Gabriela Kapim dá dica de saquinho saudável para o São Cosme e Damião

Não que eu vá seguir essas dicas para um saquinho saudável de São Cosme e Damião, mas acho bacana deixar essa dica aqui no blog, vai que algum leitor se interesse?

gkapim_altares-300dpi-gp-0016-8850

Nutricionista e apresentadora do programa ‘Socorro! Meu filho come mal’ ensina os alimentos que podem substituir os doces ‘xexelentos’ desse dia.

Luciana Tecidio | Do EGO, no Rio

Nesta terça-feira, 27, é dia de ganhar saquinho com doces de São Cosme e São Damião, os santos gêmeos nascidos em Egéia, na Arábia, por volta do ano 260, e hoje tidos como protetores das crianças.

Para as mamães – e também os que curtem a linha fitness – preocupadas com a saúde de seus filhos, o dia é preocupante. Elas terão que lidar com o fato de verem os pequenos devorarem as mais variadas guloseimas açucaradas – e na maioria das vezes nem sempre saudáveis – que vêm de brinde nas embalagens ofertadas às crianças.

É possível substituir os pirulitos, balas e outros doces tradicionais da data por algo mais saudável? A nutricionista Gabriela Kapim, apresentadora do programa”Socorro! Meu filho come mal”, exibido no canal pago GNT, garante que sim.

Gabriela, famosa em operar milagres, mudando radicalmente os hábitos alimentares das crianças mais intransigentes, acha inclusive que São Cosme e Damião aprovariam a substituição das guloseimas açucaradas e industrializadas por alimentos mais saudáveis.

“Se São Cosme e São Damião eram médicos e são protetores das crianças, tenho certeza que eles não irão gostar nada da quantidade de doces que as crianças consomem nesse dia! Claro que a criança pode comer um doce ou outro, mas é preciso ficar muito atento a quantidade e a hora de comer os doces. Num dia como esse, em que a oferta de açúcar foge a rotina, o ideal é controlar e limitar o consumo da criança para uma pequena porção, de preferência longe das principais refeições para não tirar o apetite”, diz Kapim.

Gabriela Kapim com os filhos, Sofia e Antonio (Foto: Geraldo Pestalozzi)
Gabriela Kapim com os filhos, Antonio e Sofia
(Foto: Geraldo Pestalozzi)

A nutricionista ressalta que o açúcar pode viciar: quanto mais comemos, mais queremos comer. Ela lembra que o seu excesso no organismo pode ocasionar doenças como diabetes, sobrepeso, cáries e ainda prejudicar a absorção de nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança. “Ele prejudica a absorção do cálcio, que interfere diretamente no metabolismo do hormônio do crescimento. Sem falar nos desconfortos de dor de barriga e diarreia”.

Para não perder o clima da brincadeira de correr atrás dos saquinhos de doces, Gabriela Kapim dá algumas sugestões para criar o saquinho de São Cosme e Damião saudável para, segundo ela, substituir os “tradicionais doces xexelentos”.

Veja:

Gabriela Kapim dá dica do saquinho saudável para o São Cosme e Damião (Foto: Sandy Bahia/EGO)(Ilustração: Sandy Bahia/EGO)
*As imagens ilustrativas e informações deste post retirei do site http://ego.globo.com/criancas/noticia/2016/09/gabriela-kapim-da-dica-de-saquinho-saudavel-para-o-sao-cosme-e-damiao.html através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas, Curiosidade, Datas Comemorativas, Espiritualidade, Gastroplastia, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s