Desafio dos 400 Filmes | Um filme sobre mudança de sexo

Um filme sobre mudança de sexo

A Garota Dinamarquesa  (The Danish Girl) é um filme teuto-belgo-nipo-dano-britano-estadunidense de 2015, dos gêneros drama biográfico, e ficção histórica, dirigido por Tom Hooper, com roteiro de Lucinda Coxon baseado no romance The Danish Girl, de David Ebershoff, e inspirado na vida das pintoras dinamarquesas Lili Elbe e Gerda Wegener.

O filme é protagonizado por Eddie Redmayne como Lili Elbe, uma das primeiras pessoas transgênero a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual e Alicia Vikander como Gerda Wegener.

Sinopse

Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), atribuída como Einar Mogens Wegener ao nascer, na década de 20, sendo uma das primeiras pessoas transgênero a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual. Em foco o seu relacionamento amoroso com a pintora dinamarquesa Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ela pose para retratos femininos quando uma modelo falta. Sua esposa aceita a cirurgia mas percebe que perdeu a pessoa com quem se casou e Hans Axgil (Matthias Schoenaerts), vem formar um triângulo amoroso.

Elenco

  • Eddie Redmayne – Einar Wegener/Lili Elbe
  • Alicia Vikander – Gerda Wegener
  • Matthias Schoenaerts – Hans Axgil
  • Ben Whishaw – Henrik
  • Amber Heard – Ulla
  • Sebastian Koch – Warnekros
  • Emerald Fennell – Elsa
  • Adrian Schiller – Rasmussen

Prêmios e indicações

Prêmio Categoria Recipiente Resultado
Oscar 2016 Melhor atriz coadjuvante Alicia Vikander Venceu
Melhor ator Eddie Redmayne Indicado
Melhor design de produção Eve Stewart (dir. art.), Michae Standishl (cenog.) Indicado
Melhor figurino Paco Delgado Indicado
Globo de Ouro 2016 Melhor atriz – drama Alicia Vikander Indicado
Melhor ator – drama Eddie Redmayne Indicado
Melhor trilha sonora Alexandre Desplat Indicado
BAFTA 2016 Melhor filme britânico Tim Bevan, Eric Fellner, Anne Harrison, Tom Hooper, Gail Mutrux (prod.) Indicado
Melhor atriz Alicia Vikander Indicado
Melhor ator Eddie Redmayne Indicado
Melhor maquiagem e penteados Jan Sewell Indicado
Melhor figurino Paco Delgado Indicado

Críticas

O filme recebeu críticas pela escolha de um homem cisgênero para interpretar uma mulher transgênero. Ele também foi criticado por ser escrito de maneira semelhante a feminização forçada erótica, obscurecendo a verdadeira história de uma figura trans histórica e por ser baseado num livro fictício que não conta a verdadeira história de Lili e Gerda Wegener. Tópicos incluindo a orientação sexual de Gerda, como era evidenciada por suas pinturas eróticas envolvendo mulheres — Gerda era provavelmente lésbica ou bissexual, ela e Lili eram mais como irmãs do que amantes, e a desintegração do relacionamento de Gerda e Lili depois do anulamento de seu casamento foram omitidos no livro e no filme. As famosas pinturas de arte erótica lésbica de Gerda Wegener não são mencionadas no filme. A causa da morte de Lili também foi deixada de fora de filme, em nenhum momento é mencionada que ela morreu de infecção causada por rejeição ao útero que lhe fora transplantado.

Trailer

*A imagem ilustrativa deste post retirei do meu arquivo pessoal.
*As informações sobre o filme “A Garota Dinamarquesa” retirei do site https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Danish_Girl através de pesquisa na internet.
*O trailer do filme “A Garota Dinamarquesa” retirei do site https://youtu.be/d88APYIGkjk?si=Ewqx1V077KtpVZSX através de pesquisa na internet.
*Este é um post do Desafio dos 400 Filmes! Para entender o que é o desafio clique aqui e para ver todos os posts do Desafio dos 100 Filmes clique aqui, para ver todos os posts do Desafio dos 200 Filmes clique aqui e para ver todos os posts do Desafio dos 300 Filmes clique aqui.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo, Desafio dos 400 Filmes e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.