Uma pergunta “Super Interessante”…

A pergunta que não quer calar…

Para onde vai o peso que se perde

Para onde vai o peso que se perde?

Oráculo | 21 de maio de 2012

Para onde vai o peso que perdemos?
Renata Filgueira Carvalho Cruz, Petrolina, PE

Atualização em 5 de dezembro de 2012:

Respondendo às dúvidas e reclamações quanto ao fato de a massa “desaparecer”, o que acontece é que ela não desaparece do universo e sim do nosso corpo. Durante o processo de emagrecimento (perda de peso), as reservas de gordura do corpo são queimadas pelo processo de betaoxigenação e transformadas em pequenas moléculas chamadas Acetil-CoA. Essas moléculas são expelidas pela urina, fezes e inclusive pelo suor. O professor Rafael Guido, que atua na área de química medicinal e planejamento de fármacos do Instituto de Física de São Carlos (USP), explica que é por isso que às vezes a pessoa expele um suor com cheiro ácido. “Esse é um dos processos de eliminação dos excedentes das gorduras, que antes eram massa gordurosa visível”, disse Guido. 

Renatinha do céu. A massa física desaparece, mas se transforma em energia térmica para o corpo.

Segundo Airton Goldberg, endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a explicação é simples assim. Fim.

Quando comemos demais e fazemos pouco exercício, tipo o gordinho que estrelou clipes e capas do Fatboy Slim, nosso corpo armazena calorias extras em forma de gordura. “Esse é um mecanismo de defesa do organismo para quando existe fome”, diz o endocrinologista.

Quando perdemos peso, a gordura é queimada e se transforma em calor e energia para nossas células. O calor se dissipa no ambiente e a massa simplesmente desaparece. Esse processo é essencial para que possamos nos movimentar e manter a temperatura corporal.

Ou seja, o peso que perdemos vira energia e depois desaparece. Como o Fatboy Slim.

No related posts.

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://noticias.universia.com.br/br/images/docentes/m/ma/man/maneiras-perder-peso-durante-faculdade.jpg através de pesquisa na internet.
*As informações acima retirei do site http://super.abril.com.br/blogs/oraculo/para-onde-vai-o-peso-que-se-perde/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Citação, Curiosidade, Gastronomia, Gastroplastia, Saúde e Bem-Estar e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.