Cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016

Foi emocionante assistir a cerimônia de encerramento da Olimpíada Rio 2016…

Na cerimônia de encerramento teve bloco de carnaval e nudez comedida, além de um espetáculo tecnológico japonês…

KnQXwM3L.jpg

Carnaval e arte popular marcam a cerimônia de encerramento dos Jogos Rio 2016

POR RIO 2016

Espetáculo de mais de duas horas relembrou pontos turísticos do Rio, teve muita música e passou a bola para Tóquio 2020

Das pinturas rupestres das cavernas do Piauí ao artesanato contemporâneo de várias partes do Brasil, a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016 fez um passeio pela arte brasileira em suas múltiplas formas, num espetáculo de mais de duas horas no lotado estádio do Maracanã.

Carmen Miranda, Santos Dumont e Tarsila do Amaral foram alguns dos homenageados da noite. “Voltamos ao passado para relembrar como o talento humano deixou marcas até nas paredes das cavernas. De volta ao presente, reverenciamos artistas que fizeram a história da cultura nacional criando obras inesquecíveis”, disse a artista Rosa Magalhães, criadora da cerimônia e carnavalesca premiada no Rio de Janeiro.

Houve ainda uma apresentação tecnológica de Tóquio 2020, marcando a transição para os próximos Jogos, e terminou num grande carnaval, com direito a carro alegórico e marchinhas.

Bandeira do Japão marca transição do Rio 2016 para Tóquio 2020 (Foto: Getty Images/David Ramos)

Bonecos de barro e estrelas da música

Paisagens famosas do Rio, como o Pão de Açúcar, o Corcovado e os Arcos da Lapa, foram formadas em grandes coreografias de massa, cujos dançarinos voltaram ao final do show para homenagear os jardins de Roberto Burle Marx (1909-1994), com figurinos inspirados em espécies da flora brasileira.

Outras coreografias com projeções de alta tecnologia lembraram as mulheres rendeiras e os artesanatos de bonecos de barro, esta última ao som do forró de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

Três gerações de intérpretes da Vila Isabel, Martinho da Vila, três filhas e uma neta, reverenciaram grandes mestres, como Pixinguinha, Braguinha e Noel Rosa.

Lenine também se apresentou, numa homenagem aos voluntários dos Jogos Rio 2016, e Arnaldo Antunes declamou um poema falando sobre a saudade.

Lenine canta em homenagem aos voluntários dos Jogos (Foto: Getty Images/Rio 2016)

Adeus, chama Olímpica

A chama Olímpica foi apagada por uma chuva que caiu enquanto a cantora e atriz Mariene de Castro entoava “Chovendo na Roseira”, executada na sua versão original, gravada pelo próprio Tom Jobim no disco “Stone Flower” (1970).

Um grande carnaval no Maracanã encerrou os trabalhos ao som de marchinhas e sambas enredos históricos, com a modelo Izabel Goulart e Renato “Gari” Sorriso liderando um cortejo de 50 baianas e 200 passistas. A atriz Leandra Leal foi a porta bandeira do Cordão da Bola Preta, um dos maiores blocos de rua do país.

Carnaval toma conta do Maracanã na cerimônia (Foto: Getty Images/Alexander Hassenstein)

Último ouro

A festa marcou, ainda, a entrega das últimas três medalha dos Jogos, aos atletas da maratona. O queniano Eliud Kipchoge ganhou o ouro, o etíope Feyisa Lilesa ficou com a prata e o americano Galen Rupp levou o bronze.

Medalhistas da maratona são premiados no Maracanã (Foto: Getty Images/Pascal Le Segretain)

Tóquio 2020 leva Mario Bros. à cerimônia de encerramento

POR RIO 2016

Passagem da bandeira Olímpica para comitê japonês foi espetáculo tecnológico
Tóquio 2020 leva Mario Bros. à cerimônia de encerramento

Banderias do Japão e do Brasil marcam a transição dos Jogos Rio 2016 para Tóquio 2020 (Foto: Getty Images/Cameron Spencer)

O Comitê Organizador dos Jogos Tóquio 2020 trouxe 50 artistas e dançarinos japoneses para sua apresentação durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Rio 2016. Vinte deles entraram no estádio do Maracanã deslizando em hoverboards e em fantasias super futuristas, enquanto o hino do Japão tocava e a bandeira do país se formava no meio do campo.

Para expressar o agradecimento pelo apoio que recebeu após a tragédia de 2011, quando terremotos deixaram mais de 15 mil mortos no Japão, um grande “arigato” (obrigado em japonês) foi formado durante uma coreografia de crianças japonesas, exibida nos telões.

Os organizadores explicaram que o agradecimento foi também pela oportunidade de sediar os Jogos Olímpicos pela segunda vez e pelos maravilhosos Jogos Olímpicos Rio 2016. As palavras foram soletradas por estudantes de escolas de Tóquio e de três cidades atingidas pelos desastres (Iwate, Miyagi e Fukushima).

O ‘obrigado’ do Japão aos brasileiros (Foto: Getty Images/Bryn Lennon)

A grande surpresa da apresentação japonesa foi a chegada do primeiro-mistro do país, Shinzo Abe. Para não perder a hora, ele contou com uma ajudinha do personagem de videogames Mario Bros. Após uma projeção que passou por pontos turísticos de Tóquio, ele surgiu de um cano verde no meio do campo, usando o chapéu do astro do famoso jogo.

O símbolo de Tóquio 2020 foi apresentado e estampado no meio do palco. Ele foi inspirado no padrão tradicional de xadrez japonês chamado “ichimatsu” e tem como conceito a diversidade e a harmonia. Uma coreografia com 45 peças luminosas tomou conta do estádio, com dançarinos japoneses.

Primeiro-ministro do Japão surge no gramado com o chapéu do Mario (Foto: Getty Images/David Ramos)

Ao final, as peças formaram uma imagem urbana da capital japonesa, com o Monte Fuji, o prédio do governo municipal, a ponte do Arco Íris e outros marcos. Uma grande escultura saiu do cano verde representando o Skytree, uma das torres mais emblemáticas de Tóquio.

*As informações e imagens acima retirei do site https://www.rio2016.com/noticias/carnaval-e-arte-brasileira-reinam-na-cerimonia-de-encerramento-dos-jogos-rio-2016 através de pesquisa na internet.
*As informações e imagens acima retirei do site https://www.rio2016.com/noticias/toqui-2020-leva-mario-bros-para-cerimonia-de-encerramento através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Esporte, Olimpíadas Rio 2016 e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s