Por que as hashtags são tão populares?

O que mais uso nas redes sociais, principalmente no Instagram são as hashtag e por isso msm não poderia deixar de compartilhar essa reportagem do site do Jornal Tribuna de Minas…

Piada interna, bordão, slogan… seja qual for o uso, tags viraram itens indispensáveis nas redes sociais. Veja as mais comuns

fb-hashtag-conversations

#partiuhashtag

Bordões e slogans caem no gosto de usuários e viram “linguagem própria”
POR TRIBUNA
561054919af5b

Itens indispensáveis nas redes sociais, as hashtags, inicialmente usadas para indexar os assuntos, caíram no gosto popular e transcenderem (e muito) seu uso inicial. O professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e coordenador do projeto “Museu de memes” da Universidade Federal Fluminense (UFF), Viktor Chagas, explica que, originalmente, as hashtags – ou simplesmente tags, eram utilizadas para marcar um determinado conteúdo, como uma espécie de etiqueta ou rótulo.

Entretanto, com o uso maciço, começaram a ser utilizadas como indicadores de emoções, afetos (#diva, #amo), para a criação e circulação de campanhas ou comportamentos (#fikadika, #vemprarua etc.) e também para “decorar” um post, “o que praticamente subverte o uso original”, conclui. Viktor explica que a hashtag é um misto de bordão e slogan ao mesmo tempo. Por isso, seu uso tão evidente na política: #eutenholigaçãocomfreixo, #blacklivesmatter, #forasarney e outras”, completa.

Além disso, o professor explica que algumas hashtags podem ser utilizadas para criar senso de pertencimento a uma dada comunidade virtual, como uma espécie de “piada interna” misturada a um comportamento típico daquele ambiente. “No Twitter, por exemplo, hashtags como #FF são utilizadas pelos usuários para marcar um dia da semana específico e um comportamento coletivo recorrente. Neste caso, #FF (follow friday) abre espaço para que os usuários indiquem perfis de outros usuários que valem a pena ser seguidos”, exemplifica.

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://www.noix.com.br/wp-content/uploads/2014/10/fb-hashtag-conversations.jpg através de pesquisa na internet.
*A reportagem retirei do site http://www.tribunademinas.com.br/partiuhashtag/ através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Citação, Computadores e Internet, Curiosidade, Rede Social e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Por que as hashtags são tão populares?

  1. Letícia disse:

    Hahha acabamos usando tanto que nem percebemos! 🙂
    Muito bom!
    Beijo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s