Por que a cirurgia bariátrica que Romário fez é tão polêmica?

As dúvidas sobre a cirurgia que o Romário fez (supostamente para o tratamento do diabetes) foram amplamente faladas na internet e nos grupos do whatsapp que participo sobre cirurgia bariátrica…

Interpretações variadas sobre o assunto foram debatidas…

Polêmicas a parte…

Abaixo irei postar as informações que achei mais pertinentes na internet.

romario-antes-e-depois

Cirurgia bariátrica feita por Romário é opção polêmica ao diabetes

O senador e ex-jogador de futebol Romário chamou atenção por ter-se apresentado mais magro nos últimos dias. Ele passou por uma cirurgia bariátrica para tratar do diabetes tipo 2 e, em 45 dias, perdeu 10 kg.

A operação, recomendada para pacientes com obesidade, pode, sim, controlar o diabetes, mas levanta a discussão de especialistas sobre os riscos de ser feita em pessoas não obesas, como Romário.

Pelas regras brasileiras, o Índice de Massa Corporal (IMC) mínimo para a indicação da cirurgia bariátrica regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) é de 40. Pacientes com IMC entre 35 e 40 podem se submeter ao procedimento quando apresentam uma entre 21 doenças associadas à obesidade, como depressão, diabetes tipo 2, hipertensão, hérnias discais, disfunção erétil e ovários policísticos.

No caso de Romário, era o IMC abaixo de 30. Com 1,69 m de altura e 80 kg, o senador, com IMC de 28, estaria na categoria de sobrepeso. “A partir de IMC de 30, os doentes são obesos e têm benefícios com a cirurgia, mas abaixo de 30 não há estudos significativos que comprovem a eficiência”, explica o médico Márcio Mancini, membro do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).

A técnica utilizada no caso de Romário foi a chamada interposição de íleo associada à gastrectomia vertical ou à bipartição de intestino, que consiste em transferir uma estrutura chamada “íleo” do fundo do intestino para perto do estômago, juntamente com a redução deste órgão. O íleo é o responsável pela produção do hormônio GLP1, que, por sua vez, responde pela produção da secreção insulina. A produção hormonal do íleo é estimulada pela passagem de alimento, por isso a interposição da estrutura.

Tratamento. A técnica cirúrgica foi desenvolvida pelo médico goiano Áureo Ludovico de Paula para o tratamento de obesidade e diabetes.

Uma determinação do CFM informa que nenhum procedimento cirúrgico para tratar problemas metabólicos como o diabetes é reconhecido pelo órgão, podendo ser realizado somente em caráter experimental. Por meio de sua assessoria, o conselho afirmou que não há estudos suficientes que comprovem que a técnica desenvolvida por Ludovico apresente níveis aceitáveis de segurança e de eficácia.

Procurado pela reportagem de O TEMPO, o médico Áureo Ludovico de Paula preferiu não aprofundar na discussão em respeito à privacidade do paciente, mas adiantou que vem apresentando inúmeros estudos científicos à Justiça que comprovam a eficácia do procedimento.

Casos. Além de Romário, outras figuras públicas passaram pela cirurgia de Ludovico, como o apresentador de TV Fausto Silva e o ex-senador Demóstenes Torres.

Perda de nutrientes está entre os riscos do procedimento

A cirurgia bariátrica pode impor ao paciente a perda de nutrientes, o que futuramente pode ser um agravante à saúde. “Na verdade, o que se faz é trocar o medicamento do diabetes pelo que vai repor o que se perdeu com a cirurgia. É preciso melhorar a forma como a pessoa se alimenta, introduzir atividade física – não precisa ser mais do que 30 minutos de caminhada por dia – e deixar de consumir alimentos que pioram o diabetes, como açúcar, gorduras e frituras”, ressalta o médico Márcio Mancini.

Ele destaca ainda alguns avanços na produção de medicamentos para diabetes. “Existe uma série de medicamentos novos para o diabetes tipo 2 recentemente lançados no mercado, e alguns mostram redução de mortalidade cardiovascular, um benefício que a cirurgia ainda não mostrou em pacientes com IMC menor que 35”, explica.

*A imagem de antes/depois o Romário retirei do site http://painelpolitico.com/wp-content/uploads/2017/01/ROMARIO.jpg através de pesquisa na internet.
*As informações e imagem acima retirei do site http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/cirurgia-bari%C3%A1trica-feita-por-rom%C3%A1rio-%C3%A9-op%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%AAmica-ao-diabetes-1.1422549 através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Gastroplastia, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s