Assistente Social, parabéns pelo seu dia!‏

No dia do Assistente Social recebi este lindo email do CRESS-MG e não poderia deixar de postar a homenagem aqui no blog…

cresshomenagem

Conjunto CFESS-CRESS lança material alusivo ao 15 de maio

Quando se fala em exploração do trabalho, é comum associar o termo à ausência de direitos trabalhistas e até mesmo ao trabalho escravo. Mas na lógica do capital, a exploração da classe trabalhadora se dá não só da forma escancarada como nos exemplos acima, mas também de forma perniciosa, por meio de discursos que alienam e desmobilizam trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil.

Esta é a denúncia que o Conjunto CFESS-CRESS traz nas artes que ilustram as comemorações do Dia do/a Assistente Social 2013.

O tema “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”, definido no 41º Encontro Nacional, em 2012, reafirma o compromisso do Conjunto e de assistentes sociais, enquanto trabalhadores e trabalhadoras, com as lutas históricas da classe trabalhadora e contra as ações que procuram inibir, obstaculizar e coibir suas formas de resistência e de organização coletiva.

Diariamente, assistentes sociais e outras trabalhadoras do Brasil se veem obrigadas a serem “polivalentes”, como as instituições empregadoras impõem, com jornadas triplas de trabalho, exercendo múltiplas funções, mas recebendo salários insuficientes para uma vida digna.

Assistentes sociais e outros trabalhadores brasileiros são chamados de “colaboradores”, mas ao final do mês percebem que não receberam nada em troca; que quem lucrou foram somente as pessoas que controlam as instituições empregadoras, ou em uma linguagem mais próxima da classe trabalhadora, o “patronato”.

Por isso, o tom da temática do 15 de maio ultrapassa a ideia de comemoração ou de visibilidade ao serviço social no período. Como nos anos anteriores, expressa o posicionamento político de uma categoria que há mais de 30 anos vem defendendo: “chega de exploração”.

“Urge lutarmos contra a exploração do trabalho e por melhores condições e relações de trabalho para a toda a classe trabalhadora e, principalmente, assistentes sociais, que vivenciam entraves e limites institucionais que expressam o modo de agir do Estado nas respostas às expressões da ‘questão social’, por meio de políticas sociais focalizadas e o modo como os indivíduos são tratados pelo sistema do capital, diante das respostas às suas necessidades e projetos de vida”, afirmou a coordenadora da Comissão de Comunicação e presidente do CFESS, Sâmya Ramos.

Materiais disponíveis para download

Além das peças normalmente produzidas, como cartaz, marcador de página, adesivo (estas já disponíveis para download), enviadas para os CRESS e Seccionais fazerem a distribuição a partir da segunda quinzena de abril, estão sendo elaboradas peças de maior alcance de divulgação, como outdoor, busdoor (para ser veiculado em ônibus), além de um spot para rádio e um vídeo para veiculação em TV aberta e na internet.

O Conselho Federal está preparando também um CFESS Manifesta especial para a data.

Para saber mais

Você sabe como se dá a escolha do tema do Dia do/a Assistente Social? É o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS que define, a partir das propostas tiradas nos Encontros Descentralizados de cada região. Vale lembrar que o Encontro Nacional é o maior espaço deliberativo da categoria, pois reúne direção e assistentes sociais de base, que participaram das assembleias regionais em todo o país.

Faça o download das peças disponíveis

Fonte: CFESS

*A imagem ilustrativa deste post recebi por email, mas também está disponível no site http://cress6r.entregadordecampanhas.net/ver_mensagem.php?id=H|2342|144816|135368622176652500 através de pesquisa na internet.
*As informações sobre o material alusivo ao 15 de maio retirei do site http://www.cress-mg.org.br/Conteudo/3507afec-8092-43ca-b343-043e8ae2661d/Conjunto-CFESS-CRESS-lan%C3%A7a-material-alusivo-ao-15-de-maio através de pesquisa na internet.
*O vídeo retirei do site http://www.youtube.com/watch?v=64WlHR_okbA&feature=share&list=FL4qo1iH3VCtxDjM0HHkqksQ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Citação, Datas Comemorativas, Homenagem, Manifesto, Notícias e política e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s