Intolerância a pequenos barulhinhos… EU SOFRO DISSO!

Assistindo a reportagem do Fantástico do dia (24/08/2014) descobri que provavelmente eu sofro de MISOFONIA, ou seja, a intolerância a certos sons ou pequenos barulhos e que pode causar restrições na vida familiar e social…

Pq eu acho (ou tenho certeza) que sofro desse distúrbio?

Pq, buzina, cachorro latindo e/ou gato miando (ou no cio), música alta naqueles carros de som, barulho de obra (britadeira, furadeira, manquita), vizinho andando em cima da minha cabeça (de salto ou descalço, tanto faz) ou roncando, sirene de ambulância, entre outros: me incomoda ao extremo… e por isso sou taxada de chata, intolerante… minhas queixas no livro de reclamações do condomínio onde moro nem são mais computadas…

Minha dúvida agora é se procuro o otorrino e faço meu auto diagnóstico pra ele… hahaha

Misofonia

Saiba mais sobre misofonia, a intolerância a pequenos barulhos

Dificuldade no diagnóstico faz com que doença seja pouco conhecida. Músico que sofre do distúrbio escreveu uma canção canção chamada misofonia.

Um distúrbio que pouca gente conhece, a misofonia. É a intolerância a certos sons.

“Quando eu entro no metrô, eu consigo ver em menos de cinco segundos, quem está mastigando alguma coisa e quem não está e do lado de quem eu vou sentar. Eu vou para um canto, tem uma pessoa mascando chiclete ali, eu vou para outro canto, tem uma pessoa comendo um salgadinho ali, não tem onde eu ficar, eu saio do vagão. Eu achava que só eu tinha esse tipo de transtorno, de aversão, de fobia”, conta Bruna Aiiso

Bruna não tolera o som de alguém mastigando. “Comer é uma coisa que une as pessoas. Então é um momento feliz teoricamente. E para o misofonico, não. É um momento desesperador”, diz Bruna.

Bruna sofre de um transtorno conhecido como misofonia. A palavra vem do grego, e significa aversão ao som. Para os misofonicos, o problema não é o caos sonoro. Mas, os pequenos barulhinhos. Pode ser alguém mastigando. O clique de uma caneta. Um teclado. É mais do que um mero incômodo.

“A gente sente raiva da pessoa que está fazendo isso. Eu já começo a sentir arritmia, falta de ar, nervoso. Eu fico imaginando eu falando para essa pessoa ‘pelo amor de Deus, para de fazer isso”, conta Bruna.

Daniela também não aguenta. “Se tem alguém com chiclete, bala, eu me retiro também. Eu me afasto desse incomodo porque eu não consigo suportar ele”, diz Daniela Bernardi, psicóloga.

Não tem nada de errado com a audição da Bruna e da Daniela. “Na misofonia, normalmente o ouvido está impecável”, afirma Tanit Ganz Sanchez, prof. de Otorrinolaringologia da USP.

A diferença está na reação aos sons. “Existe sim uma alteração de ondas cerebrais com ondas mais rápidas. Isso causa uma hipersensibilidade”, explica Nazareth Ribeiro, neuropsicóloga.

“A misofonia é um conjunto que associa um problema de atenção, de não conseguir colocar a atenção onde ele quer e sim onde alguma coisa domina essa atenção, junto com essa emoção forte, normalmente, vinculada à raiva”, explica Tanit Ganz Sanchez.

Para o Paul, um americano que mora em Nova York, o primeiro clique veio aos 12 anos. “O meu pai estava terminando de comer e ficou passando o talher no prato. Eu parei o que estava fazendo e perguntei: Dá para parar?”, relembra.

Com o passar dos anos, outros barulhos passaram a incomodar. “Para mim, a pior coisa é quando alguém faz uma bola com o chiclete. Não aquelas bolas grandes cheias de ar. Mas as pequenas, que fazem um estalido”, diz Paul.

Paul preferiu se afastar dos amigos, do que reclamar dos sons ao redor. “Quando você se isola, você esquece que tem esse problema porque ninguém a sua volta está fazendo barulhos”, afirma.

“Quanto mais sons provocam essa irritabilidade no paciente, maior é a restrição de vida social inclusive de vida familiar”, explica Tanit Ganz Sanchez.

“Tem gente que me acha um chato”, conta Paul.

“Eu achava que era implicância minha, intolerância, nunca imaginei que isso existia um diagnóstico”, Daniela Bernardi, psicóloga.

O diagnóstico existe, mas não é fácil. A misofonia é geralmente confundida com outros transtornos. “Eu mesma já fui em três psiquiatras e eles falavam isso pode ser possivelmente uma síndrome do pânico, ou então uma fobia social. Já tomei antidepressivo duas vezes e não adiantou nada, então eu acho que não é esse o caminho”, relembra Bruna Aiiso.

“Existe com certeza a dificuldade por parte dos profissionais, esse é um dos fatores que faz com que a misofonia seja pouco conhecida como doença e com certeza, pouco tratada”, explica Tanit Ganz Sanchez.

Daniela optou por um tipo de terapia que monitora a atividade cerebral para tentar controlar os impulsos do paciente. “A cliente fica com uma tela, eu fico com outra, pela tela eu consigo acompanhar a ativação cerebral da cliente na área que a gente está treinando”, Nazareth Ribeiro, neuropsicóloga.

Daniela tem que prestar atenção no carrinho. Se um barulho externo fizer com que ela perca o foco, o programa avisa e a terapeuta ajuda Daniela a se concentrar de novo. “Inspira e expira” diz a terapeuta da Daniela

Ao repetir esse treino várias vezes, o paciente acaba aprendendo a abstrair os sons que irritam. “O seu cérebro aprende e tende a repetir esse padrão”, explica a neuropsicóloga.

“Já percebi uma melhora incrível”, comemora Daniela

Paul é músico. A profissão depende justamente da audição. Mas neste caso, o que ele toca e ouve, só traz alívio. “A música me ajudou a interagir com as pessoas de uma forma social”, diz.

E em uma forma de desabafo, ele escreveu uma canção chamada misofonia. “Não posso mudar o mundo, ou acabar com a fome, mas posso fazer as pessoas que sofrem de misofonia se sentirem um pouco melhor”, afirma Paul.

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/10382844_962249907122314_8856705053824202715_n.png?oh=eba508967bd0e23920cbd66e85a031eb&oe=54801E43&__gda__=1416841769_b2121e196d7acdc2547435e4efed99e6 através de pesquisa na internet.
*A reportagem do Fantástico retirei do site http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/saiba-mais-sobre-misofonia-intolerancia-pequenos-barulhinhos.html através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Curiosidade, Humor, Rede Social, Saúde e Bem-Estar e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Intolerância a pequenos barulhinhos… EU SOFRO DISSO!

  1. MARINA MODOLO SALVADOR disse:

    Obrigada pela matéria,agora entendo o que acontece comigo Gostaria que tivesse tratamento.

    Curtir

    • Oi Marina!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Com certeza seria muito bom se tivesse tratamento para a intolerância aos pequenos barulhos… eu seria paciente assídua…

      Mas não podemos deixar de ter esperança que a cura (ou tratamento) um dia estará disponível…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  2. Patricia disse:

    Nossa que matéria maravilhosa!!
    Eu passo por isso tenho 2 filhos barulhentos parece que eles comendo ou me chamando mãe,jogando ouvindo música tudo me irrita muito.
    Quando a pessoa fala comigo sempre foco na boca, e as vezes n consigo ouvir o que ela fala parece que bloqueia o sons da voz dela.
    Gosto de ficar no silêncio até o barulho do WhatsApp me incomoda muito.
    Tô ficando louca já

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.