Efeito Sanfona

Este post inaugura minha promessa de colocar as publicações da pasta rascunho do blog em dia…

Inicialmente, esse post começou a ser escrito em 2012 mas só agora estou finalizando a pesquisa e publicação das informações que localizei na internet sobre o “efeito sanfona”…

efeito-sanfona-11 (1)

Como fugir do eterno emagrece e engorda

Um dos piores pesadelos para quem quer perder peso é o efeito sanfona. Isso ocorre com as pessoas por não manterem uma dieta equilibrada e ficam no emagrece e engorda constantemente.

Geralmente ocorre assim: a pessoa chega ao seu peso ideal, acho bacana e para de fazer dieta, depois começa a voltar a ganhar peso, se assusta e volta a fazer dieta para emagrecer, assim a pele estica e volta, estica e volta, até provocar o efeito sanfona.

Porque ocorre o efeito sanfona?

Como falamos anteriormente o efeito sanfona acontece quando a pessoa engorda e emagrece repetidas vezes, e geralmente acaba pesando mais do que quando começou a tentar emagrecer.

Geralmente o efeito sanfona está relacionado às dietas malucas que promete perder de peso rapidamente. Por serem dietas que não permitem perder peso aos pouco e saudavelmente, as pessoas que se submete  não entendem a importância de acostumar o organismo para perder peso com saúde. Os resultados são: perdem peso muito rápido e voltam a engordar porque não educaram os hábitos alimentares para continuar com uma alimentação saudável em longo prazo.

Nutricionistas alertam que as dietas rápidas são um perigo para a saúde, já que os resultados em curto prazo prejudica o sistema imunológico, além de deixar o organismo mais vulnerável a possíveis infecções.

Como ocorre o efeito sanfona?

Desde crianças as células de gordura são formadas. Quando comemos muito essas células incham e se dividem.  Essas células permanecem em nosso corpo. Quando começamos a perder peso forma desequilibrada, o cérebro manda sinais de ameaça ao organismo.  Assim a queima de calorias fica mais lenta e o organismo guarda as células para voltar a engordar.

É assim que o efeito sanfona ocorre, logo após uma dieta maluca, se você não mantem uma alimentação saudável, rica em proteínas e nutrientes que nosso corpo necessita, o seu próprio organismo vai responder com a volta da gordura guardada.  Isso é confirmado por alguns especialistas que dizem que o organismo tem memória.

Com o vai e vem do peso, o efeito sanfona é inevitável.

Como fugir do efeito sanfona?

Fazer dietas malucas além de não fazer bem para a saúde, o organismo vai criando certa resistência para emagrecer com o passar do tempo.

Para evitar o efeito sanfona, escolha sempre dietas que não promete um resultado imediato, lembre-se que as dietas devem ser saudáveis e devem dar um tempo para seu organismo se acostumar.  Para isso é necessário uma reeducação alimentar, para emagrecer sem passar fome e fortalecer o sistema imunológico.

Perder peso em longo prazo, além de ser mais saudável, reduz os possíveis efeitos sanfonas. É longo, mas o corpo necessita de 2 a 3 anos para “esquecer” os padrões anteriores e não voltar a engordar.

Como fazer um plano de dieta?

dietas-que-resolvem

Para ajudar o organismo se acostumar com a nova condição e não voltar ao peso anterior é necessário fazer algumas coisinhas que ajuda a “enganar” o organismo, assim ele não sentirá falta das calorias perdidas, como:

  • Diminua muito devagar as calorias diárias.
  • Estipule horários para as refeições.
  • Adicione em sua alimentação verduras e legumes.
  • Não precisa se privar das gulosinas, mas estipule um dia da semana para sair a comer: sorvete, chocolate e outros. Coma moderadamente.
  • Evite excesso de sal.
  • Consuma 2 litros de água diária.
  • Mastigue bem os alimentos.
  • Jamais faça o uso de remédios para emagrecer rápido.
  • Substitua o refrigerante e as bebidas alcoólicas por chás e sucos.
  • Realize atividades físicas.

Esse caminho é longo, porém é a maneira mais saudável para quem quer perder peso. Se você deseja emagrecer e continuar magra, ou seja fugir do efeito sanfona, precisa ter em mente que não será um milagre que surgirá do dia para a noite que vai lhe ajudar.

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

Efeito-Sanfona-o-culpado-pela-mudança-de-manequins

Efeito Sanfona: o culpado pela mudança de manequins

Em média, as mulheres usam quatro tamanhos diferentes de roupa e cinco de sutiã ao longo da vida.

Quando os quilos a mais surgem, boa parte das mulheres costuma apelar para os mais diferentes tipos de dietas radicas e, obviamente, desbalanceadas. O resultado é o famoso efeito sanfona, que causa mudanças drásticas no guarda-roupa.

Em média, são quatro tamanhos diferentes de roupa  e cinco de sutiã ao longo da vida, de acordo com uma pesquisa do Harley Medical Group, especializado em cirurgias plásticas no Reino Unido. Para chegar a essa conclusão, a equipe contou com dados de 2 mil voluntárias.

Segundo o jornal Daily Mail, o levantamento também apontou que um terço das pacientes da empresa busca tratamentos para os efeitos do engorda e emagrece. Entre os principais incômodos estão estrias e flacidez.

FONTE: Portal Terra

*A imagem ilustrativa e informações acima retirei do site http://dicascomoemagrecer.com/efeito-sanfona-fugir-eterno-emagrece-engorda/ através de pesquisa na internet.
*As informações acima retirei do site http://www.magraemergente.com/dietas/efeito-sanfona-o-culpado-pela-mudanca-de-manequins através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas, Gastroplastia, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Efeito Sanfona

  1. bloguedabia disse:

    Ótimo artigo 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s