Cinco anos depois…

Quando me dei conta faltavam algumas semanas para eu completar 5 anos que operei de gastroplastia e fiquei na dúvida se deveria continuar a escrever os post anuais onde contei meu primeiro, segundo, terceiro e quarto ano pós redução de estômago…

Será que alguém se interessa por minha experiência?

Tenho algo de bom a acrescentar na vida de outras pessoas que buscam informações sobre a cirurgia?

Foi ai que apareceu no feed de notícias do Facebook uma publicação da minha “amiga de grampo” Carol (Estômago Novo, Vida Nova) e tive aquele estalo…

Em poucas palavras ela descreveu o que se passava em meu coração (mente)…

Então, não posso deixar de parafraseá-la e com isso torcer para que todos façam uma reflexão sobre o tema.

“Já notaram que a redução de estômago só tem lado bom? Só se vê antes e depois e blogs variados, em que, 95% do assunto gira em torno do sucesso do paciente. Não tenho dúvidas que no começo tudo são flores (e para alguns as flores são para o resto da vida). Já para outros, as consequências vem surgindo com o passar dos anos através de alcoolismo, bulimia, consumismo, depressão  e outros. Dificilmente alguém coloca a cara a tapa e conta a “parte ruim” da cirurgia (me encaixo em vários aspectos descritos acima). Isso só torna a decisão de fazer a cirurgia uma decisão muito bem pensada e conversada.” (…)

Por essas e por outras, não posso deixar de postar meu antes/depois…

13942683_1093222010743189_171050361_n

E nem deixar de contar como foi esse período até aqui (e caso vocês queiram relembrar este momento comigo é só acessar as postagens da categoria gastroplastia)…

Mas ao reler esses post’s, fiquei relembrando momentos e situações, que eu acabei ficando com pena de não fazer o mesmo registro para o quinto ano!

Então, aí vai…

capas-para-facebook-frase-charles-chaplin-1

Comecei o quarto ano comemorando meu “aniversário de bariátrica” com um corte de cabelo e também a doação dos fios para o projeto do Cabelegria

11855571_1038104766214729_168009953_n

Mas confesso a vocês que não vejo a hora das madeixas voltarem a ser longas e estou investido em shampoos para crescimento de cabelo (ainda não tive tempo de fazer um post específico sobre o assunto, mas o mesmo está no forno e logo saí)…

Outra coisa que não posso deixar de contar aqui é que agora eu tenho a carteirinha do paciente bariátrico e já consigo desconto em alguns estabelecimentos da minha cidade, apesar de ainda não ser lei os restaurantes darem desconto para os pacientes que fizeram redução de estômago, temos esse direito, sim…

carteirinha paciente bariátrico

Agora, o assunto mais esperado de todos… fato importantíssimo neste quinto ano pós bariátrica, o fato de eu estar namorando há 10 meses…

Conheci meu namorado no Encontro de Blogueiro de Juiz de Fora e região e desde então estamos juntos… crescendo a cada dia… nos fortalecendo…

13814989_1270820426276494_1639192539_n

Quem me conhece sabe o quão bem o namoro tem me feito e como estou mais feliz e madura nestes últimos meses!

Agora… um ponto que continua a ser delicado nesse processo todo é a DIETA e uma indicação de texto me fez refletir sobre o assunto pois me identifiquei muito com o diário da dieta e sua reflexão:

Certas dietas são simples:
basta cortar o açúcar, as frituras, as massas, as bebidas alcoólicas, os pães e os pulsos!

Não seguir a dieta à risca me fez ganhar peso nos últimos anos, principalmente após as cirurgias plásticas reparadoras (correção de hipertrofia braquial, correção da hipertrofia mamária unilateral com colocação de prótese e correção das queloides na cicatriz da cirurgia bariátrica) tive um reganho de peso (ou efeito sanfona) e isso tem me assustado muito e tenho tentado com todas as forças voltar a emagrecer… isso me faz lembrar que tenho que ficar atenta pois um estudo aponta que pacientes bariátricos voltam a ganhar peso

Outro acontecimento “ruim” neste último ano foi um novo episódio de infecção urinária (que pode ter relação com os cálculos renais) e como estava resistente a maioria dos antibióticos orais o médico achou mais prudente me internar para fazer medicação venosa com supervisão do infectologista, isso levou o quadro de infecção urinária evoluir para uma pielonefrite (ou seja, uma infecção das vias urinárias superiores, um processo infeccioso que envolve os rins, normalmente causada por bactérias que migram até eles, vindas da bexiga)…

Como diz o ditado popular: “desgraça pouca é bobagem” e comigo não foi diferente… não bastasse a pielonefrite para completar o quadro de atendimento domiciliar/internação tive também flebite

Faz-se necessário, neste ponto, ficarmos atentos ao mau uso dos antibióticos estar criando superbactérias invencíveis… o perigo da alto medicação…

Outra consequência que surge com o passar dos anos e que me fez ligar a sirene de alerta foi a deficiência de vitaminas… no meu caso as vitaminas em deficit no meu organismo são a vitamina B12 e também a vitamina D… mas como relatei aqui no blog, já estou fazendo a suplementação com injeção e comprimidos…

apple-ou-comprimidos-e-seringa-1584437

Uma colocação importante que tenho a fazer nesse ponto do post é que depois de altos e baixo, voltei a fazer terapia, quinzenalmente e, com certeza, isso tem sido culminante com várias elucidações da minha vida emocional e física (e já estou escrevendo uma postagem sobre o tema aqui para o blog)…

Com certeza muitas coisas virão por aí… desdobramentos de todos esses anos de gastroplastia…

Ou seja, já tenho umas postagens nos rascunhos para ir atualizando o blog (e as categorias cirurgia plástica reparadora, gastroplastia, saúde e bem-estar)…

Não era minha intensão fazer a evolução da perda de peso (até pq tem um excesso aí), mas como nos anos anteriores eu fiz, desta vez não deixarei de fazer…

EVOLUÇÃO DA PERDA DE PESO

Peso inicial (Kg): 110
Peso atual (Kg): 72
Altura (m): 1.59
Data da cirurgia: 09/08/2012

Excesso Inicial (Kg): 46,80
IMC Inicial (Kg/m²): 43,51
Excesso Atual (Kg): 8,80
IMC Atual (Kg/m²): 28,48
Excesso de peso eliminado (Kg – %): 38 – 81,20

Cronograma de evolução prevista
1º mês (15-20%): 102,98 – 100,64
2º mês (25-30%): 98,30 – 95,96
3º mês (30-40%): 95,96 – 91,28
6º mês (45-55%): 88,94 – 84,26
9º mês (55-65%): 84,26 – 79,58
12º-18º mês (65-85%): 79,58 – 70,22

Software Cálculo da Evolução da Perda de Peso
Grupo Redução de Estômago – Facebook.
Desenvolvimento de Marcio Leal
Colaboração André Schleich
Referências técnicas Dra. Jacqueline Rizzolli (C.O.M. – PUCRS)

Bom, esse post memory já ficou um pouco longo e eu não quero cansar vocês.

*A montagem com minhas fotos de antes/depois retirei do meu arquivo pessoal.
*A imagem com a frase de Charles Chaplin retirei do site http://www.capasface.com.br/imagens/capas/mensagens/capas-para-facebook-frase-charles-chaplin-1.jpg através de pesquisa na internet.
*As imagens ilustrativas deste post retirei do meu instagram pessoal e do site https://thumbs.dreamstime.com/t/apple-ou-comprimidos-e-seringa-1584437.jpg através de pesquisa na internet..
*A “Evolução da Perda de Peso” retirei do software http://dl.dropbox.com/u/20105045/index.html através de pesquisa na internet.
Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Cirurgia Plástica Reparadora, Datas Comemorativas, Gastroplastia, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

