Como Você Sabe

Assisti este filme recentemente e não poderia deixar de postar informações sobre ele aqui no blog…

O filme é inteligente e ao mesmo tempo cansativo e  desinteressante, pois os diálogos são complexos… está mais para um drama com romance, já que cada personagem apresenta seu drama pessoal.

Agora, a trilha sonora deixa a desejar…

Como Você Sabe

SINOPSE

Apesar de ter apenas 27 anos de idade, a jovem e bela Lisa Jorgenson acha que já está ficando velha e que não chama mais a atenção dos homens. É quando ela se vê no meio de um triângulo amoroso envolvendo um empresário em crise e seu atual namorado, um jogador de basebol.

LOCAIS DE FILMAGEM

  • Drexel University – 3141 Chestnut Street, Filadélfia, Pennsylvania, EUA
  • DuPont Circle, Washington, District of Columbia, EUA
  • Nationals Park – 1500 South Capitol Street SE, Washington, District of Columbia, EUA
  • Penn Presbyterian Hospital – University of Pennsylvania – 38th St and Powelton Ave, Filadélfia, Pennsylvania, EUA
  • Filadélfia, Pennsylvania, EUA (Drexel University)
  • Washington, District of Columbia, EUA (cenas das ruas)

TRILHA SONORA

“What Is It This Time?”
Escrita por Jamie Lidderdale e Dominic Salole
Interpretada por Jamie Lidell
Cortesia de Warp Records
Zync Music


“Beneath The Bleeding”
Escrita por Jack Angel, Ros Savory, Timothy Kassner e Radek Kowalczyk
Interpretada por Inhumane


“Perfectly Wrong”
Escrita por Michael Demeter, Fernando Rodriguez e William Rowe
Interpretada por Jetboy
Cortesia de Music Dealers


“Your Easy Lovin’ Ain’t Pleasin’ Nothin'”
Escrita por Andrew Cohen
Interpretada por Mayer Hawthorne
Cortesia de Stones Throw Records, LLC


“Turn Off The Lights”
Escrita por Kenny Gamble (como Kenneth Gamble) e Leon Huff
Interpretada por Teddy Pendergrass
Cortesia de Legacy Records / Philadelphia International
Sony Music Licensing

CURIOSIDADE

– O ator Bill Murray chegou a iniciar conversas para trabalhar no filme, mas acabou desistindo.

CRÍTICA

Camisinhas e crises profissionais!

Em um dado momento de Como você sabe (How do you know, EUA 2010), nova comédia de James L. Brooks, um personagem indaga ao outro como saber se está apaixonado. O outro lhe responde que sabe que está apaixonado quando começa a usar camisinhas com outras garotas. A anedota pode sugerir uma comédia cínica ao gosto de platéias jovens. Não é o caso. O título do filme que parece espremer-se entre uma afirmação e uma indagação alude a uma angústia que Brooks objetiva eleger como sua matéria prima aqui: “Sabe o que se quer e como pedir isso”, exclama outro personagem em outro momento do filme.

Essas pistas são o recheio de diálogos inteligentes e ariscos que Brooks, o homem por trás de perolas do cinema como Laços de ternura (1983) e Melhor é impossível (1997), nunca perde de vista.

No filme, Lisa (Reese Witherspoon) é uma atleta confrontada com uma aposentadoria forçada. Com mais tempo livre, se pega pensando na necessidade de reordenar prioridades. E o lado sentimental aflora com certa naturalidade. Nessa trincheira surgem Matty (Owen Wilson), um atleta sem tato para relacionamentos, mas que cativa com seu charme infantil e George (Paul Rudd), um executivo algo neurótico que está na eminência de ser processado por atividades fraudulentas. Lisa se divide, meio que por inércia, entre esses dois tipos tão díspares.

Reese Whiterspoon e Paul Rudd em cena do filme: é preciso descobrir as próprias demandas para que se possa atendê-las

James L. Brooks, é verdade, não apresenta a sagacidade de outrora. Como você sabe, no entanto, ainda é um filme revestido do interesse genuíno de entender o ser humano em suas miudezas. O filme foi um sonoro fracasso nas bilheterias americanas. Mas o foi mais por ser uma comédia refinada e cúmplice da inteligência alheia do que por qualquer outra coisa. Essa ironia se viabiliza pelo fato do público dos multiplexes estar condicionado a certas fórmulas de humor que não estão presentes em Como você sabe. A escalação de figuras que ajudaram a patentear essas fórmulas (Owen Wilson, Paul Rudd e Reese Witherspoon) talvez contribua para a inversão de sinais.

Isso posto, é preciso dizer que Como você sabe cumpre brilhantemente seu propósito. Ainda que apresente um ou outro problema de edição (algumas cenas mereciam enquadramentos melhores e outras poderiam ser facilmente sublimadas), a fita faz um belo coro ao clichê de que há males que vem para o bem. A personagem de Reese faz o tipo que adora frases de auto-ajuda a ponto de pregar uma porção delas no espelho do banheiro. Como você sabe busca se comunicar com quem se identifica com Lisa. Para o bem e para o mal o faz com a convicção de quem usa uma camisinha por que está apaixonado. Como você sabe ainda oferece o melhor dos temperos na figura de Jack Nicholson que faz um mau caráter pego em um pretenso instinto paternal.

TRAILER

*A imagem ilustrativa deste post retirei do blogspot https://maryalcantaras.files.wordpress.com/2012/08/trailer_como_voce_sabe1.jpg através de pesquisa na internet.
*As informações sobre o filme retirei do site http://www.epipoca.com.br/filmes_detalhes.php?idf=23976 através de pesquisa na internet.
*A crítica do filme retirei do blogspot http://claquetecultural.blogspot.com.br/2011/05/critica-como-voce-sabe.html através de pesquisa na internet.
*O Trailer Legendado retirei do site http://www.youtube.com/watch?v=q4gm5Irl0e8 através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s