Hino de Luiz Gonzaga dá o tom do revezamento da tocha Rio 2016

Nada melhor que uma notícia dessa para colocar o blog no clima olímpico…

A tocha olímpica passou aqui em Juiz de Fora/MG, pertinho da minha casa e não deixei de acompanhar esse momento histórico do Brasil.

Aí, quando assisti na tv a música de Luiz Gonzaga sendo cantada no revezamento fiquei arrepiada… para completar vi essa reportagem no site oficial do jogos Rio 2016 e não pude deixar de compartilhar aqui no blog…

v2wS9gsr

Com mistura de ritmos e ícones da música, hino de Luiz Gonzaga dá o tom do revezamento da tocha Rio 2016

Em versão oficial, “A Vida do Viajante” ganha releitura com vozes de Marcelo Jeneci, Luan Forró Estilizado, César Menotti e Fabiano, Roberta Sá, MC Koringa e Malta

POR PATRICIA DA MATTA

“Minha vida é andar por esse país, pra ver se um dia eu descanso feliz”. As palavras de Luiz Gonzaga (1912-1989), eternizadas na música ‘A Vida do Viajante’, hoje ditam o ritmo dos 12 mil brasileiros que conduzem a tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 por mais de 20 mil quilômetros nas cinco regiões do Brasil. Lançada oficialmente nesta sexta-feira (20), a trilha, que já acompanha o revezamento, sobe em um tom a brasilidade do clássico do ‘Rei do Baião’ e mixa seis gêneros musicais típicos do país-sede em uma única faixa.

Lançada no final de 1953, “A vida de viajante” fala sobre as emoções e lembranças vividas durante uma peregrinação pelo país. Na versão atual, os músicos e bandas Marcelo Jeneci, Luan Forró Estilizado, Cesar Menotti e Fabiano, Sorriso Maroto, Roberta Sá, Mc Koringa e Malta “revezam’ os versos da canção misturando os ritmos da mpb, do forró, do sertanejo, do samba, do funk e do rock, respectivamente.

Ouça aqui a música na íntegra

Do som do acordeão, a música inicia com a voz e violão de Macelo Jeneci, que dá a vez para o tilintar do triângulo do forró estilizado de Luan. Em seguida, o grave potente de Cesar Menotti e Fabiano toma conta da canção, para ser substituído pelo batuque ritmado dos sambistas Roberta Sá e Sorriso Maroto. A música então traz o ‘batidão’ de Mc Koringa e fecha no grito rouco da voz e guitarra da banda Malta.

“Foi um desafio e tanto fundir todos esses gêneros musicais em uma só canção. Mas tudo fluiu naturalmente e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Quem escutar pode perceber como as vozes e ritmos vão se encaixando de forma fluida, e a música vai crescendo a cada estrofe, sobe um tom quando chega no samba e atinge seu ápice com todos juntos no final”, contou o diretor de Projetos Artísticos da Som Livre, Marcelo Frauches.

Bruno Cardoso, vocalista do grupo Sorriso Maroto, também aprovou a mistura Olímpica. “Para nós, músicos, interpretar uma música de Luiz Gonzaga é um privilégio. Gravar essa nova versão, então, foi o maior barato. Fizemos uma brincadeira com a Roberta Sá, onde misturamos duas vertentes do samba: o mais tradicional da Roberta, e a interpretação mais jovem do Sorriso. Isso deu um tempero muito interessante”, contou.

“Essa música foi escrita para a chama Olímpica. E a chama Olímpica existe para essa música”

Mario Andrada, diretor-executivo de Comunicação do Comitê

No anúncio oficial, Mario Andrada, diretor-executivo de Comunicação do Comitê, classificou o processo de escolha da música para o revezamento como “amor à primeira vista”. “Parece que o Luiz Gonzaga previu que a tocha Olímpica ia rodar o Brasil. Tivemos momentos de rápida infidelidade, quando checamos outras músicas, mas desistíamos já na segunda estrofe, porque nenhuma casava tão perfeitamente quanto ‘A Vida do Viajante’”, disse.

O revezamento da tocha Olímpica encerra nesta sexta-feira (20) seu 18º dia em solo brasileiro com uma celebração na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. Outras 326 cidades fazem parte da rota da tocha no país-sede dos Jogos Olímpicos, cujo percurso culmina no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, palco da cerimônia de abertura do Rio 2016, em 5 de agosto.

Vida do Viajante

Luiz Gonzaga

Minha vida é andar por este país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei.
Chuva e sol, poeira e carvão
Longe de casa sigo o roteiro mais uma estação
E alegria no coração

Minha vida é andar por este país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei.
Mar e terra, inverno e verão
Mostro o sorriso, mostro alegria mas eu mesmo não
E a saudade no coração!

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site https://smsprio2016-a.akamaihd.net/news/v2wS9gsr.jpg através de pesquisa na internet.
*A reportagem “Com mistura de ritmos e ícones da música, hino de Luiz Gonzaga dá o tom do revezamento da tocha Rio 2016” retirei do site https://www.rio2016.com/noticias/conheca-a-cancao-oficial-do-revezamento-da-tocha-olimpica-rio-2016 através de pesquisa na internet.
*O vídeo “Roberta Sá fala da versão de Vida de Viajante – Música Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016″ retirei do site https://www.youtube.com/watch?v=sgLvuEmW63Q através de pesquisa na internet.
*O vídeo “Vida do Viajante – Rio 2016 – Tema Oficial (Tocha Olímpica) [Olympic Torch Official Theme]” retirei do site https://www.youtube.com/watch?v=arpzpSQAMts através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Curiosidade, Esporte, Homenagem, Música, Mensagem que fala ao coração, Olimpíadas Rio 2016 e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s