Deficiência de Vitaminas: D

Já comecei a escrever uma postagem sobre o tema anos atrás mas acabei não publicando na época e ela ainda está lá nos rascunhos do blog…

Mas como estou empenhada em falar sobre deficiência de vitaminas e minha situação atual aí vai mais um post sobre o assunto…

Já publiquei aqui no blog informações sobre o tema neste post aqui deficiência de vitaminas e minerais após cirurgia bariátrica e também falei sobre deficiência de B12

Hand holds a box of vitamin D3

Hoje irei falar da deficiência de vitamina D e como disse anteriormente, antes de me submeter a cirurgia bariátrica, nos exames pré-operatórios, meus índices sanguíneos era bons e não tinha deficiência de vitaminas…

Após a cirurgia bariátrica eu deveria ter feito reposição de vitaminas com alimentação/ medicação mas acabei me descuidando e vira e mexe nos meus exames de sangue regulares observamos baixa de vitamina D…

D 2013

Mas, por indicação do meu endócrino/reumato, fiz uma densitometria óssea

densitometria-c3b3ssea

Os resultados chegaram e o retorno ao consultório médico rendeu uma lista de medicações (e um puxão de orelha), pois a densitometria óssea, apresentou uma alteração no sítio “fêmur direito” com perda relativa de massa óssea, que para a OMS é classificado como OSTEOPENIA (-2,1 DP) e por isso fui orientada a fazer reposição de cálcio (e vitamina D), o que confesso, usei por um tempo mas depois acabei me descuidando com a ingestão com polivitamínicos.

vitaminas

Como anualmente vou ao gineco e esse ano não foi diferente… a dra. solicitou exames de sangue e novamente observou-se deficiência de vitamina D…

D 2016

Como o valor obtido está bem abaixo do desejável fiz uma reposição de ataque com Addera D3 50.000UI com 4 comprimidos duas vezes na semana e agora estou usando semanalmente Addera D3 7.000UI com 4 comprimidos…

Aumentei também minha exposição ao sol!

Como estou no inicio dessa reposição, ainda não refiz os exames de sangue para saber se houve melhora nos índices de vitamina D, mas estou seguindo a risca a indicação médica e espero observar melhoras a longo prazo…

Agora, se me perguntarem o que eu sinto ao ter a baixa de vitamina D, digo a vocês, que não sei dizer… não observo diferença nenhuma…

Mas achei nas minhas pesquisas na internet esses 10 sintomas mais comuns a quem apresenta deficiência de vitamina D… vitamina essa que ajuda na absorção do cálcio e ajuda a regular os níveis de fosfato. É essencial ter níveis adequados de vitamina D para manter os ossos saudáveis…

Os 10 Sintomas de Deficiência de Vitamina D

  • Artrite Reumatoide;
  • Asma;
  • Baixa Resistência a Infecções;
  • Depressão;
  • Espasmos Musculares (tetania);
  • Esquizofrenia;
  • Fraqueza Muscular;
  • Osteoporose;
  • Problemas Cardiovascular;
  • Raquitismo (amolecimento dos ossos).

De todos os grupos de discussão sobre cirurgia bariátrica que participo, seja no Facebook ou WhatsApp, sempre comenta-se sobre a deficiência de vitamina D e a necessidade de se tomar a complementação seja com comprimidos e/ou gotas… isso vai depender da orientação do médico…

Mas é importante dizer que a falta de vitamina D pode acarretar diversos problemas para a saúde, sendo que um deles pouca gente imagina: o aumento do peso. Isso porque a escassez dessa substância altera a produção de insulina, hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue e ingresso de glicose nas células – a queda brusca da glicemia é um dos principais estímulos para o aumento do apetite. Lilian Kanda Morimitsu, endocrinologista do Hospital Santa Cruz e mestre em endocrinologia pela Escola Paulista de Medicina, explica que a deficiência da vitamina faz com que o nosso organismo resista à ação da insulina e, com isso, sinta a necessidade de produzir ainda mais esse hormônio, provocando a sensação de fome. Por causa desse desequilíbrio hormonal, o déficit de vitamina D faz com que a pessoa coma sem obter a saciedade, aumentando seu peso.

O importante é não desanimar e não se deixar abater!

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://infinityhousemagazine.com/wp-content/uploads/sites/5/2016/03/vitamin-d.jpg através de pesquisa na internet.
*A imagem da guia de exame da densitometria óssea retirei do meu instagram pessoal.
*A lista com os sintomas da deficiência de vitamina D retirei do site http://www.saudedica.com.br/os-10-sintomas-de-deficiencia-de-vitamina-d/ através de pesquisa na internet.
*As informações sobre o aumento de peso x falta de vitamina D retirei do site http://www.suacorrida.com.br/alimentacao/falta-de-vitamina-d-provoca-aumenta-de-peso/ através de pesquisa na internet.
Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Gastroplastia, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

