Cirurgia plástica no período menstrual, pode ou não pode?

No meu caso, fui desaconselhada pela Dra. Larissa a fazer o procedimento cirúrgico neste período, por causa do risco da anemia pós cirúrgica, já que tenho um ciclo menstrual irregular com tendências a miomas uterinos (mesmo com uso de anticoncepcional), além de ser uma paciente bariátrica com fortes indícios de amenia pós cirúrgica e que em meu histórico pós cirurgia bariátrica apresentei baixa de ferritina com reposição com soro de noripurum

Pesquisei mais informações a respeito e achei mais uma explicação sobre o tema:

E se você marcou uma plástica no seu período menstrual, não se preocupe! Somente um tipo de cirurgia não é aconselhável durante a menstruação: “Operação na mama um ou dois dias antes da chegada da menstruação não é bom porque o organismo recebe descargas hormonais, ficando mais propício a sangramentos”.

ob

Menstruação: Inimiga da Cirurgia Plástica?

É muito comum em cirurgia plástica sermos inquiridos pelas pacientes se elas podem operar quando menstruadas.

Essa é uma dúvida muito frequente, e muito aventada pelas pacientes, apesar de muitas ficarem constrangidas em perguntar.

É normal, para as mulheres, que essa dúvida surja. Afinal, o momento da cirurgia plástica, é um momento muito especial e muito íntimo para as pacientes. Elas sabem que, além de entregarem a sua vida àqueles que elas escolheram para serem os grande promotores da felicidade e da alegria de ter de volta a auto-estima e a qualidade de vida, elas vão ter expostas suas partes íntimas no momento da cirurgia. E estar menstruada é um constrangimento a mais. Além disso, existe a falsa ideia de que a menstruação possa favorecer o aparecimento de doenças como: infecções bacterianas ou fúngicas, anemia, etc. Desde que esteja com o fluxo normal e exames normais, a paciente poderá realizar a cirurgia, sem problemas.

A antecipação do fluxo menstrual poderá ocorrer devido à alterações dos hormônios, em especial as catecolaminas (adrenalina, noradrenalina e dopamina) devido ao “stress” cirúrgico, mas geralmente não oferece maiores problemas.

Importante lembrar, que a conduta de tomar anticoncepcionais continuadamente, no intuito de inibir a menstruação  deverá ser evitada, devido ao aumento do risco de Trombose Venosa, ocasionada por tais medicamentos.

Sendo assim, fluxos menstruais à parte, esteja sempre com os exames pré-operatórios em mãos, além do risco cirúrgico (liberação do cardiologista para a cirurgia proposta pelo Cirurgião Plástico) e, boa cirurgia.

Lembrem-se: Cirurgia Plástica é extremamente segura. A sugestão é sempre começar pela escolha de um Cirurgião conhecido e/ou indicado por alguém próximo a você, especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e registrado no CRM como Cirurgião Plástico. Conheça-o e faça todas as perguntas que tiver, de preferência com alguém da família (caso esqueça alguma coisa). Retorne quantas vezes for necessário para tirar dúvidas e não aceite imposições.

Cirurgia Plástica é uma das poucas especialidades da Medicina em que o paciente decide o que fazer na maioria das vezes. O Cirurgião Plástico somente orienta se é possível, ou não, sem criar falsas expectativas.

Um abraço, e que você seja muito feliz com a sua cirurgia plástica.

Até a próxima,

Urias Carrijo

*O questionamento “Menstruação: Inimiga da Cirurgia Plástica?” retirei do blog http://uriascarrijo.blogspot.com.br/2010/03/menstruacao-inimiga-da-cirurgia.html através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Beleza, Cirurgia Plástica Reparadora, Curiosidade, Gastroplastia, Miomas Uterinos, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s