Cirurgia Plástica Reparadora – Drenagem no Pós-Operatório

Ainda falando sobre drenagem linfática e contar um pouco da minha experiência no post da semana passada – drenagem linfática pós-operatória -, não pude deixar de postar mais essas informações sobre o assunto que encontrei no site da Dream Plastic que tem sido como um livro de cabeceira para mim nesse processo todo das últimas cirurgias plásticas que fiz (dermolipectomia abdominal com correção da diastase dos músculos retos abdominais e substituição de prótese mamária rompida)…

Então, não deixe de ler!

Drenagem no pós-operatório: veja os benefícios para acelerar sua recuperação e potencializar os resultados da sua cirurgia plástica

Ao fazer uma cirurgia plástica, não vemos a hora de pegar um espelho e olhar os resultados, não é mesmo? Aliás, normalmente, queremos sair do centro cirúrgico com alta total. Isso, sem ter que se preocupar com os cuidados necessários ou fazer a drenagem no pós-operatório.

Ficar ansiosa para ver os resultados é normal, só não podemos pensar que vamos sair da sala de cirurgia pronta para colocar o biquíni e curtir uma praia.

Em uma cirurgia plástica, a fase de pós-operatório é fundamental para você conquistar os resultados tão desejados. E é aí que entra a importância da drenagem linfática.

Alguns procedimentos, como a abdominoplastia e a lipoaspiração, necessitam de técnicas complementares para melhorar ao máximo os resultados.

Por ter a capacidade de diminuir o processo inflamatório causado pelas cirurgias, a drenagem pós-cirúrgica também pode ser indicada após a mamoplastia, a colocação de prótese de mama e até o lifting facial.

Entender para que serve a drenagem linfática é primordial para você dar a devida importância à fase de recuperação.

Para você ter uma ideia, a qualidade do trabalho da drenagem linfática pode ser responsável por até 30 % do resultado de cirurgias como a abdominoplastia e a lipoaspiração.

Ou seja, tão importante quanto escolher um ótimo cirurgião plástico, é selecionar a fisioterapeuta responsável por fazer sua drenagem do pós-operatório.

Porque a drenagem no pós-operatório é tão importante

drenagem pos cirurgica

A drenagem linfática pós-cirúrgica é um dos grandes segredos para ter uma recuperação melhor, mais rápida e ainda potencializar os resultados.

Depois de um procedimento cirúrgico, é comum que você retenha uma quantidade de líquido maior do que o seu corpo consegue drenar.

O excesso de retenção de líquidos nos tecidos do corpo pode causar um inchaço, conhecido também como edema pós-cirurgia.

É uma situação bem comum, mas que precisa ser tratada adequadamente e por profissionais especializados em pós-operatório cirúrgico.

O tratamento mais indicado é a drenagem linfática, que tem como principal objetivo evitar a retenção de líquidos no organismo, melhorar a circulação sanguínea e eliminar ocasionais dores no corpo.

Mas é importante ressaltar que os especialistas defendem a técnica manual. Isto porque apenas desta forma é possível respeitar a fisiologia do sistema linfático.

Assim, é capaz de reduzir possíveis:

• Edemas pós-cirurgia

• Formações de fibroses

• Hematomas pós-cirurgia

• Seromas

A drenagem possibilita o equilíbrio do sistema linfático e a harmonia estética do corpo. Além disso, favorece a hidratação da pele, acelera o processo de cicatrização e até a recuperação no pós-operatório.

Por todos estes motivos é muito utilizada em tratamentos estéticos, pré e pós-cirúrgicos, assim como nos casos de deficiência circulatória e retenção de líquidos.

Como é feita a drenagem linfática no pós-operatório

drenagem pos cirurgica

A drenagem linfática pós-cirurgia é um procedimento altamente especializado, ou seja, não é possível fazer com alguém que não tem experiência com pacientes recém-operados.

Isto porque o profissional precisa ter mais cuidado, saber exatamente os pontos que devem ser tocados, a forma e a pressão dos movimentos para não prejudicar a sua recuperação.

A drenagem é feita por meio de pressões que seguem o trajeto do sistema linfático. Mas isso deve ser feito de forma:

• Lenta

• Não contínua

• Relaxante

• Suave

Fisioterapeutas especializados em realizar drenagem de pós-operatório têm experiência em fazer as manobras de forma precisa, sem necessitar comprimir os músculos.

Isto porque a principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos. Para isso, a fisioterapeuta faz os movimentos de bombeamento e deslizamento, que serão os responsáveis por direcionar os líquidos até os gânglios, onde serão eliminados pela urina.

E, você pode ficar tranquila, pois o processo, além de ter um resultado bastante satisfatório, é seguro e eficaz. Isso, claro, desde que seja realizado por um fisioterapeuta especializado em drenagem de pós-operatório de cirurgia plástica.

Informações importantes sobre a drenagem linfática pós-cirúrgica

drenagem linfatica pos cirurgica

Antes de iniciar as seções, é necessário fazer uma reavaliação fisioterápica para analisar as características decorrentes à cirurgia.

Neste momento, a fisioterapeuta também usa como referência os dados médicos da paciente, como tipo de cirurgia realizada e do tempo de pós-operatório.

Alguns aspectos apresentam maior importância, como a análise do desenvolvimento cutâneo e muscular, do edema, da cicatriz, da dor e a sensibilidade.

Cada sessão de drenagem linfática manual dura em médica 50 minutos. Durante este período todo o tecido do corpo é massageado com o objetivo de liberar as toxinas acumuladas e, consequentemente, reduzir os edemas e aliviar dores e tensões.

Em média, são realizadas 10 sessões, mas este número pode ser maior. Tudo depende da indicação médica. O seu cirurgião plástico irá avaliá-la e indicar a quantidade necessária.

Mas uma coisa é certa, quanto maior o número de sessões, melhor será o resultado da sua cirurgia e mais rápido seu tempo de recuperação.

Normalmente, você inicia a drenagem no terceiro dia após a cirurgia, por que é preciso aguardar um tempo mínimo para ver como organismo irá responder.

Este tempo de espera é importante porque no caso de uma possível reação ou infecção ela não é espalhada pelo corpo com os movimentos da drenagem.

Fique tranquila, drenagem pós-cirúrgica não é…

• Algo para causar sofrimento, por isso as primeiras sessões serão realizadas com toques mais leves para não causar dor ou incomodo.

• Feita apenas no local da operação, pois é a realizada em todo o corpo para estimular a circulação e diminuir a formação de fibroses.

• Uma simples massagem feita por uma esteticista, porque exige uma técnica e cuidados diferenciados para ter resultado.

• Um procedimento sem importância, pois a ausência da drenagem pode gerar nodulações de gordura embaixo da pele.

Diferenciais e funcionalidades de uma Drenagem Linfática

drenagem pós-operatório

Devido à importância das sessões de drenagem no pós-operatório e falta de profissionais realmente especialistas, a Clínica de Cirurgia Plástica Dream Plastic, em São Paulo, criou um procedimento avançado e exclusivo, a Drenagem Linfática Premium.

Isto para que seus pacientes tivessem a oportunidade de contar com profissionais especializados em drenagem de pós-operatório de cirurgia plástica e ainda ter a disposição recursos tecnológicos especiais para melhorar e tornar a recuperação ainda mais rápida.

Com este procedimento exclusivo, as pacientes que fazem lipoaspiração e abdominoplastia (dermolipectomia) têm como benefícios:

• a retirada de nódulos e fibroses comuns nesses procedimentos, ou seja, sua pele ficará sem irregularidades.

• o fato de a recuperação ser mais rápida. Isto porque você vai desinchar em menos tempo e a dor vai diminuir.

Boa parte da dor que as mulheres sentem após uma cirurgia é causada por inflamação e retenção de líquidos. Ambas as situações são tratados com a drenagem.

Além desses benefícios, as pacientes têm a vantagem de estarem em contato direto com a equipe médica da clínica. Ou seja, há uma perfeita sintonia no processo, com troca de informações e direcionamento do melhor tratamento.

Drenagem com Valor Acessível

Outra vantagem é o custo mais acessível, isso se compararmos com o trabalho de profissionais qualificados e com os mesmos recursos tecnológicos. Porque aqui a paciente tem à disposição terapias auxiliares, com o uso de aparelhos, entre eles o Ultrassom, o Manthus e a Carboxterapia.

Sabemos que não é apenas o preço da cirurgia plástica que tem um peso importante para a realização desse sonho. E nossa missão é facilitar o acesso das mulheres para este tipo de procedimento. Mas sempre de uma forma que ela tenha o melhor tratamento.

Apesar de a paciente ter total liberdade de escolha, muitos preferem realizar a drenagem na própria Dream Plastic, mesmo morando longe. Isto porque elas sabem que é um esforço temporário, mas que tem forte influência para uma recuperação melhor.

Indicamos ao menos 5 sessões iniciais para reforçar e preparar melhor o corpo. Para facilitar, os horários podem ser agendados junto com o próprio retorno da paciente.

Riscos de uma drenagem linfática mal executada

Uma drenagem feita de forma incorreta ou por profissionais que não têm a devida qualificação pode ocasionar nódulos, irregularidades e até assimetria.

Além disso, caso os movimentos da drenagem sejam feitos de forma muito intensa, eles podem comprometer a circulação. Com isso a desobstrução dos canais não será alcançada.
Sem contar que isso ainda pode ocasionar em dor e desconforto ao paciente.

O que pode intensificar o resultado da drenagem no pós-operatório

Manthus importancia drenagem linfatica

A drenagem linfática manual é a parte mais importante para obter os benefícios que mencionamos acima. Porém, é possível intensificá-los com a ajuda de aparelhos e técnicas complementares. Por exemplo,  o Ultrassom, o Manthus, a Carboxterapia e a Massagem Terapêutica.

Cada recurso desses tem uma finalidade bem específica. Por isso, deve ser usado apenas quando houver indicação da fisioterapeuta responsável pelo tratamento. Ela vai analisar a necessidade e o benefício de cada técnica. Isto porque o uso indiscriminado pode causar problemas à paciente.

Aparelhos e técnicas complementares da drenagem feita no pós-operatório

Ultrassom: emite onda ultrassônica que é capaz de romper as células de gordura, facilitando sua eliminação por meio do sistema linfático.

O aparelho tem ação anti-inflamatória e age para reduzir a formação de edema (inchaço) e de fibrose. Consequentemente, melhora a recuperação e a torna mais rápida.

Manthus: trabalha com terapias combinadas, associa o ultrassom a um gerador de estímulos elétricos e correntes polarizadas estereodinâmicas.

Com ele é possível impedir a formação de fibrose, modelar a região operada, proporcionando uma melhor nutrição celular e a absorção de hematomas.

Carboxterapia: é usado para aplicar gás carbônico (CO2) através dos tecidos com uma pressão controlada.

Ao aumentar o fluxo de oxigênio nos tecidos da pele, melhora a circulação sanguínea da região em tratamento, cicatriza os tecidos e produz colágeno.

É importante ressaltar que a indicação dos aparelhos depende da evolução da paciente. Algumas têm o organismo mais duro, apresentam mais fibrose e pode ser necessária uma técnica complementar. Mas isso não faz parte da Drenagem Linfática que é totalmente manual.

Muitos lugares que oferecem a drenagem linfática não têm esses aparelhos a disposição, ou pior, isso seria cobrado a parte. Gerando mais custos para paciente.

Já na Drenagem Linfática Premium, da Dream Plastic, você tem o direito de utilizá-los caso seja necessário. Ou seja, se não precisar, melhor, mas do contrário você receberá o tratamento complementar sem pagar a mais por isso.

Vale lembrar que apesar dos aparelhos estarem disponíveis para a paciente, eles serão usados apenas se tiver a indicação.

Isto porque, como mencionado acima, o uso sem necessidade pode provocar danos. Por exemplo, no caso do Ultrassom ou Manthus a aplicação indiscriminada causa flacidez.

Além da drenagem, no pós-operatório é preciso…

drenagem linfatica boa alimentação

É importante lembrar também que, apesar da drenagem pós-cirúrgica potencializar os resultados e acelerar a recuperação, é preciso ter uma atenção com os seus hábitos alimentares.

Manter uma alimentação balanceada faz com que você conserve o efeito positivo da drenagem. Além disso, após a liberação do médico, é importante realizar atividades físicas regularmente.

Como podemos perceber a importância da drenagem linfática não está relacionada apenas à estética, mas à sua saúde. Principalmente pelo fato dela estimular a circulação e reduzir os inchaços.

Por esses motivos que a técnica se mostra eficiente, segura e há mais de 75 anos uma grande aliada da saúde da mulher.

*As imagens e informações acima retirei do site https://www.plasticadosonho.com.br/clinica-de-cirurgia-plastica/drenagem-pos-operatorio/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Cirurgia Plástica Reparadora, Gastroplastia, Saúde e Bem-Estar, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.