Embolização de Miomas Uterinos – Relato de Experiência

Como disse no post anterior, me submeti a embolização de miomas uterinos sob supervisão do Dr. Alexandre de Tarso e não pude deixar de postar o relato de experiência aqui no blog e assim compartilhar com vocês o ocorrido nesse período…

embolizacao_de_miomas_0

Embolização de Miomas – Relato de Experiência

Uns dias antes do procedimento o Serviço de Hemodinâmica Hospital Monte Sinai me encaminhou por e-mail com as orientações que eu deveria seguir para o pré-operatório, mas o médico também já havia me orientado quanto ao jejum e liberação da guia na Unimed…

Orientações Embolização de Miomas Uterinos

Então, no dia do procedimento, fui acompanhada da minha mãe e de uma amiga para o hospital… a internação foi tranquila e rapidamente estava instalada em uma apartamento do Hospital Monte Sinai… 

Um pouco antes do horário agendado para o procedimento a equipe de enfermagem me orientou a urinar e fazer a troca da roupa que logo eu seria levada para a Hemodinâmica…

Assim fiz e logo fui encaminhada para o procedimento, mas como houve uma urgência cardiológica com outro paciente, retornei ao quarto e fiquei aguardado pacientemente o procedimento…

Para minha sorte, esse “atraso” foi muito bem vindo pois assim o Dr. Didier conseguiu assistir o procedimento e me trazer muita tranquilidade…

Assim que foi liberado meu procedimento, novamente fui encaminhada a Hemodinâmica e foi feita a anestesia peridural e após isso Dr. Alexandre fez uma pequena incisão na pele da virilha por onde introduziu um cateter na artéria que passa por debaixo da pele… este cateter é direcionado por dentro das artérias que se visualizam com a utilização de um equipamento computadorizado de raios “X” que permite ao cirurgião enxergar através dos tecidos…

Assim, o cateter é conduzido pelas artérias até alcançar as artérias uterinas que levam sangue para o útero e os miomas.

Neste momento são injetadas partículas plásticas por dentro do cateter até entupir estas artérias e comprovar que o mioma não recebe mais sangue.

Quando o procedimento terminou, simplesmente se retira o cateter e comprime-se o furinho na virilha com a mão e posteriormente com um aparelho que evita hemorragia na região…

Não foi necessário dar pontos e, o procedimento não deixa qualquer cicatriz. Após o curativo na virilha, fiquei por aproximadamente duas horas na sala de recuperação e posteriormente voltei para o apartamento.

Fiquei só um dia internada!

A única intercorrência nesse período foi o acumulo de gases que acarretou muitos vômitos… mas foi sanado com medicação venosa e oral…

Em todos os relatos que li na internet e até mesmo a fala do médico alertava para fortes dores pós procedimento, mas como foi ministrado morfina no cateter da anestesia, não tive essa reação…

Após a alta hospitalar e o retorno pra casa a recuperação foi tranquila…

 Observei um grande hematoma na virilha direita alguns dias após a embolização e entrei em contato com o médico que me tranquilizou dizendo que era extremamente normal por conta do trauma na artéria e que em alguns dias iria desaparecer, o que de fato aconteceu… mas em todo caso usei Trombofob 2x ao dia até notar que o hematoma havia desaparecido…

Com três meses de procedimento retornei ao médico com o resultado da nova ressonância magnética da pelve que constatou a calcificação nos nódulos.

No primeiro mês pós embolização uterina não fiquei menstruada e gradativamente o ciclo foi voltando, mas não como antes… atualmente fico menstruada três/quatro dias, não tenho cólicas nesse período e os incômodos urinários melhoraram significantemente…

Fui então liberada para cirurgia de redução de estômago e orientada a evitar engravidar num período de 2 anos.

*As imagens ilustrativas deste post retirei dos sites http://vascular.pro/sites/vascular.pro/files/embolizacao_de_miomas_0.jpg e http://www.webmioma.com.br/index.php/embolizacao.html através de pesquisa na internet.
Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Miomas Uterinos, Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

