Seis anos depois…

Essa semana vou dar uma pausa nas postagens do Desafio dos 100 Filmes e fazer o tradicional post onde faço uma reflexão sobre os 6 anos de gastroplastia…

Desta vez resolvi fazer uma postagem baseada num vídeo que assisti em maio no canal da Andreza Goulart no youtube e cheguei a divulgar no Facebook e em alguns grupos de gastroplastia que participo…

Quem quiser assistir ao vídeo “Abri meu coração e falei” antes de ler meu post o vídeo está aí em baixo…

Cheguei a pensar em fazer um “vídeo desabafo” no mesmo estilo da Andrezza, mas com certeza não estou nesta vibe de “youtubers” e preferi ficar com o post escrito mesmo… pra que mexer num time que está dando certo?

Concordo com o que ela diz no vídeo sobre o preconceito, sobre as mudanças e principalmente sobre as vitórias…

Existe preconceito quando somos obesos e o preconceito é transferido quando fazemos a bariátrica…

Existe a coisa das redes sociais e a exposição de uma história que certamente é incompreensível pela maioria das pessoas, porém ainda falo e posto sobre o tema por saber que outras pessoas com interesse em conhecer a visão de quem passou pela cirurgia é genuína e válida…

O propósito desse blog nunca foi estimular a operação, mas apenas e exclusivamente expor a minha experiência pessoal, o meu ponto de vista e resultados alcançados. Então que se foda quem pensa alguma coisa negativa sobre uma cirurgia que com certeza prolongou minha vida e mudou muita coisa no meu dia a dia…

Hoje eu faço exatos 6 anos de operada e o saldo até aqui é muito bom, porém com contratempos, como tudo na vida!

Os relatos do meu primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto ano pós redução de estômago vocês podem ler nos link’s acima…

Quem anda pesquisando sobre a cirurgia sabe que é muito normal as pessoas engordarem depois da “lua de mel” pós cirúrgica. Quando o efeito da cirurgia (por si só) acaba e sua cabeça de gordo entra em ação, você começa a se boicotar e passa a comer mais do que deveria e aí, inevitavelmente, você engorda, principalmente, se você não se exercita corretamente. Isso aconteceu comigo. Não sei com exatidão quando começou, mas lembro que depois das cirurgias plásticas reparadoras (correção de hipertrofia braquial, correção da hipertrofia mamária unilateral com colocação de prótese e correção das queloides na cicatriz da cirurgia bariátrica) eu entrei em um desanimo progressivo e completo por atividades físicas e passei a comer cada vez mais, não em quantidades cavalares, mas de forma incorreta e constante… e  tive um reganho de peso (ou efeito sanfona)…

Óbvio que isso não acontece com todos os operados, tem muita gente que é mais centrada, disciplinada e consegue manter a perda de peso da melhor forma possível e de maneira saudável.

Depois de chegar aos 64 kg eu fiz a proeza de engordar de pouquinho em pouquinho até chegar aos 72 kg. Desculpa aí, não sou a perfeição que gostaria, errei sim e errei feio. Quando vi aquele número na balança eu desesperei e fechei a boca, um fato interessante é que um pouco de dieta me fez emagrecer bem e melhor ainda, após as dietas eu não engordava com a facilidade que engordava antes da cirurgia. Mas meu peso está estabilizado em 70kg e o que tenho feito é aceitar que esse peso é o ideal para meu corpo, pensando que meus exames clínicos estão no nível satisfatório, sem anemia ou déficit de vitaminas…

No meio disso voltei a sentir os incômodos com os miomas e precisei me submeter a miomectomia..

Outro acontecimento “ruim” neste último ano foi um novo episódio de infecção urinária (que pode ter relação com os cálculos renais), mas dessa vez o tratamento com antibióticos orais foi suficiente…

Não posso deixar de contar que meu ciclo menstrual teve uma alteração significativa nesses últimos meses e cheguei a ficar 6 meses sem menstruar… mas após uma bateria de exames e ultrassom nada foi detectado… para o gineco a amenorreia foi devido ao estresse e após muita espera o ciclo voltou ao normal…

Por essas e por outras, não posso deixar de postar meu antes/depois…

E agora minha evolução de perda de peso…

CÁLCULO DA EVOLUÇÃO DE PERDA DE PESO

Peso inicial (Kg): 110
Peso atual (Kg): 70
Altura (m): 1.59
Data da cirurgia: 09/08/2011

Excesso Inicial (Kg): 46,80
IMC Inicial (Kg/m²): 43,51
Excesso Atual (Kg): 6,80
IMC Atual (Kg/m²): 27,69
Excesso de peso eliminado (Kg – %): 40 – 85,47

Cronograma de evolução prevista
1º mês (15-20%): 102,98 – 100,64
2º mês (25-30%): 98,30 – 95,96
3º mês (30-40%): 95,96 – 91,28
6º mês (45-55%): 88,94 – 84,26
9º mês (55-65%): 84,26 – 79,58
12º-18º mês (65-85%): 79,58 – 70,22

Software Cálculo da Evolução da Perda de Peso
Grupo Redução de Estômago – Facebook.
Desenvolvimento de Marcio Leal
Colaboração André Schleich
Referências técnicas Dra. Jacqueline Rizzolli (C.O.M. – PUCRS)
Fonte: http://bit.ly/bariatrica
*O vídeo “Abri meu coração e falei – Bariátrica: 5 anos depois” retirei do canal da Andreza Goulart https://www.youtube.com/user/AndrezaGoulart através de pesquisa na internet.
*A montagem com minhas fotos de antes/depois retirei do meu arquivo pessoal.
*A “Evolução da Perda de Peso” retirei do software http://dl.dropbox.com/u/20105045/index.html através de pesquisa na internet.
Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Cirurgia Plástica Reparadora, Datas Comemorativas, Gastroplastia, Miomas Uterinos, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

