BEDA | 10 Coisas que Aprendi em 10 Anos de Blog

Nesses 10 anos, entre a criação do blog e a presente data, recebi alguns e-mails e mensagens pedindo dicas… é claro que não sou nenhuma expert no assunto (nem me considero uma influencer), mas o que eu sei, sempre tento repassar e para começar o BEDA já nessa pegada de dicas/lista (que adoro) resolvi refletir sobre o meu aprendizado nesse tempo.

Vamos as dicas então?

10 coisas que aprendi em 10 anos de blog

Aprenda a lidar com as críticas

Não tem como escapar das críticas ao longo da vida, então o melhor que podemos fazer é aprender a lidar com elas de uma maneira construtiva.

Divulgue nos lugares certos

Um dos melhores lugares para divulgar os seus posts novos é no Facebook. Depois que eu passei a divulgar por lá, percebi que as visualizações aumentaram bastante. Procure por grupos do seu nicho, por exemplo: se o post é sobre filmes divulgue em grupos de filmes e assim por diante. É chatinho mas vale a pena, principalmente se o seu blog é iniciante.

Faça amizades na blogosfera

Um dos grandes segredos é fazer amizades com outros bloggers. O mundo da blogosfera não é só cor-de-rosa, também pode trazer algumas tristezas e, por vezes, solidão. Assim, fazer amigos verdadeiros na blogosfera não só é positivo para a vida pessoal mas também para a vida de blogger com a troca de contatos, dicas e informações, além da participação em eventos e afins.

Faça por amor

Não crie um blog/canal se você não AMAR fazer isso. Se estiver só pensando no dinheiro – esqueça -, por que isso não vai acontecer de uma hora para a outra, até porque leva tempo para que o blog/canal crescer e aumentar as visualizações. Saiba que vai acontecer muita coisa que vai te desanimar, assim como vai surgir coisas boas e parcerias que você nem imaginava que aconteceria. Pense principalmente em melhorar constantemente que as coisas vão acontecer na hora certa.

Fale sobre assuntos que você domina

Não adianta você falar sobre por exemplo carreira internacional, se você não gosta desse assunto e nem o domina. Vai ficar forçado e seus seguidores vão perceber. Mesmo que esteja falando “com conhecimento de causa” pesquise sobre o assunto, veja se a informação que você está passando está certa, pois o seu leitor/seguidor acredita no que você diz e passar a informação errada vai te fazer perder credibilidade.

Mantenha um certo padrão na formatação dos seus posts

Isso já é uma questão de gosto pessoal, tem gente que gosta de ter uma cor e letra para cada post, porque não? Mas acho que algumas coisas são interessantes manter, como texto justificado, imagens de um tamanho bem visível – as muito pequenas dificultam a visualização. São dicas simples mas que facilitam muito a leitura/visualização. E eu nem posso falar muitos pois sou a louca da ordem alfabética/numérica e procuro sempre padronizar a formatação dos meus posts aqui no blog.

Não faça spam

Eu sei que quando iniciamos um blog/canal queremos que ele cresça rápido, mas fazer spam não vai aumentar os views, acredite. Isso inclui comentar em um post aleatório falando sobre o seu blog/canal, mandar inbox sem a pessoa pedir ou marcar em publicações. Isso funciona da mesma forma que aquelas propagandas em forma de pop-up, sabe? É super irritante e nem funciona. Então, cuidado!

Não foque nas parcerias

Está aí um assunto polêmico… quem não quer fazer parcerias para escrever sobre elas depois? Mas, cuidado, as marcas ainda levam em conta os números de seguidores/visualizações, mas também tem as marcas que estão mais preocupadas com o engajamento do que com os números. Por isso, tenha paciência e quem sabe no futuro as próprias marcas podem propor uma parceria? No meu caso em particular a ideia do blog nunca caminhou para esse nicho e por isso não foco nas parcerias, mas elas acontecem… vale a pena esperar!!!

Responda os comentários

Com certeza responder comentários leva tempo, mas é necessário. Tire um tempinho para respondê-los! Se a pessoa tirou um tempinho para ler o seu post e comentar, é interessante que você responda, até mesmo para encorajar quem visita o seu blog/canal e nunca interage, para que comente também! Ela vai perceber que você responde e pensar: olha só, ela é legal e atenciosa.

Tenha um layout interessante

Falo por experiência própria: uma das coisas que mais me prende em um blog, depois do conteúdo, é o layout. Afinal, acho que ninguém consegue passar muito tempo lendo em uma página em que o layout é confuso, ou com cores que dificultam a leitura. Transfira sua personalidade ao layout, deixe o seu blog/canal com a sua cara. Tenha uma identidade visual marcante e que faça as pessoas lembrarem dele. E se você não puder gastar em um layout personalizado, tem várias opções free na internet.

Dica bônus: 

Aprenda a comemorar as pequenas conquista…

Apesar do meu blog ter 10 anos no ar e uma média de 35.981 views mensais eu já estou bem feliz com esse número – apesar de pequeno, ele é mérito do meu esforço em manter o blog ativo.

Gostaram das dicas? Espero que tenham sido úteis!

Não esqueça de deixar um comentário com seu feedback

*A imagem ilustrativa deste post criei no Canva.
*Este é um post do BEDA! Para entender o que é o desafio clique aqui e para ver todos os posts já publicados clique aqui.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Blog, Blog Every Day August e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.