Desafio dos 100 Filmes | Um filme nacional

Continuando…

Um filme nacional

A Estrada 47 é um filme de drama de 2015 escrito e dirigido por Vicente Ferraz, baseado em fatos reais, sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Inicialmente chamado de A Montanha, teve seu nome alterado durante o processo de produção para o título atual.

O filme mostra o drama vivido por uma unidade anti-mina da Força Expedicionária Brasileira que, depois de um ataque de pânico, tentam manter o ânimo e desativar o campo minado que os separa de um vilarejo controlado por forças nazi-fascistas.

Enredo

Pano de Fundo

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil se aliou à União Soviética, Estados Unidos, Reino Unido e França, entre outros países aliados. Na segunda metade de 1944, enviou em várias etapas à Campanha da Itália, um contingente militar formado essencialmente por uma divisão de infantaria, para lutar contra as forças da Alemanha nazista e Itália fascista. Quase todos os soldados vinham de origem rural, pobre, sem experiência militar, eles tiveram que aprender na prática a luta pela sobrevivência num ambiente de combate.

Cerne do roteiro

Depois de sofrer um ataque de pânico coletivo num ponto não especificado da Linha Gótica, os soldados Guimarães (Daniel de Oliveira), Piauí (Francisco Gaspar) e Laurindo (Thogun), mais o Tenente (Julio Andrade), ao tentarem se retirar do local acabam se perdendo dos outros. Quando depois se reúnem, tem de decidir entre voltar para sua companhia e correrem o risco de enfrentar a corte marcial por deserção, ou retornar para a posição na noite anterior e correr o risco de enfrentar um ataque surpresa do inimigo. Quando o jornalista Rui (Ivo Canelas), fala sobre um campo minado ativo, eles acham que esta é uma oportunidade para se redimir do erro que cometeram, mas ainda há muito o que acontecer, a guerra está longe de terminar.

Produção

Em uma entrevista, Vicente Ferraz disse que queria discutir a história do Brasil na Segunda Guerra Mundial, que ele disse foi “esquecida pelos brasileiros e que é completamente desconhecida no exterior.” Ele usou os diários, cartas e entrevistas como fonte de material.

*A imagem ilustrativa deste post retirei do blogspot https://1.bp.blogspot.com/-jCqtt2UpwlY/U9Jdm3ATeaI/AAAAAAAABrs/CEZbMAvUDMs/s400/Capa.png através de pesquisa na internet.
*O trailer oficial do filme “estrada 47” retirei do site https://youtu.be/O3m3bCVRWXI através de pesquisa na internet.
*Este é um post do Desafio dos 100 Filmes! Para entender o que é o desafio clique aqui e para ver todos os posts já publicados clique aqui.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Desafio dos 100 Filmes e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s