Desafio dos 200 Filmes | Um filme com um casal marcante

Um filme com um casal marcante

Como Se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates) é um filme estadunidense do gênero comédia romântica de 2004 dirigido por Peter Segal e escrito por George Wing. O filme é estrelado por Adam Sandler como um veterinário mulherengo com medo de compromisso e Drew Barrymore como uma amnésica, juntamente com Rob Schneider, Sean Astin, Lusia Strus, Blake Clark e Dan Aykroyd.

A maior parte do filme foi filmado em Oahu, Hawaii. Adam Sandler e Drew Barrymore ganharam um prêmio na MTV. Este é o segundo de seus três filmes até hoje como protagonistas, sendo Afinado no Amor o primeiro e Juntos e Misturados o último.

O comprometimento da memória fictícia que sofreu a personagem de Barrymore é semelhante à perda de memória a curto prazo e a amnésia anterógrada.

O filme foi inspirado no caso real da inglesa Michelle Philpots.

Sinopse

Henry Roth (Adam Sandler) é um veterinário de vida marinha bastante mulherengo que cuida de animais em um parque de diversões aquático no Havaí. O filme começa com uma revisão das conquistas sexuais de Henry e cenas dele trabalhando com seus assistentes Ula (Rob Schneider) e Alexa (Lusia Strus).

Uma manhã, Henry conhece Lucy Whitmore (Drew Barrymore), uma professora de arte local, em um café tropical. Conversando eles concordaram em se encontrar no dia seguinte, mas quando Henry retorna Lucy não tem memória dele ou do dia anterior. Puxando-o de lado para onde Lucy não pode ouvi-los, a dona do café explica a Henry que como resultado de um acidente de carro um ano antes, Lucy sofre de Síndrome de Goldfield, uma forma fictícia de amnésia anterógrada em que os eventos de cada dia desaparecem de sua memória durante a noite. Ela inocentemente acredita que todos os dias é aniversário de seu pai, Marlin (Blake Clark), que acontece exatamente no dia do acidente. A fim de protegê-la da dor de repetidamente saber sobre o acidente, Marlin e seu filho mais novo (e consequentemente irmão mais novo de Lucy) Doug (Sean Astin) reencenam todos os dias o aniversário de Marlin.

Percebendo que está se apaixonando por Lucy, Henry inventa novas maneiras de “encontrá-la” novamente a cada dia, esperando que um dia ela irá reter suas memórias e sentimentos para ele. Ele finalmente convence Marlin que esconder a verdade de Lucy é pior do que explicar a ela a cada dia, então eles começam a deixar fitas de vídeo para ela assistir, todas as manhãs, explicando sua situação e sua relação com Henry. Lucy também escreve notas para si mesma em um diário. Ao longo do tempo, ela começa a retribuir os sentimentos de Henry, chegando mesmo a aceitar a sua proposta de casamento.

Uma manhã, Lucy ouve que Henry cancelou seus planos para navegar para o Ártico em uma expedição de pesquisa, para o qual ele havia passado anos se preparando para estar com ela. Não querendo segurá-lo, ela destrói todas as evidências de seu relacionamento, insiste para que ele deixe-a e compromete-se a uma unidade especializada em um hospital.

Agora excluído da vida de Lucy, Henry se prepara para sua viagem. Antes dele embarcar Marlin lhe dá um CD dos Beach Boys contendo a música que Lucy costumava emprestar a Marlin para suas viagens de pesca quando ela era uma menina porque ela o fazia lembrar de sua esposa. Mais recentemente, Lucy cantava essa música nos dias em que ela estava com Henry. Logo após a partida, Henry percebe que o CD pode ser uma dica de Marlin dizendo que Lucy, de fato, lembra-se dele, então ele corre de volta ao hospital para vê-la. Ao vê-lo novamente, Lucy explica que ela ainda não sabe quem ele é, mas ela tem sonhado com ele e se lembra de seu rosto, como evidenciado pelos muitos quadros e desenhos que ela fez dele durante o tempo que esteve no hospital. Tomando esta ser a prova de seu amor um pelo outro, o casal se reúne.

A última cena do filme é ambientada alguns anos depois. Embora ela não tenha conhecimento de como ela acorda uma manhã na cabine do iate de Henry, Lucy está casada com Henry e veleja no Ártico com ele, seu sonho finalmente cumprido. Depois de lágrimas assistindo cenas de seu acidente e seu casamento com Henry em uma fita de vídeo, ela sobe para o convés do barco para ser cumprimentada por Henry, sua filha mais nova, e Marlin.

Elenco

Personagem Ator / Atriz Dublagem Brasil
Henry Roth Adam Sandler Alexandre Moreno
Lucy Withmore Drew Barrymore Miriam Ficher
Marlin Whitmore Blake Clark Luiz Feier Motta
Doug Sean Astin Duda Espinoza
Ula Rob Schneider Clécio Souto
Alexa Lusia Strus Carla Pompílio
Dr. Keats Dan Aykroyd Júlio Chaves
Sue Amy Hill Maria Helena Pader
Nick Pomaika’i Brown Samir Murad
Tom “dez segundos” Allen Covert Marcelo Garcia
Linda Lynn Collins Márcia Morelli
Noreen Missi Pyle Andréa Murucci
Stacy Maya Rudolph Izabel Lira
Segurança Peter Dante Philippe Maia
Segurança Dom Magwili André Belizar
Jorge Vasconcellos (2ª. cena)
Jennifer Jonathan Loughran Pedro Eugênio
Cliente da Sue Joe Nakashima André Belizar
Bombeira Kristin Bauer van Straten Priscila Amorim
Dentista Jackie Sandler Andréa Murucci
Filha de Henry & Lucy Marguerite Cazin Bárbara Ficher
Piloto de Jet Ski Brian L. Keaulana Marcelo Garcia
Locutor Ricardo Vooght

Trilha sonora

A trilha sonora contém versões cover de músicas que foram gravadas originalmente em 1980. Isto inclui principalmente covers de reggae e ska, esses gêneros dão uma sensação tropical ou havaiana. Foi um sucesso comercial moderado, atingindo a #30 na Billboard 200 e #1 no Top Soundtracks e também no Top Reggae Albums nos Estados Unidos.

N.º Título Compositor(es) Artista Duração
1. “Hold Me Now” (Thompson Twins) Tom Bailey, Alannah Currie, Joe Leeway Wayne Wonder 4:13
2. “Lovesong” (The Cure) Robert Smith, Simon Gallup, Porl Thompson, Boris Williams, Roger O’Donnell 311 3:29
3. “Lips Like Sugar” (Echo & the Bunnymen) Will Sergeant, Ian McCulloch, Les Pattinson Seal feat. Mikey Dread 5:00
4. “Your Love (L.O.V.E. Reggae Mix)” (The Outfield) John Spinks Wyclef Jean feat. Eve 4:14
5. “Drive” (The Cars) Ric Ocasek Ziggy Marley 4:27
6. “True” (Spandau Ballet) Gary Kemp will.i.am & Fergie 3:47
7. “Slave to Love” (Bryan Ferry) Ferry Elan Atias 4:24
8. “Every Breath You Take” (The Police) Sting UB40 3:56
9. “The Ghost in You” (The Psychedelic Furs) Richard Butler, Tim Butler Mark McGrath 4:24
10. “Friday I’m in Love” (The Cure) Smith, Gallup, Thompson, Williams, Perry Bamonte Dryden Mitchell do Alien Ant Farm 3:01
11. “Breakfast in Bed” (Dusty Springfield, 1969/UB40feat. Chrissie Hynde, 1988) Eddie Hinton, Donnie Fritts Nicole Kea (Nicole Scherzinger) 3:22
12. “I Melt with You” (Modern English) Robbie Grey, Gary McDowell, Stephen Walker, Michael Conroy, Richard Brown Jason Mraz 3:36
13. “Forgetful Lucy” Sandler, Allen Covert, Tim Herlihy Adam Sandler 1:53
Duração total:
49:46

Outras músicas do filme

  • The Beach Boys — “Wouldn’t It Be Nice”
  • The Cure – “Boys Don’t Cry”
  • The English Beat — “Hands Off She’s Mine”
  • The Flaming Lips – “Do You Realize??”
  • Wyclef Jean – “Baby”
  • Israel Kamakawiwo’ole – “Somewhere Over the Rainbow”/ “What a Wonderful World” (Originalmente gravado por Judy Garland/ Louis Armstrong)
  • The Maile Serenaders — “My Sweet Sweet”
  • The Makaha Sons of Ni’Ihau — “Aloha Ka Manini”
  • Manfred Mann – “Blinded by the Light”
  • Bob Marley & The Wailers – “Could You Be Loved” e “Is This Love”
  • Paul McCartney & Linda McCartney — “Another Day”
  • No Doubt — “Underneath It All”
  • O-Shen — “Throw Away The Gun”
  • Harve Presnell – “They Call the Wind Maria”
  • Leon Redbone & Ringo Starr – “My Little Grass Shack In Kealakekua, Hawaii”
  • Adam Sandler e Rob Schneider — “Ula’s Luau Song”
  • Snoop Dogg — “From tha Chuuuch to da Palace”
  • 311 — “Amber” and “Rub A Dub”
  • Toots & the Maytals — “Pressure Drop”
  • The Ventures — “Hawaii Five-O”

Recepção

50 First Dates teve recepção mista por parte da crítica especializada. Com base em 38 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 48% no Metacritic. Críticos que gostaram do filme (como A.O. Scott do The New York Times) elogiou a história edificante enquanto lamentando a quantidade aparentemente excessiva e incongruente de humor bruto e referências a drogas. Roger Ebert deu três de cada quatro estrelas, dizendo: “O filme é uma espécie de um experimento para Sandler. Ele revela o lado quente da sua personalidade, e deixa para trás a hostilidade, raiva e humor grosso … O filme não tem a complexidade e profundidade de Groundhog Day … mas como entretenimento é insinuante e amável.”

Principais prêmios e indicações

MTV Movie Awards 2004 (EUA)

  • Venceu na categoria de Melhor Equipe (Adam Sandler e Drew Barrymore).
  • indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Adam Sandler) e Melhor Atriz (Drew Barrymore).

People’s Choice Awards 2005 (EUA)

  • Venceu na categoria de Favorite On-Screen Chemistry (Adam Sandler e Drew Barrymore).

Kids’ Choice Awards 2005 (EUA)

  • Venceu na categoria de Ator Favorito (Adam Sandler).
  • Indicado na categoria de Atriz Favorita (Drew Barrymore).

O casal

Muitos relacionamentos passam por situações desagradabilíssimas devido esquecimentos: datas de aniversário, primeiro beijo, à quanto tempo o casal se conhece… Essa situação é inevitável quando se está na pele de Henry e Lucy.

Henry Roth é um veterinário paquerador, que vive no Havaí e é famoso pelo grande número de turistas que conquista.

Seu novo alvo é Lucy Whitmore, moradora local por quem ele se apaixona perdidamente. Porém há um pequeno detalhe que pode atrapalhar: Lucy sofre de falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela rapidamente se esqueça de fatos que acabaram de acontecer.

Devido à isso, Henry é obrigado a conquistá-la, dia após dia, para ficar ao seu lado. Após assistir a esse filme, ter um aniversário de namoro esquecido é quase um elogio! Ter a persistência de fazer alguém se apaixonar, de diferentes formas, TODOS os dias até o fim DOS DIAS é trabalhoso, ocupa muito tempo, e é preciso ter muito amor no coração para fazer isso. Graças à Deus Lucy encontrou Henry (ou foi o contrário?), ou então nunca teria tido sua história de amor.

Trailer

*A imagem ilustrativa deste post retirei do meu arquivo pessoal.
*As informações sobre o filme “Como Se Fosse a Primeira Vez” retirei do site https://pt.wikipedia.org/wiki/Phenomenon_(filme) através de pesquisa na internet.
*As informações sobre o casal Henry Roth & Lucy Whitmore retirei do site https://cinemaeafins.com/2018/06/10-os-casais-mais-marcantes-do-cinema/ através de pesquisa na internet.
*O trailer oficial do filme “Como Se Fosse a Primeira Vez” retirei do site https://youtu.be/Oq_4rhxICNk através de pesquisa na internet.
*Este é um post do Desafio dos 200 Filmes! Para entender o que é o desafio clique aqui e para ver todos os posts já publicados clique aqui.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Desafio dos 200 Filmes e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.