Contenção fixa higiênica descolou. E agora José?!

Mesmo fazendo as revisões periódicas no dentista, sábado a noite, notei que minha contenção fixa higiênica (inferior) descolou em um dos dentes… mas logo entrei em contato com meu ortodontista e na 2ª-feira fui ao consultório para que a resina que descolou da contenção pudesse ser reposta. Pretendo tbm aproveitar para fazer uma limpeza dental adequada do local e poder passar o fio dental também dentro da gengiva.

Mas msm tendo sido tranquilizada pelo meu dentista não deixei de pesquisar informações no Dr. Google e o que achei mais interessante postarei abaixo.

Contenção ortodôntica fixa inferior

Contenção ortodôntica fixa é o dispositivo que mantém os dentes em posição após a retirada do aparelho ortodôntico.

Os dentes anteriores da arcada inferior costumam sair da posição com certa facilidade. Por isso, o uso de contenção fixa inferior é padrão para a maioria dos ortodontistas.

A contenção é feita com um fio de aço bem fino colado nas faces linguais dos dentes, ou seja, nas faces internas.

Assim, temos a certeza de que nenhum dente sairá da posição. Ao mesmo tempo, o dispositivo fica totalmente invisível.

Temos a opção de trabalhar com a contenção ortodôntica reta ou com a higiênica. Cada uma tem as suas vantagens e vamos abordá-las nesse post.

Contenção Ortodôntica Reta

A contenção ortodôntica reta é a mais simples. Um segmento de fio ortodôntico de aço é adaptado internamente às faces linguais dos dentes inferiores. O fio vai horizontalmente de um canino ao outro.

"<yoastmark

Quando o arco está bem adaptado aos dentes, é colado com resina composta.

A resina usada é a mesma da colagem dos brackets.

Na colagem da contenção são usadas pequenas porções de resina em cada dente. O fio de aço deve ser cuidadosamente colado em cada um dos seis dentes anteriores.

A quantidade de material deve ser suficiente para a fixação do fio, mas sem excesso para não dificultar a higiene.

Em relação à higienização, é importante lembrar que a contenção reta impede a passagem normal do fio dental.

Por isso, é necessário usar um passa-fio ou um fio dental com ponta rígida para conduzir o fio entre os dentes e por baixo da contenção.

Isso é importante para limpar aquela parte do esmalte que fica em contato direto com a gengiva.

Com isso, evita-se a formação de tártaro e a inflamação gengival.

Esta contenção é mais simples de confeccionar e, normalmente, mais confortável para o paciente pois fica bem justa nos dentes.

Como usar o passa-fio

A sequência de imagens abaixo mostra como usar o passa-fio em uma contenção ortodôntica fixa.

A limpeza correta dos dentes e da contenção é muito importante. Por isso, deve-se checar se o passa-fio consegue passar entre todos os espaços depois que a contenção foi colada.

contenção ortodôntica fixa - como usar passa-fio 1

O passa-fio deve ser conduzido seguindo a linha pontilhada. De fora para dentro da boca e por baixo do fio da contenção ortodôntica fixa.

Contenção fixa - como usar passa-fio 2

O passa-fio é como uma agulha de costura feita de plástico que ajuda na passagem do fio dental por baixo da contenção.

Contenção fixa - como usar passa-fio 3

Depois que o fio está posicionado, deve ser tracionado contra o dente que será limpo, com movimentos verticais, subindo e descendo pela face do dente. Repetir a operação nos outros espaços.

Contenção Ortodôntica Higiênica

A contenção higiênica foi desenvolvida para permitir a passagem do fio dental normalmente, sem necessidade de passa-fio.

Esta contenção também é confeccionada com fio de aço ortodôntico, mas com um desenho ondulado.

O fio desce na direção da gengiva nos intervalos entre os dentes e depois sobe para o ponto onde será colada. Dessa forma, o fio dental pode ser usado da maneira tradicional sem dificuldade.

Contenção fixa higienica

Contenção ortodôntica fixa higiênica

É uma contenção mais difícil de confeccionar e também de colar.

Precisa ficar bem posicionada para permitir a passagem do fio dental. Dessa forma, fica realmente muito mais fácil higienizar os dentes.

Mas a contenção higiênica pode ser menos confortável por conta do desenho ondulado que pode incomodar a língua.

Esta contenção pode reter mais resíduos de alimentos que a reta. Ou seja, é higiênica por ser mais fácil de limpar com fio dental, mas pelo seu desenho, acaba prendendo mais resíduos alimentares.

 Importância do uso da contenção ortodôntica fixa

O risco de perda do alinhamento, principalmente no segmento anterior da arcada inferior é realmente alto. Por isso o uso de uma contenção ortodôntica fixa reta ou higiênica, é muito importante.

Não se deve deixar passar muito tempo entre a retirada do aparelho e a colagem da contenção fixa. É preciso evitar qualquer perda, mesmo que seja mínima, no resultado do tratamento ortodôntico.

Eu, particularmente, prefiro colar a contenção inferior antes mesmo da remoção do aparelho.

Desta forma, é possível dar a garantia de que nada vai sair do lugar e estragar o resultado alcançado com um grande esforço tanto do profissional quanto do paciente.

Ultimamente tenho usado cada vez mais a contenção fixa na arcada superior também. Apesar de ser mais difícil de usá-la, é uma opção interessante para manter os dentes superiores alinhados.

Manutenção periódica da sua contenção

A contenção ortodôntica fixa é essencial para manter o resultado do tratamento, por isso, é muito importante fazer a manutenção periódica com o ortodontista para avaliar as condições do dispositivo.

Não podemos esquecer que a contenção sofre constantemente o impacto dos alimentos durante a mastigação e a quebra ou descolamento, é uma questão de tempo.

A resina da colagem pode se quebrar em um ou mais pontos, permitindo que algum dente saia da posição.

Por isso, o ortodontista deve monitorar a integridade da colagem, assim como as condições de higiene e a formação de tártaro, que é muito comum nessa região.

O ideal é que seja feita uma consulta anual de revisão, no mínimo.

Caso você perceba que há algo de errado com sua contenção, entre em contato com o seu ortodontista para checar e reparar qualquer eventual problema.

Ficar atento a esses cuidados é muito mais fácil que precisar refazer todo o tratamento ortodôntico.

*A imagem ilustrativa deste post retirei do meu arquivo pessoal.
*As informações acima retirei do site https://ortodontista.net/blog/contencao-ortodontica-fixa/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Saúde e Bem-Estar e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.