Centenário de Mário Lago

Começam as comemorações pelo centenário de Mário Lago

Artista de inúmeros talentos completaria 100 anos neste sábado (26). Festividades incluem o lançamento de livros e de um documentário.

Um dos artistas mais completos da cultura brasileira faria 100 anos amanhã. No Rio de Janeiro, as comemorações e as homenagens a Mário Lago já começaram.

Durante toda a vida, Mario Lago produziu intensamente. Um homem das artes, da boemia, militante político e, acima de tudo, um artista de inúmeros talentos: ator, radialista, escritor, poeta, compositor, e um excelente frasista.

“No dia em que o homem perder a capacidade de ter esperança, pode apagar o arco-íris”, disse Mario Lago.

O filho de Mario Lago coleciona histórias do pai. “Mario Lago era um rebelde, foi retirado a força do útero materno, tanto que quando a vovó brigava com ele por algum motivo ele respondia seco que não queria ter saído, e que já que tiraram ele à força iam ter que aturar”, contou o compositor Mario Lago Filho.

Mario Lago nasceu no dia 26 de novembro de 1911. As comemorações do centenário de nascimento começaram com o lançamento de uma medalha criada pela Casa da Moeda, um selo e o relançamento de um livro de memórias escrito pelo próprio artista,.

“Ele era um especialista em tudo. Fazia novela como ninguém, fazia música, samba”, disse o cantor e compositor Monarco.

O centenário do artista vai ser lembrado ainda com lançamento de CDs, livros, peças de teatro e um documentário.

Mario lago era um homem do século XX, mas no centenário do artista, o projeto é fazer com que sua obra esteja ao alcance das gerações do século XXI, para que os mais jovens também conheçam o que esse artista de grandes talentos deixou como herança.

“Você não pode deixar de ter alegria de viver, porque a vida acaba se acostumando com você. E eu tenho impressão de que ela ficou viciada em mim”, disse Mario Lago.

 

Mário Lago recebe homenagens na comemoração de seu centenário

Artista completaria 100 anos em novembro de 2011. Para marcar a data, foi lançado nesta segunda (18) um projeto sobre a extensa obra que deixou

O ator e compositor Mário Lago completaria 100 anos em novembro de 2011. Para marcar essa data, foi lançado nesta segunda-feira (18), no Rio, um projeto sobre a extensa obra que ele deixou.

Mário era muitos, um homem multimídia, antes de a palavra entrar na moda. “Porque papai escrevia para teatro, rádio, atuava, ensaiava os atores, produzia, compunha, escrevia livro”, disse o filho do ator, Mário Lago Filho,

Mário Lago se formou em direito, mas nunca foi advogado, preferia as artes. Descobriu o teatro como autor em 1933. O ator começou a fazer novelas a partir de 1966, com participações em “O Casarão” e “Dancing Days”, na TV Globo.

Ao longo da vida, foi preso seis vezes, por causa da militância política de esquerda, mas nunca se filiou a nenhum partido.

Era homem de família que teve várias mulheres na música. Mas mulher de verdade foi apenas Zeli, em um casamento que durou 50 anos, até a mulher morrer, em 1997.

O projeto Mário Lago foi lançado na Lapa, bairro tradicional da boemia carioca, onde Mário cresceu. O artista juntou duas paixões: a música de um lado e o Rio de Janeiro de outro, e daí surgiu uma composição que estava inédita até hoje.

Santo de casa faz milagre. A bisneta de Mario, Pietra, já canta suas músicas.

*As imagens ilustrativas deste post retirei do site http://www.mariolago.com.br/img/destaque5.jpg e do blogspot http://lago100.blogspot.com/ através de pesquisa na internet.
*As informações acima retirei do site http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/11/comecam-comemoracoes-ao-centenario-de-mario-lago.html através de pesquisa na internet.
*As informações acima retirei do site http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/07/mario-lago-recebe-homenagens-na-comemoracao-de-seu-centenario.html através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Curiosidade, Datas Comemorativas, Homenagem, Música e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s