Um ano depois…

Há exatamente um ano atrás eu passei pela cirurgia de redução do estômago e a minha vida mudou completamente….

Ainda lembro da ansiedade que tomava conta de mim há 366 dias. Recordo-me claramente do que senti, falei, pensei e fiz naquele dia. Lembro inclusive de alguns momentos após a cirurgia, já na UC (Unidade Coronariana), esperando pela enfermeira da maternidade, pois não deixei o enfermeiro de plantão, “passar” a soda vesical… sim, eu sei, sou um caso perdido.

Não vou fazer aqui mais um texto de lembranças, se querem saber como foram aqueles dias pra mim, é só dar uma olhada neste post

O motivo pelo qual escrevo agora é para contar o que mudou desde a minha cirurgia.

Até o momento em que escrevo este post já “perdi” 40 kg e não sinto a menor falta deles… com o peso menor descobri que consigo andar longas distâncias, sem botar os bofes pra fora… percebi também que minha auto estima está lá nas alturas… ser paquerada é a melhor coisa que me aconteceu no campo emocional nos últimos tempos…

Mas esses quilos “perdidos” ainda trouxeram outras coisas boas: as minhas crises de insônia diminuíram e, ao final de um dia inteiro de pé ou parada, meus tornozelos não ficam mais tão inchados quanto um maldito baiacu…

Depois da cirurgia resolvi mudar meus hábitos alimentares. E até mesmo redescobri o prazer de comer frutas… ainda não como muita verdura, mas aí também já seria pedir demais!

Uma coisa engraçada de lembrar, vem do período em que eu estava de dieta líquida e fiquei enlouquecida pra comer maçã… meu sonho era morder a maçã…

No último ano tratei de escolher melhor o que comer e a mastigar muito os alimentos. Aumentei o tempo que levo em cada refeição e talvez seja por esse motivo que acabei sofrendo bem menos do que outras “amigas de grampo”. Em todo esse tempo vomitei quatro vezes, jamais entalei e tive apenas dumpings leves…

Descobrir que minhas “saboneteiras” agora aparecem foi tudo de bom e até rendeu um post… e…

É claro que nem tudo foram flores… durante o último ano voltei a perder cabelo e, mesmo com a queda tendo chegado ao seu fim, não deixo de usar o shampoo de Jaborandi + D Pantenol + Vitamina E  que a dermatologista receitou…

Como meu corpo já não consegue mais absorver as vitaminas como antigamente, eu deveria estar tomando o Centrum diariamente, mas confesso que ainda não consegui torná-lo meu companheiro inseparável e por isso mesmo tive uma deficiência de vitamina  e precisei  tomar 4 doses de soro com Noripurum

Percebi que, mesmo com pouco tempo de operada, ainda posso engordar… por orientação da minha nutricionista acabo não contabilizando estes ganhos/perdas… mas tá certo que perco esse peso rapidamente, mas não é esse o ponto em questão.

Passei o ano inteiro dizendo que começaria a malhar e inventando desculpas dia após dia para adiar isso o máximo possível. Agora essa enrolação acabou e estou praticando Pilates e fazendo aulas de Plataforma Vibratória… o que tem ajudado na manutenção da perda de peso… e assim espero alcançar minha meta – suando a camisa, literalmente.

Um ano depois da cirurgia aprendi muito sobre mim e sobre meu novo corpo.

Eu não sou mais a mesma pessoa que entrou naquele centro cirúrgico há 366 dias atrás.

Sou uma versão menor, mais ágil, mais leve e mais saudável.

Na próxima semana, estou com um checkup agendado com o Dr. Valentim (Cirurgião Bariátrico), Dr. César Augusto (Psiquiatra) e Dr. Didier (Ginecologista), além do exame de sangue de rotina para conferir a absorção de vitaminas no organismo.

A essa altura do campeonato vocês já devem estar de saco cheio de ler um texto tão grande assim e se perguntando onde estão as fotos do “antes e depois”, não é? Então tá, divirtam-se.

Internação + Pré Operatório

Internação na UC

Primeira alimentação

Visita Grazi, Lulu e tia Rosa

+ Visitas

Primeiros quilos off + Primeiros “modelitos” M

Mini férias em Cabo Frio – RJ + 1ª taça de cerveja

Feliz 2012!

Mini férias em São Lourenço – MG + Baladas

Encontro “Amigas de Grampo” (Gastroplastia MG)

De Repente 30

Axé Brasil 2012

RESUMIDO:

Estou muito feliz com meu peso atual 70kg, isso quer dizer que já eliminei 40kg…

Meu IMC antes da cirurgia era 43,51 (Obesidade III – mórbida) agora meu IMC é de 27,69 (Sobrepeso) e sei que para minha altura, o peso ideal está entre: 47kg e 63kg e minha meta agora é correr atrás destes quilinhos que faltam, mas sem neura…

EVOLUÇÃO DA PERDA DE PESO

Peso inicial (Kg): 110
Peso atual (Kg): 70
Altura (m): 1.59
Data da cirurgia: 09/08/2012

Excesso Inicial (Kg): 46,80
IMC Inicial (Kg/m²): 43,51
Excesso Atual (Kg): 6,80
IMC Atual (Kg/m²): 27,69
Excesso de peso eliminado (%): 85,47

Cronograma de evolução prevista
1º mês (15-20%): 102,98 – 100,64
2º mês (25-30%): 98,30 – 95,96
3º mês (30-40%): 95,96 – 91,28
6º mês (45-55%): 88,94 – 84,26
9º mês (55-65%): 84,26 – 79,58
12º-18º mês (65-85%): 79,58 – 70,22

Software Cálculo da Evolução da Perda de Peso
Grupo Redução de Estômago – Facebook.
Desenvolvimento de Marcio Leal
Colaboração André Schleich
Referências técnicas Dra. Jacqueline Rizzolli (C.O.M. – PUCRS)
*A montagem do antes e depois foi feita carinhosamente pela “amiga de grampo” Mari Cunha dona do blogspot  http://gastroplastiamg.blogspot.com.br/ que tem muitas informações bacanas tem sobre o tema em questão.
*A foto com a maçã foi retirada por Ronaldo Lopes.
*As fotos das montgens foram tiradas por meus amigos e parentes no período do pré/pós operatório.
*A “Evolução da Perda de Peso” retirei do software http://dl.dropbox.com/u/20105045/index.html através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Datas Comemorativas, Gastroplastia, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Um ano depois…

  1. Mirian disse:

    Parabéns Mari! Esse foi um grande passo na sua vida e tenho certeza que as coisas começarão a ser diferente agora, já são ne? Estou mto feliz por vc! Bjo…

    Curtir

  2. Renata disse:

    Parabéns, Mari!!! Muito feliz por vc!!!

    Curtir

  3. marilene Acantara disse:

    Que bom…Eu também sei os apertos que passamos nessa semana de 09/08.Deus estava na frente direcionando tudo.Ele faz a parte dele e vc cuide com afinco da sua .Te amo .Vc merece ser feliz.

    Curtir

  4. Grazi disse:

    Nossa Mari, que mudança, heim? Mais do que estética fez bem pra você, pra sua alma, pra sua saúde! É daqui pra melhor. Parabéns e muitas felicidades!

    Curtir

Deixe uma resposta

