A saga do teclado que está digitando sozinho no notebook

E do nada o teclado do meu notebook Compaq Presario CQ 25 Intel Pentium começou a digitar sozinho…

Então pesquisei por conta própria no google como poderia resolver a questão e uma das sugestões era de reiniciar o computador o que a princípio até deu certo e que poderia significar que a falha no teclado era apenas momentânea, provavelmente relacionada a algum bug temporário do sistema.

Mais, alegria de pobre dura pouco e na vez seguinte que tentei acessar o notebook nem consegui entrar na tela principal do notebook, pois nem a senha de acesso eu conseguia digitar sem que letras (e números) aleatórias fossem digitadas junto.

Como sugerido em um dos sites que pesquisei a respeito, cheguei a passar o antivírus que não detectou nada.

Minha opção então foi ir até uma assistência técnica de informática, para que o notebook fosse analisado por um técnico capacitado.

Na primeira assistência técnica que fui o responsável pelo atendimento me disse que notebooks dessa marca dão mts problemas e que possivelmente nada poderia ser feito a não ser usar um teclado bluetooth compatível com meu notebook. Mas não desisti e resolvi ir a outra assistência técnica onde o atendente chegou a usar um spray “limpa teclado” o que aparentemente resolveu a questão pois desde então não observei mais nenhuma intercorrência com o notebook/teclado.

Então resolvi compartilhar aqui no blog as informações mais pertinentes que encontrei sobre o tema no google.

E você, já passou por algo parecido? Como resolveu? Me conta lá nos comentários.

Teclado digitando sozinho no notebook

Postado por Guilherme Telmo | Redação

A cada dia que passa, o notebook acaba se tornando mais importante em nossas tarefas diárias. Entre todas as engrenagens que fazem o aparelho funcionar, o teclado é, sem dúvida, uma das mais importantes. É ele que aciona comandos e nos permite enviar mensagens, e-mails e muito mais. Seja no Home Office ou no escritório, um componente em bom funcionamento se torna primordial para que executemos nossas tarefas. Um dos problemas que podem ocorrer é o teclado digitando sozinho. Essa falha pode ser causada por diversos fatores. Nesse texto, iremos te ajudar a resolver esse inconveniente, apontando alguns fatores que podem ser os responsáveis e, também, as soluções para normalizar as ações do teclado. Acompanhe!

PROBLEMAS NO SOFTWARE OU SISTEMA OPERACIONAL

Uma das causas possíveis para o teclado digitando sozinho e não respondendo aos comandos pode estar no software ou até mesmo no sistema operacional. Falhas que ocorram por lá tem a capacidade de afetar basicamente todos os itens do computador portátil. Incluindo, é claro, o teclado.

Inicialmente, para saber se se trata de um problema mais brando, reinicie a máquina e confira se, após o processo de reinicialização, os problemas relacionados ao teclado persistem. Às vezes, essa medida simples poderá solucionar o ocorrido. Se a ação não surtir efeito, é provável que o problema seja um pouco mais complexo.

A partir disso, podemos começar checando o guia de solução de problemas do Windows. Ele serve para detectar e corrigir alguns erros frequentes de vários componentes do notebook, como veremos a seguir.

UTILIZANDO A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO WINDOWS

As versões mais recentes do sistema operacional Windows possuem diversos recursos específicos para a correção de erros que podem surgir em nosso aparelho. Para acessar essa área e corrigir possíveis problemas, basta seguir os passos abaixo:

1. Para visualizar o menu solução de problemas, vá até as Configurações — pressione a tecla [Windows] e digite “Configurações”, ou simplesmente o atalho [Windows] + I;

2. Na sequência, selecione a alternativa “Atualização e Segurança”;

3. Na barra lateral esquerda disponível em sua tela, clique a “Solução de Problemas”;

4. Ao final da página, você encontrará o ícone para corrigir os problemas relacionados ao teclado, na opção “Teclado”.

ATUALIZANDO O DRIVER DO TECLADO

Se o primeiro procedimento não funcionar, o problema pode estar no driver do componente. Na maioria dos casos, os drivers são atualizados automaticamente, sempre que o sistema operacional detecta novas versões e melhorias possíveis no notebook. No entanto, por erros no próprio sistema, essa atualização em alguns momentos acaba não ocorrendo.

Como solução, é preciso que o usuário atualize manualmente o driver, para corrigir a falha. O processo é simples: pressionando a tecla “Windows”, basta digitar “Gerenciador de Dispositivos”. Caso isso não funcione, o caminho convencional é pelo Painel de Controle: clique em “Hardware e Sons” para chegar ao “Gerenciador de Dispositivos.”

Após essa primeira ação, selecione a opção “teclado” e, então, clique em “atualizar driver”. O sistema Windows irá oferecer duas alternativas: na primeira, o próprio sistema busca atualizações disponíveis na internet.

Já na segunda, o usuário necessita ter um arquivo de instalação do driver, que pode ser obtido através do site oficial do fabricante de seu aparelho. Dessa forma, essa outra alternativa acaba se tornando um pouco mais trabalhosa, mas pode ser utilizada em caso de insucesso na opção anterior.

TESTANDO UM OUTRO SISTEMA OPERACIONAL

Uma outra alternativa viável para quem enfrenta o problema do teclado digitando sozinho é testar um novo sistema operacional. Essa medida visa especialmente auxiliar na identificação do problema. Se um novo sistema funciona e automaticamente elimina as falhas de digitação do teclado, pode ser que seu notebook esteja contaminado com malwares.

O sistema Linux, por exemplo, disponibiliza uma ferramenta chamada Ubuntu, que permite ao usuário alterar as configurações do teclado de maneira rápida e fácil. É possível criar um pendrive capaz de executar uma versão do Ubuntu direto do dispositivo. Dessa forma, é possível testar a funcionalidade do teclado de maneira rápida e fácil, sem a necessidade de instalar o sistema operacional.

Nesse caso, quando o problema em nosso sistema operacional, fica comprovado, a melhor solução consiste na formatação da máquina e, consequentemente, logo em seguida, na instalação de um antivírus, para evitar ameaças futuras ao aparelho. Em muitos casos, formatar o notebook e reinstalar o sistema Windows poderá resolver o problemas.

PROBLEMAS NO HARDWARE

O Hardware, como sabemos, é a parte física dos computadores, os elementos que o compõem. Entre eles está, é claro, o teclado. Quando falamos em problemas no hardware do notebook, estamos tratando de algum dano físico que possa ter ocorrido com o teclado.

Esses danos podem ter diversas causas, desde problemas elétricos até danos estruturais. Por ser um componente menor e mais exposto, os teclados estão, em tese, mais suscetíveis a essas falhas.

A primeira medida necessária e que pode ajudar é a limpeza do componente. Primeiro, utilize um pano limpo e que não solte fiapos. Umedeça o pano cuidadosamente em água. Depois, passe o pano com bastante delicadeza, para retirar toda a sujeira aparente em seu teclado. Caso identifique manchas ou sujeiras que não saiam ao passar do pano, dilua álcool isopropílico em água e, em seguida, repita o processo de limpeza.

Limpar entre as teclas pode ser uma tarefa um pouco mais complicada. Para realizar esse procedimento, você pode utilizar cotonetes, pincéis macios e até mesmo ar comprimido.

Limpar o notebook é essencial para preservar o componente.

Limpar o notebook é essencial para preservar o componente.

OUTROS PROBLEMAS

Problemas físicos e externos no teclado geralmente são visíveis e, portanto, mais fáceis de identificar pelo usuário. Dependendo do caso, será necessária realizar a substituição do teclado. Para ter certeza, você pode levar seu notebook para uma assistência técnica de confiança. Lá, eles apontarão as causas do problema e se será realmente preciso trocar o componente.

Existem ainda problemas técnicos que podem ocorrer e também podem ser resolvidos por especialistas. Pequenos problemas elétricos que afetam o componente devem ser examinados por equipes qualificadas. A solução poderá ser o reparo de algumas teclas ou, então, em situações mais extremas, também será necessária a troca de seu conjunto de teclas.

Uma boa maneira de assegurar que o problema está de fato no hardware é conectar um externo ao notebook (geralmente, feito através de USB). Se todos os comandos estiverem funcionando corretamente, o problema é mesmo físico, e o componente deverá ser reparado ou, então, dependendo do problema, trocado.

ONDE COMPRAR TECLADO DE NOTEBOOK

Agora que você conheceu as causas e soluções a respeito do teclado digitando sozinho, é possível que você precise substituir o componente, e, assim, será necessário escolher um local para realizar a compra desse item tão importante para o funcionamento pleno do notebook Um teclado de qualidade é fundamental para o bom desempenho de seu aparelho, pois praticamente todos os comandos básicos direcionados a máquina são feitos através dele. Sendo assim, adquirir o produto com especialistas na venda de diversos itens para notebook acaba sendo, sem dúvida, a alternativa mais indicada.

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site https://www.topgadget.com.br/wp-content/uploads/2020/01/part-number-do-teclado-notebook através de pesquisa na internet.
*As informaçõ0es acima retirei do site https://blog.bbbaterias.com.br/teclado-notebook-digitando-sozinho/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Computadores e Internet e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A saga do teclado que está digitando sozinho no notebook

  1. Chrislane disse:

    Opa consegui achar a informação correta que estava
    procurando. Infelizmente tem muita informação errada na
    internet. Compartilhei no meu facebook. Obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.