Coca-cola na mira‏

Recebi por email este pedido de assinatura de abaixo assinado e não poderia deixar de postar estas informações aqui no blog…

Coca cola energia vazia

Mais de 50% dos brasileiros adultos têm sobrepeso — já é uma epidemia. Entre as causas, estão as bebidas açucaradas de pouco valor nutritivo, como a Coca-Cola.

A campanha mais recente da empresa afirma que uma garrafa tem 123 calorias de “energia positiva” – e foi proibida em dois países, o México e Reino Unido, condenada como propaganda enganosa.

Agora, um grupo ligado à saúde pública e direito do consumidor quer a proibição também no Brasil, alegando que eles passam informações erradas ao consumidor.

Veja o abaixo-assinado pedindo a interferência imediata do Procon e do Conar no caso. E pedindo a proibição da propaganda aqui.

“Não podemos permitir que a Coca-Cola continue veiculando um comercial com informações erradas sobre o consumo e o gasto de calorias“, diz a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos, um grupo formado por profissionais de saúde, pesquisadores e organizações que defendem a saúde pública.

“A Coca-Cola é responsável por introduzir no mercado produtos com altas taxas de açúcar, sódio e pouco nutritivos, que contribuem para o aumento da obesidade, diabetes e outros problemas de saúde”, diz a campanha. Enquanto a população engorda dramaticamente, eles continuam tentando “associar a imagem da sua marca a pessoas saudáveis e exercícios físicos”.

Clique aqui para saber mais e assinar a campanha.

Obrigada,

Graziela Tanaka, Change.org

Coca cola energia vazia

Conar e Coca-cola: Propaganda enganosa é crime!

Pedimos a remoção imediata da campanha publicitária “Energia Positiva” que está sendo veiculada pela Coca-Cola no Brasil em comerciais de televisão, cinema, outdoors, pontos de venda e plataforma online. Esta campanha foi proibida por órgãos do México e do Reino Unido por ser considerada enganosa e trazer riscos à saúde. A campanha transmite informações erradas aos consumidores, pois promove o consumo maior de calorias para ser gasto com diferentes atividades físicas, e ainda não deixa claro que esse produto contém sódio e outros aditivos químicos que podem acarretar em problemas de saúde. Este tipo de publicidade contribui para agravar a epidemia atual de sobrepeso e obesidade que a população brasileira está sofrendo. 

A denúncia realizada tanto no México quanto no Reino Unido foi focada no risco para a saúde representado pela promoção de um maior consumo de calorias. O mesmo se aplica aqui, considerando que mais de 50% de todos os adultos no Brasil já está acima do peso ideal, pois consome uma quantidade excessiva de calorias e pratica pouca atividade física. Estudos científicos já comprovam que o consumo regular de bebidas açucaradas está associado com o maior risco de desenvolvimento de obesidade, síndrome metabólica e diabetes. A Coca-Cola tenta associar a imagem da sua marca a pessoas saudáveis e exercícios físicos, porém ela é responsável por introduzir no mercado produtos com altas taxas de açúcar, e de sódio, e pouco nutritivos, que contribuem para o aumento da obesidade, diabetes e outros problemas de saúde. Ou seja, muitas calorias vazias e nada de energia positiva!

Não podemos permitir que a Coca-cola continue veiculando um comercial com informações erradas sobre o consumo e o gasto de calorias, pois passa a ideia de que as calorias que a bebida oferece são “boas” e ainda não deixa claro como gastar essas calorias. Vamos pressioná-los a removerem a campanha “Energia Positiva”, para que tenham assim mais responsabilidade com os consumidores sobre os riscos de saúde que seus produtos oferecem.

* Nós somos a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos, um grupo de entidades da sociedade civil, instituições de pesquisa e outras entidades que visam proteger a saúde da população buscando normas mais fortes para regulamentar a publicidade de alimentos. 

Coca-Cola: Energia Positiva Online

https://www.youtube.com/watch?v=arVoeSDPdSI

Energia Positiva é uma força capaz de fazer a gente continuar mais um pouco, um incentivo que vem do abraço, do sorriso, das palavras, dos gestos. É aquele empurrãozinho dado por quem a gente ama ou mesmo por quem a gente nunca viu antes. Isso é Coca-Cola: 123 calorias de energia positiva para você usar em atividades felizes.

*As informações e imagem ilustrativa deste post retirei do site https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/conar-e-coca-cola-propaganda-enganosa-%C3%A9-crime?utm_source=action_alert&utm_medium=email&utm_campaign=31913&alert_id=ENYmKBtqoM_zYXQMdzZBL através de pesquisa na internet.
*Os vídeo da campanha “Coca-Cola: Energia Positiva Online” retirei do site https://www.youtube.com/watch?v=arVoeSDPdSI através de pesquisa na internet.
Anúncios

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Curiosidade, Gastronomia, Gastroplastia, Manifesto, saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s