Miomectomia – Relato de Experiência

Estou para postar o “Relato de Experiência” desde o dia que cheguei em casa de alta hospitalar, mas ando muito desanimada e sem inspiração para um post como este deveria ser, mas não posso deixar de relatar aqui minhas lembranças do pré operatório/operatório/pós operatório…

miomectomia

 

Miomectomia Uterina – Relato de Experiência

Agora, que já passaram os sintomas de desconforto e incomodo inicial, estou pronta para falar sobre minha cirurgia, feita no dia 26 de agosto de 2016, no Hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Vou relatar brevemente como, na prática, tudo me aconteceu…

É de conhecimento geral que identifiquei os miomas há cinco anos como relatei neste post e que na época me foi indicado a embolização de miomas uterinos… procedimento que fiz ainda no ano de 2011 e que relatei a experiência aqui no blog

Recentemente voltei a observar alguns sintomas no meu período menstrual (e fora dele também) como cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação, dor pré-menstrual, dor durante as relações sexuais, dor difusa na região pélvica, sangramento menstrual intenso e irregular, além das alterações urinárias o que me fez procurar orientação médica…

Após uma traumática indicação de histerectomia (a remoção cirúrgica do útero) comecei minha saga em busca de um cirurgião que atendesse as minhas necessidades e fiz um desabafo neste post

E graças a Deus foi orientada pelo Dr. Didier que me orientou a procurar o Dr. Josélio que após me consultar e analisar meus exames me indicou uma miomectomia abdominal (cirurgia é realizada semelhante a uma cesariana, onde é necessário realizar um corte na região da pelve até o útero, permitindo a retirada do mioma, com a preservação do útero).

O agendamento foi feito por e-mail com a secretaria do médico e também fui orientada por ela nos procedimentos pré operatórios…

orientações miomectomia

Inicialmente a miomectomia estava agendada para 25 de agosto mas por motivos profissionais do Dr. Josélio precisou ser remarcada para o dia seguinte…

Conforme orientação, iniciei o jejum (até de água) no dia anterior e me internei as 06:30… logo fui encaminhada ao quarto…

Por volta das 08:30 me buscaram para o centro cirúrgico onde conversei com o anestesista que acompanharia o procedimento, mostrei o risco cirúrgico e as ressonâncias magnéticas da pelve…

RM de Pelve

Em seguida Dr. Josélio chegou e repassou comigo o procedimento…

Tomei analgesia/sedação e após isso foi feita a introdução da sonda vesical de demora já que ficaria sem levantar até o dia seguinte e por isso a urina seria colida dessa maneira

O lembrei dos meus pedidos de medicação para dor (morfina), gases, vômitos e tbm das fotos para o posterior post aqui no blog…

Após o procedimento fui encaminhada ao RPA (repouso pós anestésico), sempre monitorada e acompanhada pelo anestesista que às 12:30 me reencaminhou ao quarto, liberando alimentação após as 14h…

Estava bem sonolenta e dormir a maior parte do tempo…

Acordei algumas vezes e após o horário de liberação para alimentação almocei um pouco de sopa e tomei água de coco… no jantar também me alimentei pouco…

Graças a Deus e a medicação não tive nenhum incomodo como cólica/dor, gases ou vomito…

Passei bem à noite e dormi relativamente confortável!

Na manhã seguinte, o médico passou bem cedo e como não apresentava nenhuma intercorrência nem incomodo ele achou prudente me dar alta hospitalar naquele dia mesmo… 24h após o procedimento…

Segundo ele a miomectomia foi um sucesso!

Ele retirou todos os miomas encontrados e preservou a função do útero, mantendo-o intacto…

miomas

O retorno para casa foi tranquilo… sem incômodos maiores… recuperação dentro do esperado… seguindo à risca as recomendações médicas de resguardo por 45 dias e repouso nas próximas semanas…

Nos primeiros dias não consegui ir ao banheiro defecar e cheguei a pensar em usar supositório de glicerina, mas não foi necessário, graças a Deus…

Incomodo mesmo em cada tentativa de espirrar, rir ou tossir… sensação de que os pontos se soltam, mas é só impressão…

Ah! A minha barriga perto do corte parece que está dormente!

E não posso me esquecer de citar o inchaço na parte baixa da pelve… além de ainda não ter os meus movimentos completos, sinto leves dores ao levantar/sentar, mas tenho percebido uma melhora gradativa, mas não estou abusando…

A cicatriz não aparece e fica na linha do biquíni!

Até na padaria eu já fui, andando bem devagar…

primeira caminhada (maps)

O doutor ficou de fornecer atestado médico para eu dar entrada com pedido de auxílio saúde no INSS mas ainda não fiz o agendamento da perícia…

Na segunda quinzena de setembro retorno ao consultório médico para a consulta pós operatória de rotina e saber o resultado da biopsia…

E aí sim saberei como será minha vida genecológica daqui pra frente com a indicação do método contraceptivo para meu caso e recomendações gerais…

Não posso deixar de postar aqui o print da postagem que fiz no dia da alta no Instagram como forma de agradecimento aos médicos que me atenderam dignamente nesse período…

instagram

Peço que façam exames regularmente e se cuidem. Se encontrarem miomas, tratem. Dói agora, mas sei que operar foi a melhor escolha.

E poderei ser mãe segundo o médico disse, está tudo certo com meu útero.

Obrigada por todas as orações, comentários e good vibes!

*As imagens ilustrativas deste post retirei do meu arquivo pessoal e/ou posts anteriores.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Miomas Uterinos, Saúde e Bem-Estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

48 respostas para Miomectomia – Relato de Experiência

  1. Audiná Sousa disse:

    Olá, Mari!!! Eu também quero passar por essa cirurgia de miomectomiaá. Em 2013 descobrir q tinha 3 miomas o maior com 3 cm e pela orientação da médica não precisaria de cirugia naquele momento, me passou só anticocepcional.Umas semanas atrás fiz um ultrassom e detectou multiplou miomas o maior agora com 5 cm. Fique arrasada…estou procurando orientação de outros medicos e tentando achar um enviado por Deus q realize a miomectomia com a conservação do útero. Tenho 32 anos e não tenho filhos.

    Curtir

    • Oi Audiná!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre os miomas, a embolização e a miomectomia…

      Mas como cada caso é um caso e acredito que suas dúvidas devem ser esclarecidas com o médico que a acompanha, pois pode ser que no seu caso seja indicado a embolização dos miomas uterinos, sem necessariamente, você ter que fazer a miomectomia.

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  2. Graziella disse:

    Vou fazer uma miomectomia e vou fazer por corte tipo cesárea, queria saber quantos dias de atestado o médico da?

    Curtir

    • Oi Graziella!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiências pessoais…

      No meu caso o ginecologista responsável pelo procedimento me deu atestada de 15 dias…

      Com esse atestado dei entrada no auxílio doença que após perícia no INSS recebi afastamento de 90 dias…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  3. Éven disse:

    Boa noite Mariana, tudo bem?

    Eu estou fazendo exames pré-operatórios para realizar a miomectomia, estou com medo, nunca fiz cirurgia e tenho 25 anos, meu mioma é intramural e está com 8,5 cm, tive hemorragias e estou com forte anemia.
    Para me sentir mais segura, estou lendo relatos como o seu.
    O meu cirurgião disse que vou tomar a anestesia Raqui.
    Qual você tomou? Ficou acordada durante o procedimento?

    Curtir

    • Oi Even!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre a cirurgia dos miomas…

      Na época em que fiz os procedimentos, seja a embolização ou a miomectomia, a anestesia foi ráqui com sedação… não tive nenhuma intercorrência no pós-operatório em relação a anestesia…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • Fernanda disse:

      Boa noite Éven, hj faz 12 dias que operei de miomectomia! estava c 2 miomas intramurais, o maior estava com 10 cm e o menor c 6 cm Estava c medo da cirurgia, pois o risco era ter hemorragia e ão ser estancada, na semana da cirurgia fui à missa e entreguei nas mãos de Deus e tive certeza que td daria certo!Foram muitas orações(operei dia 30-06-2017) não senti nada , nem a raqui, que estava c muito medo, tive hemorragia e foi ma cirurgia difícil, mas graças a Deus td deu certo, estou super bem, o maios incômodo são os gases e sentia um latejo ao levantar e deitar,caminhei para melhorar os gases e estou tendo repouso, estou bem e ao vir para casa ão senti muitas dores e minha reocupação era deitar, mas deitei c cuidado. Tomo cuidado c alimentação, tomo suco de goiaba e laranja melão , alimentos que ajude na cicatrização!Fique tranquila, pois apesar de ser uma cirurgia, é super tranquila, ne dor de cabeça tive!

      Curtir

      • Oi Fernanda!

        Vi seu comentário no meu blog…

        Fico grata pela sua visita e comentário…

        O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre a miomectomia…

        Na época em que fiz o procedimento, seja na primeira (embolização do miomas) ou na segunda cirurgia (miomectomia), tive total apoio da equipe médica que acompanhava e tbm dos meus familiares…

        Mas com certeza não é nada confortável esse período de pré/pós-operatório com incertezas a nossa volta…

        No meu caso, tive incômodos iniciais, mas com repouso e seguindo a risca a orientação médica minha recuperação foi tranquila…

        Espero ter esclarecido suas dúvidas!

        E torço para que sua recuperação seja um sucesso…

        Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

        Att,

        Mariana Alcântara

        Curtir

  4. Li disse:

    Oi boa noite
    Fiz a cirurgia de miomectomia em março de 2015 e agora novamente farei a cirurgia de miomectomia em poucos dias pois estou com miomas novamente desta vez dois tbm não tenho filhos e estou com 33 anos ele muito triste de ter que passar por isso novamente.

    Curtir

    • Oi Li!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      O blog é um espaço onde posto sobre as minhas experiências pessoais…

      Após descobrir os miomas anos atrás e ter a indicação para a embolização dos miomas uterinos fiquei quase 4 anos sem incômodos e após esse período voltei a sentir uns sintomas e fui orientada a fazer a miomectomia, com a retirada cirúrgica dos miomas…

      Até o momento, quase 1 ano após o procedimento, não observo nenhum sintoma e minha vida segue normalmente…

      Faço acompanhamento médico periódico e sigo a orientação do meu gineco quanto ao anticoncepcional injetável e exames de imagem para controle, caso surja outros miomas, já que tenho tendência a eles.

      Ainda não tentei engravidar, mas pretendo no futuro e por isso a tomada de decisão pelo procedimento cirúrgico com preservação do útero…

      Caso queira ler mais a respeito te indico as publicações do meu blog na categoria “miomas uterinos”.

      Se quiser conversar mais a respeito me adicione no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • Fernanda disse:

      olá li!Os miomas as vezes voltam msm ,mas em um prazo mais longo, achei esse intervalo entre os miomas curtos!esses dois que apareceram estão de que tamanho?a ua foi tipo cesária ou por vídeo?

      Curtir

      • Oi Fernanda!

        Vi seu comentário no blog…

        Fico grata pela sua visita e comentário…

        O blog é um espaço onde posto sobre as minhas experiências pessoais…

        E como sabemos, cada organismo é único e reage de maneira diferente então o retorno dos miomas pode ocorrer diferentemente em cada pessoa sem uma regra determinada, por isso acredito que o acompanhamento médico seja fundamental para se chegar a um diagnóstico eficiente em cada caso…

        Caso queira ler mais a respeito do tema te indico as publicações do meu blog na categoria “miomas uterinos”.

        Se quiser conversar mais a respeito me adicione no Facebook – Mariana Alcântara.

        E uma boa recuperação pra você…

        Sucesso!

        Att,

        Mariana Alcântara

        Curtir

  5. Ana disse:

    Olá !!
    Também fiz miomectomia por vídeo a 7 dias atras.Ocorreu tudo bem,confesso que senti muito medo antes,mas Deus me ajudou!
    Após cirurgia fiquei 4 dias sem ir ao banheiro ,intestino preso.
    Quanto a recuperação tudo normal,porém sinto um certo volume acima do corte da cirrurgia(como se fosse um caroço,uma íngua)
    Somente isso me preocupa,acredito que seja devido ao corte,mas já enviei mensagem ao meu cirurgião e estou no aguardo.
    Eu vivia praticamente 25 dias menstruada e não havia anteconcepcional que cortasse,já sofri muito com isso,perdir relacionamentos,já usei todos os tipos de absorventes possíveis,já perdi banhos de cachoeiras,piscinas e muito mais.
    Agora tenho a oportunidade de um dia engravidar e viver melhor.
    Estou feliz e espero que todas que passam por isso consigam fazer cirurgia e ou mesmo encontrar uma forma de viver melhor !
    Paz e bem a todas😍

    Curtir

    • Oi Ana!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      O blog é um espaço onde posto sobre as minhas experiências pessoais mas adoro quando recebo relatos como o seu…

      Esses incômodos são mesmo muito desagradáveis e só quem passa por eles compreende, mas com certeza a opção por um procedimento que viabiliza uma nova vida não tem preço…

      Fico satisfeita em saber que a melhor solução chegou a você e quanto a sua dúvida quanto ao volume acima do corte da cirurgia (como se fosse um caroço ou íngua) o melhor mesmo é esclarecer com o médico que a acompanha…

      Se quiser conversar mais a respeito me adicione no Facebook – Mariana Alcântara.

      E uma boa recuperação pra você…

      Sucesso!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  6. Amanda disse:

    Oi minha irmã vai fazer a mesma cirurgia, deixa tirar uma dúvidas. Você precisou usar as meias compressivas? Por quanto tempo você vai precisar ficar afastada do trabalho?

    Curtir

    • Oi Amanda!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      O blog é um espaço onde posto sobre as minhas experiências pessoais…

      No meu caso, não usei meias compressivas… nem me lembro de ter conversado com o médico sobre a necessidade de usá-las…

      Na época que passei pelo procedimento não estava trabalhando, mas o doutor me deu um atestado de 15 dias e consegui auxílio doença pelo INSS de 45 dias, se não me engano…

      Mas, acredito que o melhor seja vocês esclarecerem essas dúvidas com o médico que acompanha sua irmã e fará o procedimento…

      Sugiro que você passe o link do meu blog para sua irmã ler as postagens que fiz a respeito dos miomas/miomectomia.

      Espero que a cirurgia seja um sucesso!

      Se quiser conversar mais a respeito me adicione no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  7. Mônica disse:

    Olá minha irmã fez a retirada de 5 miomas e te pergunto é normal sair um sujinho como se fosse resto de mestruação guando faz xixi ? ela está com 4 dias de operada.

    Curtir

    • Oi Mônica!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Na época em que fiz a miomectomia o médico responsável pelo procedimento me explicou que isso poderia (ou não) acontecer… então após a alta hospitalar observei um “sujinho” na calcinha ou no papel higiênico ao me secar após urinar, mas essa condição logo passou…

      Mas com certeza, sua irmã deve esclarecer essa dúvida com o médico que a acompanha, além de informá-lo do ocorrido!

      Espero que a melhor solução chegue a sua irmã…

      Boa recuperação a ela!

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  8. Teresa Mfumo disse:

    Olá Mariana fiz a cirurgia à exatamente 15 dias estou tento todos os sintomas que você teve, eu pensando que era única passar por esses sintomas, mas estou grata pelo relato que li no seu blog no meu caso tinha 3 mioma o maior tinha 8 cm, outros dois pequenos parecendo uma azeitona, mas cirugia correu super bem, estava uma pilha de nervos antes da cirurgia mas tudo correu bem so pôs é que está sendo chato, mas vou recuperando, Mariana quantos meses levou você recuperar todos os movimentos e total mobilidade.? Você não teve vertigens nos 7 primeiros dias?

    Curtir

    • Oi Teresa!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Adoro escrever sobre as minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins tem auxiliado outras mulheres que passam pelo diagnóstico dos miomas uterinos…

      E, é por isso que sempre digo que um acompanhamento médico de qualidade é a melhor coisa que podemos ter… mas com certeza, a recuperação leva alguns dias, no meu caso tive a recuperação de todos os movimentos e total mobilidade com uns 15 dias de pós cirúrgico… qt as vertigens, não me lembro de ter sentido esse sintoma, mas provavelmente tem haver com a perda de sangue no procedimento e como não tive essa intercorrência não senti nada após…

      Espero que sua recuperação esteja sendo um sucesso…

      Bom tratamento!

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

  9. Janaina B disse:

    Olá. …. sua experiência é parecida com que estou vivendo agora nesse exato momento. …. hj estar sendo meu segundo dia de alta pós cirurgia de retirada de mioma…. Estar sendo muitoooo difícil. … lágrimas. ….:'(
    Sem problemas pra continuar meu relato.
    Espero que você já estaja bem….. bjos

    Curtir

    • Oi Janaina!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Adoro escrever sobre as minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins tem auxiliado outras mulheres com miomas…

      E, entendo sua emoção… nenhum pós cirúrgico é fácil, mas tenha fé que o melhor acontecerá com você…

      Boa recuperação!

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

    • Suzany Marques Ribeiro disse:

      Oi Mary, a 15 dias fiz a Miomectomia Abdominal. A cirurgia foi tranquila, mas meu pos operatorio esta tendo algumas intercorrencias, mas converso com a medica e ela tenta me acalmar da melhor maneira possivel. Ja que e minha primeira cirurgia. Tudo indica que terei que fazer uma frrnagem no Seroma que apareceu. Segunda irei ao consultorio. Obrigada pela conversa.

      Curtir

      • Oi Suzany!

        Vi seu comentário no blog…

        Fico grata pela sua visita e comentário…

        Adoro escrever sobre as minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins, tem auxiliado outras mulheres com miomas…

        Ainda bem que você me contactou no inbox do instagram e conseguimos conversar…

        Mas é claro que suas dúvidas devem ser esclarecidas com a equipe médica que a acompanha para assim tomarem a melhor decisão no seu caso…

        Caso queira ler mais a respeito te indico as publicações do meu blog na categoria “miomas uterinos”.

        Se quiser conversar mais a respeito me adicione no Facebook – Mariana Alcântara.

        Torço para que a melhor opção chegue a você!

        Saúde, sempre…

        Att,

        Mariana Alcântara

        P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

        Curtir

  10. May disse:

    Opero semana q vem, tenho um mioma subseroso d +- 5 cm, estou com medo pois nunca fiz nenhum tipo de procedimento cirurgico.
    Tenho medo da recuperação, se é mto dolorida? com qto tempo vc conseguiu andar… e começar a se movimentar?
    O medico ja disse que irá me afastar por 30 dias do serviço.

    Curtir

    • Oi May!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Adoro escrever sobre as minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins tem auxiliado outras mulheres que passam pela miomectomia…

      E, com certeza, na primeira vez que fiz um procedimento cirúrgico também fiquei apreensiva, mas tenha em mente que os melhores profissionais a acompanham e você terá todo suporte necessário para o sucesso do procedimento…

      Seguindo a risca a orientação da equipe médica que a acompanha sua recuperação será satisfatória, mas claro que incômodos acontecem (principalmente para deitar/levantar/sentar e precisamos nos adaptar a eles no início… caso tenha dor solicite uma mediação ao médico… já saí andando na alta hospitalar 1 dia após o procedimento… minha recuperação demorou uns 15 dias… e o médico me forneceu atestado para esse período… consegui afastamento pelo INSS na época…

      Espero que sua recuperação seja um sucesso…

      Bom tratamento!

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

  11. Suelly miranda disse:

    Oiii tb tenho miomas vou tratar..ganhei muito peso, aumento d abdômem QR saber se com a retirada..perde peso.. alguém poderia me dizer?

    Curtir

    • Oi Suelly!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Adoro escrever sobre as minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins tem auxiliado outras mulheres com miomas…

      Eu observava um aumento no abdomen/baixo ventre e após o procedimento houve também um inchaço na região mas com o tempo isso desaparece… quanto ao peso não observei diferença…

      Mas, com certeza, sua dúvida deve ser esclarecida pelo médico que a acompanha…

      Boa recuperação!

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

  12. Deise disse:

    Fiz a cirurgia de miomectomia a 17 dias. Mas até hoje estou tendo sangramento. O médico disse que é normal. Mas todas as pessoas com quem converso e fizeram a cirurgia não tiveram sangramento. Alguem mais teve esse problema? E você?

    Curtir

    • Oi Deise!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Adoro escrever sobre as minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins tem auxiliado outras mulheres que passam pela miomectomia…

      Não me recordo de ter tido sangramento após o procedimento e já no mês seguinte meu ciclo menstrual ocorreu normalmente…

      Espero que sua recuperação seja um sucesso e que a melhor solução chegue a você…

      Bom tratamento!

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

  13. Nilceia disse:

    Olá!
    E hoje como vc está?
    Descobri que tenho múltiplos miomas e 1 deles é grande e a médica quer q eu faça a cirurgia de corte e eu não quero. Já estou vendo sobre a embolização.
    Você acha que vale a pena fazer a embolização? Como foi seu pós?

    Curtir

    • Oi Nilceia!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Com certeza a embolização fui muito útil na manutenção do meu útero e na possibilidade futura de poder ter um gravidez saudável… recomendo o procedimento a todas que tenham essa indicação…

      Espero que a melhor opção de tratamento chegue a você!

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

  14. Andreia disse:

    Olá, fiz a mesma cirurgia fazem 19 dias e ainda me locomovo com dificuldade, com quantos dias você voltou a caminhar normalmente?

    Curtir

    • Oi Andreia!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Por indicação médica fiz repouso por 15 dias e também apresentei essa dificuldade para me locomover no início, pois parecia que os pontos repuxavam, mas com uns 20 dias já apresentei melhora e aos poucos fui retornando as minhas atividades normais…

      Na época o médico me deu um atestado de 15 dias e cheguei a ficar afastada pelo INSS por 45 dias…

      Espero que sua recuperação seja um sucesso!

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

  15. Nayara disse:

    Olá,
    tenho 28 anos e há 16 dias fiz a cirurgia de miomectomia para retirar um mioma de 6 cm. Há uns 6 anos descobri que tinha e fui acompanhando, no ultimo ano ele teve uma crescimento significativo por isso a indicação de retirar, fiquei muito assustada pois nunca tinha passado por nenhum procedimento cirúrgico, também não tenho filhos. Onde moro em nenhum momento me indicaram medicamentos ou outro tipo de tratamento, que até então só fazem essa de corte por aqui. Graças a Deus ocorreu tudo bem, senti os desconfortos e dores ao se levantar por uns 5 dias, vertigens também (disseram que é por conta de passar muito tempo deitada) mas foram amenizando aos poucos e com os anti-inflamatórios que foram receitados. Com 10 dias retirei os pontos, hoje me locomovo bem, ainda não me abaixo para apanhar nada do chão por precaução mesmo. Acredito que fazendo repouso durante pelo menos durante 20 ou 30 dias seja bom. Meu medo ainda é de aparecer outros em pouco tempo, o médico não me receitou nem anticoncepcional, segundo ele eu tenho que engravidar logo para depois retirar o útero, pois já temos a pre disposição a ter, mas não está nos meus planos nem condições por enquanto de ser mãe, só vejo depoimentos de pessoas que já vão tentar engravidar logo em seguida. Mais alguém que como eu não quer agora ter filhos? As que já estão com anos depois da cirurgia já surgiram outros? Sei que vai de cada organismo, mas é apreensivo pensar em ter que passar por tudo de novo em pouco tempo.

    Abraços a todas e espero que todas fiquem bem.

    Curtir

    • Oi Nayara!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Adoro escrever sobre as minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins tem auxiliado outras mulheres com miomas…

      Eu já tenho 2 anos de pós operatório dos miomas e uso anticoncepcional desde o primeiro ciclo menstrual pós cirurgia por indicação do meu ginecologista (uso injetável 1 x ao mês)… ainda não engravidei e nunca me passaram essa informação de que precisava engravidar logo para retirar meu útero, ao contrário, todos os procedimentos feitos por mim até agora (embolização de miomas e/ou miomectomia) foram no intuito de manutenção da minha capacidade reprodutiva…

      Mas, com certeza, sua dúvida deve ser esclarecida pelo médico que a acompanha…

      Boa recuperação!

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

  16. Fernanda disse:

    Olá Mariana

    Descobri um mioma há dois anos e fiquei fazendo o acompanhamento, mas agora ele cresceu e a médica recomendou tirar. Estou muito nervosa, ainda não tenho filhos e quero ter. Ter o seu relato foi bom, pra ter um pensamento positivo em relação ao processo cirúrgico. Minha médica indicou a miomectomia abdominal, procurei outra médica que me indicou a Miomectomia Laparoscópica, e estou muito na dúvida, como vc fez a primeira, foi cogitada em algum momento a laparoscópia, vc sabe em que casos ela é usada? Enfim, to cheia de dúvidas, pesquisando e querendo encontrar o melhor caminho pra retirar o mioma. Gostaria de saber como fica a cicatriz e se é muito grande.

    Obrigada pelo seu relato!

    Abs

    Curtir

    • Oi Fernanda!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Adoro escrever sobre as minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins tem auxiliado outras mulheres com miomas…

      Na época em que os meus miomas voltaram a me causar incômodos a orientação médica foi que eu fizesse a miomectomia abdominal por conta da localização dos mesmo dentro do meu útero… então, acredito que a sua indicação/orientação possa ter sido dada em relação a isso, mas, com certeza, sua dúvida deve ser esclarecida pelo médico que a acompanha…

      Quanto a cicatriz, ela fica localizada no baixo ventre (msm localização do corte feito para cesária) e tem uns 10cm aproximadamente.

      Torço para que a melhor opção chegue a você!

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

  17. Márcia Rezende disse:

    Olá, Mari!!! Fiz a cirurgia de miomectomia tem 4 dias e seu relato é exatamente igual ao que estou passando. Tudo igualzinho..
    Minha cirurgia foi muito tranquila. Tirei 8 miomas e meu útero está preservado. Fiz a cirurgia em Brasília, onde moro, com o Dr Ricardo de Oliveira Lima, médico super competente e muito humano. Indico ele para este procedimento de olhos fechados.
    Eu, agora, só preciso de paciência para o repouso do pós-operatório 😊 . Beijos e parabéns por contar sua história e tranquilizar as meninas que passam por isso também!❤️

    Curtir

    • Oi Márcia!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Adoro escrever sobre as minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins, tem auxiliado outras mulheres que passam pelo diagnóstico dos miomas uterinos e por algum procedimento para retirá-los…

      Agradeço pelo seu depoimento…

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

    • S_GM disse:

      Olá! Estou prestes a fazer a cirurgia e estou muito nervosa também! Muitos pensamentos pensando no pós operatório

      Curtir

      • Oi S_GM!

        Vi seu comentário no blog…

        Fico grata pela sua visita e comentário…

        Adoro escrever sobre minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins tem auxiliado outras pessoas que também irão se submeter (ou se submeterão) ao procedimento da miomectomia…

        Confie na equipe médica que a acompanha e tenha certeza que o melhor acontecerá com você…

        Boa recuperação!

        Saúde, sempre…

        Att,

        Mariana Alcântara

        P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

        Curtir

  18. Deolinda Cassule disse:

    Este relato me ajudou muito porque estou em fase de recuperação obrigada

    Curtir

    • Oi Deolinda!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      É sempre bom saber que minha experiência auxiliou alguém que também passou pela miomectomia…

      Boa recuperação!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  19. Fernanda disse:

    Olá Mari. Tão bom ler teu relato, estou fazendo os exames pré operatórios e tinha tantas dúvidas, o que eu mais precisava era alguém que fez para relatar. Nos meus exames não aparecem o tamanho dos miomas, mas meu útero está em 574 cm³, e isso me assustou muito, pois o normal para quem nunca teve filhos é de 90 cm³. Se Deus quiser vai dar tudo certo! Beijos

    Curtir

    • Oi Fernanda!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      É sempre bom saber que minha experiência auxiliou alguém que também passará pela miomectomia…

      Torço para que seu procedimento seja bem sucedido.

      Boa recuperação!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  20. Evelyn disse:

    Olá! Foi muito bom pra mim ler o relato da sua cirurgia de miomectomia.

    Tenho mioma desde os meus 19 anos (hoje tenho 31), e sempre vinha acompanhando o quadro. Sendo informada pelos Ginecologistas que não era necessário a remoção dos mesmos já que eu não apresentava nenhum sintoma prejudicial.

    Mas agora estou tentando engravidar e ainda não consegui, meu GO diz que o mioma não me impede de engravidar, mas pelo fato do meu maior mioma estar muito grande (15cm) isso pode me causar desconfortos e dores durante a gestação, ele indicou a remoção dos miomas.

    Estou muito nervosa com a possível cirurgia e cheia de dúvidas e incertezas na minha cabeça. Com medo de não poder engravidar depois ou mesmo tornar a ter miomas após a retirada dos que já tenho.

    Curtir

    • Oi Evelyn!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Adoro escrever sobre minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins tem auxiliado outras pessoas que também irão se submeter (ou se submeteram) ao procedimento da miomectomia…

      Confie na equipe médica que a acompanha e tenha certeza que o melhor acontecerá com você…

      Boa sorte!

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.