A saga do iPhone que travou na tela da maça…

Quem me acompanha nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) sabe que recentemente o Frederico (meu iPhone) apresentou problemas ao travar na tela da maça e acabei ficando fora do ar por umas 2/3 semanas…

Como estou de férias em BH e a caminho de uma viagem à João Pessoa, tentei por orientação de um amigo, forçar a reinicialização, segurando no botão home + power por 15-20 segundos e infelizmente nada aconteceu, tentei tbm refazer o processo, mais dessa vez com o cabo da energia conectado e mesmo assim não deu certo, então, esperei uns 10 minutos com o cabo ligado e tentei a reinicialização novamente, mas a maça não saia da tela inicial… como acho que ele está com a bateria viciada não é de hoje, tbm carreguei “à força”, ou seja, deixei ele carregando por várias horas consecutivas (mais de 6 horas), depois tentei reinicia-lo novamente, fazendo o processo acima novamente e mais uma vez nada aconteceu…

Então relaxei e deixei para resolver esse “problema” na volta da viagem e acabei nestas últimas semanas usando o celular compartilhado com a minha mãe…

Por indicação de uma amiga que mora em BH e tbm tem iPhone procurei a assistência técnica da Tecnosys Informática para uma solução definitiva para o loop infinito do meu iPhone 4s…

Pelo que o técnico que me atendeu na loja autorizada me explicou, meu iPhone estava bloqueado e seria necessário restaura-lo para o padrão de fábrica, mas este procedimento apagaria todos os dados do Frederico, caso não houvesse cópia de segurança dos dados…

Apesar de todo sofrimento que este procedimento me causaria (já que backup não é meu forte) seria a única solução e assim liberei a “recuperação” e em poucos minutos o Frederico estava de volta à vida, mas sem nada na memória…

Já em casa, com auxílio do wifi de um vizinho, fiz a restauração do iPhone (por obra dos deuses da tecnologia eu lembrava meu ID Apple), mas infelizmente não consegui recuperar nada no iCloud nem no iTunes… ou seja, perdi todos os meus aplicativos, arquivos, áudios, contatos, fotos, imagens, vídeos…

Frederico recomeçara do zero!!!

Mas, já em casa, procurei informações no Google e as informações que achei mais pertinentes e uteis (como uma solução que não teria me custado os dados do Frederico, por exemplo) não pude deixar de postar aqui no blog, para que o mesmo que aconteceu comigo não aconteça com outros usuários da Apple

iphone-tela-maca

Como corrigir iPhone travado na tela da maçã após falha na atualização do iOS

Este é um problema que acontece com grande parte dos usuários Apple, é natural que uma vez ou outra seu iPhone fique preso na tela do modo de recuperação, como também dificuldades em verificar a atualização ao iOS 10. A última vez em que uma quantidade massiva de usuários experimentou o problema foi muito recentemente, com a chegada do iOS 10.

Portanto, hoje vou lhes passar um tutorial de como resolver o problema do iPhone SE, iPhone 6s Plus, iPhone 6s, iPhone 6 Plus, iPhone 6, iPhone 5s, iPhone 4s e iPads, que ficam travados na tela do logo da maçã branca / preta quando foram atualizar para o iOS 10.

Existem basicamente 3 métodos disponíveis para recuperar seu dispositivo.

Método 1: Realizar um Hard Reset

Você pode consertar o iOS 10 travado, fazendo um Hard Reset, esta é uma das primeiras soluções disponíveis.

Um método simples que poderá lhe ajudar a recuperar seu dispositivo na maioria dos casos. Mas, infelizmente não funcionará sempre, por essa razão apresentarei outros métodos abaixo.

Para realizar o Hard Reset siga os passos:

  • Aperte os botões Home (redondo central) e Power (liga e desliga) juntos durante 10 segundos;
  • Aguarde até o dispositivo reiniciar;
  • Se não reiniciar corretamente significa que este método não funcionou;

Método 2: Restaurar o iPhone para as configurações de fábrica

O iTunes do computador não serve somente para sincronizar dados do iPhone e iPad, mas também, como ferramenta de restauração. Se você tem o iPhone travado na tela da maçã, formatar o dispositivo pode ser uma excelente alternativa para tentar corrigir o erro.

Claro que existe um ponto totalmente inevitável nesse processo, a perda de dados, se você optar por realizar os próximos passos, saiba que perderá toda e qualquer informação que não contar com cópia de segurança (backup).

Para realizar a restauração siga:

  • Abrir a última versão do iTunes em seu computador;
  • Conectar seu dispositivo iPhone ou iPad na porta USB utilizando o cabo do carregador;
  • Uma mensagem aparecerá na tela do computador indicando que o dispositivo está em modo de recuperação e precisa ser restaurado;
  • Clique no ícone do dispositivo na interface do iTunes para ir até a tela de Resumo;

restaurar-ipad-travado-640x358

  • Clique no botão Restaurar;
  • Se você tiver o “Buscar iPhone/iPad” ativado, terá de desativar no dispositivo antes desse procedimento. Para isso: Ajustes > iCloud > Desativar Buscar iPhone;

Caso isso não resolva, resta ainda uma opção.

Método 3: Reparar o sistema utilizando iCareFone (sem perder dados)

Essa é sem dúvida a melhor opção para quem tem documentos importantes em seu dispositivo, e o método 1 não tenha funcionado. Utilizar o método 2 pode gerar uma grande dor de cabeça se você possui documentos e fotos que não deseja perder, por isso, recomendarei uma ferramenta funcional que recupera seu dispositivo sem perder dados.

O iCareFone da Tenorshare é uma solução “tudo em um” para iOS, que ajuda a restaurar o iOS travado na tela da maçã.

Download da versão de testes:

Passo 1:
Abra o iCareFone e conecte seu dispositivo no computador utilizando o cabo USB. Selecione a opção “Repair Operating System”, na tela inicial. Clique no botão “Start” para começar.

iphone-travado-ios10-640x431

Passo 2:
Coloque o dispositivo no modo de recuperação para que ele seja detetado e siga as instruções da tela.

Passo 3:
Faça o download do pacote de instalação do sistema iOS no computador. Depois de baixar o pacote, escolha a opção “Import the Firmware Package Manually”, para realizar a importação.

Passo 4:
Depois de baixado, o programa irá começar a reparar o sistema iOS. Por favor, não desconecte o dispositivo durante o processo, se você fizer isso seu iPhone pode ficar travado.

Passo 5:
Depois do processo de restauração seu iPhone deverá reiniciar corretamente, com tudo em seu lugar, funcionando normalmente.

Considerações Finais

iPhone e iPad são dispositivos altamente tecnológicos mas que podem sofrer qualquer problema relacionado com atualização do sistema, é natural, é parte da informática. Estes aparelhos por mais pequenos que sejam, possuem em seu interior um poderoso computador, entendendo isso nossa frustração diminuirá e poderemos atuar de cabeça fria para resolver o problema.

Não é preciso enviar para um técnico, utilizando qualquer um dos três métodos que apresentei acima, você poderá resolver tudo sozinho, em sua casa.

Outras dica que achei interessantes sobre o assunto foi do site iPhone Dicas dando sugestão sobre o que fazer quando o iPhone não liga ou não responde a comandos

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://iphonepaulista.com.br/wp-content/uploads/2013/07/iphone-tela-maca-como-fazer.jpg através de pesquisa na internet.
*As informações e imagens acima retirei do site http://abcdoiphone.com/tutoriais/corrigir-iphone-trancado-no-modo-de-recuperacao-do-ios10/ através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Computadores e Internet, Curiosidade, Rede Social e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s