BEDA | CANVA

Quem me conhece sabe que não sou muito prendada e normalmente pesquiso as imagens e ilustrações do blog nas redes socais ou no google imagens ou no pinterest, mas recentemente indicaram esse site num grupo do WhastApp e resolvi arriscar “fuçar” nele e ver no que dava e para minha surpresa, após me conectar pelo Facebook me deparei com opções facílimas de criar (e editar) designs incríveis…

Aí me propus, além de participar do BEDA me arriscar a fazer a arte para ilustrar os posts desse desafio e lá fui eu ao Canva e, pah…

Usei o recurso de arrastar-e-soltar e fui criando o layout de todos os posts que publiquei em agosto (ou que ainda vão ao ar amanhã) são uma criação minha!

Mas é claro que não poderia deixar de postar informações sobre esse site que foi uma mão na roda pra mim e espero que auxilie também que me lê (e ainda não conhecia essa ferramenta)…

CANVA

O Canva é um site de ferramentas de design gráfico , fundado em 2012. Ele usa um formato de arrastar e soltar e fornece acesso a mais de um milhão de fotografias, gráficos e fontes. Ele é usado por não-designers e por profissionais. As ferramentas podem ser usadas tanto para design e gráficos da mídia impressa e da web.

História

A empresa foi fundada em 1 de janeiro de 2012 na Austrália por Melanie Perkins. Anteriormente, ela fundou a Fusion Books, a maior editora de anuários da Austrália. Em seu primeiro ano, o Canva teve mais de 750.000 usuários. O especialista em mídia social e tecnologia Guy Kawasaki ingressou na empresa como principal evangelista em abril de 2014. Em 2015, foi lançado o Canva Work, que deu às empresas uma ferramenta para produzir materiais de marketing.

Durante o exercício de 2016-17, a receita aumentou de US $ 6,8 milhões para US $ 23,5 milhões, com perdas de US $ 3,3 milhões.Em 2017, a empresa atingiu rentabilidade e teve 294 mil clientes pagantes. A partir de 2018, a empresa emprega 200 pessoas com escritórios na Austrália e em San Francisco. Em janeiro de 2018, a Perkins anunciou que a empresa havia arrecadado US $ 40 milhões pela Sequoia Capital , pela Blackbird Ventures e pela Felicis Ventures, e foi avaliada em US $ 1 bilhão.

Em junho de 2018, a Canva anunciou que faria parceria com o Dropbox para integrar seus designs e imagens na plataforma. 

App oferece design descomplicado na web e no celular

O Canva é um serviço online que tem como objetivo ser uma ferramenta descomplicada para criação de peças de design e edição de imagem. Antes, a plataforma estava disponível apenas em versão para navegadores web e iPad, mas entre julho de 2016 e novembro de 2017 passou a oferecer também aplicativos para Android e iPhone (iOS). O carro-chefe, no entanto, ainda é a versão web, já que o aplicativo parece trazer apenas algumas funções menos completas.

Dentre outras ferramentas, o serviço permite criar peças para redes sociais, pôsteres, currículos, capas para vídeos de YouTube, apresentações em slides, além de disponibilizar criação de identidade virtual para marcas. O Canva é gratuito, mas é preciso pagar para utilizar alguns templates e imagens do banco de dados. Enquanto o site já tem quase todo o conteúdo em português, o app ainda está em língua inglesa.

Nossa opinião

A experiência usando o Canva no navegador e no celular é bastante diferente. A versão web é consideravelmente eficiente e mais completa do que o próprio app Android e boa parte das ferramentas concorrentes, permitindo que leigos consigam criar peças muito bem feitas. O site traz recursos que ajudam a identificar o meio da figura, objetos paralelos e cores que combinam entre si, auxiliando quem não tem o olho tão treinado.O Canva traz ainda a vantagem de estabelecer a proporção em pixels e centímetros ideal para cada site. Por exemplo, se você quiser criar uma capa para Facebook, basta escolher essa categoria no menu: o tamanho da página gerada será o exigido pela rede de Mark Zuckerberg. O usuário conta também com duas opções: começar um trabalho do zero ou criá-lo a partir de um template e é possível realizar trabalhos em equipe com até dez amigos, facilitando a vida de quem precisa trabalhar em grupos.Quando suas peças estão prontas, você pode baixá-las em PNG, JPEG e PDF para leitura online ou PDF para impressão, fazendo automaticamente a conversão da escala RGB para CMYK.Apesar disso, ainda apresenta algumas limitações, como a opção de recorte livre, que por enquanto não foi liberada, e o serviço, que pode ficar instável, mas nada que chegue a prejudicar o uso no computador.O recém-lançado app para Android, por sua vez, foi testado por nós em um Moto G5 com Android 7 ainda deixa a desejar. Não foi possível fazer login com uma conta pré-existente, vinculada ao Facebook do usuário, e que funciona perfeitamente na versão web. Pacientemente, uma nova conta foi criada, desta vez a partir de um serviço de e-mail. Deu certo: foi possível acessar o aplicativo, mas sem as peças e os uploads já criados pelo usuário no computador.Vale ressaltar que em um Moto G5S, também com Android Nougat, o aplicativo e permitiu o acesso a uma conta pré-existente. Isso indica que o sistema ainda sofre instabilidade, ao menos nesta primeira versão.Dentro do app, há algumas limitações. O uso não é tão intuitivo como no site. Nem sempre, por exemplo, é possível usar a opção de Galeria do celular, sendo necessário escolher um modelo que já contenha uma imagem para, a partir dela, conseguir abrir a galeria. A seção de currículos também parece, em um primeiro momento, desaparecida da versão para Android. Só depois de algum tempo, descobrimos que era possível acessá-la se inserirmos a palavra em inglês “resume” na barra de buscas.

Um ponto negativo é que a tradução para o português foi deixada de lado no smartphone. O app estava disponível somente em inglês sem a opção de alterar a língua e, como não conseguimos acessar a conta criada no celular pelo navegador (e vice-versa).

De modo geral, o programa para celular tem muito a melhorar, mas já permite a criação de conteúdo para redes sociais de forma prática.

As notas deste teste levam em consideração, principalmente, a versão para web, que é ainda o principal meio de uso do serviço e pela qual recomendamos que os novos usuários experimentem o Canva.

Prós
  • Interface intuitiva na versão web
  • Suporte para diversos formatos diferentes na versão web
  • Mais completo do que boa parte dos sites da categoria
Contras
  • Aplicativo Android precisa ser melhorado
  • Serviço pode ser instável, principalmente no aplicativo
  • Ferramentas com algumas limitações
*A imagem ilustrativa deste post criei no Canva.
*As informações sobre o CANVA retirei do site https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Canva&prev=search através de pesquisa na internet.
*A imagem ilustrativa deste post retirei do site https://lh3.googleusercontent.com/qn4Ea54FlGJMfYpm2DnPAI6rbKQcEFEbe0pf6EEUDr34XNkN3-1m2lQT-dB7Xa3H4E7W através de pesquisa na internet.
*As informações sobre “App oferece design descomplicado na web e no celular” retirei do site https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/canva.html através de pesquisa na internet.
*Este é um post do BEDA! Para entender o que é o desafio clique aqui e para ver todos os posts já publicados clique aqui.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Blog, Blog Every Day August, Computadores e Internet e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.