Cirurgia Plástica Reparadora – Umbigo sangrando após dermolipectomia abdominal

E mais um imprevisto aconteceu no meu pós operatório da dermolipectomia abdominal com correção da diástase da musculatura reto-abdominal

Tudo estava indo muito bem até que com 55 dias de operada observei uma mancha de sangue na minha cinta modeladora próximo ao umbigo…

Imaginei que poderia ter alguma coisa relacionada a órtese de silicone que estou usando há menos de 1 mês, após indicação da minha médica já que na última consulta de revisão da cirurgia ela observou que meu umbigo estava retraído (fechando) e me indicou o modelo cilíndrico para evitar tal intercorrência…

Imediatamente retirei a órtese, limpei o local com álcool 70% e entrei em contato com a doutora pelo whatsapp relatando o ocorrido (enviei também uma foto) e ela até estranhou mas observou que a parte de baixo parece um “pouquinho” machucada e me orientou a voltar a fazer curativo com nebacetin e colocar band aid (que no meu caso optei por colocar gases)…

Nesse período não fiz drenagem linfática nessa área e nem usei a órtese…

A consulta de três meses foi antecipada…

E caso eu observasse que o sangramento aumentou deveria avisá-la…

Aí como após a ida ao consultório médico observei um aumento do sangramento que além do umbigo também está acontecendo onde estava localizado o dreno voltei a contactar a médica que me orientou a retornar ao consultório para que ela solicitasse uma ultrassonografia de parede abdominal (US de estruturas superficiais) pois há 7 dias observava a saída de secreção superficiais pela ferida operatória (coleção líquida), exame que fiz logo em seguida pegar o pedido médico…

Caso fosse necessário ela recolocaria o dreno ou faria uma punção guiada pelo ultrassom…

Mas é claro que ela tranquilizou-me que não era nada grave, nem urgente… só descontável pq fica sujando a cinta modeladora…

Ainda na clínica o médico que realizou o exame me disse que a cicatrização interna estava boa e com “coleção inexpressiva de líquido” o que já me deixou mais sossegada…

Após fazer o exame entrei em contato com a médica e mais uma vez ela me tranquilizou e me orientou a continuar com os curativos até o líquido parar de sair…

Retornarei ao consultório médico no início de outubro e espero, sinceramente, que até lá tudo já esteja resolvido (sendo que já não observo mais sangue ou secreção ao trocar os curativos após o banho)…

Resolvi postar abaixo informações sobre “o que é e para que serve o umbigo” apesar de já ter colocado essa informação aqui no blog dias atrás… e também achei uma postagem sobre “o umbigo da abdominoplastia te assusta” que achei interessante compartilhar aqui no blog…

 

umbigo (bebê)

O que é e para que serve o umbigo?

O cordão umbilical tem uma importante função quando estamos na barriga da mãe. Ele é o responsável por levar nutrientes até a placenta onde está localizado o bebê.

Depois do nascimento, o médico corta o cordão umbilical, deixando apenas um pedaço que seca e cai naturalmente.  E assim nasce o umbigo.

Então, para que serve o umbigo?

Ele é apenas uma cicatriz, que não possui ligação com os órgãos. Por baixo da pele há somente a musculatura e o tecido fibroso.

Apesar de não servir para nada, acredito que você não vai querer viver sem umbigo. Ou até mesmo não consegue imaginar pessoas sem umbigo. Claro, só se for nas montagens feitas no Photoshop.

O umbigo faz parte da estética corporal e por isso surgem muitos questionamentos nas mulheres que passaram por uma cirurgia de abdominoplastia.

O umbigo da abdominoplastia te assusta?

BLOGDAPLASTICA

Tenho certeza que muitas de vocês ficam de olho na barriguinha das outras mulheres na praia!

Alguns abdomens chamam nossa atenção por sua beleza! Barriga zerada e até com alguns “musculinhos” abdominais aparecendo. Mas, outras, retas demais em mulheres que já são mães nos deixam com algumas dúvidas: “será abdominoplastia?”

E, para respondermos essas perguntas, o que fazemos? Olhamos diretamente para o UMBIGO!

Se eles forem grandes demais, pequenos demais ou com aqueles “raios solares” de cicatrizes de pontos ao redor, já respondemos nossa questão:

“SIM! É ABDOMINOPLASTIA!”.

 Infelizmente, é verdade que o umbigo pode entregar a cirurgia.

E, por isso, atualmente muitos cirurgiões plásticos estão redobrando seus caprichos nessa região para que fiquem a mais natural e bela possível!

O UMBIGO DA ABDOMINOPLASTIA

É feito um novo umbigo na abdominoplastia?

E a resposta é NÃO!

O umbigo continua sendo o seu mesmo. Vou explicar um pouco mais sobre essa parte da cirurgia para que consiga entender melhor.

Começamos a cirurgia de abdominoplastia pela incisão na pele na região acima do púbis, onde ficará a posterior cicatriz.

Depois, descolamos a pele do tecido muscular e avançamos até chegar na região do umbigo.

Nesse momento, precisamos fazer um corte ao redor do umbigo, para que consigamos continuar nosso descolamento de pele até mais alto, próximo da região do tórax. O “fundo” do umbigo continua preso em sua mesma posição na musculatura abdominal.

 

Depois que terminamos de descolar toda a pele, a tracionamos até a região da cicatriz e retiramos o excesso. Nesse momento, aquele “furinho” que era do umbigo estava na pele “vai embora” junto com o excesso de pele retirado.

E, então, é necessário realizarmos uma “janelinha” na nova pele abdominal para que o umbigo volte a aparecer.

E ESSE É QUE É O PONTO!!!!

Devemos tomar diversos cuidados para que o umbigo fique o mais discreto possível.

Há inúmeros tipos de formatos geométricos que podemos fazer e que depende de cada cirurgião.

Depende também dos gostos da paciente. Elas podem dizer que gostam de umbigos mais redondos ou mais em fenda e poderemos alterar nossa técnica para atender aos seus pedidos.

Quais cuidados podem ser tomados para que o umbigo da abdominoplastia fique mais bonito?

É possível sim utilizarmos de técnicas cirúrgicas para capricharmos bastante nesse momento da cirurgia e deixar o resultado bem natural.

Natural a ponto de nem na praia alguém conseguir dizer que você já fez a abdominoplastia. Mesmo que esteja com abdômen trincado e 5 filhos!!! (rsrs)

Aquele “fundo” de umbigo geralmente possui uma coloração mais escura que o restante da pele. Quando realizamos a plástica de abdômen, ele poderá ficar mais aparente e a alteração de cor ser visível, entregando nossa cirurgia.

Por isso, esse “fundinho” deve ser pequeno para que fique bem escondido e poderá até ser fixado à musculatura para que fique mais profundo. Ele servirá apenas para “puxar” a pele do novo abdômen até a ele.

Assim, poderemos também ocultar bem as cicatrizes que ficarão difíceis de serem encontradas.

O que são aquelas marcas ao redor do umbigo de abdominoplastia que parecem um “raio de sol”?

Quando fazemos aquela “janelinha” na nova pele abdominal para que o umbigo “volte a aparecer”, devemos fixar o fundo do umbigo que estava preso à musculatura à essa nova pele.

Então, fazemos isso com pontos que deverão ser retirados em aproximadamente 14 dias.

E ESSE É UM OUTRO PONTO MUITO IMPORTANTE!

Cuidados devem ser redobramos nesse momento para que esses pontos não virem cicatrizes visíveis no pós-operatório resultando naqueles “RAIOS DE SOL”!

O objetivo é deixar essas marquinhas as mais discretas possíveis e escondidas bem dentro do umbigo, a ponto que a própria paciente tenha dificuldades em encontrá-los.

E isso sim é possível!

O umbigo da abdominoplastia é o mesmo que o da miniabdominoplastia?

E a resposta é NÃO.

Apesar de terem nomes semelhantes, as indicações e técnicas da abdominoplastia e miniabdominoplastia são bem diferentes.

ABDOMINOPLASTIA: é retirada uma quantidade de pele localizada entre o umbigo e o púbis, ou até mais dependendo de cada caso. Devido à essa quantidade de pele retirada, precisaremos fazer um “novo umbigo”.

MINIABDOMINOPLASTIA: nesse caso, as pacientes não possuem uma quantidade de pele a ser retirada suficiente para fazer a abdominoplastia. Então, apenas uma quantidade localizada acima do púbis será retirada.

Precisaremos também deslocar a pele até próximo ao tórax para podermos ter acesso ao fechamento da musculatura. Mas, nesse caso, faremos um corte no fundo do umbigo, o soltando da musculatura e o deixando preso à pele que foi descolada.

A pele será reposicionada e o “fundo do umbigo” será costurado novamente à musculatura. Por isso, não haverá cicatriz visível por fora, na pele do abdômen.

O objetivo desse post foi tranquilizá-las quanto à cirurgia e orientá-las de que é sim possível deixar o resultado de uma abdominoplastia muito bonito e, ao mesmo tempo, natural!

Lembramos também de que o resultado da cirurgia depende também da paciente. Os cuidados que tomará posteriormente à cirurgia e todas as recomendações passadas no consultório também são importantíssimas para um excelente resultado!

*As imagens do umbigo retirei do meu arquivo pessoal.
*A imagem ilustrativa e informações deste post retirei do blog https://www.plasticadosonho.com.br/blog/umbigo-apos-abdominoplastia/  através de pesquisa na internet.
*O post “O umbigo da abdominoplastia te assusta” retirei do blog http://blogdaplastica.com.br/o-umbigo-da-abdominoplastia-te-assuta-entao-voce-nao-pode-deixar-de-ler-esse-post/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Cirurgia Plástica Reparadora, Gastroplastia, Saúde e Bem-Estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Cirurgia Plástica Reparadora – Umbigo sangrando após dermolipectomia abdominal

  1. Espero que você já esteja bem! 😀
    Que a sua recuperação seja boa e que você esteja 100% em breve.

    Um beijo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.