Sozinha e feliz: as vantagens de ser solteira

Livre, leve e solta: 7 vantagens em ser solteira

É possível ser feliz mesmo na “solteirice”. Confira sete vantagens que as solteiras podem desfrutar!

Por MADSON MORAES

Reunir a parentada em casa no almoço de domingo é se preparar para ouvir a mesma pergunta de sempre: “Você ainda não casou?”. Ou, pior, ouvir a expressão “vai acabar ficando pra titia”. Quando beira-se a casa dos 30 anos, então, a cobrança para a mulher sair da solteirice é ainda maior. O que acontece é que ser solteira, hoje, é sinônimo de felicidade.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, que ouviu 200 mil pessoas em 158 países em março deste ano, colocou os brasileiros pela 4ª vez como os mais felizes do mundo. E mais: segundo o estudo, as mulheres são mais felizes do que os homens e, as solteiras, mais felizes do que as casadas.

A pesquisa, a título de curiosidade, revela que as mulheres que optam em ser solteiras ainda sofrem o preconceito por conta da ideia de que a felicidade depende de uma companhia masculina. Hoje, muitas optam em serem livres, leves, soltas – e, claro –, felizes! Um dos motes para essa nova mulher sepultar a ideia de que ser feliz depende dos homens é, sem dúvida, a independência financeira e a realização profissional.

“Sem dúvida, a nova mulher sonha com outras coisas como a realização profissional, por exemplo. Ela continua romântica, quer se apaixonar, viver um grande amor, mas tem os pés bem mais no chão do que a mulher de antigamente”, explica a sexóloga Regina Racco, autora do livro “Pirulito e outras delícias – sexo para mestres na arte da sedução” (R. Racco Editora).

O príncipe encantado existe mesmo?

Ou seja, a chegada do príncipe encantado não é mais prioridade para elas que optam, sem crise, pela solteirice. Regina explica que não é qualquer príncipe que atraem elas, embora ressaltem que algumas características masculinas como serem interessantes e conquistadores não tenham mudado.

A psicóloga e terapeuta sexual e de casal, Maria Lúcia Beraldo, é mais enfática: a mulher de hoje sabe que esse príncipe encantado nunca existiu: por conta de desempenhar tanto os papéis masculinos quanto femininos e suas funções sociais, a mulher de hoje sabe que o homem bancar o príncipe 24 horas é tão impossível quanto ela ser uma princesa full time. Mas isto não quer dizer que as mulheres modernas não queiram encontrar uma pessoa legal para dividirem seus projetos.

“O ponto é que agora o vínculo não tem mais aquela ideia de resgate da princesa por meio do casamento. Príncipe e princesa estão em pé de igualdade e isso é libertador para os dois”, avalia a psicóloga.

O retorno para selva da solteirice

Para elas, após o término de uma longa relação, voltar ao território desconhecido dos solteiros pode ser uma tarefa complicada. Mas essa adaptação ao universo dos solteiros não ocorre apenas para as mulheres: os homens também passam por isso após romperem uma relação longa.

“Viver a dois nos deixa confortáveis porque há a divisão de tarefas, obrigações, sentimentos, etc, e esquecemos o que é viver só. Assim, precisamos de um tempo de adaptação a esse novo modo de vida e, quanto mais longa a relação rompida, mas difícil é este recomeço na selva da solteirice”, adverte a sexóloga. Dessa forma, tanto homens quanto mulheres podem ter maior ou menor facilidade em adaptar-se. Tudo depende de como foi o rompimento, do quanto saíram magoados, pois, isso sim, abala a autoestima.

Regina observa que os homens sentem dificuldades em uma nova relação porque perdem a confiança e levam um tempo para readquiri-la. Já as mulheres sentem-se, por natureza, culpadas, tendo o hábito de carregar a culpa pela relação dar errado, mais uma vez tentando achar em si mesma a raiz do problema. Ou seja, se ele a trocou, o que tinha de errado com ela?

O problema, esclarece a sexóloga, é que algumas têm imensa dificuldade em entender que, quando uma relação acaba, raramente é culpa de um só e mesmo assim continuam se martirizando. “Neste aspecto, entendo que a mulher demora um pouco mais para adaptar-se. É claro que isso não acontece com todas as mulheres que se separam, mas infelizmente, é real para um grande número”, ressalta a especialista. A sexóloga Maria Lúcia esclarece que, quando essa mulher sai do mercado afetivo-sexual e retorna à solteirice, os códigos de relacionamento podem ter mudado e geralmente são outros. “É como se eles e elas tivessem que aprender outro idioma”, explica a sexóloga.

Prós e contras da solteirice

Desmistificada a ideia de que ser solteira é ser sozinha, quais as vantagens para aderir solteirice? Entre as vantagens apontadas pela sexóloga está exatamente o controle total de sua vida, seja profissional, amorosa e familiar. “Ela vai e vem quando bem desejar, é a comandante do seu próprio navio e cabe a ela guiá-lo por mares tranquilos e saber dominá-lo nas tempestades”, ressalta.

Já uma desvantagem é que viver sozinha, para outras mulheres, nem sempre é agradável e, portanto, a presença de outra pessoa torna a vida mais leve. Assim, explica a sexóloga, ser solteira é aceitar que, de uma forma ou de outra, você terá que bastar para si mesma.

CONFIRA AQUI 7 VANTAGENS EM SER SOLTEIRA

Livre, leve e solta: 7 vantagens em ser solteira - 1 (© Créditos: Think Stock)

Não precisa sussurrar ao telefone

Uma das vantagens em ser solteira é ter a garantia do direito de ir e vir a qualquer hora que quiser sem dar a mínima satisfação a alguém. Ou, ainda, ligar para quem você quiser sem ter que ficar falando baixinho por causa de ciúmes bobos dele.

Livre, leve e solta: 7 vantagens em ser solteira - 1 (© Créditos: Think Stock)

Não precisa esconder a fatura do cartão

Engordar alguns quilinhos sem o peso do olhar do outro ou malhar o tempo que quiser, afinal de contas, não há ninguém esperando você em casa. E o melhor: não ter que esconder chocolates no armário ou esconder aquela última compra no cartão de crédito que você fez por puro impulso.

Livre, leve e solta: 7 vantagens em ser solteira - 1 (© Créditos: Think Stock)

Flertar à vontade

Na questão relacionamento, a vantagem é namorar aqui e ali no doce flerte sem maiores consequências para o coração. Flertar é vida, minha gente!

Livre, leve e solta: 7 vantagens em ser solteira - 1 (© Créditos: Think Stock)

Sair sem sentir obrigada a acompanhá-lo

Decidir as festas que irá e não ir apenas porque ele não quis sair por qualquer razão. Ou pior: você ter que sair com ele apenas para acompanhá-lo naquele lugar chatíssimo que ele sempre costuma frequentar com os amigos.

Livre, leve e solta: 7 vantagens em ser solteira - 1 (© Créditos: Think Stock)

Importando-se apenas com seu coração

Assumir sua própria bagunça sem se importar com ele e não ter que se preocupar com compromissos envolvendo o outro, a família, o trabalho, entre outras situações que geram estresse. Você tem o controle remoto do seu coração sem qualquer interferência externa.

Livre, leve e solta: 7 vantagens em ser solteira - 1 (© Créditos: Think Stock)

Vivendo apenas as sua preocupações

Não viver tensa com o futuro com o possível futuro de uma relação. Quando se vive sozinha, normalmente se é mais relaxada uma vez que as preocupações são próprias e não envolvem as de outra pessoa.

Livre, leve e solta: 7 vantagens em ser solteira - 1 (© Créditos: Think Stock)

Vida financeira mais leve

Normalmente, a vida financeira é bem mais leve quando administrada por uma pessoa e para uma pessoa. Cortar custos quando se está só é sempre mais fácil porque conversar com o parceiro sobre dinheiro sempre gera brigas intermináveis na relação.

*As informações acima retirei dos sites http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/livre-leve-e-solta-7-vantagens-em-ser-solteira-1?page=0 e http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/fotos.aspx?cp-documentid=33335694#image=2 através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Curiosidade, Entretenimento, Relacionamento e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s