Cirurgia Plástica Reparadora – Seroma

Na véspera de completar 15 dias das cirurgias plásticas reparadoras fui surpreendida em plena madrugada por um líquido avermelhado escorrendo da cicatriz da mama esquerda, a mais inchada até o momento…

O desespero tomou conta de mim…

Mas fui tranquilizada por um amigo que há 3 meses foi submetido a cirurgias plásticas reparadoras pós bariátricas também e que passou pela experiência da eliminação de seroma na cicatriz da abdominoplastia…

No dia seguinte ao ocorrido eu tinha consulta de retorno agendada com a Dra. Larissa e ela também me tranquilizou afirmando que foi melhor o organismo ter drenado a secreção do que ter que puncioná-lo com uma seringa…

Ela também optou por uma tratamento conservador, me orientando a fazer compressão da mama durante o banho para que o líquido acumulado seja eliminado naturalmente e continuar a tratar a cicatriz com álcool 70%… como não estou tendo febre não foi necessário utilizar medicação oral…

Abaixo, posto algumas informações que localizei no Google sobre o tema…

seroma-artigo (1)

Seroma

O que é:

Seroma é uma complicação que pode ocorrer após qualquer cirurgia, e é caracterizado pelo excesso de líquido que fica retido próximo à cicatriz cirúrgica causando inflamação.

O seroma surge após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para ser totalmente curado.

Sintomas do seroma

Os sintomas do seroma são:

  • Inchaço local: abaulamento da cicatriz;
  • Flutuação local;
  • Dor;
  • Pele avermelhada;
  • Aumento da temperatura local.

Quando este quadro está instalado ele pode tornar-se endurecido se não for retirado rapidamente.

Causas do seroma

Algumas possíveis causas do seroma são:

  • Falta de uso de uma cinta ou curativo compressivo após a cirurgia;
  • Pré disposição genética.

Esta é uma situação relativamente comum após uma cirurgia plástica ou cesária.

Tratamento de Seroma

por 

O Seroma

O seroma é o acúmulo de um líquido claro seroso (amarelo-citrino), que pode se desenvolver após cirurgias, sobretudo com grandes descolamentos, como abdominoplastia, ou com grandes espaços mortos, no caso de lipoaspiração onde se retira muita gordura. Pode ser decorrente de secção de pequenos vasos, com subsequente extravasamento de linfa ou soro. Normalmente, o seroma se acumula em um espaço morto criado pela cirurgia, como o espaço entre a gordura e o músculo na abdominoplastia, ou no espaço onde existia a gordura após uma lipoaspiração.

Características do Seroma

Logo no início, o seroma pode se misturar a um pouco de sangue devido a cirurgia recente e ter o aspecto sero-sanguinolento (semelhante ao sangue, mas bem mais diluído). Uma característica importante do seroma é que ele não coagula, pois não contém fatores de coagulação. Isso devido ao fato de os fatores de coagulação serem consumidos na extremidade do vaso sanguíneo seccionado, formando uma rede de fibrina que segura os glóbulos vermelhos (hemácias), que são grandes, mas essa rede deixar escapar um pouco de líquido (soro), cujas moléculas são muito pequenas e passam pela rede de fibrina. Por isso o nome de seroma, proveniente da palavra “soro”, que é o plasma sem os fatores de coagulação.

Sinais e Sintomas do Seroma

O seroma, por ser um acúmulo de líquido, pode exercer um pouco de pressão nos tecidos vizinhos e causar dor. A dor é mais comum na região sacral (região lombar baixa, após lipoaspiração de flancos e região sacral) e muito rara no abdômen (após abdominoplastia). Isso porque após a abdominoplastia a sensibilidade local está muito diminuída. Pode-se acumular um litro de seroma no abdômen sem que se sinta dor alguma, por exemplo, enquanto que cerca de 10 a 20ml de seroma na região sacral podem tirar noites de sono.
Os sinais principais do seroma ao exame físico são:
– Aumento de volume;
– Flutuação;
– Presença de onda líquida à palpação;
– Ausência de sinais flogísticos (calor local, hiperemia).
Lembramos que o seroma é propriamente um processo inflamatório, isso quer dizer que o líquido apenas se acumula, mas não causa vermelhidão ou aumento de temperatura no local. Esses sintomas normalmente estão presentes quando há uma infecção.
Como no início de sua formação, o seroma pode conter muitos glóbulos vermelhos (sero-sanguinolento), pode haver um discreto aumento da temperatura corporal na sua absorção, por causa da substância denominada pirógeno endógeno, chegando até 37,6 graus, normalmente, mas dificilmente a absorção do seroma pode causar febre (temperatura igual ou superior a 37,8 graus).
O início do seroma pode ser precoce, no caso da lipoaspiração, onde ele pode ocorrer já nas primeiras 24 horas, mas é mais comumente notado do sétimo ao décimo dia, sobretudo nos casos de abdominoplastia.

Prevenção do Seroma

O uso de malhas compressivas, peso de 2kg no abdômen após a abdominoplastia (durante um mês) e fechamento adequado dos planos da cirurgia podem ajudar a prevenir o seroma ou a diminuir a quantidade formada. Apesar disso, temos percebido que quanto mais gordura retiramos em uma lipoaspiração, maior a chance de formação do seroma, sendo que preferimos tratar um seroma nesses casos do que comprometer o resultado da lipoaspiração. Para ajudar a prevenir o seroma após abdominoplastia, temos deixado dreno por tempo prolongado (até 7 a 10 dias).

Tratamento de Seroma

O seroma é de tratamento bastante simples:
– Punção seriada.
A punção consiste na aspiração do seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido. Ela pode ser indolor, como nos casos de abdominoplastia (a área puncionada está temporariamente anestesiada) ou pouco dolorosa, como nos casos de punção na região sacral após lipoaspiração. Nesse último exemplo, a dor é menor do que normalmente seria porque a lipoaspiração promove uma diminuição temporária na sensibilidade da pele da área operada.

Tratamento Medicamentoso Auxiliar

Dr. Zamarian tem uma combinação com excelentes resultados para encurtar o tempo de tratamento do seroma. Ele normalmente indica esse tratamento medicamentoso para as pacientes que apresentam seroma em grande quantidade ou que têm dificuldade de comparecer às sessões de punção devido morarem em outra cidade. Esse tratamento também é indicado para os casos em que não se observa diminuição no volume aspirado na punção já da primeira para a segunda sessão. O tratamento é:

– Decadron 4mg Via Oral 6/6h por 2 a 5 dias (nunca ultrapassando 5 dias, pois senão haveria a necessidade de retirada lenta e progressiva do corticoide);

– Higroton 12,5mg, sendo apenas meio comprimido pela manhã por 7 a 10 dias.

A associação de Decadron com Higroton é poderosa para a diminuição tanto do seroma quanto do edema pós-operatório de qualquer cirurgia, tanto plástica estética quanto de outras especialidades.
Deve-se levar em consideração se a paciente tem normalmente pressão arterial muito baixa, o que pode contra-indicar o Higroton. Algumas poucas pacientes podem apresentar alteração do sono (insônia) ou sensação de “cabeça vazia” com Decadron, o que geralmente nos faz descontinuar seu uso.
Nunca prescrevemos esse tratamento antes do terceiro dia pós-operatório, pois o risco de tontura é muito grande.
Existe Higroton nas doses 50mg, 25mg e 12,5mg, mas meio comprimido de 12,5mg/dia já faz o efeito necessário com o mínimo de efeitos colaterais.

Infecção Zero

Registramos aqui que nunca tivemos um único caso sequer de infecção decorrente da punção para tratamento de seroma. Por esse motivo não prescrevemos antibiótico além do normal para pós-operatório para pacientes que fazem punção para seroma.

E Se Não Tratarmos o Seroma?

No processo de absorção do seroma não tratado pode-se formar uma cápsula, a depender do local do seroma ou do/a paciente. Por esse motivo sempre fazemos uma pesquisa ativa de seroma em todos os pacientes operados.
Na lipoaspiração, o desenvolvimento dessa cápsula é muito raro, mas pode ocorrer na região sacral se não for aspirado o seroma. O abaulamento formado pode diminuir ao longo de seis a doze meses.
Na abdominoplastia, o seroma pode ser circundado por uma cápsula fibrosa muito forte que pode retrair a cicatriz e causar um abaulamento muito significativo no abdômen inferior. Essa cápsula de cicatriz se denomina nesses casos de pseudobursa. O tratamento nesses casos pode variar desde uma pequena lipo para abaixar o abaulamento, até uma cirurgia para retirada de pseudobursa com plicatura do retalho abdominal para evitar sua formação.

IMHO: Na Minha Modesta Opinião

O seroma não é algo que deva preocupar um candidato a uma cirurgia plástica, pois ele muito raramente evolui para uma pseudobursa, além de nunca termos tido um caso de infeção devido às punções. Seu tratamento é bastante simples, e com o tratamento medicamentoso auxiliar, sua resolução é bastante acelerada. São também pouquíssimas as pacientes com efeitos colaterais dos medicamentos Decadron e Higroton. Além disso, preferimos tratar um seroma após uma lipo, por exemplo, do que tirar menos gordura na cirurgia para evitar a formação de seroma, pelo contrário, como utilizamos cânulas bem finas, podemos tirar bastante gordura na lipoaspiração, pois a naturalidade do resultado se mantém.

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://www.plasticadosonho.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/09/seroma-artigo.jpg através de pesquisa na internet.
As informações gerais sobre o “Seroma” retirei do site http://www.tuasaude.com/seroma/ através de pesquisa na internet.
*As informações “Tratamento de Seroma” retirei do site http://www.cirurgiaplasticalondrina.com.br/blog/tratamento-de-seroma/ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Cirurgia Plástica Reparadora, Gastroplastia, Saúde e Bem-Estar e marcado , , , . Guardar link permanente.

52 respostas para Cirurgia Plástica Reparadora – Seroma

  1. Bianca disse:

    Bom dia Marya,

    Estava procurando informações sobre seroma e acabei me deparando com seu post.
    Fiz a cirurgia de implante de silicone há três semanas e também estou com problemas com seroma. Já fiz pulsão e tudo está dentro do esperado. Mas andei lendo alguns casos que huve necessidade da retirada do implante. Queria saber como que terminou sua história. O processo regrediu sem problemas? Teve mais alguma intercorrência?

    Muito obrigada.
    Parabéns pelo blog.

    Curtir

    • Oi Bianca!

      Vi seu comentário no meu blog…

      E pelo que me foi esclarecido pela médica na época do ocorrido é que existe a possibilidade de se retirar a prótese, sem prejuízos à saúde (ou estética da mama)…

      No meu caso a “rejeição” não foi concretizada e não houve necessidade de fazer a retirada da prótese. Mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que a acompanha…

      No meu blog, na tag “cirurgia plástica reparadora” você encontra todas as informações sobre o tema mais especificamente nesse post: https://maryalcantaras.wordpress.com/2014/02/03/cirurgia-plastica-reparadora-rejeicao-da-protese-de-silicone/

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  2. Adressa disse:

    com quanto tempo parou de sair o seu seroma? o meu esta demorando muito acabar

    Curtir

    • Oi Andressa!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato!

      Na época da minha cirurgia reparadora de mamas tive seroma por uns três meses…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • catia de Souza disse:

      Com quanto tempo acaba o seroma ,pois estou tomando medicação a 4 dias e esta aumentando ,minha pergunta é do a medicação elumina o seroma?

      Curtir

      • Oi Cátia!

        Vi seu comentário no meu blog…

        Fico grata pelo seu contato…

        O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com as cirurgias plásticas reparadoras…

        No meu caso, no primeiro procedimento tive seroma depois de 15 dias de operada, após medicação com antibióticos, ressutura da ferida o seroma cessou com 3/4 meses…

        Já no segundo procedimento tive seroma com 10 dias de operada e após novo ciclo de antibióticos, ressutura da ferida o seroma cessou com 3/4 meses…

        Mas como cada caso é um caso eu acredito que sua dúvida deve ser esclarecida com o médico que a acompanha.

        Sugiro ainda que você leia os post’s da categoria “Cirurgias Plásticas Reparadoras” no meu blog onde relato todas as minhas experiências/intercorrências no pós operatório das cirurgias plásticas reparadoras.

        Torço para que a melhor solução chegue a você…

        Espero ter esclarecido suas dúvidas!

        Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook.

        Espero ter ajudado!

        Att,

        Mariana Alcântara

        Curtir

  3. denise disse:

    Amei o post, fiz uma lipo a 2 semanas e estou com seroma nas costas perto do bumbum, quantas dúvidas surgiram, mas minha médica já tinha me tranquilizado mas sempre ficamos medo que de algo errado, esclareceu minhas dúvidas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi, primeiro quero parabenizar pelo esclarecimento desse assunto. Bom realizei uma cirurgia de hérnia gigante umbilical a 6 meses, ainda continua saindo seroma, esse tratamento medicamentoso serve para o meu caso.

    Curtir

    • Oi Guilherme!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata por seu relato de experiência e tenha certeza de que estou na torcida por você, com pensamento positivo para que as coisas se resolvam da melhor forma possível no seu caso…

      No meu caso, o pós operatório que originou o seroma fui de uma cirurgia plástica reparadora, mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que o acompanha…

      E lembre-se, cada organismo é único e o que está acontecendo com você pode não acontecer com outros pacientes no pós cirúrgico de hernia…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  5. Chrystina sobrinho disse:

    Quantos dias após a abdonoplastia e mamoplastia redutora não tem mais risco de aparecer se Roma?

    Curtir

    • Oi Chrystina!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu relato…

      Muitas pessoas passam por essa experiência desagradável com a cirurgia plástica (estética ou reparadora) e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstância, por isso msm, acredito que o médico responsável pelo seu procedimento tem a responsabilidade de atendê-la da melhor forma possível… seja esclarecendo suas dúvidas ou a orientando qt a escolha da melhor intervenção no seu caso clínico…

      Mas tenha em mente que cada organismo é único e reage as intervenções a seu modo, por isso, é difícil definir quanto tempo depois da abdominoplastia e mamoplastia redutora (ou qualquer outro procedimento cirúrgico de grande proporção) tem-se o risco de formação do seroma… no meu caso, no primeiro procedimento o seroma aconteceu 15 dias após a intervenção cirúrgica e em uma mama só; já no segundo procedimento a formação do seroma aconteceu com 10 dias pós cirurgia também em uma mama só…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  6. tatiane marques da silva disse:

    OI FIZ UMA LIPOESCULTURA E ABNOPLASTIA A SETENTA DIAS e to dando seroma liquido desde ao onze dias de cirurgia,ja retirei dez vezes e ainda nao parou, o dr que me operou nao ta querendo retirar mais o liquido,a minha barriga esta muito inchada, o que devo fazer

    Curtir

    • Oi Tatiane!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu relato…

      Muitas pessoas passam por essa experiência desagradável com a cirurgia plástica (estética ou reparadora) e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstância, por isso msm, acredito que o médico responsável pelo seu procedimento tem a responsabilidade de atendê-la da melhor forma possível… seja esclarecendo suas dúvidas ou a orientando qt a escolha da melhor intervenção no seu caso clínico…

      Mas tenha em mente que cada organismo é único e reage as intervenções a seu modo, por isso, é difícil definir quanto tempo depois das cirurgias plásticas (ou qualquer outro procedimento cirúrgico de grande proporção) tem-se o risco de formação do seroma… no meu caso, no primeiro procedimento o seroma aconteceu 15 dias após a intervenção cirúrgica e em uma mama só; já no segundo procedimento a formação do seroma aconteceu com 10 dias pós cirurgia também em uma mama só… e cheguei a fazer algumas punções do líquido e também drenagem linfática, mas atualmente, não faço mais tais procedimento apesar de perceber que a mama direita as vezes ainda acumula líquido…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  7. carla Amaral disse:

    Boa tarde
    Meu nome é Carla fiz uma cirurgia de retirada de mama acessória,já fiz duas punções de retiradas de liquido(seroma) e continua tendo liquido o que fazer para para de produzir seroma? quantas punções serão necessárias?
    Carla Amaral

    Curtir

    • Oi Carla!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata por seu relato de experiência e tenha certeza de que estou na torcida por você, com pensamento positivo para que as coisas se resolvam da melhor forma possível no seu caso…

      No meu caso, eu tive seroma uns três meses e cheguei a fazer algumas punções no consultório médico, mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que a acompanha… que também irá indicar o melhor tratamento para o seu caso clínico…

      E lembre-se, cada organismo é único e o que está acontecendo com você pode não acontecer com outras pacientes que tem seroma no pós operatório…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  8. Rachel disse:

    O seroma é uma qualidade de secreção ja estabelecida, ou pode aumentar a cada dia?

    Curtir

    • Oi Rachel!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com as cirurgias plásticas reparadoras e acredito que não saberei esclarecer sua dúvida se o seroma é uma quantidade de secreção já estabelecida ou se vai aumentando a cada dia…

      No meu caso, a secreção foi diminuindo ao passo que tomei a medicação indicada pela médica responsável pelo procedimento, num período de mais ou menos três meses…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook.

      Espero ter ajudado!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  9. Rita rolim disse:

    Gostei muito e me tra quilizou bastante.)

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Rita!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata em saber que meu relato de experiencia foi útil a alguém…

      Muitas pessoas passam por essa experiência com cirurgia plástica reparadora e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstância, por isso msm, acredito que o blog tenha esse caráter de informar sem pretensão nenhuma de substituir a busca pela orientação médica, já que não sou profissional da área da saúde e somente utilizo esse canal para relatar a minha experiência pessoal…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  10. samantha disse:

    Oi. Eu fiz uma abdominoplastia e estou tratando se seroma com pulsões. Já fiz 4 pulsões e ele continua voltando.
    vc pode de dizer qual medicação a sua médica te prescreveu?
    Gostaria de perguntar pro meu médico se eu tb posso tomar.

    Curtir

    • Oi Samantha!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu relato…

      Muitas pessoas passam por essa experiência com o seroma após a cirurgia plástica (estética ou reparadora) e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Na época que passei pelo procedimento e tive seroma, por orientação da minha médica usei antibiótico de 500mg por 21 dias de 8h/8h para prevenir infecção bacteriana…

      Torço para que a melhor solução chegue a vocês…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  11. Marcia disse:

    Boa tarde! Fiz uma cirurgia com lipoescultura e colocação de gordura no bumbum à 2 anos e meio. A um mês as pessoas começaram a perceber que estava com um lado do bumbum mais alto do que o outro, fui procurar o médico, ele disse que só pode ser Seroma, mas que nunca viu isso acontecer tanto tempo depois, me pediu exames de ultrassom para ter certeza. Estou com medo, pois o local está ficando duro e quente. Mas vamos lá. Depois mando noticias do que aconteceu. Beijos

    Curtir

    • Oi Márcia!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com as cirurgias plásticas reparadoras e as intercorrências com o seroma …

      No meu caso, quando fiz a cirurgia plástica reparadora de braços e mamas (com prótese) apresentei abertura da sutura cirúrgica, seroma e também a rotação da prótese por conta do excesso de seroma e que foi detectado com ressonância magnética das mamas (bilateral)… precisei passar por novo procedimento cirúrgico para reparar a cicatriz e também reposicionar a prótese da mama direita…

      Mas conheço uma pessoa que fez cirurgia plástica no glúteos e apresentou seroma que foi drenado pelo médico cirurgião sem maiores intercorrências ou prejuízos a prótese ou estrutura do implante… existe também a opção da drenagem linfática manual…

      Mas como cada caso é um caso, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o médico que a acompanha…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook.

      Espero ter ajudado!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  12. Juliana disse:

    Boa noite Mariana

    Gostaria de saber mais sobre o problema. Poderia mandar o link do seu facebook?

    Curtir

    • Oi Juliana!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com as cirurgias plásticas reparadoras e as intercorrências com o seroma…

      Mas como cada caso é um caso, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o médico que a acompanha…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara (https://www.facebook.com/maryalcantaras).

      Espero ter ajudado!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  13. Verônica disse:

    Boa tarde!

    Passei por uma cirurgia de apendicite a 10 dias e começou a sair esse líquido… fiquei muito assustada. O médico passou Cefalexina e Nimesulida, mas escorre sem parar… posso fazer um curativo cobrindo a cicatriz? Dizem que não pode abafar, é verdade?

    Curtir

    • Oi Veronica!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre as cirurgias plásticas reparadoras…

      No meu caso, eu usava absorvente íntimo ou compressa de “gaze” no local do seroma, abaixo do sutiã pós cirúrgico, sem prejuízo a cicatrização…

      Mas como cada caso é um caso eu acredito que suas dúvida deve ser esclarecida com o médico que a acompanha.

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  14. Denise disse:

    Bom dia. Fiz ha duas semanas,uma cirurgia de retirada de um nodulo,na mama. Porem,surgiu esse seroma,pois o nódulo era grande. Sera que apenas compressa quente e gelada resolvem o seroma?
    Obs: ja fiz 2 puncoes para retirar o seroma,mas ainda restou o líquido,pois nao saiu tudo pelas Seringas da punção,infelizmente!
    Obrigada

    Curtir

    • Oi Denise!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre as cirurgias plásticas reparadoras…

      Mas como cada caso é um caso eu acredito que sua dúvida deve ser esclarecida com o médico que a acompanha e assim definirem o melhor tratamento no seu caso…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  15. fatima disse:

    bom dia fiz uma miniabdominoplastia por causa diastase com lipoaspiração e coloquei gordura no bumbum mas foi pouca pq sou magra. fiz drenagem todos os dias já tem 30 dias mas agora apareceu bolsa perto do osso da crista iliaca mas nao sei se é seroma. tem alguma que posso fazer pq sou voltar no médico daqui a um mês. obrugada

    Curtir

    • Oi Fátima!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com as cirurgias plásticas reparadoras e as intercorrências com o seroma…

      Mas como cada caso é um caso, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o médico que a acompanha e sugiro que tente antecipar sua consulta…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara (https://www.facebook.com/maryalcantaras).

      Espero ter ajudado!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  16. DEVANILDO VIEIRA BARBOSA disse:

    Olá… fantástica a matéria.
    Mas tenho algumas dúvidas.
    Tive um acidente de moto e adquiri o seroma na região do músculo lombar e flanco.
    Tem como ser revestido com uma cirurgia reparadora?
    E qual o tempo de recuperação para este caso se fosse necessário a cirurgia?
    Obrigado!

    Curtir

    • Oi Devanildo!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre as cirurgias plásticas reparadoras…

      Mas como cada caso é um caso eu acredito que suas dúvidas devam ser esclarecidas com o médico que a acompanha, ou quem sabe você não deveria procurar orientação de outro profissional, que seja cirurgião plástico (membro da SBCP) para uma consulta inicial e assim esclarecer se seu caso é para cirurgia reparadora?!

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  17. Adriana disse:

    Fiz uma abdominoplastia já um ano e nunca fiquei contente com o resultado. Sempre achei que tinha algo errado… voltei várias vezes no cirurgião é ele sempre dizia que era normal e que o corpo leva um ano para voltar ao normal depois de uma abnominoplastia. Sentia um coisa dura dentro do meu abdômen. Depois de tanto insistir pra fazerfazet um enxame foi constatado que estava com seromas encapsulados enormes e bem visíveis no abdômen.
    Tive que fazer outracirurgia para retirada dos seromas. Continuo a produzir muito seroma e já fiz 5 punções para drenar depois da cirurgia e vou ter que fazer outras mais. Tô com muito medo que acabe inflamando ou encapsulando novamente e que tenha que fazer outra cirurgia. Meu médico diz que é normal… que não precisa usar cinta e nem fazer drenagem linfática. Tô muito chateada com tudo e desanimada pois meu abdômen está todo mole e não vejo melhora…

    Curtir

    • Oi Adriana!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre as cirurgias plásticas reparadoras…

      Mas como cada caso é um caso eu acredito que suas dúvida deve ser esclarecida com o médico que a acompanha e assim elucidar suas dúvidas…

      Em último caso, eu procuraria orientação com outro profissional.

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  18. Mariana disse:

    Olá Mary me chamo Mari também, primeiramente parabenizo você pelas informações colaborativas, coloquei silicone à 16 dias e estou com seroma na mama esquerda, estava tomando o Biprufenid à fim de estagnar a inflamação do seroma bem pequeno, passei à tomar o Decadron 4mg, acho que está funcionando, estou no primeiro dia, assim que obter mais resultados vou reportando pra você e às colegas do blog!
    Bjos

    Curtir

    • Oi Mari!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      E mais grata ainda ao saber que meu relato de experiência foi útil a alguém… ter com quem conversar é sempre muito bom…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com as cirurgias plásticas reparadoras…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook.

      Aguardo seu contato!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  19. Robson Alves disse:

    Gostaria do contato da doutora Zamarian para informações sobre os medicamentos

    Curtir

  20. catia de Souza disse:

    Fiz minha cirurgia em minas gerais e moro no rio gostaria de saber se teria algum médico que pudesse fazer uma pulsão pra mim

    Curtir

    • Oi Cátia!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com as cirurgias plásticas reparadoras…

      No meu caso, sempre fiz as punções do seroma com a médica responsável pelo procedimento…

      Mas como cada caso é um caso eu acredito que sua dúvida deve ser esclarecida com o médico que a acompanha.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook.

      Espero ter ajudado!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  21. natalia disse:

    Ola, gostei muito das informações. Acho difícil encontrar um bom site que explique bem igual o seu, parabéns.

    Eu tive seroma depois de 5 meses, ai o medico cortou novamente, tirou o liquido e fechou. Hoje com 20 dias começou a sair muito liquido pela cicatriz.

    Gostaria de saber se no seu caso você usou algum dreno, ou se ia no medico fazer punção?

    Porque eu acordo todos os dias com o sutiã molhado de tanto que sai.

    Curtir

    • Oi Natalia!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre as cirurgias plásticas reparadoras pós bariátrica…

      Na época em fiz a cirurgia plástica reparadora (2 anos após a redução de estômago) tive seroma alguns dias após a cirurgia e desde o início fiz acompanhamento semanal com a médica que optou por drenar o líquido (punção) com seringa já que coloquei prótese e o dreno interno poderia trazer prejuízo (infecção)… cheguei tbm a refazer a sutura da cicatriz e usei antibiótico por vários dias…

      Usava absorvente ou gazes no local onde saia a secreção para não ter incômodos ou sujar o sutiã e as roupas…

      Sugiro que você converse com o cirurgião que a acompanhe para que vocês definam a melhor opção de tratamento para o seu caso.

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  22. CLAUDIA SOUZA disse:

    Amei a explicação. Gostaria de saber quanto tempo pode ficar o seroma tenho dois meses de mamoplastia com prótese e deu no esquerdo estou tomando antibiótico mas nada de parar de vazar esse liquido

    Curtir

    • Oi Claúdia!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre as cirurgias plásticas reparadoras…

      Na época em que fiz os procedimentos, seja na primeira ou na segunda cirurgia, tive seroma após alguns dias do pós operatório e cheguei a passar uns três meses com esse “incomodo”, mas sempre com acompanhamento médico…

      Mas com certeza não é nada confortável esse período de pós-operatório com incertezas que as intercorrências acarretam…

      No meu caso, não precisei retirar as próteses e após alguns meses de medicação com antibióticos e pomadas cicatrizantes a cicatrização da feriada operatória aconteceu… ainda observo a presença de seroma em uma das mamas e esporadicamente vou ao consultório médico, onde a cirurgiã plástica drena o líquido… faço tbm ressonância magnética das mamas para acompanhar o posicionamento das próteses, que no lado onde ainda observa-se seroma encontra-se rotacionada e ainda não defini com a médica se será caso de novo procedimento para o reposicionamento da prótese…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      E torço para que a melhor solução chegue a você…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  23. Lurdes disse:

    ola boa noite eu tambem fiz uma cirugia coloquei silicone dia 23 de janeiro vai fazer um mes que com 11 dias comecou a sai um liquido rosado ja fui no medico ele sempre me troquilisa mais eu estou apavorada nao sei oque fazer sera alguem pode me fala se demora muito esse seroma para

    Curtir

    • Oi Lurdes!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Na época em que fiz a cirurgia plástica reparadora nas mamas com a colocação da prótese apresentei seroma e precisei fazer novos procedimentos e também drenar o líquido excedente existente na mama direita… a cicatrização total da mama que teve a abertura dos pontos ocorreu uns três/quatro meses depois… na mama direita onde o seroma fica “represado” faço a drenagem com seringa até hoje pois ainda tenho seroma e por isso faço acompanhamento semestral com a cirurgiã plástica…

      Espero que a melhor solução chegue a você…

      Boa recuperação!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  24. Mônica de Lima Eliziario disse:

    Tenho 1 ano e 4 meses de pós cirurgia de implante de silicone e sinto flutuando no seio direito ardência dor na cicatriz queimação muito incômodo e como se algo estivesse flutuante em meu seio direto posso usar a medicação a cima?

    Curtir

    • Oi Mônica!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Adoro escrever sobre as minhas experiências e é sempre bom saber que meus relatos, sejam bons ou ruins tem auxiliado outras mulheres que passam por intercorrências com a cirurgia plástica…

      E, com certeza, o melhor a se fazer no seu caso é procurar orientação médica… somente o profissional que acompanha seu pós operatório saberá o melhor a ser feito no seu caso especifico…

      Seguindo a risca a orientação da equipe médica que a acompanha sua recuperação será satisfatória, mas claro que incômodos acontecem e os mesmos devem ser relatados ao médico para que a melhor solução seja tomada em conjunto com você…

      Espero que sua recuperação seja um sucesso…

      Bom tratamento!

      Saúde, sempre…

      Att,

      Mariana Alcântara

      P.S.: Volte sempre ao meu blog e não deixe de comentar as postagens…

      Curtir

  25. Joana disse:

    Eu tomei baita susto meu seio direito começou a vazar com 28 dia de cirurgia aumento das mamas nossa entrei em pânico mais busquei ajuda pela internet e fiquei mais tranquila minha consulta foi marcada pra segunda feira mais minha medica deixou uma receita com a secretaria dela e já estou tomando anti biótico ufa foi um susto

    Curtir

    • Oi Joana!

      Vi seu comentário no blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Essa não é a primeira vez que tenho seroma no pós-operatório, pois essa é uma tendência do meu organismo, mas é sempre assustador passar por essa experiência…

      Espero que a melhor solução chegue a você.

      Boa recuperação!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  26. Liliane sales disse:

    minha mãe está tendo seroma perto da orelha onde fez lifting…já retirou 2x c a seringa, e volta quando chega em casa.. será q ela deve usar um corticóide? ou compressa no local?

    Curtir

    • Oi Liliane!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata por seu contato…

      No meu caso, o pós operatório que originou o seroma fui de uma cirurgia plástica reparadora na mama, mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que o acompanha sua mãe… quem sabe o médico não indica a drenagem linfática nessa região para amenizar o seroma?!

      E lembre-se, cada organismo é único e o que está acontecendo com sua mãe pode não acontecer com outros pacientes no pós cirúrgico de lifting…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.