Desafio dos 300 Filmes | O primeiro filme de super-herói que você assistiu

O primeiro filme de super-herói que você assistiu

Superman II é um filme de super-herói de 1980, dirigido por Richard Lester e escrito por Mario Puzo e David e Leslie Newman a partir de uma história de Puzo baseada no personagem Superman da DC Comics. É a segunda parte da série de filmes Superman e uma sequência de Superman (1978). É estrelado por Gene Hackman, Christopher Reeve, Terence Stamp, Ned Beatty, Sarah Douglas, Margot Kidder e Jack O’Halloran. O filme foi lançado na Austrália e europa continental em 4 de dezembro de 1980, e em outros países ao longo de 1981. Os compromissos de estreia selecionados de Superman II foram apresentados no Megasound, um sistema de som surround de alto impacto semelhante ao Sensurround.

Em 1977, foi decidido pelos produtores Alexander e Ilya Salkind que eles filmariam tanto superman e sua sequência simultaneamente, com fotografia principal começando em março de 1977 e terminando em outubro de 1978. As tensões aumentaram entre o diretor original Richard Donner e os produtores em que foi tomada a decisão de parar de filmar a sequência, dos quais 75% já haviam sido concluídas, e terminar o primeiro filme. Após o lançamento de Superman em dezembro de 1978, Donner foi controversamente demitido como diretor, e foi substituído por Lester. Vários membros do elenco e da tripulação se recusaram a retornar após a demissão de Donner. Para ser oficialmente creditado como o diretor, Lester re-filmou a maior parte do filme em que a fotografia principal retomou em setembro de 1979 e terminou em março de 1980.

O filme recebeu críticas positivas dos críticos de cinema que elogiaram as performances de Reeve, Stamp e Hackman, os efeitos visuais e o humor. Arrecadou US$ 190 milhões contra um orçamento de produção de US$ 54 milhões, um sucesso de bilheteria, mas incapaz de igualar o de seu antecessor. Uma sequência, Superman III, foi lançada em junho de 1983, para a qual Lester retornou como diretor. Um corte de um diretor restaurando a visão original para o filme sob a supervisão de Donner, intitulado Superman II: The Richard Donner Cut, foi lançado em 28 de novembro de 2006 em vários formatos de mídia doméstica.

Plot

Antes da destruição de Krypton, os criminosos General Zod, Ursa e Non são condenados ao banimento para a Zona Fantasma. Anos depois, a Zona Fantasma é destruída perto da Terra pela onda de choque de uma bomba de hidrogênio, lançada da Terra pelo Super-Homem. Os três criminosos são libertados e encontram-se com superpoderes concedidos pela luz amarela do Sol. Depois de pousar na Lua e matar sem esforço uma equipe de astronautas explorando lá, eles continuam em direção à Terra com planos para conquistar o planeta.

Daily Planet envia o jornalista Clark Kent — cuja identidade secreta é o Superman — e sua colega Lois Lane para as Cataratas do Niágara. Lois suspeita que Clark e Superman são a mesma pessoa depois que Clark está ausente quando Superman aparece e salva uma criança em queda. Lois tenta enganar Clark para revelar que ele é o Super-Homem, jogando-se nas cataratas, mas Clark consegue salvá-la sem se transformar em Superman. Naquela noite, quando Clark tropeça em um tapete para que sua mão caia em uma lareira acesa, Lois descobre que sua mão está não queimada, forçando Clark a admitir que ele é o Super-Homem. Ele a leva para sua Fortaleza da Solidão no Ártico, mostrando-lhe os traços de seu passado armazenados dentro de cristais de energia. Superman declara seu amor por Lois e seu desejo de passar sua vida com ela. Depois de conferir com a inteligência artificial de sua mãe Lara, Superman remove seus superpoderes expondo-se à luz solar kryptoniana vermelha em uma câmara de cristal, tornando-se um mortal. Clark e Lois passam a noite juntos, depois deixam a Fortaleza e voltam do Ártico de carro. Chegando a uma lanchonete, Clark é agredido por um motorista de caminhão chamado Rocky.

Enquanto isso, depois de se acostumar com a Terra, Zod e seus comparsas viajam para a Casa Branca e forçam o presidente dos Estados Unidos a se render em nome de todo o planeta durante uma transmissão de televisão mundial. Quando o Presidente implora para o Super-Homem salvar a Terra, o General Zod exige que o Super-Homem venha e “ajoelhe-se diante de Zod!” Clark e Lois descobrem a conquista de Zod; Percebendo que a humanidade sozinha não pode lutar contra Zod, Clark decide voltar para a Fortaleza e tentar recuperar seus poderes.

Lex Luthor foge da prisão com a ajuda de Eva Teschmacher, deixando seu cúmplice Otis para trás. Luthor e Teschmacher se infiltram na Fortaleza da Solidão antes de Superman e Lois chegarem, e Luthor descobre a conexão do Superman com Jor-El e o General Zod. Ele encontra Zod na Casa Branca e diz-lhe que o Super-Homem é filho de Jor-El, seu carcereiro, e se oferece para levá-lo ao Super-Homem em troca do controle da Austrália. Os três kryptonianos se aliam a Luthor e vão para os escritórios do Planeta Diário. Superman chega, depois de ter encontrado o cristal verde que restaura seus poderes, e luta contra os três. Zod percebe que o Super-Homem se importa com os humanos e se aproveita disso ameaçando os espectadores. Superman percebe que a única maneira de parar Zod e os outros é atraí-los para a Fortaleza. Superman voa, com Zod, Ursa e Non em perseguição, sequestrando Lois e levando Luthor. Ao chegar, Zod declara que Luthor sobreviveu à sua utilidade e planeja matar ele e o Super-Homem. Superman tenta fazer Luthor atrair os três para a câmara de cristal para destituí-los. No entanto, Luthor, ansioso para voltar a favor de Zod, revela o segredo da câmara para os vilões. Zod força o Super-Homem para a câmara e a ativa. Depois, assumindo-o privado de seus poderes, Zod diz ao Superman para ajoelhar-se e beijar sua mão; em vez disso, Superman esmaga a mão de Zod e joga-o em uma fenda. Luthor deduz que o Super-Homem reconfigurou a câmara para expor o trio à luz solar vermelha enquanto o Super-Homem estava protegido dele. Non cai em outra fenda ao tentar voar sobre ela, e Lois bate Ursa em uma terceira. Superman voa de volta para a civilização, deixando Luthor para trás e devolvendo Lois para casa.

No Daily Planet no dia seguinte, Clark encontra Lois chateada por saber seu segredo, mas não ser capaz de ser aberta sobre seus verdadeiros sentimentos. Ele a beija, usando suas habilidades para limpar sua mente do conhecimento de seus últimos dias. Mais tarde, Clark retorna ao restaurante, onde se vinga de Rocky e o humilha. Superman restaura os danos causados por Zod, substituindo a bandeira americana no topo da Casa Branca, e diz ao Presidente que não abandonará seu dever novamente.

Elenco

  • Gene Hackman como Lex Luthor: Gênio do crime e arqui-inimigo do Super-Homem. Armado com vastos recursos e brilho científico, o desprezo de Luthor pela humanidade só é superado pelo seu ódio pelo Super-Homem. Luthor faz um acordo com os três criminosos kryptonianos em um esforço para destruir o Super-Homem. 
  • Christopher Reeve como Clark Kent / Superman: Nascido em Krypton e criado na Terra, Superman é um ser de imensa força, velocidade e poder. Moralmente íntegra e instilado com um forte senso de dever, Superman incansavelmente usa seus poderes formidáveis, que ele obtém do Sol amarelo da Terra, para proteger as pessoas de seu mundo natal adotivo. Seu alter ego é o repórter do Daily Planet, Clark Kent. As habilidades do Superman incluem: raio-X e visão de calor, vasta força, velocidade e invulnerabilidade, super-inteligência e voo. 
  • Ned Beatty como Otis: capanga incompetente de Luthor.
  • Jackie Cooper como Perry White: editor-chefe do jornal Daily Planet e chefe de Lois e Clark.
  • Sarah Douglas como Ursa: A segunda em comando e consorte de Zod. A má vontade de Ursa e a luxúria do poder são iguais e às vezes superam as do General Zod. Seu desprezo e total desrespeito pelos humanos, homens em particular, fazem dela um adversário muito mortal. Ela tem uma inclinação para coletar insígnias e heráldicas de pessoas que ela derrota ou domina, como o patch da NASA do traje EVA de um astronauta que ela mata.
  • Margot Kidder como Lois Lane: A repórter do Planeta Diário e o interesse amoroso do Superman. Lois, é uma jornalista de carreira, que não deixa nada atrapalhar a próxima grande história e colher repórteres rivais enquanto ignora as consequências potenciais que às vezes a colocam em perigo. Ela descobre que Clark é o Super-Homem, mas sua memória é apagada quando Clark a beija.
  • Jack O’Halloran como Non: O terceiro dos criminosos kryptonianos, Non é “tão sem pensamento quanto sem voz”. Com 2,1 m de altura, Non é um formidável mudo que combina facilmente com a força do Superman, mas tem a inteligência e às vezes curiosidade de uma criança, e se comunica apenas com grunhidos e rosnados gutural. Embora ele não tenha a capacidade mental de usar seus poderes efetivamente, ele possui, no entanto, o mesmo gosto pela destruição que seus companheiros kryptonianos e sua força física é ainda maior do que a de Zod e Ursa.
  • Valerie Perrine como Eve Teschmacher: a bela assistente e namorada de Lex Luthor que o ajuda a escapar da prisão.
  • Susannah York como Lara: esposa de Jor-El e mãe biológica do Super-Homem.
  • Clifton James como xerife.
  • Marshall como presidente dos Estados Unidos.
  • Marc McClure como Jimmy Olsen: Jovem fotógrafo do Planeta Diário.
  • Terence Stamp como General Zod: O implacável, arrogante e megalomaníaco líder de três criminosos kryptonianos banidos para a Zona Fantasma e involuntariamente libertados pelo Super-Homem. Zod, ao pousar na Terra e ganhar os mesmos superpoderes que o Super-Homem, imediatamente vê os humanos como uma subespécie fraca e insignificante e impõe sua vontade maligna para o domínio mundial. No entanto, sua arrogância faz com que ele rapidamente se aborreça com seus poderes e ele está quase desapontado com o quão pouco de um desafio os humanos são. Sua insaciável luxúria pelo poder é substituída, no entanto, por vingança quando ele descobre que o filho de Jor-El está no caminho de seu domínio absoluto do planeta.

De acordo com o documentário You Will Believe: The Cinematic Saga of Superman de 2006, Sarah Douglas foi a única membro do elenco a fazer extensas turnês pela imprensa em apoio ao filme e foi um dos poucos atores que ocupou um ponto de vista neutro na controvérsia do Donner-Lester.

Richard Donner aparece brevemente em uma “participação ambulante” no filme. Na sequência em que os desoportados Clark e Lois são vistos se aproximando da lanchonete de caminhão de carro, Donner aparece andando “câmera esquerda” pelo lado do motorista. Ele está usando uma jaqueta bronzeada e parece estar fumando um cachimbo. Em seu comentário para Superman II, Ilya Salkind afirma que a inclusão de sua participação naquela cena é a prova de que os Salkinds não tinham nenhuma animosidade em relação a Donner, porque se houvesse, então certamente eles teriam cortado. Por outro lado, Donner usou sua inclusão na cena para desmascarar elogios sobre Lester em torno do lançamento do filme onde Lester levou o crédito pela natureza intensa da cena do “valentão” na lanchonete, apontando que ele (Donner) filmou a cena e não Lester.

Histórico de produção

Produção original

A fotografia principal de ambos os filmes do Superman começou em 28 de março de 1977 no Pinewood Studios para as cenas de Krypton, mas em maio de 1977, a produção tinha sido duas semanas atrasada. Foi relatado que Donner havia desenvolvido tensões com Alexander e Ilya Salkind e Pierre Spengler sobre a escalada do orçamento de produção e do cronograma de produção. Donner respondeu alegando que nunca recebeu um orçamento. Em julho de 1977, Richard Lester — que já havia dirigido Os Três Mosqueteiros (1973) e Os Quatro Mosqueteiros (1974) para os Salkinds , entrou no projeto como um produtor associado não creditado e intermediário no Superman para mediar a relação entre Donner e os Salkinds, que não estavam mais em termos de fala. Antes disso, Lester havia vencido um processo contra os Salkinds por dinheiro ainda devido a ele por fazer os filmes, mas os bens foram mantidos em emaranhados legais nas Bahamas. Os Salkinds então se ofereceram para compensá-lo se ele ajudasse nos filmes do Superman, nos quais Lester se tornou um diretor da segunda unidade onde ele e Donner formaram uma parceria eficaz. Em outubro de 1977, Gene Hackman, Ned Beatty e Valerie Perrine haviam completado suas cenas, pois estavam todos sob contrato para terminar as duas fotos. No entanto, com meses de filmagem, os Salkinds pararam de filmar Superman II, do qual Donner tinha atirado 75%, para se concentrar em terminar SupermanDurante a pausa nas filmagens, os Salkinds concordaram com um acordo negativo com a Warner Bros. Pictures, concedendo ao estúdio direitos de distribuição estrangeira e exibições de televisão em troca de mais financiamento. 

Substituindo Richard Donner

Após o lançamento de Superman em dezembro de 1978, Spengler encontrou o colunista da Variety Army Archerd em uma festa de Natal na qual ele confirmou que, embora houvesse tensão entre ele e Donner, ele estava orgulhoso do filme e estava ansioso para trabalhar com ele na sequência. Archerd então entrou em contato com Donner, que respondeu: “Se ele está nele – eu não estou.” Dois dias após o lançamento geral do primeiro filme, Marlon Brando havia processado os Salkinds por US$ 50 milhões alegando que nunca havia recebido sua porcentagem do bruto do filme e entrou com uma ordem de restrição para impedir o uso de sua semelhança. Enquanto seu pedido de ordem de restrição foi descartado, Brando recebeu US$ 15 milhões do acordo. Após isso, os produtores Alexander e Ilya Salkind anunciaram que as cenas completas de Marlon Brando para Superman II seriam extirpadas do filme para evitar ter que pagar ao ator os 11,75% de bilheterias brutas dos EUA que ele agora estava exigindo por sua performance na sequência. Além disso, Ilya Salkind também alegou que Brando foi removido devido a diferenças criativas, nas quais sugeriu ao pai: “E se for a mãe [em vez disso]? Ela fala sobre amor ao filho. E meio que fazia sentido criativamente… Jor-El tinha feito a sua coisa, se você quiser. Donner criticou publicamente essa decisão, na qual disse à Variety: “Isso significa que não há jogos… Eles têm que querer que eu faça isso. Tem que ser nos meus termos e eu não quero dizer financeiramente. Quero dizer controle. 

Como Donner ficou indisponível durante a campanha promocional europeia para superman, os Salkinds se aproximaram de Guy Hamilton para assumir as rédeas direcionais para Superman II desde que Lester estava filmando Cuba (1979) na época. No entanto, Hamilton não estava disponível, mas quando Superman II estava pronto para começar as filmagens, Lester tinha completado Cuba e estava disponível para dirigir. Eventualmente, em 15 de março de 1979, os Salkinds decidiram substituir Donner por Richard Lester. Donner lembrou que “Um dia, recebi um telegrama deles dizendo que meus serviços não são mais necessários e que meu querido amigo Richard Lester assumiria. Até hoje, eu não tenho ouvido falar deles. Ilya Salkind rebateu: “Dick Donner disse: ‘Vou fazer o segundo filme nos meus termos e sem [Pierre] Spengler’ … Spengler era meu amigo desde a infância e meu pai e eu éramos caras muito leais. Nós dissemos não, e realmente se resumiu a isso. 

A decisão de substituir Donner foi controversa entre o elenco e a equipe. O consultor criativo Tom Mankiewicz foi abordado por Terry Semel, então vice-presidente da Warner Bros. para retornar para a sequência, mas ele recusou por lealdade a Donner. Mankiewicz contou :”Eu tenho muito respeito por [Lester]. Amizade é mais importante do que qualquer coisa. E Dick [Donner] me trouxe na foto e minha lealdade estava com Dick e eu não podia acreditar que eles o demitiram.” O editor Stuart Baird também se recusou a retornar para a sequência. Gene Hackman recusou-se a voltar para re-shoots, o que exigiu a necessidade de um ator stand-in e uma dublador para várias cenas. 

Produção sob Richard Lester

Para substituir Mankiewicz, os co-roteiristas do Superman David e Leslie Newman foram então trazidos de volta para reformular o roteiro construindo uma nova abertura e final. O novo roteiro apresentava cenas recém-concebidas, como uma nova abertura envolvendo Superman frustrando os terroristas nucleares na Torre Eiffel, Clark resgatando Lois nas Cataratas do Niágara, e um novo final em que Clark faz lois esquecer sua identidade secreta através de um beijo hipnótico. Além disso, o cineasta Geoffrey Unsworth havia morrido antes do lançamento de Superman. Com Lester como diretor, ele não simpatizava com o estilo cinematográfico de Donner: “Donner estava enfatizando uma espécie de mito grandioso. Houve uma espécie de tentativa de David Lean-ish em várias sequências, e escala enorme. Havia um tipo de qualidade épica que não está na minha natureza, então meu trabalho realmente não abraçou isso… Esse não sou eu. Essa é a visão dele. Eu sou mais peculiar e eu brinco com um pouco mais de tolice inesperada. Lester então trouxe o cineasta Robert Paynter para que o filme evocasse o esquema de cores extravagante dos quadrinhos. Outra substituição aconteceu quando o cenógrafo John Barry de repente desmaiou no set próximo de The Empire Strikes Back (1980) e morreu de meningite. Peter Murton foi então contratado na casa de Barry.

Antes das filmagens começarem, Christopher Reeve inicialmente não estava disponível, pois havia aceitado estrelar o filme Somewhere in Time, cinco meses após o encerramento da produção pelo qual seu contrato para filmar ambos os filmes do Superman tinha expirado. Reeve alegou que doze horas depois de seu elenco ser anunciado, ele recebeu uma carta dos produtores para estar disponível para Superman II em 16 de julho, que foi apenas cinco dias depois que ele estava para terminar de filmar Somewhere in TimeEm março de 1979, os Salkinds entraram com uma ação contra Reeve alegando que ele havia violado seu contrato ao abandonar a sequência. Além disso, Reeve tinha reservas com Lester e o roteiro dos Newmans após a saída de Donner. Durante a renegociação de seu contrato, Reeve concordou com os termos financeiros, mas exigiu mais controle artístico. 

As filmagens de Superman II recomeçaram em setembro de 1979 no Pinewood Studios. As sequências restantes a serem filmadas incluíam as cenas dos super-vilões na América Do Centro-Oeste e a batalha em Metrópolis. Com Brando cortado do filme, a decisão foi tomada para refilmar a cena em que Clark confessa seu amor por Lois e entregar seus poderes. Outra cena, como escrito no roteiro original do filme e filmado, era fazer Jor-El restaurar seus superpoderes ao chegar até ele em um quadro que lembra a pintura A Criação de Adão, mas o jovem Salkind sentiu que estava por cima. A primeira cena foi refilmada com a atriz Susannah York tomando o lugar de Brando enquanto a restauração dos poderes do Superman ocorreria fora das telas. O tiroteio ocorreu no Canadá, Paris, Noruega e Santa Lúcia. As cenas de Metrópolis — em contraste com o primeiro filme em que foram filmadas em Nova York — foram filmadas inteiramente nos fundos de Pinewood. As cenas de East Houston, Idaho foram filmadas em Chobham Common em Surrey, a 50 km de Londres. Durante as filmagens, Lester optou por manter sua técnica de direção para a configuração de três câmeras durante as filmagens, o que frustrou os atores, pois eles não sabiam de onde estavam sendo filmados para seus close-ups. No entanto, Reeve observou que fez a produção se mover em um ritmo mais rápido. As filmagens foram concluídas em 10 de março de 1980.

Devido a razões orçamentárias e atores indisponíveis, cenas-chave filmadas por Donner foram adicionadas ao filme final. Desde que a filmagem de Lester foi filmada dois anos depois, erros de continuidade estão presentes no físico e estilo das estrelas Margot Kidder e Christopher Reeve. Nas imagens de Donner, Reeve parece menos volumoso, pois ele ainda estava ganhando músculos para o papel. Kidder também tem mudanças dramáticas ao longo de toda a história; na montagem do material de Lester-Donner, filmado dentro do Planeta Diário e da Fortaleza da Solidão perto da conclusão do filme, seu penteado, cor de cabelo e até maquiagem são inconsistentes. A aparência física de Kidder na filmagem de Lester é visivelmente diferente; durante as cenas filmadas para Donner ela parece esbelta, enquanto na filmagem lester ela parece mais magra.

Antes do lançamento do filme, a Warner Bros. havia apelado à Directors Guild of America para atribuir o crédito apropriado do codiretor, no qual eles argumentaram que Lester não poderia ser creditado a menos que ele filmou 40% do filme. Embora Lester já tivesse pensado que não seria creditado, ele se aproximou de Donner para ver se ele queria ser creditado como codiretor, ao que Donner respondeu: “Eu não compartilho crédito”.

Música

O compositor John Williams foi originalmente escalado para marcar Superman II, no qual ele foi escalado com Ilya Salkind e Richard Lester. Quando Salkind deixou a sala de projeção, Williams e Lester caíram em uma discussão; quando Salkind voltou, Williams disse-lhe que ele “não poderia se dar bem com este homem.” Para tomar seu lugar, o compositor frequente de Richard Lester, Ken Thorne, foi selecionado para marcar a sequência. Thorne escreveu material original mínimo e música de origem adaptada, como “Pick Up the Pieces”, da Average White Band, que aparece tanto no restaurante em Idaho quanto durante o segundo encontro de Clark com Rocky no restaurante do Alasca. A música foi executada no CTS Studios, Wembley, Londres, na primavera de 1980 por uma orquestra de sessão de estúdio (em vez da Orquestra Sinfônica de Londres, que havia tocado para o primeiro filme). A trilha sonora foi lançada pela Warner Bros. Records, com uma edição com desenhos gravados a laser “S” repetidas cinco vezes em cada lado. 

Uma partitura completa foi lançada em 2008, como parte de Superman: The Music-1978-1988, um box de 8 CDs lançado pela Film Score Monthly, com uma edição limitada de 6.000 unidades.

Como parte do 80º aniversário do Superman, a La-La Land Records lançou as partituras orquestrais expandidas de Thore para o segundo e terceiro filme na coleção expandida de arquivo em outubro de 2018. 

Lançamento

Durante uma prévia do filme finalizado, os executivos da Warner Bros. esperavam maximizar seus retornos de bilheteria lançando o filme em todas as partes do mundo durante seu período de pico de cinema. O filme estreou na Austrália na quinta-feira, 4 de dezembro de 1980, e estreou no fim de semana na África do Sul, seguido pela França em 10 de dezembro com lançamentos de Natal na Itália e Espanha. O filme estreou no Reino Unido e na Alemanha Ocidental na Páscoa de 1981. Em 1º de junho de 1981, o filme estreou no National Theater, em Nova York, e recebeu seu lançamento geral em 1.354 cinemas nos Estados Unidos e Canadá em 19 de junho — seis meses após seu lançamento em outras partes do mundo. 

Marketing

Para promover o filme, o The New York Times informou que a Warner Bros. tinha licenças para 34 produtos, incluindo pôsteres, Pepsi-Cola, pijamas e camisetas com o Superman carregando a bandeira americana. Eles também haviam recrutado sua divisão editorial para produzir calendários, livros pop-up, uma novelização cinematográfica, um livro de bastidores e um dicionário infantil.

Antes da produção de Superman II ser retomada em 1979, a Philip Morris Company havia pago US$ 40.000 (£30.570) pelo seu cigarro Marlboro para aparecer no filme. Lois Lane foi mostrada como uma fumante em cadeia no filme, embora ela nunca tenha fumado nos quadrinhos. Durante a batalha de Metrópolis, o General Zod joga o Superman em um caminhão de entrega de Marlboro, embora os veículos reais para distribuição de tabaco não sejam marcados por razões de segurança. Isso levou a uma investigação do Congresso. 

Recepção

Resposta crítica

No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, Superman II tem uma taxa de aprovação de 86% com base em 51 avaliações, com uma classificação média de 7,5/10. O consenso dos críticos do site diz: “O humor ocasionalmente tropeça em território de tapa, e os efeitos especiais são datados, mas Superman II atende, se não excede, o padrão estabelecido por seu antecessor.” No Metacritic, o filme tem uma pontuação média ponderada de 86 de 100, baseada em 16 críticos, indicando “aclamação universal”.

Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, que deu muito alto elogio ao filme original, também elogiou Superman II, dando-lhe quatro de quatro estrelas. Ele escreveu em sua crítica: “A visão mais intrigante deste filme é que o disfarce do Superman como Clark Kent não é uma questão de aparência tanto quanto de atitude mental: Clark está disfarçado não por seus óculos, mas por sua ordinária. Sob seu exterior manso, é claro, está escondido um super-herói. E, o filme sutilmente sugere, não é o caso com todos nós? Gene Siskel, do Chicago Tribune, concedeu três e meio de quatro estrelas e declarou que “melhor que o original”. Sheila Benson, do Los Angeles Times, chamou de “o ‘Superman’ mais interessante até agora”, acrescentando: “A diversão deste filme vem de caráter, diálogo e desempenho, não de efeitos. Há, é claro, efeitos suficientes para preencher uma dúzia de seriados de matinê de sábado, mas eles não são necessariamente a delícia do filme.” 

Janet Maslin, crítica do The New York Times, escreveu que “Superman II é um brinquedo maravilhoso. É engraçado, é cheio de truques e consegue ser realmente divertido, que é realmente tudo o que ele almeja.” Ela ainda elogiou as performances de Reeve e Hackman e achou a direção entre Donner e Lester indistinguível. Da mesma forma, David Denby, crítico da revista New York, elogiou a abordagem leve do filme e a performance de Hackman. Christopher John, revisando o filme na Revista Ares, comentou que “Superman II se enquadra na categoria de sequências contendo filmes como Tubarão II – altamente absorvente e divertido, mas melhores filmes apenas se você nunca viu o original”. 

A revista de cinema britânica Total Film nomeou a versão de Terence Stamp de General Zod No. 32 em sua lista de “Top 50 Maiores Vilões de Todos os Tempos” (batendo o número 38 lugar de Lex Luthor) em 2007. O site de cultura pop IGN colocou o General Zod em 30º lugar em sua lista dos “50 Melhores Vilões de Quadrinhos” enquanto comentava “Stamp is Zod” (ênfase no original). 

Bilheteria

O filme estreou em 19 telas na Austrália e arrecadou US$ 287.072 em seus primeiros quatro dias. Em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos e Canadá, Superman II quebrou recordes de bilheteria com um primeiro dia bruto de US$ 4,3 milhões. No dia seguinte, arrecadou US$ 5,5 milhões, o que na época foi o dia de maior bilheteria individual, superando o recorde anteriormente estabelecido por Star Wars (1977) com US$ 4,5 milhões. Também registrou o fim de semana de maior bilheteria até então, com US$ 14,1 milhões, superando o recorde de US$ 11,9 milhões estabelecido por Star Trek: The Motion Picture (1979) e o fim de semana de 4 dias estabelecido por Superman em seu terceiro fim de semana. O filme permaneceu em primeiro lugar nos três fins de semana seguintes, superando Raiders of the Lost Ark, mas Raiders eventualmente ultrapassou-o e retornou ao número um em sua sexta semana de lançamento. Em seu primeiro mês de lançamento, Superman II arrecadou US$ 75 milhões e arrecadou US$ 108,2 milhões nos Estados Unidos e canadá (com o aluguel bruto chegando a US$ 65 milhões), o terceiro filme de maior bilheteria de 1981. Internacionalmente, arrecadou US$ 82,2 milhões para um total mundial de US$ 190,4 milhões.

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Destinatário Resultado
1982 Prêmios Saturno Melhor filme de ficção científica Super-Homem II Ganhou
Melhor ator Christopher Reeve Nomeado
Melhor atriz Margot Kidder Nomeado
Melhor Música Ken Thorne Nomeado

Versões de televisão em transmissão

Assim como no primeiro filme, Alexander e Ilya Salkind prepararam uma versão para o lançamento mundial de televisão que reinseriu imagens não-utis (neste caso 24 minutos) no filme. Foi através desta versão estendida que os espectadores primeiro tiveram um vislumbre do Superman II que poderia ter acontecido se Richard Donner tivesse permanecido como diretor. Na verdade, a maioria das imagens adicionadas foi filmada por Donner antes de Richard Lester se tornar diretor.

17 dos 24 minutos adicionados foram utilizados pela ABC para sua estreia na rede em 1984. As transmissões subsequentes da versão mais longa da ABC seriam cortadas ainda mais por mais tempo de publicidade. O corte estendido de 146 minutos foi mostrado internacionalmente, incluindo partes do Canadá.

Imagens adicionais

A filmagem adicional oferece um final alternativo ao filme. No corte teatral, está implícito que o Super-Homem matou os três vilões kryptonianos (indo contra o código rigoroso que o Super-Homem não mata). No final prolongado, uma “patrulha polar” dos EUA é mostrada pegando os três kryptonianos e Lex Luthor, após o qual Superman, com Lois ao seu lado, destrói a Fortaleza da Solidão.

Entre as outras cenas “perdidas”:

  • Superman passa um jato Concorde a caminho de Paris. Isso não está no lançamento do vídeo e foi na verdade uma tomada de Superman: O Filme como uma ponte entre Superman salvando o Air Force One e sua conversa com Jor-El após sua primeira noite.
  • No final do filme, Clark Kent esbarra em um grande careca, o que o lembra de ir ao restaurante para enfrentar o caminhoneiro detestável que o espancou mais cedo.
  • Os vilões da Zona Fantasma pousam fora da Fortaleza da Solidão com Lex Luthor e Lois Lane, tentando descobrir como entrar.
  • Cenas estendidas da invasão dos três kryptonianos da Casa Branca, com Zod usando uma arma e Non assustando um cão.
  • Superman cozinha um suflê usando sua visão de calor, durante o jantar com Lois na Fortaleza da Solidão.
  • Discussão prolongada entre Zod e Ursa na Lua.
  • No leste de Houston, um garoto tenta escapar a cavalo, só para ser morto por Non, que joga uma sirene da polícia nele.

Algumas versões de transmissão removem o seguinte para conteúdo:

  • Muita violência na cena de abertura da Casa Branca foi deixada de fora, incluindo Zod assassinar vários agentes do Serviço Secreto e policiais do Capitólio com um rifle de assalto AR-10.
  • Grande parte das falas do valentão no bar (“Eu não gosto da sua carne de qualquer maneira!”) foi reeditada para (“Eu não gosto de você de qualquer maneira”).
  • Cerca de 35 segundos da “Batalha de Metrópolis” (Superman voando sobre o rio Metrópolis) foi apagada.
  • Algumas línguas e palavrões foram re-dublados.

Entre as imagens vistas nas transmissões internacionais/canadenses:

  • Uma garota no Japão assistindo a destruição de East Houston na TV para a desaprovação de sua mãe, que acredita que é um programa de TV violento.
  • Mais uma conversa entre Lois e o Super-Homem depois que ele destrói a Fortaleza da Solidão.
  • Lex Luthor tomando o café de Perry White durante a batalha da Times Square.
  • Lex e a Srta. Teschmacher admirando a Fortaleza da Solidão.
  • Lex está negociando com o Super-Homem depois que eles deixam a fortaleza é mais longo.
  • Zod e seus comparsas foram presos por oficiais da Patrulha Ártica.

Em 2004, o DVD restaurado pelos fãs conhecido como Superman II: Restored International Cut foi lançado através de muitos sites de fãs do Superman. Ele apresentou cenas estendidas retiradas de transmissões internacionais de televisão ao longo dos anos. A Warner Bros. ameaçou uma ação judicial sobre a liberação do contrabando. 

O Richard Donner Cut

Durante a produção de Superman Returns, a Warner Bros. adquiriu os direitos da propriedade de Marlon Brando para usar as filmagens do falecido ator de Superman no filme. Pouco depois, Ilya Salkind confirmou que Donner estava envolvido no projeto para recortar Superman II usando as imagens não uso de Brando. O editor Michael Thau trabalhou no projeto ao lado de Donner e Tom Mankiewicz, que supervisionaram a reconstrução do Superman IIApesar de alguma confusão inicial, Thau confirmou que todas as filmagens filmadas por Donner em 1977 foram recuperadas e transferidas de um cofre na Inglaterra.

A nova edição, intitulada Superman II: The Richard Donner Cut, foi lançada em DVD, DVD HD e Blu-ray em 28 de novembro de 2006. A fim de fazer a visão de Donner de Superman II se sentir menos incompleta, cenas terminadas por Lester que Donner foi incapaz de filmar foram incorporadas ao filme, bem como os testes de tela por Reeve e Kidder para uma cena crucial. O filme também restaura várias cenas cortadas, incluindo Marlon Brando como Jor-El, um prólogo alternativo e sequência de abertura no Planeta Diário que omite a abertura da Torre Eiffel do original, bem como o final original roteirizado e filmado para Superman II com Superman invertendo o tempo antes de ser cortado e colocado no final do primeiro filme.

Em outras mídias

Quadrinhos

  • A editora do Superman, DC Comics, publicou uma revista comemorativa do Superman II em 1981. Publicado como DC Special Series #25, foi produzido em “Formato Tesouraria” e incluiu fotos e fotos de fundo, perfis de atores, comparações painel-a-cena e pin-ups.
  • Perto do fim do filme, Clark usa um “super-beijo” para fazer Lois esquecer que ele é o Super-Homem. Embora este fosse um verdadeiro poder que o Superman tinha nos quadrinhos (originalmente exibido na Action Comics #306), ele raramente era usado, e eventualmente eliminado após o reboot de 1985-1986 do personagem após a série limitada Crise nas Infinitas Terras.
  • No filme, Lex Luthor entra no Salão Oval para fazer um acordo com os kryptonianos, trocando informações sobre o paradeiro de Superman pelo controle da Austrália e Cuba. No final da cena, ele está sentado atrás da mesa do presidente. Nos quadrinhos (no ano 2000), Lex Luthor concorreu à Presidência dos Estados Unidos e venceu. 
  • Em 2006, os próprios quadrinhos do Superman adaptaram elementos dos filmes do Superman, especificamente o visual de Krypton, e Jor-El banindo os criminosos para a Zona Fantasma. Ursa e Non fizeram suas primeiras aparições na continuidade dos quadrinhos. (Isso foi facilitado no arco da história de “O Último Filho”, co-escrito por Richard Donner.) 
  • Em 2021, um quadrinho do Superman intitulado Superman ’78 foi lançado. Escrito por Robert Venditti e ilustrado por Wilfredo Torres, o gibi era para ser outra história do Superman ambientada na continuidade do filme donner, com a história em quadrinhos destinada a ser ambientada em algum momento entre os eventos de Superman II e III.

Televisã

  • Na série Smallville, grande parte das imagens e conceitos dos dois primeiros filmes de Salkind/Donner Superman, foi revivida como uma homenagem consciente à série de filmes pelos criadores da série. Estes incluem a Fortaleza de cristal de gelo da Solidão, a praça giratória no espaço para representar a Zona Fantasma, e a presença contínua do falecido Jor-El como conselheiro desencarnado e professor do jovem Clark/Kal-El. Terence Stamp, que interpretou o General Zod nos dois primeiros filmes, forneceu a voz de Jor-El para a série. Christopher Reeve fez duas aparições no programa como Dr. Virgil Swann, um cientista deficiente que havia adquirido conhecimento de Krypton para passar para Clark, antes da morte de Reeve em 2004. Uma seção do tema superman de John Williams foi incluída quando Reeve fez sua primeira aparição, e mais tarde foi usada no final da série. Margot Kidder, Marc McClure (Jimmy Olsen) e Helen Slater (Supergirl) também fizeram aparições no programa. Annette O’Toole (Lana Lang em Superman III) interpretou Martha Kent.
  • Na série animada Young Justice, no episódio “Satisfaction” de sua segunda temporada, Lex Luthor aparece conversando brevemente com um de seus assistentes ao telefone, que se chama Otis, como uma referência ao personagem nos filmes.

Trailer

*A imagem ilustrativa deste post retirei do meu arquivo pessoal.
*As informações sobre o filme “Superman II” retirei do site https://en.wikipedia.org/wiki/Superman_II através de pesquisa na internet.
*O trailer do filme “Superman II” retirei do site https://www.youtube.com/watch?v=jxD8RlGnP64 através de pesquisa na internet.
*Este é um post do Desafio dos 300 Filmes! Para entender o que é o desafio clique aqui e para ver todos os posts do Desafio dos 100 Filmes clique aqui e para ver todos os posts do Desafio dos 200 Filmes clique aqui.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Desafio dos 300 Filmes e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.