Miomas Uterinos

Agora que a turbulência passou, tive coragem de escrever sobre o tema…

Há uns meses tenho observado alguns sintomas no meu período menstrual (e fora dele também) como cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação, dor pré-menstrual, dor durante as relações sexuais, dor difusa na região pélvica, sangramento menstrual intenso e irregular, além das alterações urinárias….

Como estava na época do meu check-up com o ginecologista marquei consulta para o início do mês de junho e com minhas queixas a doutora me solicitou exames de sangue e também uma ressonância magnética da pelve já que meu histórico de miomas uterinos (e embolização dos mesmos) a RM dá uma melhor visualização da situação uterina… e também descartaríamos uma possível endometriose…

Fiz o exame na semana seguinte à consulta e alguns dias depois busquei o resultado da RM e retornei ao consultório médico com os resultados em mãos…

A doutora, analisando os resultados do exame descartou a endometriose (o que me tranquilizou um pouco já que uma das consequência da proliferação do tecido chamado endométrio para fora da cavidade uterina é a infertilidade e tenha uma enorme vontade de ter filhos gerados em meu útero)…

Mas aí veio a bomba!

A médica considerou meu útero INVIÁVEL…

Por causa dos miomas as chances de uma gravidez seriam dificultadas e a orientação dela é que eu tenha um filho logo, mas isso não é um plano para o presente e sim para o futuro…

Então ela me encaminhou para uma outra médica que iria me solicitar uma  histeroscopia… exame indicado para inspeção da cavidade uterina através de endoscopia…

Cheguei a ir nessa médica (que também é gineco, mas realiza o exame solicitado pela médica anterior) na mesma semana em que fui na gineco e ela foi tão rude ao falar das condições do meu útero (“inviável”) com tantos miomas (o exame localizou 5 miomas) e que minhas chances de ter um filho são mínimas e com a minha idade (34 anos) os risco dele ser sindrômico são maiores e que a recomendação dela era uma  histerectomia (a remoção cirúrgica do útero)…

O que me deixou chocada, desorientada e extremamente deprimida…

nesse momento dou uma pausa na escrita do post, pois meus olhos estão marejados de lágrimas

Fiquei tão desorganizada com a notícia e possível prognóstico de infertilidade e por dica da minha mãe marquei consulta com meu antigo ginecologista (que agora não atende mais ao plano) e na semana seguinte fui a essa consulta com todos os exames solicitados pela médica anterior em mãos…

O Dr. Didier ouviu meu relato dos últimos acontecimentos, analisou o laudo da RM de pelve e também o exame de sangue e ao contrário das outras médicas me acalmou e tranquilizou…

RM de Pelve

Com a analise do exame de sangue, observamos uma deficiência de vitamina D e com valor obtido bem abaixo do desejável fiz uma reposição de ataque com Addera D3 50.000UI com 4 comprimidos duas vezes na semana e agora estou usando semanalmente Addera D3 7.000UI com 4 comprimidos… além de ter aumentado minha exposição ao sol!

D 2016

Ele descartou a histeroscopia e também uma nova embolização dos miomas uterinos, pois um novo procedimento poderia causar uma menopausa precoce, o que não é indicado agora, já quero ter filhos…

A indicação dele foi a miomectomia (retirada cirúrgica dos miomas uterinos (fibroma) preservando o útero, o que não foi indicado quando descobrimos os miomas), pois para ele minhas condições clínicas atuais são mais favoráveis à cirurgia… estou mais magra (benefício da gastroplastia)… os miomas são menores (benefício da embolização)… e os índices do sangue estão bons, sem anemia ou baixa de ferritina…

Com isso, Dr. Didier entrou em contato com o Dr. Josélio, explicou meu caso e fez a indicação desse profissional para me operar pelo plano de saúde…

Na semana seguinte à consulta com o Dr. Didier foi à Clínica Pró-Criar e já saí de lá com os pedidos de risco cirúrgico com o cardiologista e também com a guia de internação para a miomectomia, que provavelmente será realizada no final de agosto início de setembro…

Claro que esse turbilhão de informações e sentimentos rendeu uma ida ao psiquiatra, que me indicou um ansiolítico e também terapia, que iniciei em julho e tem me feito muito bem (e já tem post no forno)…

Já estou pesquisando informações na internet sobre o tema (e conversando com mulheres que passaram pelo procedimento) e farei uma postagem aqui no blog assim que possível…

Resumindo:

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A DECISÃO PELO TRATAMENTO SOMENTE COMPETE À PRÓPRIA PACIENTE. UMA MULHER BEM INFORMADA É UMA MULHER CONSCIENTE E CAPAZ PARA TOMAR DECISÕES CERTAS. UMA MULHER BEM INFORMADA SERÁ A MELHOR PARCEIRA DAQUELE PROFISSIONAL QUE TERÁ A RESPONSABILIDADE DE CUIDAR DA SUA SAÚDE.

*As imagens ilustrativas deste post são print’s dos resultados de ressonância magnética da pelve e exame de sangue.
Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Gastroplastia, Miomas Uterinos, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

