Madrinhando

Missão-madrinha-de-casamento

Essa não é a primeira vez que sou madrinha de casamento de um casal de amigas/primas, mas essa é a primeira vez que me envolvo de “corpo e alma”…

Na verdade, a primeira vez que fui madrinha de casamento foi em 2001, no casamento da minha prima Juliana com o Luciano… cheguei a ir com ela escolher o vestido de noiva… participei do chá de panela… meu par na época era um amigo do noivo e nunca mais o vi… convivo com eles até hj… sou madrinha de consagração da primeira filha deles, a Carol…

Muitos anos depois, a Talita e o Rafael me chamaram pra madrinha do casamento deles… fiquei mt feliz com o convite… mas na hora da cerimônia rolou um estresse, pois o rapaz que seria meu par não veio ao evento e fiquei sem par na porta da igreja… como eu conhecia a cerimonialista (na verdade, fui eu quem indicou a Jacqueline Glauber do Presença Confirmada Cerimonial para a noiva) ela conversou com a mãe da noiva e arrumaram um parente as presas para entrar cmg… foi constrangedor (pelo menos eu achei)… indiquei tbm o fotografo, Bruno Britto e Patrícia Moura

Já recentemente, fui convidada a ser madrinha no casamento da minha amiga Roberta com o Tarcísio… convite informal e depois formal…  cheguei a fazer uma “despedida de solteira” para ela junto com minha prima Ana Cláudia, pois na época que moramos juntas em BH sempre comentávamos que sairíamos para comemorar caso uma de nós “desencalhasse” primeiro… meu par no casamento foi meu primo Marconi… não houve nenhum imprevisto… cerimônia impecável… curti a festa até os últimos minutos… o relacionamento entre eles não deu certo mas a amizade permanece…

DSC03490

Já no meio do ano passado, minha amiga de infância (e confidente) ficou noiva e vibrei bastante… até que no início deste ano veio o convite para eu ser madrinha do casamento deles, meus queridos, Bernardo e Bianca… o convite informal foi feito por mensagem de voz no whatsapp… mts lágrimas…

Save the date delicadíssimo…

11667223_1014722818552924_841643228_n

Convite formal lindo (e exclusivo) para os padrinhos e madrinhas…

11289745_578364712266176_1293958214_n

Como moramos em locais diferentes, recebi meu convite personalizado no dia anterior ao casamento religioso… um lindo mimo preparado pelas mães dos noivos com direito a licor, tolha de bandeja e um pão de mel…

11749370_1022428001115739_169618169_n

Sem falar do convite para os demais convidados super criativo…

Mas adorei msm foi o “mimo” que enviei aos noivos… assim que soube do noivado saí a procura de referências de casamento com o tema “Bernardo & Bianca” (o filme da Disney) e me deparei com um topo de bolo do Biscuichos da artesã Helena e foi amor a primeira vista…

Eu e a noiva trocamos mts ideias, olhamos mts imagens do desenho na internet até decidirmos quais referências atendia aos sonhos dos dois (atentem-se ao detalhe do rabinho em formato de coração)… mts email’s depois, a encomenda foi feita…

Bernardo & Bianca (noivinhos de biscuit)

Os noivinhos foram entreguem na casa dos noivos em São Paulo, pela irmã da Helena, a Margarete

A Bianca ficou tão curiosa que não esperou o Bernardo chegar para abrir a encomenda… assim que minha amiga abriu o pacote com o presente me enviou um áudio e foto pelo whats… logo depois foi a vez do Bernardo me agradecer… fiquei emocionadíssima com a atenção e carinho deles…

11274697_991083790916827_132631331_n

Como eles moram em SP e se casaram em Divinópolis (MG) tudo foi programado à distância… com ajuda da mãe e da irmã da noiva…

Como eu tinha ciência dessa dificuldade, tentei ajudar da maneira que pude… e sempre que possível marcava a Bianca em alguma publicação no Facebook que pudesse clarear as ideias dela… enviei tbm alguns “goodies” sobre o tema casamento…

Teve também o site dos noivos, criado por eles para compartilhar com os convidados/madrinhas/padrinhos os detalhes da organização do grande dia…

iCasei

Nessa onda tecnologia, criou-se dois grupos no whats direcionados ao casamento da Bianca e do Bernardo… o primeiro grupo foi criado para troca de ideias para o chá de lingerie, ideia da prima/madrinha Cibele e o outro grupo foi criado pela própria noiva para que as madrinhas trocassem ideia sobre cabelo/make/look…

11354842_1014707121887827_1605226853_n

Infelizmente, não pude comparecer ao chá de lingerie, mas acompanhei tudo pelo grupo do whats… o tema do chá foi latino/mexicano com um ar de rock do Jon Bon Jovi (a noiva era fã incondicional do astro na adolescência)…

11655388_1014722501886289_1637986311_n

Meu par foi um amigo do noivo, o Luiz

11749661_1022159751142564_1147531672_n

E dessa experiência toda posso concluir que “ser madrinha é um estado de espirito” como disse muito bem a Estela do site Casar é um barato:

E por que eu escrevi isso tudo? Para trazer à tona essa reflexão sobre os padrinhos que escolhemos para cumprirem uma função e os padrinhos que a vida escolheu. Não criar expectativas, não cobrar uma posição, não achar que um título significa mais do que o amor é a melhor saída para ser surpreendido e para ter ao seu lado as pessoas mais importantes. Independente de convites, de presentes, de convenções sociais, a escolha de seus padrinhos deve ser feita com o coração. E mesmo que eles não estejam lá no altar na hora do sim, serão para sempre seus padrinhos de alma. Escolha ter ao seu lado amigos que querem o bem do seu relacionamento e diga a eles o quanto os ama e o quanto cada um tem seu cantinho especial na sua vida!

Mas é claro que pesquisei mt a respeito das atribuições do “cargo” de madrinha e não poderia deixar de postar aqui no blog a lista de “responsabilidades” feitas pela Fernanda Floret do site Vestida de Noiva

Algumas responsabilidades das madrinhas de casamento

Sim, muita gente não sabe, ou fingem não saber… então vamos ajudar com a listinha:

* Estar ao lado da noiva durante os preparativos do casamento: oferecer ajuda, perguntar se quer que acompanhe na escolha do vestido de noiva, saber escutar, opinar, emprestar o ombro amigo para as horas de desespero e os sorrisos sempre.

* Organizar o chá de cozinha (chá bar, chá de lingerie… o que a noiva tiver escolhido).

* Ajudar caso a noiva tenha muitos convidados de fora da cidade, os recepcionando e assegurando que tenham informações sobre a cidade, onde se hospedar, como chegar ao casamento. Uma noiva me contou que uma das madrinhas se ofereceu para buscar os convidados de outra cidade no hotel, olha que madrinha solícita!

* Comparecer ao ensaio da cerimônia, se houver.

* No dia do casamento, verificar se a noiva precisa de ajuda para se vestir ou para buscar o buquê e levar até o local em que a noiva estiver se arrumando – ou mesmo se a noiva quer companhia para passar o dia da noiva juntas!

* Chegar cedo ao local da cerimônia para receber as instruções da assessoria do casamento sobre a ordem de entrada dos padrinhos, localização no altar, etc.

* Fazer algum discurso na cerimônia ou festa, caso tenha sido combinado com a noiva.

* Durante a festa, se divertir com a noiva, mas também estar atenta à ela: oferecer água, providenciar retoque no batom, ver se roupa e cabelo estão perfeitos. Melhor amiga quer que a noiva esteja impecável.

* E se quiser fechar com chave de ouro, pode ainda oferecer ajuda no retorno da lua de mel para organizar os presentes ou mesmo fechar os envelopes e enviar os cartões de agradecimento aos Correios.

Uma listinha cheia de responsabilidades, mas que qualquer amiga de verdade teria o maior prazer em fazer!

Para quem ainda não entendeu o recado, o que quero dizer é que ser madrinha de casamento não é ter que dar presente caro ou só se preocupar com o vestido que vai usar no dia!

***

11753839_1022159704475902_1560414234_n11721966_1022159727809233_1095902943_n11758898_1022159754475897_1833604252_n11694184_1022159721142567_2127544434_n

11749676_1022159724475900_530960020_n804632_1022159744475898_1881265044_nÉ… acho que cumpri meu papel!!!

*As imagens ilustrativas deste post retirei do google e do meu arquivo pessoal/instagram através de pesquisa na internet.
*A listinha com as responsabilidades das madrinhas de casamento retirei do site Vestida de Noiva http://vestidadenoiva.com/quer-ser-minha-madrinha/  através de pesquisa na internet.
Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Citação, Curiosidade, Entretenimento, Homenagem, Mensagem que fala ao coração e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

