Combate à osteoporose começa na infância

Ainda falando de osteoporose me deparo com essa publicação no jornal Tribuna de Minas, aqui da minha cidade, que minha mãe fez o favor de compartilhar no meu perfil no Facebook (ainda não me segue lá?!)…

Combate à osteoporose começa na infância

Por Alice Amaral

Recentemente, um estudo da Universidades de Melbourne e Deakin, na Austrália, mostrou que crianças sedentárias apresentam maior propensão a desenvolver osteoporose (diminuição de massa óssea) e sarcopenia (perda de massa muscular) em fase adulta.

A pesquisa foi feita durante uma década com 500 crianças entre 10 e 13 anos e indicou que atividades de alto impacto, principalmente com movimentos em várias direções como vôlei, handebol, ginástica, futebol, basquete, escalar, pular corda ou elástico, ajudam no fortalecimento dos ossos.

A osteoporose é quatro vezes mais frequente em mulheres do que em homens, devido à queda hormonal após a menopausa. Pode ser secundária a diversas doenças (renal, tireoidiana, hepática, hematológica, diabetes e doença celíaca), medicamentosa (corticoides, hormônios tireoidiana, lítio, antiepilépticos e anticoncepcional), e atualmente tem se tornado muito comum em pacientes pós cirurgia bariátrica.

É uma doença que acomete, principalmente, os ossos do pulso, coluna, quadril e fêmur. E, os principais fatores de risco são menopausa, envelhecimento, hereditariedade, imobilização prolongada, baixo peso, abuso de álcool, drogas e tabagismo. Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens desenvolvem osteoporose no mundo.

Contudo, alguns cuidados com a alimentação, evitando refrigerantes, utilizando alimentos ricos em cálcio, vegetais verde-escuros, peixes gordos, oleaginosas, azeite e cereais integrais, além de sol diário, são medidas fundamentais para prevenção e tratamento da doença.

*As imagens e informações acima retirei do site https://tribunademinas.com.br/blogs/alice-amaral/02-02-2018/combate-osteoporose-comeca-na-infancia.html#.WnhuEnc5v5w.facebook através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Curiosidade, Gastroplastia, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s