Não falta mais nada: futebol brasileiro conquista o ouro…

Para tudo!!!

Seleção masculina de futebol brasileiro conquista o ouro nas olimpíadas Rio 2016…

yuFv3rkM

Torcida enfim comemora uma grande conquista em casa, no palco perfeito, diante do adversário ideal, sob a batuta de Neymar

POR VALÉRIA ZUKERAN

Faltava um título ao futebol brasileiro. Faltava ao torcedor comemorar um grande título dentro de casa. Agora não falta mais nada. O Maracanã assistiu neste sábado (20) a uma conquista histórica. O primeiro ouro Olímpico do Brasil nos gramados de futebol aconteceu no palco perfeito, diante do adversário ideal, com o máximo de sofrimento que se poderia imaginar. Uma conquista emblemática e libertadora para a torcida, que deu o recado a quem quiser ouvir: “O campeão voltou”.

Neymar vai às lágrimas após o pênalti que selou a conquista (Foto: Rio 2016/Laurence Griffiths)

Neymar, símbolo máximo da equipe, deixou uma marca indelével na decisão. Foi dele o gol do empate por 1 a 1 no tempo normal. Foi dele a cobrança que definiu a vitória nos pênaltis e permitiu a explosão de uma torcida que lotou e pintou as arquibancadas de amarelo, a ponto de não caber um alfinete.

De quebra, a medalha confirma a melhor campanha da história do Brasil em Jogos Olímpicos. São 6 ouros, um a mais que em Atenas 2004. Com a medalha já garantida do voleibol, ouro ou prata no domingo, serão 19 pódios no total, superando os 17 de Londres 2012.

Da alegria à tensão

Não que alguém esperasse facilidade. Foi um ouro com altas doses de sofrimento. O início nem deu essa ideia, com o belo gol de Neymar aos 26 minutos, numa cobrança de falta perfeita. O astro brasileiro comemorou com o raio de Usain Bolt, notório fã de futebol, que estava no Maracanã acompanhando a partida e torcendo pelo Brasil.

Neymar e a falta que abriria as portas para o ouro: Zico aprovaria (Foto: Rio 2016/Laurence Griffiths)

O gol inflamou a torcida, que garantiu um belo espetáculo no Maracanã aos gritos de ‘sai do chão, sai do chão quem é pentacampeão’. Só que do outro lado estava a Alemanha, que não se intimidou com o gol, com os gritos da torcida ou com a estrela de Neymar. Acertou a trave três vezes e não marcou. A reação viria no segundo tempo.

A defesa brasileira, até então impenetrável nos Jogos Olímpicos, sofreu o primeiro revés Olímpico aos 13 minutos da etapa final. Toljan cruzou rasteiro para Meyer, que chutou com eficiência para empatar a partida. A alegria da vantagem se transformou em tensão permanente da torcida.

O alívio

Com o passar do tempo, ficou claro que o sofrimento não acabaria tão cedo. Não na prorrogação, que viu o empate persistir. Seriam necessários os pênaltis. As cobranças se sucederam, com precisão dos dois lados. Weverton aos poucos foi mostrando que queria brilhar, com saltos precisos em duas cobranças dos alemães. Faltou pouco para defender.

A tortura persistiu até a cobrança derradeira da Alemanha, de Petersen, que o goleiro brasileiro pegou. A torcida explodiu de maneira ensurdecedora. Coube, então, a Neymar o chute que fez os gritos darem lugar às lágrimas no Maracanã. Lágrimas de alegria. Cobrança perfeita. Gol. E agora a galeria de troféus da seleção brasileira precisa abrir lugar para a medalha de ouro Olímpica. Demorou, mas chegou. Poderia ser melhor?

Weverton e Neymar foram os heróis do Brasil na conquista inédita (Foto: Rio 2016/Laurence Griffiths)

O bronze

No jogo válido pela medalha de bronze, no Mineirão, a Nigéria venceu Honduras por 3 a 2. Sadiq Umar marcou dois gols para a Nigéria e Aminu Umar complementou o placar para o time africano. Antony Lozano e Marcelo Pereira foram os goleadores do time hondurenho na partida.

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site https://smsprio2016-a.akamaihd.net/_news/y/u/yuFv3rkM.jpg através de pesquisa na internet.
*As informações e imagens ilustrativas deste post retirei do site https://www.rio2016.com/noticias/nao-falta-mais-nada-o-brasil-conquista-o-ouro-olimpico através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Esporte, Olimpíadas Rio 2016 e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s