Cirurgia Plástica Reparadora – Órtese de Silicone para o Umbigo

Quando comecei a pesquisar informações sobre a cirurgia plástica do abdomen me deparei com alguns relatos sobre o uso de órtese macias para umbigo e assim que possível questionei a Dra. Larissa sobre a necessidade de usá-la e ela me explicou que isso só seria definido no decorrer do pós-operatório, mas como sou “meio” ansiosa já fiz uma pesquisa de valores nas cirúrgicas da minha cidade e antes msm da cirurgia já sabia o local onde o preço era mais acessível e atenderia minhas necessidades financeiras limitadas (quer dizer nulas)…

Então, na consulta de 2 meses do pós-operatório da dermolipectomia abdominal com correção da diastase dos músculos retos abdominais a médica viu a necessidade usar a órtese pois meu umbigo estava retraído (fechando) e me indicou o modelo cilíndrico…

WhatsApp Image 2018-09-06 at 12.13.43

Já saí do consultório com a receita nas mãos e como já tinha feito a tomada de preços antes mesmo de operar já me dirigi a Cirúrgica São Pedro (ainda tem desconto no valor pagando a vista) e efetuei a compra e já no dia seguinte comecei a usar o órtese…

A órtese é indicada para modelar o umbigo recém operado anatomicamente e assim evitar a retração da cicatriz, auxilia também na correta cicatrização do local evitando então a obstrução do umbigo e novo procedimento…

ortese-cilindrica-para-umbigo

Uso a órtese de umbigo o tempo todo e só tiro para tomar banho… faço a higienização do local (e também da órtese, com álcool 70%) e coloco no local antes de recolocar a cinta modeladora… ainda não sei dizer por quanto tempo irei usá-la, mas já observo um novo formato no umbigo, mais redondinho…

(foto)

No início sentia um certo incomodo ao colocá-lo no umbigo, mas acho que isso ocorreu pela sensibilidade do local e pelo fato de nunca ter usado algo assim, mas fora isso nem sinto que estou com órtese de silicone (esse material traz um conforto inexplicável)…

Mito ou verdade: umbigo após abdominoplastia fica diferente?

Muitas mulheres acreditam que o cirurgião faz um novo umbigo após abdominoplastia. Mas será que isso é verdade?

Há também aquelas que pensam que ele mudou de lugar, principalmente quando há remoção significativa do excesso de pele. Só que, na verdade, ele voltou para a altura de origem, onde deveria estar desde o início. Então por que tantas insistem em dizer que subiu?

Para entender melhor essa suposta mudança de localização, é preciso saber para que serve o umbigo, como é realizada a cirurgia de abdominoplastia e onde fica a cicatriz.

Além disso, você sabe quando recorrer a uma cirurgia no umbigo?

Confira a seguir a resposta para essas questões e fique por dentro dos temas mais importantes sobre umbigo após abdominoplastia.

O que é e para que serve o umbigo?

para que serve o umbigo

O cordão umbilical tem uma importante função quando estamos na barriga da mãe. Ele é o responsável por levar nutrientes até a placenta onde está localizado o bebê.

Depois do nascimento, o médico corta o cordão umbilical, deixando apenas um pedaço que seca e cai naturalmente.  E assim nasce o umbigo.

Então, para que serve o umbigo?

Ele é apenas uma cicatriz, que não possui ligação com os órgãos. Por baixo da pele há somente a musculatura e o tecido fibroso.

Apesar de não servir para nada, acredito que você não vai querer viver sem umbigo. Ou até mesmo não consegue imaginar pessoas sem umbigo. Claro, só se for nas montagens feitas no Photoshop.

O umbigo faz parte da estética corporal e por isso surgem muitos questionamentos nas mulheres que passaram por uma cirurgia de abdominoplastia.

Para que serve a cirurgia de abdominoplastia?

cirurgia de abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica muito realizada por mulheres que querem conquistar a tão sonhada barriga lisa e dura. Nela, o excesso de pele e a gordura localizada na região do abdômen são retiradas e o tecido reposicionado.

A cirurgia de abdominoplastia geralmente é indicada para pessoas que perderam peso muito rápido e em grande quantidade. Isso ocasiona a flacidez e é muito comum em mulheres depois da gravidez.

Durante a cirurgia de abdominoplastia, além da “amarração” dos músculos do abdômen e da remoção de parte da gordura, a pele excedente também é retirada.

Isso, sem antes fazer uma incisão circular ao redor da região umbilical.

Como fica o umbigo após abdominoplastia?

abdominoplastia umbigo

O umbigo permanece na mesma posição, envolvido por uma pequena cicatriz.

O local do umbigo é, na verdade, seu lugar de origem: na altura em que havia o cordão umbilical. Sendo assim, não há motivos para se assustar e nem para se questionar: “meu umbigo subiu?”.

A grande quantidade de flacidez faz com que a região umbilical acompanhe o caimento da pele, mas ele continua preso no mesmo local de antes, pois é permanentemente ligado a uma estrutura de músculos mais profundos.

O umbigo após abdominoplastia não subiu é apenas um efeito visual. Isto é, depois de remover todo o excesso de pele, ele retorna ao seu lugar inicial.

Você pode até pensar que subiu, mas apenas mudou a posição que você estava acostumada. Portanto, o que muda de lugar depois da abdominoplastia é a pele do abdômen, só isso!

E o que o médico faz para deixar o umbigo no mesmo lugar?

Durante a cirurgia, o médico especialista em plástica faz um corte ao redor do umbigo. Descola toda a pele do abdômen e passa por cima, retirando o excesso de pele.

O próximo passo é localizar por baixo do tecido, onde está preso o umbigo para fazer um novo corte. O cirurgião vai remodelar e deixá-lo o mais bonito possível, fazendo com que volte a ser visto (na superfície).

Por fim, a abdominoplastia deixa cicatriz em uma região estratégica para ficar escondida sob a marca da calcinha.

Veja esse vídeo ilustrativo com o passo a passo da cirurgia.

Cicatrização do umbigo após abdominoplastia

A cicatriz umbilical, sem dúvidas, é uma das maiores preocupações de quem deseja fazer uma plástica na barriga. E isto é extremamente normal! Pois, vemos por aí muitos umbigos com aparência esquisita, com característica alargada e cicatriz alta.

No caso de quem tem tendência a criar queloide ou cicatriz hipertrófica, como a sutura umbilical é circular, com sua intensificação ele pode fechar.

O cirurgião indica o uso de uma órtese de silicone. Essa prótese evita a retração da cicatriz, ou seja, que a região feche e você fique sem umbigo.

Em relação à cicatriz umbilical, o correto é que você não veja uma cicatriz nesse local, pelo menos que não seja tão visível.

Principais cuidados com o umbigo: antes e depois da abdominoplastia

umbigo abdominoplastia antes e depois

Como em qualquer procedimento, a cirurgia de abdominoplastia requer que o paciente tome alguns cuidados antes do grande dia.

Na fase de pré-operatório é essencial escolher um cirurgião plástico habilitado pela SBCP. Além de optar por uma clínica de cirurgia plástica que te dê assistência no pós-operatório.

Mas antes de falarmos sobre os cuidados básicos para aplicar depois da abdominoplastia, você precisa saber que o formato do umbigo depende muito da técnica utilizada pelo cirurgião, da anatomia da paciente e também está muito relacionada com os cuidados que a paciente dedicará na fase de pós-operatório. Os principais cuidados são:

  • Lavar o seu umbigo com sabonete neutro
  • Passar um algodão com álcool 70 para retirar a gordura da região
  • Secar bem o umbigo, podendo usar um cotonete
  • Trocar o curativo conforme orientado pelo seu médico
  • Andar encurvada nos primeiros dias de pós-operatório
  • Evitar exposição à luz solar
  • Evitar carregar peso e traumas na região abdominal

ATENÇÃO! O seu umbigo após abdominoplastia deve permanecer seco, para evitar que algum ponto abra no local. Pois, o que faz abrir é a umidade. Sendo assim, a paciente pode colocar uma bolinha de gaze ou de algodão dentro da região umbilical.

Esse curativo também é usado com o intuito de evitar o fechamento do local, servindo como um molde. Pois, como a cicatriz é uma circunferência, ela tende a cicatrizar fechada.

Ao invés de utilizar essa gaze, o cirurgião pode optar pela órtese de silicone, como foi citado anteriormente.

A decisão pelo uso da órtese de silicone ou pelo curativo é feita pelo cirurgião, por isso consulte o seu médico, ele indicará o que é melhor para você.

Cirurgia no umbigo para pequenas correções

Muitas mulheres ficam incomodadas com a aparência do seu umbigo depois da abdominoplastia. Existem diversos formatos possíveis, mas o que mais traz desconforto é aquele umbigo triste.

É natural querer recorrer a uma correção de umbigo após abdominoplastia. Isto porque às vezes, por conta da cicatrização, a região umbilical pode ficar com o formato diferente depois de uma cirurgia no abdômen.

Caso o seu umbigo sofreu alguma alteração, pergunte ao seu médico a possibilidade de fazer uma cirurgia plástica no umbigo.

Em alguns casos, somente a plástica no umbigo (também conhecida como onfaloplastia) pode deixar o formato umbilical do jeito que você sempre sonhou.

Quando o umbigo é refeito, a cicatriz fica escondida dentro da cavidade umbilical. O mais camuflado possível.

Você conhece a mini abdominoplastia pelo umbigo?

mini abdominoplastia pelo umbigo

A abdominoplastia pelo umbigo é uma técnica pouco utilizada pelos cirurgiões plásticos, já que o seu foco não é retirar a pele flácida que tanto chateiam as mulheres.

Mas como essa técnica é feita?

Na cirurgia com vídeo, o médico faz um pequeno corte na região umbilical, de aproximadamente um centímetro e meio. Uma pequena câmera é introduzida e com a utilização de algumas pinças a parede do abdômen é perfurada, a fim de realizar a plicatura.

O objetivo da mini abdominoplastia pelo umbigo é, na verdade, fazer somente a amarração dos músculos abdominais. Por este motivo, ela não é utilizada para cirurgias com o cunho estético. Mesmo que proporcione uma cicatriz menor, quase que imperceptível, a vídeo cirurgia não consegue alcançar resultados surpreendentes como na abdominoplastia tradicional.

Para fazer sua abdominoplastia com segurança, escolha um cirurgião plástico especializado e que seja credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

*As imagens do meu umbigo retirei do meu arquivo pessoal.
*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/507/212/products/ortese-cilindrica31-b658abca6fa25fb43815343425414145-640-0 através de pesquisa na internet.
*As informações sobre “Mito ou verdade: umbigo após abdominoplastia fica diferente?” retirei do site https://www.plasticadosonho.com.br/blog/umbigo-apos-abdominoplastia/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Cirurgia Plástica Reparadora, Gastroplastia, Saúde e Bem-Estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.