Feijoada

Feijoada Preto VelhoFeijoada de Preto Velho

Conhecida no mundo inteiro como prato típico dos brasileiros e referência nas festas de Pretos Velhos, a feijoada surgiu devido às condições de vida dos escravos.

O feijão preto era o mais básico e barato alimento presente nas senzalas. Plantado, colhido e preparado pelos escravos, na própria fazenda em que trabalhavam, era enriquecido pelas sobras de carne da cozinha da casa grande (geralmente porco). As partes que o senhor branco não comia, como os pés, a orelha, a garganta, o rabo, o focinho, etc., eram descartados e aproveitados pelos escravos, nascendo assim a feijoada.

 

“Cada um colherá aquilo que plantou. Se tu plantaste vento colherás tempestade. Mas, se tu entenderes que com luta o sofrimento pode tornar-se alegria vereis que deveis tomar consciência do que foste teu passado aprendendo com teus erros e visando o crescimento e a felicidade do futuro. Não sejais egoísta, aquilo que te fores ensinado passai aos outros e aquilo que recebeste de graça, de graça tu darás. Porque só no amor, na caridade e na fé é que tu podeis encontrar o teu caminho interior, a luz e DEUS” .

Pai Cipriano

Receita de Feijoada

Ingredientes

– ½ kg de feijão preto (escolhido e demolhado)
– 2 folhas de louro
– 1 fio de azeite
– água

DEMAIS INGREDIENTES:
– 250g de carne seca
– 250g de lombo salgado
– 250g de costela de porco salgada
– 250g de linguiça portuguesa
– 250g de linguiça calabresa
– 250g de paio
– ½ xícara (chá) de azeite
– 1 xícara (chá) de bacon fresco picado
– 1 cebola
– 5 dentes de alho
– sal
– pimenta do reino
– suco de 1 laranja
– salsinha picada
– cebolinha picada

Modo de Preparo

Cozinhar o feijão em água com o louro e um fio de azeite. Após demolhar/dessalgar de véspera as carnes, picá-las e aferventá-las. Aferventar também as linguiças. Em uma frigideira, aquecer o azeite, refogar a cebola, o alho e dourar o bacon. Depois que o feijão estiver cozido, acrescentar o tempero, o sal, a pimenta, a salsinha e a cebolinha. Colocar também o suco da laranja.

Dicas para o preparo:
– colocar primeiro as carnes mais duras (carne seca, lombo e costela de porco) para cozinhar. Depois acrescentar as linguiças e o paio;
– para deixar o caldo do feijão mais cremoso, pode-se acrescentar pé ou orelha de porco no cozimento, pois a gordura de ambos engrossa o caldo e apura o sabor;
– além da pimenta do reino, pode-se acrescentar molho de pimenta ao preparo do tempero da feijoada para reforçar mais o sabor.

Acompanhamentos:
– couve-manteiga em tirinhas refogada
– arroz branco
– banana à milanesa
– farofa
– laranja pêra picada

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://www.baressp.com.br/agenda/sabado-e-dia-de-feijoada-no-velho-rabo-em-perdizes através de pesquisa na internet.
*A citação de Pai Cipriano retirei do site http://www.terreirotioantonio.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=87:ptretos-velhos&catid=34:document.. através de pesquisa na internet.
*A receita da feijoada retirei do site http://www.receitinhas.com.br/receita/1350/feijoada através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Comidas e bebidas, Curiosidade, Datas Comemorativas, Espiritualidade, Gastroplastia, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s