Miomectomia – Relato de Experiência

Estou para postar o “Relato de Experiência” desde o dia que cheguei em casa de alta hospitalar, mas ando muito desanimada e sem inspiração para um post como este deveria ser, mas não posso deixar de relatar aqui minhas lembranças do pré operatório/operatório/pós operatório…

miomectomia

 

Miomectomia Uterina – Relato de Experiência

Agora, que já passaram os sintomas de desconforto e incomodo inicial, estou pronta para falar sobre minha cirurgia, feita no dia 26 de agosto de 2016, no Hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Vou relatar brevemente como, na prática, tudo me aconteceu…

É de conhecimento geral que identifiquei os miomas há cinco anos como relatei neste post e que na época me foi indicado a embolização de miomas uterinos… procedimento que fiz ainda no ano de 2011 e que relatei a experiência aqui no blog

Recentemente voltei a observar alguns sintomas no meu período menstrual (e fora dele também) como cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação, dor pré-menstrual, dor durante as relações sexuais, dor difusa na região pélvica, sangramento menstrual intenso e irregular, além das alterações urinárias o que me fez procurar orientação médica…

Após uma traumática indicação de histerectomia (a remoção cirúrgica do útero) comecei minha saga em busca de um cirurgião que atendesse as minhas necessidades e fiz um desabafo neste post

E graças a Deus foi orientada pelo Dr. Didier que me orientou a procurar o Dr. Josélio que após me consultar e analisar meus exames me indicou uma miomectomia abdominal (cirurgia é realizada semelhante a uma cesariana, onde é necessário realizar um corte na região da pelve até o útero, permitindo a retirada do mioma, com a preservação do útero).

O agendamento foi feito por e-mail com a secretaria do médico e também fui orientada por ela nos procedimentos pré operatórios…

orientações miomectomia

Inicialmente a miomectomia estava agendada para 25 de agosto mas por motivos profissionais do Dr. Josélio precisou ser remarcada para o dia seguinte…

Conforme orientação, iniciei o jejum (até de água) no dia anterior e me internei as 06:30… logo fui encaminhada ao quarto…

Por volta das 08:30 me buscaram para o centro cirúrgico onde conversei com o anestesista que acompanharia o procedimento, mostrei o risco cirúrgico e as ressonâncias magnéticas da pelve…

RM de Pelve

Em seguida Dr. Josélio chegou e repassou comigo o procedimento…

Tomei analgesia/sedação e após isso foi feita a introdução da sonda vesical de demora já que ficaria sem levantar até o dia seguinte e por isso a urina seria colida dessa maneira

O lembrei dos meus pedidos de medicação para dor (morfina), gases, vômitos e tbm das fotos para o posterior post aqui no blog…

Após o procedimento fui encaminhada ao RPA (repouso pós anestésico), sempre monitorada e acompanhada pelo anestesista que às 12:30 me reencaminhou ao quarto, liberando alimentação após as 14h…

Estava bem sonolenta e dormir a maior parte do tempo…

Acordei algumas vezes e após o horário de liberação para alimentação almocei um pouco de sopa e tomei água de coco… no jantar também me alimentei pouco…

Graças a Deus e a medicação não tive nenhum incomodo como cólica/dor, gases ou vomito…

Passei bem à noite e dormi relativamente confortável!

Na manhã seguinte, o médico passou bem cedo e como não apresentava nenhuma intercorrência nem incomodo ele achou prudente me dar alta hospitalar naquele dia mesmo… 24h após o procedimento…

Segundo ele a miomectomia foi um sucesso!

Ele retirou todos os miomas encontrados e preservou a função do útero, mantendo-o intacto…

miomas

O retorno para casa foi tranquilo… sem incômodos maiores… recuperação dentro do esperado… seguindo à risca as recomendações médicas de resguardo por 45 dias e repouso nas próximas semanas…

Nos primeiros dias não consegui ir ao banheiro defecar e cheguei a pensar em usar supositório de glicerina, mas não foi necessário, graças a Deus…

Incomodo mesmo em cada tentativa de espirrar, rir ou tossir… sensação de que os pontos se soltam, mas é só impressão…

Ah! A minha barriga perto do corte parece que está dormente!

E não posso me esquecer de citar o inchaço na parte baixa da pelve… além de ainda não ter os meus movimentos completos, sinto leves dores ao levantar/sentar, mas tenho percebido uma melhora gradativa, mas não estou abusando…

A cicatriz não aparece e fica na linha do biquíni!

Até na padaria eu já fui, andando bem devagar…

primeira caminhada (maps)

O doutor ficou de fornecer atestado médico para eu dar entrada com pedido de auxílio saúde no INSS mas ainda não fiz o agendamento da perícia…

Na segunda quinzena de setembro retorno ao consultório médico para a consulta pós operatória de rotina e saber o resultado da biopsia…

E aí sim saberei como será minha vida genecológica daqui pra frente com a indicação do método contraceptivo para meu caso e recomendações gerais…

Não posso deixar de postar aqui o print da postagem que fiz no dia da alta no Instagram como forma de agradecimento aos médicos que me atenderam dignamente nesse período…

instagram

Peço que façam exames regularmente e se cuidem. Se encontrarem miomas, tratem. Dói agora, mas sei que operar foi a melhor escolha.

E poderei ser mãe segundo o médico disse, está tudo certo com meu útero.

Obrigada por todas as orações, comentários e good vibes!

*As imagens ilustrativas deste post retirei do meu arquivo pessoal e/ou posts anteriores.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Miomas Uterinos, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Miomectomia – Relato de Experiência

  1. Audiná Sousa disse:

    Olá, Mari!!! Eu também quero passar por essa cirurgia de miomectomiaá. Em 2013 descobrir q tinha 3 miomas o maior com 3 cm e pela orientação da médica não precisaria de cirugia naquele momento, me passou só anticocepcional.Umas semanas atrás fiz um ultrassom e detectou multiplou miomas o maior agora com 5 cm. Fique arrasada…estou procurando orientação de outros medicos e tentando achar um enviado por Deus q realize a miomectomia com a conservação do útero. Tenho 32 anos e não tenho filhos.

    Curtir

    • Oi Audiná!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre os miomas, a embolização e a miomectomia…

      Mas como cada caso é um caso e acredito que suas dúvidas devem ser esclarecidas com o médico que a acompanha, pois pode ser que no seu caso seja indicado a embolização dos miomas uterinos, sem necessariamente, você ter que fazer a miomectomia.

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

Deixe uma resposta

