Cirurgia Plástica Reparadora – Prótese de Silicone Silimed

Sempre que comentava com amigos e familiares (e até pessoas estranhas, que sempre tem uma história que aconteceu com a prima-da-conhecida-da-vizinha) sobre o ocorrido com minha prótese de silicone (que relatei nesse post aqui no blog) os comentários eram sempre de questionamento quanto a qualidade da prótese e o possível erro médico já que minha prótese se rompeu após a mamografia…

E, com certeza, esse pensamento também rondou minha cabeça e assim que foi diagnosticado o ocorrido no ultrassom das mamas, que retornei a mastologista e está me encaminhou a cirurgiã plástica também perguntei isso a médica que me tranquilizou quanto a qualidade do produto da Silimed e a possibilidade de ocorrer a ruptura do implante mamário durante a mamografia (minha médica já teve esse inconveniente com 4 pacientes)…

Mas, mesmo com o posicionamento da médica e minha tranquilidade restabelecida não deixei de pesquisar informações a respeito e foi nessa pesquisa que soube do Programa de Substituição de Produto Silimed (PSPS), que oferece a troca dos implantes mamários preenchidos com gel de silicone e revestidos nas superfícies texturizada ou poliuretano. A substituição é feita de forma vitalícia nos casos de ruptura de implantes mamários por defeito de fabricação ou por contratura capsular graus Baker III ou IV.

No meu caso, o PSPS não foi aplicável, pois a ruptura foi causada durante a mamografia.

As informações que pesquisei sobre o tema encontra-se abaixo…

 Prótese de Silicone Silimed: tudo o que você precisa saber!

A prótese de Silicone Silimed é boa? Essa é uma dúvida comum de quem decide dar aquela turbinada nos seios. Afinal o implante ficará dentro do nosso corpo por um longo período. Logo, saber o que as marcas de prótese de silicone têm a oferecer é fundamental para uma cirurgia mais tranquila.

Quando pesquisamos o Silicone Silimed encontramos informações boas e ruins. E, para você ter um panorama das questões mais importantes, reunimos neste artigo tudo o que é preciso saber antes de você escolher e colocar a Prótese de Silicone da Silimed.

Prótese de Silicone Silimed e seus diferenciais

protese silimed

Um dos destaques da Silimed Brasil são as próteses mamárias de silicone revestidas com espuma de poliuretano, os chamados implantes Pure Polyurethane. Este revestimento extra, próprio do Silicone Silimed, que promete:

  • Menor risco de contratura capsular (quando a cápsula em torno da prótese acontece de forma exagerada)
  • Redução de intercorrências como a rotação ou o deslocamento da prótese

A textura diferenciada promove uma adesão do tipo velcro, ou seja, a prótese fica bem fixada. O que pode ser positivo em alguns casos e negativo em outros.

Na maioria das vezes o implante com cobertura de poliuretano não é indicado. Isto porque o excesso de aderência dificulta a retirada da prótese numa eventual troca.

De acordo com a experiência de mais de 10 anos da Dream Plastic, este modelo é aconselhável em situações em que a paciente tem flacidez precoce nas mamas.

Prótese de silicone Silimed e as polêmicas envolvendo a marca

silimed brasil

No final de 2015 a Silimed foi interditada. Isso aconteceu após uma inspeção realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

De acordo com matéria publicada na revista Veja, foram encontradas partículas nas superfícies das próteses mamárias de silicone. O problema foi identificado por uma empresa alemã responsável pela certificação de dispositivos médicos na Europa, que também suspendeu o uso da marca por lá.

Por haver suspeitas de que as partículas encontradas poderiam prejudicar a saúde das pacientes, a comercialização e uso de todos os implantes da Silimed Brasil foram proibidos.

Na época, a marca foi banida de vários países, como nos da União Europeia, na Austrália e Nova Zelândia. Isso gerou uma grande preocupação entre as mulheres que já tinham a prótese de silicone Silimed.

Três meses depois a ANVISA liberou a comercialização dos implantes no Brasil. Apesar do receio de muitas pacientes, em nota oficial a agência afirma que as partículas encontradas nas próteses não oferecem risco adicional à saúde. Porém, sem disponibilizar muitos detalhes sobre a análise que foi feita, como mostra a reportagem exibida pelo Jornal do Rio, da Band.

Atualmente (2018), a Slimed tem os requisitos de boas práticas de fabricação (BPF) com certificações Anvisa, INMETRO e FDA. A marca declara que seus produtos nunca foram classificados como prejudicial à saúde. Assim, aos poucos, a empresa está retornando aos mercados internacionais, sem deixar sua atuação na América Latina.

Pontos de atenção da Prótese Silimed

ausência garantia silimed

Atualmente a grande desvantagem da prótese de silicone Silimed é o fato da empresa não oferecer garantia dos seus implantes. E, isso é uma condição que faz a diferença para quem vai colocar implante nos seios.

Em qual prótese de silicone você confia mais, naquela que oferece garantia vitalícia ou em uma que não te oferece nenhuma garantia?

Apesar de a empresa ter estudos que colocam suas próteses com baixo índice de contratura e rompimento, ela não te dá nenhuma garantia disso. Por esse motivo a Dream Plastic prefere não utilizar a prótese de silicone da Silimed.

Isso não significa que não recomendamos a Silimed, a gente só prefere alternativas que ofereçam mais benefícios às nossas pacientes. Por este motivo, na Dream Plastic as marcas utilizadas são todas:

  • Devidamente certificadas pela ANVISA e com selo do Inmetro
  • Apresentam índice de contratura e rompimento abaixo de 1%
  • Oferecem garantia vitalícia

Nota de Atualização: A Silimed atualmente conta com o Programa de Substituição de Produto Silimed, que oferece a troca dos implantes mamários preenchidos com gel de silicone e revestidos nas superfícies texturizada ou poliuretano. A substituição é feita de forma vitalícia nos casos de defeito de fabricação ou ruptura. Porém o período pode variar nos graus Baker III ou IV  e de contratura capsular.

Silicone Silimed: casos específicos

silicone silimed

Apesar de a Dream Plastic preferir não utilizar as próteses de silicone da Silimed, há alguns casos específicos que eles podem ser usados.

Por exemplo, quando a paciente exige a colocação de uma prótese da marca. Mas esta situação não é comum, atinge apenas 1% das pacientes operadas.

Outra exceção é nos casos de implantes de glúteos, já que a Silimed Brasil é uma das únicas fabricantes deste tipo de prótese.

No geral, uma clínica de cirurgia plástica experiente e de confiança sempre vai preferir próteses de silicone que:

  • Transmitem mais segurança e oferecem garantia
  • Tem excelente procedência e baixíssima taxa de complicação
  • Preenchem os critérios de qualidade, com as devidas certificações

Afinal, com segurança não se brinca, ainda mais quando se trata da sua vida e do seu sonho de se sentir bem consigo mesma.

*O laudo da ultrassonografia das mamas retirei do meu arquivo pessoal.
*As imagens ilustrativas e informações acima retirei do site https://www.plasticadosonho.com.br/blog/silimed através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cirurgia Plástica Reparadora, Gastroplastia, Saúde e Bem-Estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.