Deficiência de Vitaminas: B12

Dando sequência as postagens sobre deficiência de vitaminas e minha situação atual aí vai mais um post sobre o assunto…

vitamina-b-12

Mas lembrando que já escrevi sobre o tema neste post aqui Deficiência de vitaminas e minerais após cirurgia bariátrica

Antes de me submeter a cirurgia bariátrica, nos exames pré-operatórios, meus índices sanguíneos era bons e não tinha deficiência de vitamina B12 (cobalamina)…

B12 2011

Após a cirurgia bariátrica eu deveria ter feito reposição de vitaminas com alimentação/ medicação mas acabei me descuidando e vira e mexe nos meus exames de sangue regulares observamos baixa de vitamina B12…

O cirurgião bariátrico e/ou endocrino e/ou gastro sempre me indicam reposição com o Citoneurin 5000 (injeção intramuscular de B12) de três em três meses (as vezes, quatro em quatro), mas confesso que nem sempre tomei corretamente…

E desde o ano passado quando voltei a ter quada de cabelo e procurei a dermatologista; a médica se assustou com o valor do resultado do exame de sangue…

B12 2015

Ela me orientou a tomar a suplementação de 3 em 3 dias, o que achei exagero, já que sinto um ardor (o líquido entra queimando) e um leve incomodo após a aplicação e logo marquei consulta com o gastro que me orientou a fazer a aplicação, inicialmente, de 15 em 15 dias, o que ainda achei muito e negociei para ser mensalmente…

Então, desde o ano passado, tenho tomado a injeção intramuscular de B12, uma vez ao mês…

Citoneurin 5000

E a estrategia que arrumei para não esquecer de tomá-la, foi fazer a aplicação no mesmo dia em que tomo o anticoncepcional, que desde que me submeti a redução de estômago, uso injetável, por indicação do meu gineco…

Alguns vão dizer que sou louca em tomar duas agulhadas no mesmo dia, mas essa foi a forma que arrumei para usar a medicação e não ter mais esse prejuízo no meu organismo…

E pelos meus últimos resultados de exame de sangue os índices de B12 estão num valor aceitável (normal), mas nem por isso abandonei minha estrategia e continuo a usar a medicação mensalmente…

B12 2016

Mas se me perguntarem o que eu sinto ao ter a baixa de vitamina B12, digo a vocês, que normalmente observo aftas, alterações do apetite, depressão, desmotivação, dor crônica, fadiga (falta crônica de energia), fraqueza física e irritabilidade, mas achei nas minhas pesquisas na internet esse quadro síntese com os sintomas mais comuns:

  • Alucinações
  • Confusão
  • Depressão
  • Esquecimento / demência
  • Falta de concentração
  • Falta de motivação
  • Irritabilidade
  • Nervosismo
  • Problemas do sono
  • Síndrome de Burn-out
  • Tonturas
  • Transtornos de personalidade
  • Anemia
  • Alterações do apetite
  • Branqueamento dos cabelos
  • Dores nervosas
  • Espasmos
  • Exaustão crônica
  • Fraqueza física
  • Formigamento e dormência dos membros
  • Imunodeficiência, a suscetibilidade a infecções
  • Inflamação da boca (aftas), estômago e intestinos
  • Palidez
  • Perda de coordenação e equilíbrio
  • Prisão de ventre, diarreia
  • Problemas gastro-intestinais
  • Problemas motores
  • Problemas de visão
  • Anemia perniciosa
  • Arteriosclerose
  • Ataque cardíaco
  • Danos na retina
  • Espasmos
  • Incontinência
  • Infertilidade
  • Infarto cerebral (AVC)
  • Paralisia
**Alguns dos sintomas típicos causadas por ou associados á deficiência de vitamina B12. Alguns sintomas podem ter outras causas.

Possíveis causas de uma desordem na absorção da vitamina B12:

  • Alcoolismo e drogas
  • Medicamentos anti-acidez, ou anti-ulceras
  • Medicamentos anti-diabetes (Metformina)

  • Outros medicamentos (antibióticos, psicotrópicos, aspirina, quimioterapia, anticoncepcionais e medicamentos hormonais (inibidores da bomba de protões), anti-hipertensivos (ECA), medicamentos para distúrbios do ritmo cardíaco (beta bloqueadores, sprays de nitrato, nitroglicerina) contendo estrogênios, medicamentos para baixar o colesterol (estatinas), medicamentos para a potência.

  • Doses altas de vitamina C
  • Mais de quatro cafés por dia
  • Fumar muito
  • Consumo elevado de açúcar
  • Consumo de alimentos muito picantes
  • Consumo elevado de pseudo-formas de vitamina B12

  • Desordens das mucosas do estômago ou intestino
  • Inflamação do estômago ou intestinos
  • Paredes do estômago fracas em idosos
  • Remoção parcial do estômago ou intestinos
  • Redução da formação de ácido gástrico
  • Problemas no pâncreas
  • Infecção por HIV
  • Doenças hepáticas
  • Infecção por Helicobacter Pylori
  • Parasitas
  • Problemas nos rins

** lista não exaustiva

De todos os grupos de discussão sobre cirurgia bariátrica que participo, seja no Facebook ou WhatsApp, sempre comenta-se sobre a baixa de B12 e a necessidade de se tomar a injeção intramuscular de B1, B6 e B12 e já escrevi aqui no blog sobre esse assunto assim que fui orientada a fazer essa complementação com o Citoneurin

Resumo da opera, ou toma-se a medicação injetável ou toma-se sublingual… isso vai depender da orientação do médico…

O importante é não desanimar e não se deixar abater!

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site https://www.greenme.com.br/images/alimentar-se/alimentacaoesaude/vitamina-b-12.jpg através de pesquisa na internet.
*As imagens ilustrativas deste post são print screen dos meus exames de sangue.
*Os quadro síntese retirei do site http://www.vitamina-b12.net/deficiencia-vitamina-b12/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Gastroplastia, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

