Dois anos depois…

mude

Hoje eu completo dois anos de gastroplastizada. Algumas “amigas de grampo” dizem que nasceram de novo depois da redução de estômago, então podemos dizer que este é o meu segundo aniversário.

Obviamente não farei mais um texto contando como foi a minha cirurgia, tudo sobre este assunto já foi dito e você pode conferir lendo os posts da tag “gastroplastia”.

Em agosto  do ano passado falei sobre o meu primeiro ano de “estomago novo”, agora tá na hora de contar o que aconteceu depois disso…

Definitivamente, não consigo seguir uma rotina de malhação. É complicado se dedicar seriamente e continuamente a uma coisa que detesto. O ambiente da academia, o barulho, as pessoas, os aromas… tudo isso me incomoda demais, mas continuo firme no prática do pilates, apesar de ter dado um tempo nas aulas de plataforma vibratória…  esta rotina de atividade física tem me ajudado na manutenção da perda de peso… e até mesmo a alcançar minha meta pessoal de quilos a serem eliminados bem como a chegar no meu peso ideal

Obviamente nem tudo são flores nestes 2 anos de gastroplastizada!

Uma fase de estresse trouxe uma consequência bem desagradável – eu voltei a engordar. Mesmo não conseguindo comer tanto quanto antigamente, meu estômago está mais dilatado e já consigo encarar um prato com aproximadamente 500g. Não dá pra comer tudo de vez, mas com tempo e paciência, eu chego lá, pois ao contrário de vários gastroplastizados, não fico enjoada (ou com rejeição) da comida. De nenhuma comida. Enquanto ela estiver ali e eu estiver com tempo, certamente comerei tudo.

Como voltei a trabalhar no final de 2012 acabei me descuidando de algumas coisas. Fiz várias refeições fora de casa, almocei em fast-foods em vez de optar por restaurantes de verdade e acabei me entregando de vez à minha paixão por gordices (leia-se doces), e sem a preocupação de engordar, mergulhei fundo em meu vício, mas tenho tentando me policiar ao máximo evitando a ingestão de doces de um modo geral… mas com certeza isso tudo está relacionado a grande dificuldade que tenho em controlar minha compulsão,  aqueles impulsos que quando a gente vê já foi…

Tudo isso me levou pro estágio atual. Quando fiz a gastroplastia  com 110kg, cheguei a pesar 82kg, mas nesta semana ultrapassei a barreira dos 64kg mais uma vez. Dos 48kg eliminados, 2kg já foram recuperados. Ou seja, fico oscilando entre os 63kg e os 64kg, depende da balança…

DSC_5582

Minha cabeça de gorda briga com meu estômago de magra diariamente, mas sei que posso superar isso e alcançar minha meta pessoal e manter o peso ideal rumo as cirurgias plasticas reparadoras, assunto de uma outra postagem…

Outro ponto negativo que surgiu após a cirurgia foi a descoberta de uma deficiência de vitamina D no meu organismo após um check-up e por esse motivo estou ingerindo 10 gotas de ADDERA D3, mas confesso que ainda não refiz os exames e nem voltei ao médico para o controle, mas logo farei isso… deveria tomar diariamente o polivitamínico e poliminerais (Materna), mas também não tenho cultuado este hábito e espero, sinceramente, que meus próximos exames de sangue não venham com grandes alterações… outro problema que observei neste segundo ano de gastroplastizada foi umas manchas brancas nas unhas e que estão sendo devidamente tratadas com orientação da minha dermatologista…

Não posso deixar de comentar aqui um ponto delicado deste processo todo, que são as flatulências involuntárias, dolorosas e até mesmo constrangedoras (ainda não tive tempo de fazer um post específico sobre o assunto, mas o mesmo está no forno e logo saí), mas em minhas pesquisas sobre o assunto sei que tenho que ficar longe de bebidas com gás, pois, refrigerantes e outros tipos de bebidas com bolhas só aumentarão as chances de formação de gases, só que sou enlouquecida por uma coca cola com gelo e limão e tenho tido problemas em superar este vício… mas nestas pesquisas também, descobri que preciso usar produtos para reduzir o odor dos gases, embora eles não previnam a ocorrência deles, usar um adesivo em sua roupa íntima que contém carvão ativo irá neutralizar o odor dos gases

Graças as dicas valiosíssimas da minha nutricionistas, neste segundo ano pós bariátrica  continuei a ter apenas dumpings leves…

Outra questão que me rondou neste período está relacionado a minha imagem nas fotos e/ou espelho… e isso rendeu uma postagem já que apesar das pessoas me afirmarem que emagreci, da numeração das roupas terem mudado, das avaliações da nutricionista mostrarem estas alterações, confesso que ao me olhar no espelho vejo uma imagem distorcida de mim, ainda me acho “grande”… nas fotos sempre evito ficar em destaque… herança de uma década de obesidade mórbida…

Agora, o assunto mais esperado de todos: depois de mais de 9 anos sem me relacionar afetivamente com ninguém (quero dizer, namorar “em casa”), conheci uma pessoa e… com autorização do Mateus, não pude deixar de comentar aqui no blog este fato importantíssimo neste segundo ano pós bariátrica, o fato de eu ter conseguido “arrumar” um namorado e manter um namoro a distância por 9 meses e 7 dias (até meu psiquiatra comentou minha melhor de humor após este fato)…

M & M (montagem)

O relacionamento não deu certo, mas tenho certeza que a amizade entre a gente vai permanecer, pois ele sabe a importância que teve/tem na minha vida… como as broncas, os elogios e seu constante incentivo me tornaram uma pessoa melhor… nosso papos são sempre muito animados…

A essa altura do campeonato vocês já devem estar de saco cheio de ler um texto tão grande assim e se perguntando onde está o resumo deste segundo ano, não é?

Aí vai…

RESUMIDO

Estou muito feliz com meu peso atual 63.2kg, isso quer dizer que já eliminei 46,8kg…

Meu IMC antes da cirurgia era 43,51 (Obesidade III – mórbida) agora meu IMC é de 25,00 (Peso normal) ou seja, estou no meu peso ideal depois de anos na luta contra a balança… agora é manter esse peso e seguir a minha nova vida…

EVOLUÇÃO DA PERDA DE PESO

Peso inicial (Kg): 110
Peso atual (Kg): 63,2
Altura (m): 1,59
Data da cirurgia: 09/08/2012

Excesso Inicial (Kg): 46,80
IMC Inicial (Kg/m²): 43,51
Excesso Atual (Kg): 0
IMC Atual (Kg/m²): 25,00
Excesso de peso eliminado (%): 100,00

Cronograma de evolução prevista
1º mês (15-20%): 102,98 – 100,64
2º mês (25-30%): 98,30 – 95,96
3º mês (30-40%): 95,96 – 91,28
6º mês (45-55%): 88,94 – 84,26
9º mês (55-65%): 84,26 – 79,58
12º-18º mês (65-85%): 79,58 – 70,22

Software Cálculo da Evolução da Perda de Peso
Grupo Redução de Estômago – Facebook.
Desenvolvimento de Marcio Leal
Colaboração André Schleich
Referências técnicas Dra. Jacqueline Rizzolli (C.O.M. – PUCRS)
Fonte: http://bit.ly/bariatrica
*A imagem ilustrativa deste post retirei do site https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p480x480/18605_209616895848067_290658307_n.jpg através de pesquisa na internet.
*A foto da diferença de tamanho da calça jeans foi retirada por Ronaldo Lopes.
*A montagem da foto com o Mateus foi tirada no dia da comemoração do meu aniversário, em março de 2013.
*A “Evolução da Perda de Peso” retirei do software http://dl.dropbox.com/u/20105045/index.html através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas, Gastroplastia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dois anos depois…

  1. Mah amei seu texto, como sempre gosto . Não é a primeira vez e nem a última que vou falar do orgulho que sinto pela sua luta, esforço e dedicação no seu objetivo e vou estar sempre com você, torcendo e apoiando.
    Infelizmente não deu certo nosso namoro mas não vou blasfemar por isso. Ao contrário. Agradeço a Deus a todo momento por ter colocado no meu caminho uma pessoa tão especial e batalhadora.
    Sinto saudade sua e ainda quero te fazer feliz, dormir de conchinha toda noite, rir com você, fazer “momentos gordice” (vamos no Potência do Caldo sábado? Te abraçar, te beijar e querer que o tempo pare neste momento, rir junto, chorar junto, ter uma vida com você.
    Gosto muito de você e estou com saudade. Fica comigo? Te adoro. ❤

    Curtir

  2. Pingback: 8 coisas que você precisa fazer para manter o peso

Deixe uma resposta

