Cirurgia Plástica Reparadora – Rejeição da Prótese de Silicone

Agora que o risco de rejeição à prótese passou tive coragem de abordar o tema aqui no blog…

Mas fiquei em observação médica por mais de 45 dias e precisei tomar uma nova dosagem de antibióticos (21 dias)… somente após a segunda ressutura da mama esquerda + nova dosagem de medicação é que a secreção diminuiu, até acabar e recentemente recebi alta (ainda retornarei ao consultório médico mensalmente e daqui a 6 meses faremos a correção das cicatriz da mama esquerda), com indicação para drenagem linfática e utilização de creme de rosa mosqueta para as cicatrizes não darem queloides (próximas postagens)…

Abaixo meu relato de experiência e as informações que localizei na internet…

Rejeição da prótese

Rejeição da Prótese de Silicone

Depois da experiência do seroma e da abertura da sutura cirúrgica, parece que meu organismo está rejeitando a prótese de silicone…

Soube disso recentemente, após a médica ter aberto o jogo comigo…

Neste último procedimento para a ressutura da mama esquerda a médica fez uma limpeza com soro morno no interior da mama e aproveitou para observar a “cicatrização”, mas ela acredita que meu organismo esteja rejeitando a prótese e irá observar por mais uns dias esta evolução, já que a secreção diminuiu e não estou apresentando outros “sintomas”…

Nas minhas pesquisas sobre o tema na internet, o principal fator para a ocorrência da rejeição, pode ser uma incompatibilidade imunológica, uma espécie de defesa do corpo humano, já que a prótese é um corpo estranho dentro do organismo…

Caso se detecte este problema, será necessário retirar a prótese e após 1 mês recolocar outro tipo de prótese para que não ocorra nova rejeição…

Fiquei bem assustada com esta possibilidade da rejeição e do novo procedimento para retirada e posteriormente recolocação da prótese, mas estou confiante, já que o seroma diminuiu consideravelmente nestes últimos dias…

Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos das cirurgias plásticas reparadoras

Contratura Capsular

Quando nosso organismo encontra algum corpo estranho, ele tenta expulsá-lo ou absorve-lo. No caso da prótese de silicone, o corpo cria uma cápsula em torno da mesma, causando endurecimento e muitas vezes deformidade da mama.

A contratura pode ocorrer em todas as cirurgias, porém nem sempre é visível. Em alguns casos, essa cápsula começa a se contrair  e apertar a prótese, ocasionando fortes dores.

A contratura capsular pode ser classificada em diferentes graus conforme define Baker:

  • Grau 1 – não visível e não palpável; a mama é igual a uma mama não operada;
  • Grau 2 (mínimo) – palpável mas não visível;
  • Grau 3 (moderado) – palpável e visível, cápsula distorcida porém sem dor;
  • Grau 4 (grave) – palpável e visível, distorção marcada, mama endurecida e com dor constante.

A maioria das pacientes que realizam a Cirurgia Plástica de Próteses de Silicone, se encaixam, no início no primeiro grau de contratura capsular e o normal é que a contratura estacione neste grau. O problema só é evidenciado quando a contratura capsular avança  para graus mais graves.

Considera-se “rejeição”, quando a contratura ocorre em grau 3, com deformidade que modifica a mama e a desloca superiormente, dando a sensação de ela estar apertada e endurecida, bem como no grau 4, que é considerado o mais grave pois a contratura está palpável, visível e a cápsula marcadamente distorcida, fazendo com que a paciente sinta dores constantes.

A ocorrência desta complicação ainda não é profundamente conhecida. Não se sabe o que faz ocorrer logo no primeiro mês ou após 10 anos, apenas em uma mama ou nas duas. Atualmente o que se sabe é que as chances de ocorrer contratura capsular com implantes de são de até 30% – 40% dos casos. Porém já com a colocação de próteses  texturizadas, a ocorrência é mínima.

A retirada da prótese de silicone e colocação de uma nova prótese é o melhor a ser feito, quando há um grande grau de contratura capsular.

Antigamente, contratura capsular era tratada com a manobra manual  e aperto da mama até a ruptura da cápsula, porém devido a dor causada e o perigo de danificar a prótese, esta técnica não é mais usada.

Atualmente os tratamentos realizados mais comuns para reverter a contratura capsular ao grau 1 e 2 são a capsulotomia que consiste em incisões na capsula para relaxa-la e a capsulectomia que tem como objetivo a retirada total da prótese com reposicionamento dos implantes.

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://www.cliquefacil.net/wp-content/uploads/2011/11/Pr%C3%B3tese-de-silicone-foto.jpg através de pesquisa na internet.
*As informações sobre a “Rejeição da prótese de Silicone (Contratura Capsular)” retirei do site http://www.lipoesilicone.com.br/rejeicao-da-protese-de-silicone/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Cirurgia Plástica Reparadora, Gastroplastia, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

31 respostas para Cirurgia Plástica Reparadora – Rejeição da Prótese de Silicone

  1. morro de medo de cirurgia por conta disso =/
    vou ser despeitada pra sempre kkkk
    beijos :*

    Curtir

  2. Ana disse:

    Se caso aconteça isso a pessoa não quiser mais colocar a prótese,pode ficar sem ela?

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Ana Lucia!

      Vi seu comentário no meu blog…

      E pelo que me foi esclarecido pela médica na época do ocorrido é que existe a possibilidade de se retirar a prótese, sem prejuízos a saúde (ou estética da mama)… no meu caso a “rejeição” não foi concretizada e não houve necessidade de fazer essa retirada. Mas com certeza, sua dúvida deve ser esclarecida com o profissional escolhido por você…

      Na tag “cirurgia plástica reparadora” você encontra todas as informações sobre o tema no meu blog https://maryalcantaras.wordpress.com/2013/11/30/cirurgia-plastica-reparadora-relato-de-experiencia/

      Espero ter esclarecido suas dúvidas…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  3. camila disse:

    fiz uma cirurgia redutora de mama a 4 meses, por meu corpo ter rejeitado o monocryl precisou fazer uma ressutura no seio esquerdo,conforme foi cicatrizando bem onde foi ressuturado meu peito afundou,parecendo se dividir na sua base.O que significa isto?Perdi cirurgia?

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Camila!

      Vi seu comentário no meu blog…

      E sugiro que sua dúvida seja esclarecida com o profissional escolhido por você, pois eu não sou profissional da área da saúde e as informações contidas no blog são referentes a minha experiência pessoal e/ou pesquisa na internet… e sempre que tenho alguma dúvida, recorro a médica que fez o procedimento cirúrgico…

      Na tag “cirurgia plástica reparadora” você encontra todas as informações sobre o tema no meu blog https://maryalcantaras.wordpress.com/2013/11/30/cirurgia-plastica-reparadora-relato-de-experiencia/

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

      • Taila disse:

        Botei a terceira vês uma prótese só q tem 3 meses ta inflamado tem Buraquinho vazando um liquido branco oq Fasoo o medico q boto foi preso to desesperada

        Curtir

      • Taila disse:

        Meu seio ta um maior q o outro to com 1500;00,qr indireita to tomando antibiótico mas nnao tem jeito to desesperada

        Curtir

      • Oi Taila!

        Vi seu comentário no meu blog e venho agradecer sua visita…

        Sugiro que você procure seu plano de saúde (caso tenha sido atendida por um profissional credenciado ao plano) ou recorra a outro profissional (cirurgião plástico ou mastologista)…

        Mais uma vez esclareço a você, que não sou profissional da área da saúde e as informações contidas no blog são referentes a minha experiência pessoal e/ou pesquisa na internet…

        Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

        Espero ter ajudado.

        Aguardo seu contato…

        Att,

        Mariana Alcântara

        Curtir

  4. Andréa Roberta Barbosa disse:

    Estou passando por uma rejeição de prótese mamária. Estou muito triste, pois o meu médico disse que vou ter que tirar. Não quero tirar. vou fazer de tudo para mudar esse quadro.

    Curtir

    • Lilian disse:

      Ola Andrea! Me chamo Lilian e estou passando por este problema agora, coloquei a protese a 45 dias e esta tendo rejeição, gostaria de saber como vc esta, o que ocorreu?

      Curtir

  5. Maria disse:

    Passei por um processo muito dificil apos colocar silicone , vendo tantas reportagens resolvi deixar meu relato .
    No dia 20/12/14 fiz minha tao sonhada cirurgia , apos 15 dias ocorreu a abertura de um pequeno buraco no corte e começou a sair o seroma , o meu medico me deu antibióticos forte durante 15 dias , seroma diminuiu e o buraco fechou , neste período fiz ultrasson e nao constou liquido ao redor da protese, fiz exames de sangue e nao constou infecção , apos duas duas semanas com tudo dando certo , o buracou abriu novamente e o seroma voltou mais forte , fiz novamente ultrasson e o liquido ja estava todo em volta da protese e a solução seria a retirada , no dia 27/02 fiz a cirurgia da retirada , coletou o material e fez uma limpeza por dentro , por uma decisão muito dificil retirei somente a mama direita , a esquerda cicatrizou e esta totalmente normal por dentro …
    Enfim , esta sendo um periodo muito dificil , primeiros resultados sairam e nao constam bacterias no liquido retirado, em maio sai o mais detalhado , tenho lido muito a respeito ,por isso acredito que tenha mulheres que estao passando por isso também , por isso resolvi deixar meu relato aqui .
    Meu medico que esperar 3 meses e colocar novamente, e ai sim espero que de tudo certo .

    Curtir

    • Oi Carolina!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu relato…

      Muitas mulheres passam por essa experiência desagradável no pós operatório da cirurgia plástica, seja estética ou reparadora, e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Senti essa dificuldade na época em que passei por esse inconveniente no pós operatório da minha cirurgia plástica reparadora e as informações que coletei na internet resolvi publicar no blog para tentar auxiliar outras mulheres, pois acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstancia…

      Torço para que tenha dado tudo certo com você após esse ocorrido e que a recuperação e/ou recolocação da prótese tenha ocorrido da melhor forma possível…

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • Maristela disse:

      Oi Maria, no meu caso tive seroma, mas o médico decidiu pela drenagem manual, mesmo pq foi na primeira semana, pois usei o sutiã folgado e a prótese não alcançava o músculo, fiz 5 sessões e está bem melhor, o Dr avaliou e não tem mais líquido.

      Curtir

      • Oi Maristela!

        Vi seu comentário no meu blog…

        Fico feliz em saber que seu problema foi sanada e nada mais sério aconteceu…

        Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

        Espero ter ajudado!

        Aguardo seu contato…

        Att,

        Mariana Alcântara

        Curtir

  6. suzi disse:

    ola Maria, muito bom seu comentario! pois estou passando por esse momento ruim nas minhas proteses. Agora dia 30 vai fazer 3 meses que coloquei e a mais ou menos um mes atras estava tudo ok ate comescar a doer em baixo da mama direita e abriu um furinho onde saiu seroma.Fui ate meu médico onde me receitou dois antibioticos durante 14 dias e para meu alívio fechou o furinho.Mas ao passar dos dias formou uma bolha com um líquido dentro onde estourou e abriu um furo ainda maior que o outro.Meu médico ficou bem preocupado com minha situação e me disse que tenho que retirar a protese do lado direito. Estou muito aflita e não consigo expressar tamanha desconforto em saber que aconteceu isso.E agora lendo outros relatos eu fico um pouco mais aliviada porque quando acontece isso agente acaba achando que não acontece com mais ninguem. Aguardo um exame que foi para laboratório para ver se tem alguma bactéria no líquido retirado do meu peito.E estou esperando o resultado para marcar minha nova cirurgia.
    Espero que dê tudo certo!

    Curtir

    • Oi Suzi!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata por seu relato de experiência e tenha certeza de que estou na torcida por você, com pensamento positivo para que as coisas se resolvam da melhor forma possível no seu caso…

      E pelo que me foi esclarecido pela médica na época do ocorrido é que existe a possibilidade de se retirar a prótese, sem prejuízos à saúde (ou estética da mama)…

      No meu caso a “rejeição” não foi concretizada e não houve necessidade de fazer a retirada da prótese. Mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que a acompanha…

      No meu blog, na tag “cirurgia plástica reparadora” você encontra todas as informações sobre o tema mais especificamente nesse post: https://maryalcantaras.wordpress.com/2014/02/03/cirurgia-plastica-reparadora-rejeicao-da-protese-de-silicone/

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  7. suzi disse:

    Há optei por não contar para ninguém pois as pessoas acabam olhando por um lado sempre ruim . Eles nunca entendem o nosso ponto de vista.

    Curtir

  8. Ana disse:

    Aí menina! Me ajuda!!! Fiz cirurgia a 29 dias.. E a mama esquerda começou a vazar pus… Meu médio iniciou cipro + singulair e me falou w eh risco de rejeição.
    Como já faz 7 dias disso e ainda está vazando, ele falou que segunda vai abrir lavar e suturar novamente…
    Como foi a sua? Foi mãos ou menos isso?
    Me dê uma luz, não comentei com ngm sobre isso pra não ficarem falando as coisas, então não posso dividir isso c ngm…
    Me ajude com sua experiência, por favor!

    Curtir

    • Oi Ana Laura!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata por seu relato de experiência e tenha certeza de que estou na torcida por você, com pensamento positivo para que as coisas se resolvam da melhor forma possível no seu caso…

      E pelo que me foi esclarecido pela médica na época do ocorrido é que existe a possibilidade de se retirar a prótese, sem prejuízos à saúde (ou estética da mama)…

      No meu caso, fiz ressutura da ferida operatória algumas vezes e novo ciclo de antibióticos até que a cicatrização se deu por completo e fui liberada para fazer drenagem linfática manual… com isso, a “rejeição” não foi concretizada e não houve necessidade de fazer a retirada da prótese. Mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que a acompanha…

      No meu blog, na tag “cirurgia plástica reparadora” você encontra todas as informações sobre o tema mais especificamente nesse post: https://maryalcantaras.wordpress.com/2014/02/03/cirurgia-plastica-reparadora-rejeicao-da-protese-de-silicone/

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

      • Ana Laura disse:

        Má, não consigo te achar.. tem varias Mariana Alcântara… vc pode por gentileza me adicionar? Ana Laura Baena a foto de capa sou eu meu marido e meu filho.
        Gostaria de conversar com vc…
        Muito Obrigada!

        Curtido por 1 pessoa

      • Já está aceita Ana Laura!

        Espero que nosso bate papo inbox tenha ajudado vc…

        Boa sorte!

        Curtir

  9. suzi disse:

    ola, sou a suzi que escreveu bem aflita no último comentário. Queria deixar minha situação atual bem mais calma. Bom quando pensamos em fazer algum tipo de cirurgia ja temos que ter em mente o que pode ou não acontecer. Antes de fazer ainda tem um termo que ficamos meio assustada em assinar e no momento ainda temos o pensamento de “nãoooo isso nunca vai acontecer comigo” mas como ja disse estamos sujeitos a tudo. Eu tive que tirar meu silicone do lado direito ja faz um mês, não é a coisa mais legal do mundo sabe porque tive que colocar um dreno e tal.Pra não ficar chata ou triste ou de mal humor com isso tentei apenas ver o lado bom das coisas ja que apenas meu marido sabe que fiz isso então não poderia deixar transparecer para as outras pessoas.
    Coloco um ‘substituto’ do mesmo tamanho do outro para não aparecer e estou super beeem , acho que foi melhor do que ficar com aquela dúvida se ia ou não ia curar ou voltar aquele seroma.
    No momento estou contando os dias para recolocar a minha prótese que vai se em novembro.
    Não lembro se li relato assim aqui mas ia ficar bem mais aliviada se eu tivesse lido.
    Parabéns a administradora por esse espaço que temos para conversar.

    Curtir

  10. Lady disse:

    Ola, li os relatos o que me deixou mais animada, fiz a cirurgia a 40 dias, estava tudo bem ate eu senti o seio direito quente e o buraquinho querendo abrir, nao vazou liquido e o medico me passou 7 dias de antibioticos e pediu repouso, ja que tinha abusado demais no pos, tenho duas bebes o que fica complicado manter esse tal repouso, minhas duvidas sao, nao achei nada na internet com meus sintomas, alguem teve o seio esquentando assim? mais uma duvida , a rejeicao de da pelo processo no organismo ou a falta de repouso interfiriu?volto ao medico em 7 dias, cheia de medos e duvidas, nao gostaria de ter que passar por tudo novamente.

    Curtir

    • Oi Lady!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata por seu relato de experiência e tenha certeza de que estou na torcida por você, com pensamento positivo para que as coisas se resolvam da melhor forma possível no seu caso…

      No meu caso, não tive essa sensação do seio quente no pós operatório, mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que a acompanha…

      Mas eu sempre segui a risca as indicações médicas do pós operatório como o repouso e a utilização do sutiã pós cirúrgico…

      E lembre-se, cada organismo é único e o que está acontecendo com você pode não acontecer com outros pacientes no pós cirúrgico da cirurgia plástica.

      No meu blog, na tag “cirurgia plástica reparadora” você encontra todas as informações sobre o tema…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • Eliane disse:

      Oi Lady eu estou passando por algo parecido ,coloquei silicone nos seios em julho de 2016 e houve uma contratura capsular ,senti os seios caidos e ficou visivel a prótese , o medico deu um prazo ate parar a dor e marcou novamente a cirurgia pra troca da prótese ,fiz a cirurgia dia 01-12-16 e com duas semanas comecei a sentir dor ,o seio esquerdo esquentando e a prótese novamente ao apalpar e o seio esquerdo ficando deformado ,passei com o medico ele passou uma injeção de antibiótico ,e retornei ao medico 02-01-17 ele falou que estou com contratura dinovo ,estou desesperada não sei oq fazer ,estou com medo.

      Curtir

  11. Olá,me chamo lidiane,tem 4 dias que tive que fazer uma cirurgia de emergencia e retirar uma das proteses,pois tive uma infecção forte,há oito meses atras aumentei a protese,aí teve uma diferença grande no seio,então a medica decidiu consertar,isso foi há um mes,e vim a ter esse problema,só que hoje descobri que ela não trocou a protese,ela só tirou de trás do musculo,lavou a protese e a colocou de volta na frente do musculo,talvez por isso a infecção,isso é crime né,preciso de respostas,,,,Qualquer coisa meu email,,lillyrandis@yahoo.com.br

    Curtir

    • Oi Lidiane!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu relato…

      Muitas pessoas passam por essa experiência desagradável com a cirurgia plástica (estética ou reparadora) e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstância, por isso msm, acredito que o médico responsável pelo seu procedimento tem a responsabilidade de atendê-la da melhor forma possível… seja esclarecendo suas dúvidas ou a orientando qt a escolha dessa intervenção no seu caso clínico… por isso a minha dica é que você o procure para uma conversa sincera…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • Oi Lidiane!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com as cirurgias plásticas reparadoras e acredito que não saberei esclarecer sua dúvida se o procedimento feito pela sua médico foi correto ou negligente…

      No meu caso, quando o implante mamário direito apresentou sinais de rotação, a médica refez o procedimento e também lavou as próteses e fez uma limpeza com soro morno no interior da mama, as reposicionando atrás do músculo, sendo tudo me explicado após o procedimento…

      Mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que a acompanha…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook.

      Espero ter ajudado!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  12. SULENI disse:

    Mariana, bom dia!

    Agradeço a sua atenção, estive aqui alguns meses atras relatando que estava com contratura nível 3, mais Graças a Deus não precisei retirar a mama, ela parou e o meu médico fez um pequeno reparo na outra mama pra igualar as duas e agora estou super feliz e realizada.

    Curtir

    • Oi Suleni!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico feliz em ter notícias suas, ainda mais notícias boas…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

Deixe uma resposta

