Hipersonia: quando dormir não tira o sono (saiba se você tem este problema)

Meu olhos se espantaram quando li meu nome marcado nessa publicação no feed do Facebook pela minha irmã…

Claro que o título da postagem chamou minha atenção e logo li o artigo do Tua Saúde e os sintomas se encaixaram na minha vida como uma luva e, apesar de não ter esse diagnóstico fechado, não pude deixar de compartilhar essa informação aqui no blog com vocÊs…

E vocês, também são assim? Comenta aí!

hipersonia_i.jpg

Hipersonia

Conheça os sintomas e como curar da Hipersonia

A hipersonia é um distúrbio do sono que ocorre quando se acorda cansado e mantem-se fadiga todo o dia, mesmo tendo dormido bem durante toda a noite e tendo feitos pequenos cochilos ao longo do dia.

Quem sofre de sono excessivo não tem dificuldade nem para dormir nem para adormecer, porém o fato de dormir bem, não ajuda a recuperar o cansaço físico e mental do dia-a-dia, manifestando-se através de ataques de sono e tirar cochilos involuntários, o que afeta a aprendizagem, a capacidade para trabalhar e dirigir, por exemplo.

A hipersonia tem cura porém é necessário ir no médico especialista do sono, para fazer o tratamento adequado que pode incluir o uso de remédios e adotar estratégias para programar uma boa noite de sono, como planejar as horas de sono, por exemplo.

Principais sintomas da hipersonia

A hipersonia manifesta-se através de sintomas como:

  • Dificuldade para acordar, não ouvindo o alarme;
  • Dormir durante cerca de 14 horas durante o sono noturno;
  • Cansaço e fadiga intensa ao longo do dia;
  • Exaustão;
  • Tirar cochilos involuntariamente;
  • Desorientação e falta de atenção;
  • Perda de concentração e memória que afeta o trabalho e a aprendizagem;
  • Bocejar constantemente ao longo do dia;
  • Irritabilidade.

Conheça os sintomas e como curar da Hipersonia

A hipersonia diminui a atenção, o que pode aumentar as chances de ter acidentes ao dirigir, por exemplo.
Existem vários tipos de hipersonia, sendo a mais frequente a hipersonia primária, também conhecida por idiopática em que os sintomas estão presentes por cerca de 3 meses.

Como é feito o diagnóstico de hipersonia

Quando a sensação de sono exagerado ocorre durante algumas noites ou dias após noites sem um sono tranquilo por causas justificáveis, como para estudar ou trabalhar, não se trata de doença.

Porém, se esta hipersonia se prolongar por mais do que 2 semanas, ela pode ser sintoma de doença e, para confirmar a hipersonia é preciso fazer exames de sangue e exames de imagem como uma tomografia axial computadorizada ou uma ressonância magnética.

Causas da hipersonia

A hipersonia normalmente ocorre quando se passa várias noites mal dormidas, acumulando cansaço excessivo. Também pode ocorrer na síndrome da apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e uso de drogas e medicamentos de forma excessiva como ansiolíticos, antidepressivos ou estabilizadores do humor, que têm como principal efeito colateral a sonolência excessiva.

Em alguns casos, caso a hipersonia se prolongar, é necessário ir no especialista do sono para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, porque a hipersonia pode ser confundida com sintomas de doenças como anemia, depressão, diabetes, câncer, encefalite, meningite ou tumor cerebral, por exemplo.

Consequências da hipersonia

A hipersonia prejudica o desempenho na escola e a rentabilidade no trabalho pois afeta a concentração, a memória, a capacidade para planejar e diminui a atenção.

Além disso, a coordenação e a agilidade podem ficar diminuídos o que prejudica a capacidade para dirigir. As relações familiares e sociais, também podem ficar afetadas pela necessidade de estar descansando constantemente.

Como tratar a hipersonia

O tratamento para a hipersonia deve ser feito com o uso de remédios estimulantes, como Modafinil, Metilfenidato ou Pemoline, por exemplo, para diminuir o tempo de sono sempre recomendados pelo médico.

Também se deve tratar doenças que possam interferir no sono como problemas respiratórias ou refluxo, por exemplo.

Além disso, para viver com a hipersonia é necessário adotar algumas estratégias como utilizar vários despertadores para acordar e programar uma boa noite de sono.

Como programar uma Boa Noite de Sono

Dr. Arthur Frazão – Clínico geral
Para programar uma boa noite de sono deve-se calcular quantos ciclos de 90 minutos se tem de dormir para despertar no momento em que o último ciclo terminar e, assim, acordar sem sono, com energia e boa disposição.
Na maioria das vezes, os adultos precisam de 4 a 6 ciclos de sono de 90 minutos para recuperar a energia, o que corresponde a dormir entre 6 a 9 horas por noite. No entanto, este calculo só deve ser feito a partir do momento em que se adormece e não na hora em que se deita, pois nem sempre a hora de deitar corresponde à hora de adormecer.
*As imagens ilustrativas e informações deste post retirei do site https://www.tuasaude.com/hipersonia/ através de pesquisa na internet.
*As informações de “Como programar uma Boa Noite de Sono” retirei do site https://www.tuasaude.com/como-programar-uma-boa-noite-de-sono/através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Curiosidade, saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s