (Maxsulid) que tomarei por 5 dias (12/12)…

Me indicou tbm o uso de calçados, no caso, um tênis com alta absorção que reduz o impacto da pisada contra o solo, mas confesso que ainda não pensei em me desfazer dos meus chinelos e das minhas sapatilhas.

Abaixo seguem as informações que pesquisei sobre o assunto.

Tendinite do Aquiles/Tendinose do Aquiles

O que é?

O tendão do calcâneo, também conhecido com tendão de Aquiles, é um dos tendões mais fortes do corpo humano. É formado pela musculatura posterior da perna (tríceps sural) e está inserido no osso calcâneo. Esse tendão é muito importante para o impulso durante a caminhada e corrida, para arrancadas e também atua na absorção do impacto após saltos.

A inflamação do tendão de Aquiles (tendinite) é uma queixa comum em corredores, saltadores e indivíduos que praticam atividade física somente nos finais de semana.

Fatores de risco

Alguns fatores podem predispor esta inflamação, como pé cavo, sobrepeso, pessoas com alongamento ruim, atividades repetitivas de impacto.

Sintomas

Quando ocorre a tendinite, o tendão fica dolorido ao ser  tocado, há edema e aumento de volume no local. A região do tendão onde é mais frequente a inflamação fica situada a cerca de 2 a 6 centímetros acima da inserção do tendão no osso.

A tendinite também pode ocorrer onde o tendão se insere no osso calcâneo (tendinite insercional). É comum a dor aumentar durante e após a atividade física e há um incomodo importante ao levantar-se da cama, pela manhã, durante as primeiras pisadas do dia.

Quando o processo inflamatório é intenso, pode ocorrer dor mesmo em repouso. O termo tendinose do Aquiles é utilizado quando esta tendinite já é crônica e já há um processo degenerativo no tendão. Na tendinose o tendão encontra-se doloroso e espessado (mais largo).

Diagnóstico

Com a história e exame físico detalhados feitos pelo médico, já é possível o diagnóstico. Alguns exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética, podem auxiliar na confirmação do diagnóstico e na avaliação da gravidade da lesão.

Tratamento

O tratamento na grande maioria dos casos é conservador (sem cirurgia). É muito importante o repouso, com suspensão da atividades esportivas que possam estar inflamando o tendão. Em alguns casos, até a imobilização com uma bota, gessada ou removível, é necessário. Anti-inflamatórios podem ser utilizados, mas é preciso cautela com os efeitos colaterais destas medicações, principalmente em pacientes hipertensos, com histórico de problemas renais ou gástricos (úlcera ou gastrite).

Gelo é um auxiliar importante no alívio da dor, e deve ser empregado, se possível, duas a três vezes por dia, com o cuidado para não queimar a pele. A fisioterapia também tem grande influência na melhora da tendinite. Inicialmente, deve buscar o alívio das dores e inflamação, mas em um segundo tempo, é necessário trabalhar o alongamento e fortalecimento da panturrilha, evitando deste modo a recidiva da lesão.

Por dr. Marco Túlio Costa, ortopedista do Einstein

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site  através de pesquisa na internet.
*As informações acima retirei do site https://www.einstein.br/doencas-sintomas/tendinite-do-aquiles-tendinose-do-aquiles através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Saúde e Bem-Estar e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.