Cirurgia Plástica Reparadora – Seroma

Com 18 dias do pós-operatório da dermolipectomia abdominal com correção da diastase dos músculos retos abdominais e substituição de prótese mamária rompida além do inchaço no corpo (abdômen, braços e pernas) que já era bem evidente passei a observei um sangue na cicatriz próximo ao local onde estava o dreno e o curativo estava bem grudento (e até babento)…

Então a médica me orientou a retirar o curativo, limpar com álcool e colocar gaze e micropore no local e trocar todos os dias no horário do banho e também disse que não seria necessário recolocar o micropore nessa região.

Dois dias após esse primeiro contato e a nova forma de fazer o curativo nesse local observei uma alteração na cicatriz e também um inchaço maior na pubis (monte de vênus) e por orientação da Dra. Larissa após meu contato pelo whatsapp onde enviei a foto do local que observei a alteração retornei ao consultório médico e ela me explicou o que estava acontecendo e após fazer o exame local foi preciso drenar o líquido (seroma) que estava acumulado abaixo da cicatriz da dermolipectomia (no baixo ventre) com uma seringa…

Nessa primeira punção no abdômen/pubis a Dra. retirou 180ml de seroma e já aplicou uma medicação para amenizar essa intercorrência pós-cirurgica…

A Dra. me orientou a continuar a fazer o curativo após o banho com álcool 70% e passei a aplicar nessa região pomada de neomicina + bacitracina (nebacetin)…

Dois dias após essa primeira punção observei nova alteração na cicatriz (um pouco mais aberta e esbranquiçada) e fiz contato com a doutora que novamente me solicitou que fosse ao consultório…

A médica me explicou que essa parte que achei “esbranquiçada” é a cicatriz ficando mais limpa de fibrina e que isso não seria ruim, pelo contrário,  mas em novo exame no local ela puncionou seroma (dessa vez 80ml)…

Iremos observar a evolução e caso eu observe alguma alteração devo fazer contato com a cirurgiã plástica… como não estou tendo febre não será necessário utilizar medicação oral…

Antes de completar 1 mês do procedimento, retornei ao consultório médico e a Dra. Larissa novamente puncionou o abdômen mas dessa vez nenhum líquido foi puncionado…

Continuarei fazendo os curativos conforme o orientado anteriormente com álcool 70% e nebacetin e retornarei para nova consulta na segunda quinzena de agosto, mas caso eu observe alguma alteração devo fazer contato com a médica pelo whatsapp.

Felizmente o umbigo não tem apresentado alteração e a doutora já até retirou os pontos mas pediu que eu continue a fazer curativo com álcool 70% e colocando a gaze para evitar atrito entre a pele e a cinta/modelador.

Mas eu já sabia da possibilidade de ter seroma uma vez que tenho uma pré-disposição genética, pois quando fiz a cirurgia plástica combinada para correção da hipertrofia braquial e correção da hipertrofia mamária unilateral com colocação de prótese apresentei seroma nas mamas no pós-operatório, mas dessa vez, graças a Deus, a cirurgia para a a retirada e a troca da prótese do lado que rompeu não tem apresentado intercorrências, o único incômodo que observo é a mama um pouco dolorida, mas Dra. Larissa me tranquilizou quanto a isso já que foi necessário fazer uma boa assepsia do interior da mama para não ficar resíduo do silicone que estava vazando…

Abaixo, posto algumas informações que localizei no Google sobre o tema…

Seroma

Veja as dicas de especialistas para você não perder o resultado da sua cirurgia

seroma é mais frequente em procedimentos que realizam grandes descolamentos de tecidos, como a abdominoplastia, lipoaspiração e cirurgias na mama.

Após uma cirurgia plástica, a retenção de líquido é um sintoma comum, assim como é esperado que a região fique inchada nos primeiros dias.

Mas você já parou pra pensar: por que algumas pessoas se arrependem de fazer uma cirurgia plástica?

A resposta pode até parecer óbvia, mas muita gente só se dá conta quando está na fase do pós-operatório. Pois, neste momento, se a paciente não tiver as orientações e a assistência necessária, então ela pode SIM sentir um arrependimento por não ter escolhido uma clínica ou um cirurgião plástico melhor.

Até porque é comum surgirem algumas dúvidas durante o pós-operatório, como:

  • É normal sair liquido da mama?
  • Quando será a retirada de dreno abdominal?
  • Pode acontecer secreção no umbigo?

A recuperação será melhor se tiver um acompanhamento de profissionais especializados, seja pessoalmente ou até mesmo por telefone. Isso significa que a paciente deve receber toda e qualquer orientação, para que as dúvidas não se transformem em problemas futuros.

O que é seroma?

O que é Seroma?

Muito comum em pacientes que estão no pós-operatório, o seroma é um líquido composto por plasma sanguíneo, linfa e soro fisiológico. Para identificar se é realmente um seroma, você precisa ficar atenta as seguintes características:

  • Líquido amarelo claro, que pode ter um leve tom de vermelho.
  • Não é viscoso, ou seja, com uma consistência gelatinosa.
  • Não é purulento, em que há pus, exceto quando a região está inflamada.

O seroma se aglomera próximo à cicatriz, mas pode ser absorvido pelo organismo ou expelido em poucas semanas.

Vale ressaltar que esta substância não é considerada uma intercorrência. O seroma é absolutamente normal, pois faz parte do processo de cicatrização da região.

Os sintomas de seroma são:

  • Pele avermelhada
  • Dor na região
  • Inchaço e incômodo
  • Liberação de líquido pela cicatriz

As causas mais comuns que podem desencadear o seroma são a pré-disposição genética e a falta de uso de malhas de compressão após a cirurgia. Veja alguns casos possíveis do surgimento de seromas.

É normal sair líquido da mama após colocar silicone?

É normal sair líquido da mama

A dúvida das mulheres que acabaram de operar é: líquido saindo da mama é seroma ou outra coisa?

Após a cirurgia de silicone nos seios é pouco frequente ver saindo líquido da mama, mas pode acontecer.

Se na fase de recuperação estiver saindo líquido da mama o mais recomendável é consultar imediatamente o seu cirurgião plástico. Ele vai optar por algumas medidas, como:

  • Verificar se há indícios de infecção, observando a presença de sinais como vermelhidão, dor e febre.
  • Solicitar exames de imagem da mama, a fim de identificar o motivo pelo qual o líquido está saindo do seio.
  • Colocar um dreno, que é um pequeno tubo inserido diretamente na pele até o local do seroma, permitindo que ele saia.
  • Ou fazer uma punção no seio, que é a retirada do líquido por meio de uma seringa.

Caso a secreção saindo da mama permaneça, então o médico vai optar por uma nova cirurgia para trocar as próteses, que podem estar encapsuladas. Ou será feito a retirada do implante mamário, possibilitando a recolocação após três meses.

Seroma após abdominoplastia é mais comum

seroma abdominoplastia

líquido no abdômen surge devido ao trauma que o corpo da paciente sofreu durante a cirurgia, ou seja, essa mudança é visto pelo organismo como um tipo de trauma, então ele reage da melhor forma para proteger o corpo.

O organismo produz alguns líquidos para ajudar na cicatrização. Junto a ele estão restos de soro, gordura ou sangue, dando origem ao seroma após abdominoplastia.

Sendo assim a formação de líquido no abdômen é normal, mas o que deve ser observado é a quantidade. Pois, pode acontecer a retenção de líquido na barriga dificultando a recuperação da paciente.

A barriga inchada após a cirurgia pode ser um grande indício de acúmulo de líquido no abdômen. Quando há retenção de líquido na barriga, o cirurgião plástico opta pelo uso do dreno e também indica algumas sessões de drenagem linfática.

Umbigo vazando, o que pode ser?

A secreção no umbigo após abdominoplastia acontece quando o acúmulo de líquido no abdômen é tão grande que, além de sair pelo dreno, também pode sair seroma pelo umbigo.

Mas não se preocupe, isso é normal! Se o seu umbigo estiver saindo secreção, recomendamos que você comunique o seu cirurgião plástico, pois o especialista precisa avaliar a necessidade de drenar ou fazer uma punção no abdômen.

Geralmente quando está saindo secreção pelo umbigo, o médico faz a punção e acompanha o resultado de perto, pois depois de 5 dias, se ainda houver seroma, ele vai precisar puncionar novamente.

Quando será a retirada de dreno abdominal?

retirada de dreno abdominal

Se o médico identificar o risco de aparecer seroma após abdominoplastia, logo depois do procedimento ele vai colocar um dreno na paciente. O objetivo de utilizar o dreno na abdominoplastia é evitar a retenção de líquido na barriga nos primeiros dias de pós-operatório.

O dreno pode ser de borracha, plástico ou silicone. A escolha pelo tipo de material vai depender da região que ele será colocado.

A paciente é orientada a retirar o seroma coletado no dreno todos os dias. Nesse processo, é importante analisar a cor e a quantidade de líquido eliminada. Para que na consulta de retorno, o cirurgião possa avaliar o processo de cicatrização.

Mas cuidado! Você deve seguir algumas dicas para preservar o dreno, que são:

  • Não faça movimentos bruscos para não quebrar o tubinho
  • Cuidado com a posição de dormir, para que não cause ferimentos na pele
  • Evite molhar o curativo quando você estiver tomando banho

Caso haja algum dano no dreno, necessitando a sua troca, ele deve ser substituído na própria clínica, por um enfermeiro.

Agora, sobre o prazo para a retirada de dreno abdominal, na maioria dos casos, acontece entre 1 a 4 semanas. Mas o médico apenas faz a retirada de dreno abdominal quando parar de sair secreção no umbigo ou na cicatriz.

Seroma: tratamento indicado pelos cirurgiões

Para o seroma existe um tratamento natural, na qual o próprio organismo absorve o líquido. Em casos que há pouca quantidade, esta é a ação mais comum.

Porém, se o seroma não for eliminado, então será preciso marcar uma visita ao cirurgião plástico, para que ele possa retirar o líquido com uma seringa ou com a colocação de um dreno.

O momento certo para procurar o médico é, justamente, quando a paciente estiver sentindo dor e um grande incômodo no local.

É muito importante que você fique atenta as reações do seu corpo, principalmente relacionado ao seroma. Pois, em longo prazo, a permanência do seroma pode resultar em infecções, atrasando a cicatrização e deixando a região esteticamente desagradável.

Embora essa situação seja muito rara, é possível que o organismo produza uma cápsula fibrosa ao redor do seroma para isolá-lo, endurecendo-o.

Estando fixo e visível, o seroma encapsulado vai afetar na aparência da cicatriz, por isso o cirurgião poderá indicar um procedimento para deixar a cicatriz mais bonita, além de remover o seroma cirurgicamente.

No caso de inflamação no local, com pus, o tratamento indicado é recorrer aos antibióticos prescritos pelo médico. Curativos compressivos na cicatriz também podem ser necessários para evitar o acúmulo de mais líquidos.

Portanto, durante a recuperação, a paciente deve estar atenta aos cuidados pós-operatórios para que complicações não se agravem. Os retornos pós-cirúrgicos são essenciais para o tratamento de edemas e possíveis seromas.

*As imagens ilustrativas deste post retirei do meu arquivo pessoal.
*As imagens ilustrativas e informações acima retirei do site https://www.plasticadosonho.com.br/blog/seroma/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Cirurgia Plástica Reparadora, Gastroplastia, Saúde e Bem-Estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.