As cirurgias plásticas reparadoras pós-bariátrica e as autorizações dos planos de saúde

header_pos_bariatrica

Começo agora, a esclarecer uma dúvida recorrente dos pacientes pós bariátricos – as cirurgias plásticas reparadoras e as autorizações dos planos de saúde

No meu caso, desde o início de 2013 que pesquiso sobre o assunto e faço visita a consultórios médicos para verificar minha necessidade e possibilidades terapêuticas…

Infelizmente, encontrei algumas barreiras neste caminho…

A principal delas foi a negativa do plano de saúde à solicitação das cirurgias plásticas reparadoras (no meu caso, correção de hipertrofia braquial e correção da hipertrofia mamária unilateral com colocação de prótese), alegando se tratar de intervenção com finalidade estética e que não há previsão no rol de procedimentos obrigatórios estipulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, sem nem ao menos fazer uma perícia para verificar minha real necessidade dos procedimentos solicitados pela médica…

PhotoGrid_1384911444253

Os grupos de discussão sobre o assunto no Facebook – CIRURGIA PLÁSTICA APOS GASTROPLASTIAPLÁSTICAS PÓS BARIÁTRICA TEMOS DIREITO SIM e Miriam Galvani Assessoria Jurídica, -, foram fundamentais no amadurecimento da minha ideia de recorrer a justiça e optei pela assessoria jurídica da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG)…

Foi necessário uma extensa papelada (documentos pessoais, comprovante de residência, carteira de trabalho, pedido da cirurgia, negativa do plano, contrato de prestação de serviços do plano, laudos do cirurgião plástico/nutricionista/psiquiatra), além de muita paciência e orações para tudo fluir da melhor forma possível…

Neste período de pesquisa sobre o assunto, li algumas liminares favoráveis as cirurgias plásticas reparadoras, o que serviu de base para o defensor público designado para o meu caso escrever minha petição…

Meu processo – CONSUMIDOR > Contratos de Consumo > Planos de Saúde -, teve um andamento judicial relativamente rápido (início do processo 05/08 e expedição de mandado em 13/08) e estou rumo as cirurgias plásticas reparadoras…

Outro empecilho que encontrei nesta busca pela cirurgia plástica reparadora foi coincidir a data disponível na agenda da médica com meu ciclo menstrual, uma vez que a Dra. Larissa achou mais prudente não prosseguir com o procedimento no período menstrual… cheguei a fazer um post sobre o assunto, já que no início de setembro tive que adiar minha internação por este motivo…

Com certeza, não posso deixar de citar o apoio que recebi dos meus amigos (Angélica, Bernardo, Chris, Cris, Egídio, Elaine, Fernanda, Flávia, Gisele, Giu, Grazi, Mateus, Mirian, Lulu, Renata, Roberta, Rosa, Sthephane), minhas “amigas de grampo” e familiares (Ju, madrinha Nilda, Mãe e Vanessa) neste período… outro agradecimento importantíssimo ao Dr. Bernardo (Defensor Público responsável pelo meu caso) e a Dra. Larissa Daroda (cirurgiã plástica escolhida por mim)…

Só não poderia deixar de compartilhar aqui no blog estas informações…

Cirurgia Plástica Reparadora

Cirurgias plásticas reparadoras pós-bariátrica e autorizações dos planos de saúde

Necessárias em 90% dos casos de gastroplastia, a cirurgias plásticas reparadoras para retirada de excesso de pele vêm sendo ilegalmente negadas pelos planos de saúde. Conheça aqui os seus direitos e o que você deve fazer caso seja vítima de abusos como esse.

A gastroplastia, ou cirurgia bariátrica, tem se mostrado como um dos tratamentos mais eficazes contra a obesidade mórbida nos últimos tempos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), somente em 2010, foram realizadas mais de 60.000 operações desse tipo no Brasil.

No entanto, apesar de colher benefícios como perda rápida de peso, melhoras e até desaparecimento da apneia do sono, diabetes tipo 2, problemas cardíacos e locomotores, os ex-obesos têm de lidar com um novo problema: o excesso de pele.

Consequência quase que inevitável da cirurgia de redução de estômago, as sobras de tecido epitelial depois do emagrecimento radical chegam a formar um “avental” sobre a barriga, sem contar as dobras nos braços e pernas, o que prejudica os movimentos, a autoestima e pode causar infecções no paciente.

Longe de serem um tratamento estético, as cirurgias plásticas reparadoras, após a redução de estômago, são necessárias em 90% dos casos, afirmam os especialistas. “A necessidade varia conforme a idade, a genética e o sedentarismo. Mas, de um modo geral, trata-se de uma pele que foi submetida a estiramento exagerado e perdeu as propriedades elásticas para voltar ao lugar”, explica o cirurgião plástico Rodrigo Gimenez.

Apesar disso, os planos de saúde constantemente negam a cobertura para tais cirurgias, argumentando que se trata de intervenção com finalidade estética e que não há previsão no rol de procedimentos obrigatórios estipulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Em verdade, a conduta dos convênios é ilegal e fere direitos básicos do consumidor.

Com efeito, os Tribunais, inclusive o Superior Tribunal de Justiça, vêm decidindo que é ilegítima a recusa de cobertura das cirurgias destinadas à remoção de tecido epitelial, quando estas se revelarem necessárias ao pleno restabelecimento do paciente-segurado, acometido de obesidade mórbida, doença expressamente acobertada pelo plano de saúde contratado, sob pena de frustrar a própria finalidade do contrato.

Assim, encontrando-se o tratamento da obesidade mórbida coberto pelo plano de saúde contratado pelo paciente, a seguradora tem a obrigação de arcar com todos os tratamentos destinados à cura de tal patologia. Em outras palavras, deve o plano de saúde arcar com o tratamento principal, ou seja, a cirurgia bariátrica (ou outra que se fizer pertinente), e os subsequentes ou consequentes, que são as cirurgias destinadas à retirada do excesso de tecido epitelial resultante do emagrecimento radical.

Além disso, deve-se considerar que as cirurgias de remoção de excesso de pele (retirada do avental abdominal, mamoplastia redutora, dermolipoctomia braçal, entre outras) consistem no tratamento indicado contra infecções e manifestações propensas a ocorrer nas regiões onde a pele dobra sobre si mesma, o que afasta a tese defendida pelos convênios de que tais cirurgias possuem finalidade estética.

Em resumo, é direito do paciente que realizou a gastroplastia obter do plano de saúde contratado a cobertura para realização de todas as cirurgias plásticas reparadoras necessárias para retirada de excesso de pele, nos termos da solicitação médica, sob pena de se comprometer o próprio sucesso do tratamento contra a obesidade.

O que fazer em caso de negativa

Caso o (a) segurado (a) tenha seu pedido negado indevidamente, deve reunir os documentos (pedido médico, relatórios, negativa do plano de saúde, comprovantes de pagamento de mensalidades etc.) e procurar um advogado especialista em planos de saúde para ingressar com uma medida judicial contra o convênio.

Na maioria das vezes, o (a) paciente obtém, em poucos dias, uma antecipação de tutela (“liminar”) e já pode realizar a cirurgia.

É possível, ainda, pleitear indenização por danos morais.

*As imagens ilustrativas deste post retirei do site http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/contorno-corporal/pos-bariatrica/ e http://fotosenoticias.com/wp-content/uploads/2013/07/Cirurgia-Pl%C3%A1stica-02.jpg através de pesquisa na internet.
*A foto comparativa braço/mamas retirei do meu arquivo pessoal.
*As informações sobre “cirurgias plásticas reparadoras pós-bariátrica e autorizações dos planos de saúde” retirei do site http://www.direitosdospacientes.com/index.php?area=artigos&id=165 através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Cirurgia Plástica Reparadora, Gastroplastia, Saúde e Bem-Estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

89 respostas para As cirurgias plásticas reparadoras pós-bariátrica e as autorizações dos planos de saúde

  1. Fabiana disse:

    Eu realizei meu sonho no início desse ano fazendo abdominoplastia (na Master Health aqui em SP). Eu não conseguia mais sair de casa, tamanho era meu desconforto com meu corpo, me sentia feia e agora estou renovada.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Sim sim Fabiana…

      Chega um determinado momento que o desconforto com o nosso corpo é tanto que passamos a nos limitar… também passei por essa experiência desagradável de não usar determinado tipo de roupa por achar que meus braços e/ou seios nãos estavam de acordo…

      Fico feliz em saber que você já realizou o procedimento (e fico na torcida para ter alcançado seu sonho)…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • alessandra disse:

      fabiana, vc fez pelo convenio la nessa clinica

      Curtir

  2. Márcia disse:

    Olá! Gostaria de ter mais informações referente ao assunto! Me add no face se possivel: https://www.facebook.com/marcia.bezerra.908

    Curtir

  3. Rafaella disse:

    Boa noite! Eu gostaria de saber se o cirurgião plástico tem que ser credenciado pelo plano de saúde? Pq aqui na minha cidade meu plano só me oferece uma cirurgiã. Obrigada

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Rafaella!

      Obrigada pela visita e comentário no meu blog… volte sempre!

      Acredito que o cirurgião escolhido para o procedimento precise ser credenciado ao seu plano de saúde, sim.

      O melhor a fazer é procurar orientação com o SAC do seu plano e assim tentar esclarecer todas as suas dúvidas…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  4. Simone disse:

    Me add estou com dificuldades em conseguir a autorização

    Curtir

  5. angelica disse:

    Olá você tem um modelo do laudo da nutricionista para a cirurgia plástica? Já tenho do cirurgião plástico, gástrico e psicóloga.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Angelica!

      Vi seu comentário no meu blog…

      E, infelizmente, não tenho mais o laudo da nutricionista, mas com certeza, o profissional que az seu acompanhamento sabe “escrever” as informações pertinentes ao seu caso e assim ajudá-la com a ordem judicial…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  6. Fernanda disse:

    Olá estou tentando fazer a cirurgia de mama com o cód de procedimento 30602262 com a descrição de hipertrofia mamaria bilateral com colocação de prótese meu médico que meu caso já não é estética pois minha mama fica ferida devido a falta de preenchimento. E o plano já negou a cirurgia alegando que este procedimento só é para pacientes com Cancer ou traumas e em contato com a ANS eu expliquei meu caso e eles disseram que o plano tem SIM que cobrir esta cirurgia e me aconselharam a juntar laudos dos médicos que tratam estas minhas feridas no caso o dermatologista e o Cirurgião Plastico. Me ajuda o que devo fazer de verdade?? meu email é fernandapazzeto@gmail.com por favor me ajuda

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Fernanda!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Meu procedimento também foi negado pelo plano de saúde, que alegou ser um procedimento estético… não foi feito perícia nem coisa do tipo…

      Como expliquei nos post’s do meu blog relativos a “cirurgia plástica reparadora” recorri a justiça para a liberação do procedimento e optei pela assessoria jurídica da Defensoria Pública de Minas Gerais…

      Foi necessário uma extensa papelada (documentos pessoais, comprovante de residência, carteira de trabalho, pedido da cirurgia, negativa do plano, contrato de prestação de serviços do plano, laudos do cirurgião plástico/nutricionista/psiquiatra), além de muita paciência e orações para tudo fluir da melhor forma possível…

      Neste período de pesquisa sobre o assunto, li algumas liminares favoráveis as cirurgias plásticas reparadoras, o que serviu de base para o defensor público designado para o meu caso escrever minha petição…

      Meu processo – CONSUMIDOR > Contratos de Consumo > Planos de Saúde -, teve um andamento judicial relativamente rápido (início do processo 05/08 e expedição de mandado em 13/08)…

      Mais informações você encontra neste post https://maryalcantaras.wordpress.com/2013/11/20/as-cirurgias-plasticas-reparadoras-pos-bariatrica-e-as-autorizacoes-dos-planos-de-saude/

      Já o relato de experiência você pode ler neste post https://maryalcantaras.wordpress.com/2013/11/30/cirurgia-plastica-reparadora-relato-de-experiencia/

      E na tag “cirurgia plástica reparadora” você encontra todas as informações sobre o tema no meu blog https://maryalcantaras.wordpress.com/2013/11/30/cirurgia-plastica-reparadora-relato-de-experiencia/

      Espero ter esclarecido suas dúvidas…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no facebook Mariana Alcântara

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • giselia falcao disse:

      Boa noite!Gostaria de sabe se vc sabe o cod do procedimento correção da hipertrofia mamaria unilateral

      Curtir

      • Oi Giselia/Luis!

        Vi seu comentário no blog…

        Fico grata pela sua visita e comentário…

        O blog é um espaço onde posto sobre as minhas experiências pessoais…

        Infelizmente não saberei esclarecer sua dúvida pois não sou profissional da área da saúde…

        No meu caso, a médica cirurgiã plástica foi quem colocou o código do procedimento na guia para liberação do plano de acordo com o CID de hipertrofia mamaria unilateral de acordo com a indicação da SBCP…

        Por isso, acredito que o melhor seja você procurar orientação médica especializada para verificar qual o melhor procedimento a ser feito no seu caso…

        Espero que a melhor solução chegue a você!

        Se quiser conversar mais a respeito me adicione no Facebook – Mariana Alcântara.

        Att,

        Mariana Alcântara

        Curtir

  7. ana laura disse:

    as cirurgias é um direito a todos que fazem a cirurgia? ou vai depender se corre riscos? laura

    Curtir

  8. Fernanda disse:

    Dando Noticiassobre meu processo pré cirurgia reparadora:

    Meu caso ficou um pouco mais sério em consulta com meu primeiro cirurgião mesmo ele se negando a fazer a cirurgia da mama pelo plano ele me deu guia na qual foi negada 2x o plano alegando que tal procedimento era aceito em pacientes com câncer ou traumas mesmo com laudos clinicos e psicológicos em anexo.
    Mas aí eu já que sei que terei que lutar judicialmente decidi tb faze a barriga a quela eu nem me importava pois o encomodo e as dores são menores que as mamas. Jáque terei que brigar na justiça então agora quero TUDO.
    Procurei outros médicos para ter opiniões mais exatas todos se negaram a dar guia mas todos disseram que a minha cirurgia é umpouco mais séria pois não posso colocar a protese normal e sim tenho que colocar em baixo do músculo e retirar excesso de pele pois a pelenão vai aguentar a protese e a mama vai cair e causar outros problemas.
    Até que achei um cirurgião que jáme passou exames pra fazer ele disse que nunca fez esta cirurgia pelo plano mas que vamos tentar então disse que eu tenho que fazeros exames pra saber como está minha saude paraum procedimento cirurgico e os exames estando OK vamos dar inicio a briga com o plano.
    Nossa to rezando pra que dê certo no dia da consulta já tinha terminado um tratamento dermatológico na mama que descasca muito causa vermilhidão, dores e no dia da consulta tava meio ruim nossa dói até pra tomar banho cada gota que cai é um martirio, então o médico viu a situação, outros médicos não sei o pq disse que isso era estético. Pô estético o caramba sou eu quem sinto as dores é horrivel usar qualquer tipo de sutiã pq dói, minha mama dobra ou seja o mamilo dobra pra cima fica vermelho, dá atrito de pele e isso é estético? Tem médico que é médico só por dinheiro não é possivel.
    Mas esta é minha situação atual a ouvidoria do plano UNIMED PAULISTANA ainda não respondeu minha primeira reclamação da segunda negativa e o prazo já se esgotou a muito, muito tempo, mas como vou fazer outro tipo de cirurgia que não é a do primeiro cirurgião que seria a protese apenas normal então não estou preocupada com a resposta do plano da outra cirurgia. Vou me preocupar mesmo quando negarem a cirurgia maior de retirada da pele e colocação de prótese ai ai vamos ver né.
    Eu agradeço por vc responder meus post’s e falar comigo pelo face. Ah uma amiga minha operou commeu atual cirurgião tudo pelo plano mas fez barriga e costas ai tomara que eu consiga mas ele faz uma cirurgia de cada vez pois a minha da mama é mais complexa e a recuperação de maior tempo então farei uma de cada vez.
    Bjins

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Fernanda!

      Fiquei feliz em receber notícias suas… é sempre bom ter um feedback com os últimos acontecimentos…

      A interação médico/paciente é fundamental em qualquer situação e fico satisfeita em saber que houve uma sintonia entre voc~e e o profissional que a está atendendo e orientando…

      Espero que nossos bate papos inbox no Facebook tenha ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  9. Fernanda disse:

    Ai esqueci de perguntar uma coisa. Já sei que o plano vai negar minha cirurgia vai alegar estética ou se o médico me der o mesmo cód que o outro me deu vão alegar que esta cirurgia éfeita em casos de trauma ou Cancer. Mas no rol de procedimentos não especifica isso. Ainda não sei o nome da minha cirurgia mas andei pesquisando pela forma que meu médico disse que faria a cirurgia ela se enquadra em mastopexia que retira-se a pele que sobre e coloca-se a prótese tudo pela areola, e a outra é a mamoplastia que tb pode se fazer a mesma coisa mas ambas não constam no rol de procedimentos do plano tem outro nome que é a tal do cód que é reconstrução de mama com protese e ou extensor que é a que eles alegam ser apenas para pacientes com C.A ou Traumas …..Ai to ficando doida e com medo já.
    Eles vão negar dinovo que ódio deste plano…
    Ai to sofrendo por antecedencia.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Fernanda!

      Vi seu novo comentário no blog mas não entendi sua dúvida…

      Mas não lembro que código/nomenclatura a médica colocou no meu primeiro pedido (que foi negado pelo plano)…

      A opção que sugiro a você é retornar sua dúvida ao médico que a está orientando agora…

      E cruzar os dedos!!!

      Qualquer dúvida, estou à disposição…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  10. Fernanda disse:

    Na verdadenão foi uma duvida melhor dizendo. Foi um desabafo de medo inseguraça. Pq como consumidores/pacientes, nos sentimos prejudicados, humilhados com a situação de negativa do plano, eles ficam jogando desculpinhas esfarrapadas em nós, fico preocupada pq não tenho dinheiro pra pagar um advogado aí me bate um medo enorme da recusa do plano me informei na OAB para tentar um advogado publico e já me decpcionaram que eles não pegam estes casos e se pegam demora muito pra sair alguma resposta pelo simples motivo de ser PUBLICO sem o meu pagamento.
    Aí sofro por antecipação mas ao mesmo tempo tenho esperança, é que na época da bariátrica briguei tanto com o plano que desaminei mas não desisti, e graças a Deus não precisei de ajuda da justiça, ai tornei a brigar como plano para autorizar a cirurgia do meu marido brigamos bastante e por fim ele desistiu da cirurgia no dia que ele ia operar mas por outros motivos.
    AH vi umas tecnicas de cirurgia de mama bem interessante o meu cirurgião disse que terei que fazer a incisão pela areola a sua foi como? e o abdomem eledisse que eu nem precisaria fazer a em ancora pq a idade me ajudou muito a não ficar com tanta pele mas como vai sobrar apenas 1 cm sem cicatriz ele acha melhor eu fazer a em ancora, ligar os musculos pra ficar mais TOP rsrsfoi como ele disse rsrs e aproveitar o contorno daminha cintura que ele diz ser bonito contorno.
    Bom ontem fiz os exames ultrassom de mama e RX no ultrassom descobri um pequeno cisto na mama de 0,2 cm relativamente pequeno fiquei preocupada pq minha mãe tirou a mama por causa de um cancer recentemente e ainda está em quimio, mas a médica disse que este cisto é normal insignificante e que geralmente aparecepor falta de vitamina E mas nem preciso me preocupar,na hora do exame fiquei commedo de doer e tal mas nem doeu, agora amanhã (sábado) farei os exames de sangue.
    Ansiosa muito Ansiosa.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Fernanda,

      posso imaginar sua ansiedade (e pq não dizer insegurança)?

      e não precisa agradecer… a intenção do blog (e minha) é exatamente essa – apoio e troca de experiências… conte sempre comigo no que for possível…

      a técnica usada no meu procedimento foi do “T invertido” (no google imagens tem centenas de exemplos) e a cicatriz vai até a aureola… minha prótese é abaixo do músculo…

      Na época dos exames pré operatório fiz somente mamografia (solicitada pelo ginecologista) e não foi localizada nenhuma alteração… recentemente fiz RM (pois a dra. disse que o ultrassom não visualizaria a prótese) mas que no decorrer da minha vida só farei msm a mamografia como exame complementar conforme necessidade (anualmente)…

      Continuo na torcida por você!

      Boa sorte…

      Curtir

    • Kelli Freitas disse:

      Ola Fernanda,
      Me chamo Kelli vi seu relato e estou em processo parecido com minha mãe. Nenhum médico da o laudo ou o pedido das plasticas. ela já tem 60 anos e perdeu 50 k e ficou toda flácida. E eles só dão da barriga. Esse medico q vc achou que lhe ajudou lhe deu os pedidos era da Unimed ou não? Poderia me passar os dados dele?
      O caso dela é um pouco complicado tb. além da idade ela é paciente renal cronica. Tem médico que diz que nem particular opera ela. Tem alguns que falam que a cirurgia pode ser feita, mas uma área de cada vez. Mas ninguém ajuda com o pedido para Unimed Paulistana
      Desde já agradeço muito keketubaina@yahoo.com.br

      Curtir

  11. Daniela Oliveira disse:

    Ola, boa tarde. A minha dúvida eh a seguinte: Fiz a Bariátrica pelo convênio Bradesco Empresarial, quando trabalhava em certa empresa. Agora eu sai dessa empresa, e tenho outro convênio, pela nova empresa. Esse outro convenio deve cobrir as cirurgias reparadoras, ou deveria ser o mesmo convenio que fiz a Bariatrica?
    Desde ja agradeço.
    Abraços.

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Dani!

      Vi seu comentário no meu blog…

      E sugiro que sua dúvida seja esclarecida com um advogado, pois eu não sou profissional da área do direito e não tenho muitas informações sobre o Código de Defesa do Consumidor… e sempre que tenho alguma dúvida, recorro ao PROCON da minha cidade…

      Existe a possibilidade de você entrar em contato com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e tentar esclarecer sua dúvida.

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  12. suelem rodrigues disse:

    quantos quilos vc pesava quando fez as suas plasticas ?pq minha médica falou que tenho que emagrecer uns 10 kg para começar mexer com as papeladas das plasticas.e quanto tempo tinha que vc fez sua bariatrica?

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Suelem!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Comecei a procurar informações sobre as cirurgias plásticas reparadoras pós bariátrica antes mesmo de atingir meu peso ideal, mas somente após estabilizar os ponteiros da balança em 64 kg (eliminei no total 47 kg) é que me submeti a correção de hipertrofia braquial, correção da hipertrofia mamária unilateral com colocação de prótese e correção das queloides na cicatriz da cirurgia bariátrica…

      Sugiro que leia meu relato de experiência no blog https://maryalcantaras.wordpress.com/2013/11/30/cirurgia-plastica-reparadora-relato-de-experiencia/

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  13. janaina disse:

    Oi Mariana,tudo bem?querida,eu fiz uma abdominoplastia,correu tudo bem,passei pela pericia e viram que minha barriga estava estilo avental.ja me recuperei,mas agora são os seios.dei entrada ontem no plano,tô muito anciosa Mariana,tenho ficado muito frustada,pois minha mama tem muita pele e é muito caída.nao vou colocar prótese,mas será que o plano vai liberar?

    Curtir

  14. Patricia disse:

    Boa tarde.

    Fiz a cirurgia em 29/11/2012 porém mudei de emprego e consequentemente de convênio, pelo novo convênio é possível fazer a cirurgia reparadora?

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Patricia!

      Vi seu comentário no meu blog…

      E sugiro que sua dúvida seja esclarecida com um advogado, pois eu não sou profissional da área do direito e não tenho muitas informações sobre o Código de Defesa do Consumidor/Direito do Trabalhador… e sempre que tenho alguma dúvida, recorro ao PROCON da minha cidade…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  15. Sandra disse:

    Olá,
    Meu nome é Sandra e passei pela cirurgia bariátrica a cerca de 2 anos.
    Ontem fiz a 1º consulta com um cirurgião plástico e fiquei desanimada, pois me disse que nenhum convênio cobre e que eles nem fornecem um código para o procedimento, o que possibilitaria se certificar a cobertura. A médica me disse que pode ser que autorizem parte da cirurgia, o que corresponderia a apenas cerca de 20% do valor total.
    Tenho 2 convênios: A Unimed Campinas e o Bradesco saúde.
    Poderiam me indicar algum médico cirurgião que já conheça o caminho das pedras dessas cirurgias plásticas pós-bariátrica, que realizem pelo convênio, no estado de São Paulo. Moro em Campinas.
    Abraço!

    Curtir

    • luablejf disse:

      Oi Sandra!

      Vi seu comentário no meu blog…

      E sugiro que você procure outros profissionais para sanar sua dúvida, nunca é demais recorrer a outras opiniões…

      E tenha certeza que opções existem… e se for o caso não tenha receio de recorrer a justiça para conseguir fazer o procedimento independente do plano de saúde ou do profissional que você escolher…

      Na tag “cirurgia plástica reparadora” você encontra todas as informações sobre o tema no meu blog https://maryalcantaras.wordpress.com/2013/11/30/cirurgia-plastica-reparadora-relato-de-experiencia/ e https://maryalcantaras.wordpress.com/2013/11/20/as-cirurgias-plasticas-reparadoras-pos-bariatrica-e-as-autorizacoes-dos-planos-de-saude/

      Infelizmente, não tenho como lhe indicar um “nome” de cirurgião plástica, pois sou de Minas Gerais e não tenho contatos na sua região, mas sugiro que você procure informações nos grupos de cirurgia plástica pós bariátrica no Facebook, lá existem membros de várias regiões do país e existe a possibilidade de alguém ter uma indicação que atenda suas necessidades…

      Caso você não seja membro desta rede social, sugiro que entre em contato com seu plano de saúde (ou cirurgião bariátrico) e peça sugestão de profissional que atenda as suas necessidades…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • Monica disse:

      Sandra você conseguiu um médico de campinas para operar pela Unimed? Também fiz bariátrica e tenho quefazer as reparadoras.

      Curtir

  16. mari@valledoribeira.com.br disse:

    A unimed esta negando a minha solicitaçao oque posso fazer, estou desanimando ja…
    alguem por favor pode me ajudar!!

    Curtir

  17. Priscila disse:

    Me adicone, gostaria de mais informações, de como entrar com uma ação judicial.

    Curtir

  18. Giselle Freitas disse:

    Olá Mariana,boa noite ! Eu no momento não tenho plano de saúde + estou pensando em contratar um já pesei 110 KL mais com muita dieta emagreci e cheguei apesar 70 KL mais tive um grande problema os excessos de pele ai fui na Santa Casa de Misericórdia mais lá ninguem teve misericórdia de mim, pois só faz cirurgia gratuita se eu estivesse queimada , fui no Hospital Barata Ribeiro não consegui nem me consultar ,fui pro Hospital dos Servidores nada também , com tudo isso fui ficando doente mentalmente pois só tinha 25 anos como corpo todo destruído comecei a me deprimir ficando angustiada sem consegui me olhar no espelho e fui engordando novamente pois não estava ligando pra mais nada eu pensei melhor gorda do que eu ficar me perdendo em meio as minhas peles . Hoje tenho 29 anos que acabei de fazer e quero voltar a emagrece pensei em ir ajuntando dinheiro pra fazer as plasticas depois + fiquei sabendo que os planos de saúde agora estão aceitando e estava pensando ao invés de ajuntar o dinheiro eu ir pagando um bom plano e podendo passar pelos Endocrinologistas e Psicólogos tb , o que vc acha Maria ? Que conselho vc tem pra me dar ? Há hoje estou com 90 KL .

    Curtir

    • Oi Giselle!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu relato…

      Muitas pessoas passam por essa experiência desagradável com a obesidade (mórbida ou não) e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstância, por isso msm, acredito que você deva investir num plano de saúde que dê suporte as suas necessidades (mas lembre-se que essas cirurgias também estão disponíveis no SUS), além de fazer os acompanhamento médicos/nutricionais necessários no pré-operatório e caso venha a submeter-se a cirurgia de redução de estômago ter apoio desses profissionais e futuramente, se for o caso, se submeter as cirurgias plásticas reparadoras, com os profissionais disponíveis no plano que você contratar…

      E lembre-se: você tem todo direito de submeter-se as cirurgias que forem necessárias no seu caso clínico, por isso, não tenha receio de recorrer a justiça, caso tenha algum empecilho…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  19. Rogerio de Araujo Lopea disse:

    Gostaria de saber se o gasto pos cirurgia bariátrica e muito alto e qual o valor dos macaquinhos quectem que usar.

    Curtir

    • Oi Rogério!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Os gastos pós cirurgia bariátrica são normalmente com medicação e vitaminas, além do macaquinho e da meia para evitar trombose…

      As medicações e vitaminas vão variar de acordo com o local da compra… já a meia e o macaquinho optei por comprar os da Yaoga e lá os valores são elevados mas vale o investimento…

      Mas com certeza, a pessoa mais indicada para esclarecer suas dúvidas é o médico que o acompanha.

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  20. oi adorei se blog,fiz cirurgia bariátrica a 2 meses,ainda não sei se precisarei de cirurgia reparadora,como troquei de emprego e meu novo plano de saúde é ambulatorial,gostaria de saber se caso eu vier a precisar de cirurgia reparadora se terei direito nesse plano sendo ambulatorial,desde já agradeço.

    Curtir

    • Oi Jeferson!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico feliz em saber que você fez a cirurgia bariátrica e que já está pesquisando a respeito do tema na internet… fico mais feliz ainda em saber que meu blog serviu de informação ao esclarecer suas dúvidas…

      Torço para que sua recuperação (e adaptação) ao pós cirúrgico esteja tranquilo…

      Espero que você tenha percebido que as informações do blog são referentes a minha experiencia pessoal com a cirurgia bariátrica e/ou cirurgia plástica reparadora e por esse motivo não saberei esclarecer sua dúvida sobre cobertura do plano de saúde.

      Mas com certeza, o mais indicado para esclarecer suas dúvidas é o SAC do plano de saúde ao qual você é conveniado ou quem sabe a ANS.

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  21. Bruna disse:

    preciso muito de sua ajuda… sou de bh tb posso te adicionar no facebook ???

    Curtir

  22. kely disse:

    Se eu atingi o peso ideal em seis meses e minha nutri disse q não posso mais emagreçer Posso da entrada pra cirurgias reparadoras?

    Curtir

    • Oi Kely!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Acredito que os profissionais que a acompanham nessa caminhada rumo ao emagrecimento é que são as pessoas indicadas para orientá-la sobre o momento certo para fazer as cirurgias plásticas reparadoras…

      Procure orientação médica e busque seus sonhos sempre…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  23. Vanessa disse:

    Ola mariana,gostaria de fazer parte do seu face mas não consigo te achar (tem muitas mariana Alcântara) Eu tenho muitas duvidas sobre a cirurgia reparadora gostaria de falar com vc se vc puder me add,Vanessa Sunhiga dos Santos,eu te agradeço muitoooooo,por me ajudar ,bjsssss

    Curtir

  24. Viviane disse:

    Oi gostaria de add VC no meu face VC pode me add obrigado

    Curtir

  25. Viviane disse:

    Oi meu nome e Viviane me add no seu face estou com dificuldades de achar VC no face

    Curtir

  26. Marta disse:

    Oi estou deste julho tentando marcar Cirurgiao pelo Bradesco saúde perfil sp fiz bariatrica em 17/01/2013 e todos os que tinha na carteirinha em Osasco cobrou por fora não sei o que fazer tristeza depôs de perder 52 kl não estar segura e feliz

    Curtir

    • Oi Marta!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu relato…

      Muitas pessoas passam por essa experiência desagradável com a obesidade (mórbida ou não) e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstância, por isso msm, acredito que o plano de saúde tem a responsabilidade de atendê-la da melhor forma possível… seja esclarecendo suas dúvidas ou a orientando qt aos seus direitos junto a eles… por isso a minha dica é que você os procure para uma conversa…

      E lembre-se: você tem todo direito de submeter-se as cirurgias que forem necessárias no seu caso clínico, por isso, não tenha receio de recorrer a justiça, caso tenha algum empecilho…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  27. Regiane Montanher disse:

    Oi ,fui atrás da cirurgia e um médico me disse que a Unimed só cobre a cirurgia do avental ,e que eu iria que pagar o resto que nos cálculos dele deu de 9 a 7 mil . Bom depois de ouvir um monte de comentários que muitas mulheres conseguiram,vou atrás e se preciso vou brigar.

    Curtir

    • Oi Regiane!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu relato…

      Muitas pessoas passam por essa experiência desagradável com a obesidade (mórbida ou não) e infelizmente não existem muitas informações nas redes sociais ou afins…

      Acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstância, por isso msm, acredito que você a maior utilidade do blog seja essa…

      E lembre-se: você tem todo direito de submeter-se as cirurgias que forem necessárias no seu caso clínico, por isso, não tenha receio de recorrer a justiça, caso tenha algum empecilho…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  28. Simone disse:

    Olá. Não estou conseguindo um medico pra fazer minha mama. Todos estão recusando. Quem é sua medica!? Moro em Belo Horizonte. Desde já obrigada.

    Curtir

    • Oi Simone!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      Não sou moradora de BH e infelizmente não saberei esclarecer sua dúvida ou indicar a você um médico cirurgião plástico… mas minha dica é que você entre em contato com seu plano de saúde e verifique a disponibilidade de médico nessa especialidade ou então entre nos grupos de cirurgia plástica pós cirurgia bariátrica no Facebook e tente trocar indicação com os outro membros…

      Mas não desista de forma alguma… você tem o direito a cirurgia plástica reparadora!!!

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

    • Edileia disse:

      Ei Simone se puder me mande um email: edileiadj@yahoo.com.br sou de bhte e estou com o mesmo problema médicos em.bhte me mande seu contato por email.para a gente conversar .

      Curtir

  29. vera lucia ramos de morais disse:

    OI MARIANA ASSIM COMO TODOS AQUI TBM TENHO UM PROBLEMA SÉRIO DE REPARADOURAS FIZ BARIÁTRICA EM 2010 O PLANO SÓ COBRIU O ABDOMEM HOJE TRATO COM PSIQUIATRA POR ESSE MOTIVO ENVELHECI MUITO NA APARENCIA N TIRO A ROUYPA PERTO DE NINGUEM PRAIA NEM PENSAR O SUS NEGOU 2 VEZES O PEDIDO DE DOIS MEDICOS NEM AVALIAÇÃO FIZERAM DISSERAM QUE É ESTETICA QDO SÃO REPARADORAS TENTEI ENTRAR NO SEU FACE MAS NÃO CONSIGO APARECE MUITAS COM SEU NOME MAS VC NÃO COMO FAQÇO PRA FALAR COM VC MEU FACEBOOK É VERA LUCIA RAMOS MEU EMAIL É VERUSKAMORAI@ig.com.br por favor fale comigo to muito mal

    Curtir

  30. Suellen Vargas disse:

    Estou tendo problema com isso minha advogada deu entrada com a liminar e o juiz negou, ela falou que vai tentar de novo com outra ação

    Curtir

    • Oi Suellen!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu relato…

      Muitas pessoas passam por essa experiência desagradável com nossa morosa justiça…

      Acredito que o relato/troca de experiência seja muito válido em qualquer circunstância, por isso msm, não podemos desistir, na primeira negativa, seja do plano ou do juiz…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema entre em contato comigo no Facebook – Mariana Alcântara.

      Espero ter ajudado!

      Aguardo seu contato…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  31. Roberta disse:

    Olá Mariana te add no face tá,tenho 13 anos de bariatrica e agora to criando coragem pra fazer as plasticas, gostaria de algumas dicas .

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Roberta!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook.

      Espero ter ajudado!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  32. suely disse:

    Boa tarde Mariana, vou precisar entrar na justiça para fazer reparadora nos seios, gostaria de mais informações, pode me add no face?

    Curtir

    • Oi Suely!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Saiba que estou à disposição para esclarecer suas dúvidas…

      Irei procurá-la no Facebook e solicitar sua amizade para podermos assim trocar experiência…

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  33. Marcia disse:

    OK e quando VC recorre a quase ttudo e no final seu médico não opera por liminar?

    Curtir

    • Oi Márcia!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com as cirurgias plásticas reparadoras e a necessidade que tive de recorrer à justiça para conseguir realizar os procedimentos solicitados pela médica cirurgiã plástica…

      No meu caso, quando o plano negou o procedimento e precisei acionar à justiça por meio da Defensoria Pública de Minas Gerais, não tive problema com os laudos pois todos os médicos que me acompanham nesse período pós bariátrica/perda de peso me apoiaram e forneceram os laudos solicitados pelo defensor…

      E por esse motivo não saberei orientá-la, mas com certeza, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o advogado que a acompanha…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook.

      Espero ter ajudado!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  34. Kirley Leite disse:

    Mariana boa noite !!! Não fiz a cirurgia bariátrica pq tive medo, apesar da indicação médica pq meu IMC já era compatível com a cirurgia. Fiz a colocação de um balão intragastrico e emagreci 23 kg com o balão. Gostaria de saber se vc tem alguma notícia de alguém que conseguiu a cirurgia após a retirada do balão. Obrigada 😘

    Curtir

    • Oi Kirley!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com a gastroplastia e demais procedimentos que foram necessários após meu emagrecimento…

      No meu caso, não coloquei balão intragástrico, apesar de ter feito pesquisas a respeito, mas por indicação médica me submeti a redução de estomago e por esse motivo não saberei esclarecer sua dúvida…

      Mas como cada caso é um caso, suas dúvidas devem ser esclarecidas com o médico que a acompanha… ou quem sabe com um com um advogado, já que pode ser necessário recorrer a justiça, caso o plano negue as cirurgias plásticas reparadoras pós retirada do balão…

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook.

      Espero ter ajudado!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  35. Ana Paula disse:

    Nossa,Foi ótimo suas orientações .. Agora fiquei bem mas tranqüila. Bjos

    Curtir

  36. Juliana disse:

    Bom dia, Gostaria de saber qual o cirurgião plástico, fez suas cirurgias? Estou atrás de indicações, pois fiz bariátrica, e estou rumo as plásticas, preciso fazer mamas e abdome, porém não os médicos não querem me dar o pedido para as duas cirurgias, pedem para eu escolher entre mama e abdome.

    Curtir

    • Oi juliana!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal e normalmente não faço indicação de produtos e/ou profissionais…

      Mas como cada caso é um caso e acredito que antes de qualquer indicação deva haver um identificação paciente/médico, o que no meu caso conta muito quando recorro a esse profissional…

      Mas já citei em publicações no blog o nome da cirurgiã plástica que fez meus procedimentos por ordem judicial pelo plano de saúde.

      Caso você seja de Juiz de Fora/MG e se interesse em procurá-la para uma consulta inicial o nome da doutora é LARISSA SILVA LEITÃO DARODA (CRM 39151 / RQE 9674), ela atende na Clínica Prime (Rua Rei Alberto, 180, Centro).

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  37. Oi Mariana tudo bem, li o seu post e todos os relatos!! Também ando com algumas dúvidas, talvez você conheça algum caso parecido!! Fiz a bariátrica em 2002, como na época era muito jovem, todos os médicos disseram que apenas exercícios físicos seriam suficientes para eliminar a flacidez, e então entrei de cara nisso. Durante os 3 primeiros anos fiz tudo o que estava ao meu alcance, mas sempre ficaram aqueles pontos onde a gordura acumula, então minha pele nesses lugares ficou caída, flácida, bem feio, cheio de estrias e impossíveis de “voltar ao lugar”, mas mesmo assim continuei persistindo.
    Depois de alguns anos, quando percebi que não podia fazer mais nada mesmo, procurei alguns cirurgiões, e eles disseram que isso nenhum convênio cobria, e que teria que fazer particular. Mas não é bem assim, a parte interna das coxas, os braços vivem assando com o atrito, já tive dermatite crônica nas áreas, e tudo o mais. Mas a 7 anos atrás fiquei grávida e acabei meio que desligando do mundo e focando 100% na maternidade, mas agora meu filho com 5 anos está naquela fase que adora ir para uma piscina e para a praia, e eu não consigo acompanhá-lo com a vergonha que sinto dessas peles balançando quando ando, muitas pessoas acham inclusive que estou gorda ainda, é uma sensação horrível.
    Agora já tenho alguns relatos que alguns médicos se recusam a fazer pelo valor do repasse dos convênios, e tenho receio de entrar contra o médico e de repente ele “fazer de qualquer jeito”, deixar com cicatriz maior que o normal ou coisas parecidas.
    Conhece alguém com um caso parecido? Como essas pessoas resolveram isso? Se eu tivesse condições iria pagar, mas infelizmente essa não é minha realidade.
    Agradeço qualquer ajuda que puder me dar, e mesmo se não conseguir, agradeço desde já poder desabafar aqui!!!

    Curtir

    • Oi Andrea!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      E mais grata ainda ao saber que meu relato de experiencia foi útil a alguém… ter com quem conversar é sempre muito bom…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal com a gastroplastia e as cirurgias plásticas reparadoras…

      No meu caso, também me disseram que eu deveria investir na atividade física para acelerar o emagrecimento, manter a saúde e evitar posteriores procedimentos cirúrgicos, mas confesso a você que nunca fui adepta de academia ou afins, no máximo fiz pilates e plataforma vibratória por um tempo, mas sempre por um período curto de tempo e não obtive resultados satisfatórios…

      Como após a gastroplastia eliminei 47kg, no início de 2013 passei a pesquisar sobre o assunto e fiz visita a consultórios médicos para verificar minha necessidade e possibilidades terapêuticas… infelizmente, encontrei algumas barreiras neste caminho… a principal delas foi a negativa do plano de saúde à solicitação das cirurgias plásticas reparadoras (no meu caso, correção de hipertrofia braquial e correção da hipertrofia mamária unilateral com colocação de prótese)… o plano alegou se tratar de intervenção com finalidade estética e que não há previsão no rol de procedimentos obrigatórios estipulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, sem nem ao menos fazer uma perícia para verificar minha real necessidade dos procedimentos solicitados pela médica… desta forma, precisei recorrer a justiça para a realização dos procedimentos…

      Mas como cada caso é um caso eu acredito que sua dúvida deve ser esclarecida com o médico que a acompanha, ou quem sabe você não deveria procurar orientação de outro profissional, que seja cirurgião plástico (membro da SBCP) para uma consulta inicial e assim esclarecer se seu caso é para cirurgia reparadora?!
      Observo na sua fala uma insatisfação com seu atual corpo e sugiro que procure orientação também do psiquiatra ou psicologo… terapia ajuda muito no nosso caso…

      Sugiro ainda que você leia os post’s da categoria “Cirurgias Plásticas Reparadoras” no meu blog onde relato todas as minhas experiências na busca pela cirurgias plásticas reparadoras.

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook.

      Espero ter ajudado!

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  38. Luciana Z. Alves Anjos disse:

    Mariana,
    boa tarde como vai?

    gostaria de saber se existe um prazo determinado após a bariátrica em que eu possa dar entrada nesse processo.

    pois fiz a minha a 11 anos e nunca fui orientada que poderia agir desta forma, me sinto muito mal com minhas sobras de pele e nunca consegui me adaptar a elas.

    obrigada.

    Curtir

    • Oi Luciana!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pelo seu contato…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre a gastroplastia e as cirurgias plásticas reparadoras…

      Mas como cada caso é um caso eu acredito que suas dúvida deve ser esclarecida com o médico que a acompanha, ou quem sabe você não deveria procurar orientação de outro profissional, que seja cirurgião plástico (membro da SBCP) para uma consulta inicial e assim esclarecer se seu caso é para cirurgia reparadora?!

      Observo na sua fala uma insatisfação com seu atual corpo e sugiro que procure orientação também do psiquiatra ou psicologo… terapia ajuda muito no nosso caso…

      Sugiro ainda que você leia o post “Cirurgias Plásticas Reparadoras Pós Bariátrica” no meu blog onde relato como comecei a minha busca pelas cirurgias plásticas reparadoras.

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  39. juliana disse:

    Boa noite, qual o contato dos médicos que te deu os laudos. Estou com dificuldades para conseguir os laudos (consegui apenas da psicóloga) pois um médico me disse que eles são instruidos pelo plano para não fornecer os laudos.

    Curtir

    • Oi Juliana!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre a gastroplastia e as cirurgias plásticas reparadoras…

      Na época em que decidi pela cirurgia plástica reparadora (2 anos após a redução de estômago) passei a procurar médico cirurgião plástico (membro da SBCP) em Juiz de Fora (MG), onde resido e que atendesse a Unimed (meu plano) e inicialmente fui a um médico que me disse a mesma coisa que foi dito a você, sobre não fornecer laudo para recorrer a justiça contra o plano… posteriormente procurei outra médica, na Clínica Prime e a médica me atendeu e prontificou-se a fornecer os laudos necessários, caso o plano negasse o procedimento… com a guia em mãos, tentei a liberação dos procedimentos (no meu caso, correção de hipertrofia braquial e correção da hipertrofia mamária unilateral com colocação de prótese), mas foi negado o procedimento, o plano alegou se tratar de intervenção com finalidade estética e que não há previsão no rol de procedimentos obrigatórios estipulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, sem nem ao menos fazer uma perícia para verificar minha real necessidade dos procedimentos solicitados pela médica… desta forma, precisei recorrer a justiça para a realização dos procedimentos…

      Sugiro que você leia o post “Cirurgias Plásticas Reparadoras Pós Bariátrica” no meu blog onde relato como comecei a minha busca pelas cirurgias plásticas reparadoras.

      Torço para que a melhor solução chegue a você…

      Espero ter esclarecido suas dúvidas!

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

  40. Bianca disse:

    Eu consegui a autorização apenas para retirada do “avental” mas não para os braços e seios mas sei que pelo sus permitem. Como me orientaria há proceguir para conseguir está parte de seios e braços? Judicial?

    Curtir

    • Oi Bianca!

      Vi seu comentário no meu blog…

      Fico grata pela sua visita e comentário…

      O blog é um espaço onde exponho minha experiência pessoal sobre a cirurgia bariátrica e as cirurgias plásticas reparadoras…

      No meu caso, após conseguir me submeter a cirurgia bariátrica pelo plano de saúde me vi com a guia das cirurgias plásticas reparadoras negada, pois o plano entendeu que se tratava de um procedimento estético… como no meu intendimento o procedimento não era de caráter estético, me vi forçada a recorrer a justiça… optei pela assessoria jurídica da defensoria pública do estado onde resido e após longa aquisição de documentação solicitada pelo defensor que me atendia, consegui o alvará para realização dos procedimentos solicitados pelo médico…

      Se você entende que o seu caso se encaixa em alguma parte do que leu acima ou nos post’s do meu blog na categoria “cirurgia plástica bariátrica”, sugiro que você procure orientação jurídica…

      Mas com certeza não é nada confortável esse período de incertezas quanto ao seu direito à cirurgia plástica reparadora…

      Na época em que me decidi por esse vies de recurso entrei em vários grupos no Facebook sobre o tema, acho que seria interessante você participar desses grupos e das discussões existentes lá, muitas das minhas dúvidas esclareci com os membros dos grupos numa valiosa troca de experiência…

      Espero ter esclarecido sua dúvida!

      E torço para que a melhor solução chegue a você…

      Caso queira conversar mais a respeito do tema estou à disposição no Facebook – Mariana Alcântara.

      Att,

      Mariana Alcântara

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.