Além da Vida

Acabo de assistir este filme e não poderia deixar de postar informações sobre ele aqui no blog…

Morte. Como lidamos com ela? Esse é o tema do filme do veterano diretor Clint Eastwood. Sempre me interessei sobre esse tema de ”vida após a morte” e o filme mostra um outro lado, de como são afetadas de várias formas como social e amorosamente a vida de várias pessoas que passam por algum motivo lado a lado com a morte, desde um homem que consegue conexões com os mortos, um garoto que perde o irmão gêmeo e uma mulher que sobrevive ao Tsunâmi… por isso e muito mais, posso dizer, que é um ótimo filme, do começo ao fim, além do filme passar num piscar de olhos de tão envolvente, além de tudo é tocante, bem conduzido e com um bom desfecho… vale a pena assistir!

Além da Vida

SINOPSE

Suspense sobrenatural que conta a história de três pessoas – um americano deprimido (Matt Damon), uma jornalista francesa (Cecile De France) e um estudante britânico (Frankie McLaren) – tocadas pela morte de diferentes maneiras.

LOCAIS DE FILMAGEM

  • Alexandra Palace, Alexandra Palace Way, Muswell Hill, Londres, Inglaterra
    (London Book Fair)
  • Cafe Le Jardin, Bell Lane, Londres, Inglaterra
  • Chamonix, Haute-Savoie, França
  • Charing Cross Underground Station, Charing Cross, Londres, Inglaterra (cenas
    do trem)
  • Charles Dickens Museum – 48 Doughty Street, Londres, Inglaterra
  • Crockett, Califórnia, EUA (cenas da fábrica)
  • Doughty Street, Londres, Inglaterra (cenas da rua)
  • Emeryville, Califórnia, EUA (cenas da rua)
  • Front Street, Lahaina, Maui, Havaí, EUA
  • Heygate Estate, Southwark, Londres, Inglaterra
  • Kapalua, Maui, Havaí, EUA
  • Leadenhall Market, Lime Street, Broadgate, Londres, Inglaterra
  • Mayfair Hotel, Londres, Inglaterra
  • Nob Hill, São Francisco, Califórnia, EUA
  • Nunhead Cemetery, Nunhead, Londres, Inglaterra
  • Paris, França
  • São Francisco, Califórnia, EUA
  • Sheraton Maui Resort & Spa, Kä’anapali, Maui, Havaí, EUA
  • Treasure Island, São Francisco Bay, Califórnia, EUA (estúdio)

PRÊMIOS/INDICAÇÕES

Oscar – 2011

Categoria:
Efeitos Visuais

  • Indicado, Michael Owens
  • Indicado, Bryan Grill
  • Indicado, Stephan Trojansky
  • Indicado, Joe Farrell

TRILHA SONORA

“Piano Concerto #2”
Escrita por Sergei Rachmaninoff

“Una Furtiva Lagrima”
Da ópera “L’elisir D’amore”
Escrita por Gaetano Donizetti
Interpretada por Peter Dvorsky
Cortesia de Cobra Entertainment LLC Source/Q

“La Fleur Que Tu M’avais Jetée”
Da ópera “Carmen”
Escrita por Georges Bizet
Interpretada por Marcello Giordani
Cortesia de Naxos Source/Q

“Nessun Dorma”
Da ópera “Turandot”
Escrita por Giacomo Puccini, Giuseppe Adami e Renato Simoni
Interpretada por Tito Beltrán (como Tito Beltran)
Cortesia de Silva Screen Source/Q

“Che Gelida Manina”
Da ópera “La Bohème”
Escrita por Giacomo Puccini
Interpretada por Thomas Harper
Cortesia de Naxos Source/Q

CRÍTICA

Não há tons pastéis no céu de Clint Eastwood

Érico Borgo

Na mesma época em que o cinema espírita move multidões no Brasil, em filmes de fácil conexão com seu bem definido público, curiosamente temos a chance de analisar o tema sem o viés religioso (e os onipresentes tons pastéis) que o acompanham, através da visão de um dos maiores cineastas contemporâneos.

Não que Além da Vida (Hereafter),   de Clint Eastwood, seja um filme espírita. Longe disso. O novo drama do octogenário realizador apenas se aproveita de alguns dos elementos que nos acostumamos a ver em produções com essa temática – mas não dá grande importância a isso. O personagem de Matt Damon no longa, afinal, é um médium de verdade, uma ponte entre os vivos e mortos, mas encara sua habilidade como uma maldição, preferindo fugir dela. Sua condição é algo que serve ao desenvolvimento da história e não à verdade incontestável dos filmes doutrinários.

A trama de Além da Vida costura três histórias distintas, passadas em São Francisco, Londres e Paris. Depois de uma experiência de quase-morte na Tailândia (em uma sensacional sequência de abertura), a jornalista Marie Lelay (Cécile de France) retorna à França para se descobrir mudada para sempre. Enquanto isso, em São Francisco, o operário de usina de açúcar George Lonegan (Damon), sofre pressão de seu irmão (Jay Mohr) para voltar às lucrativas leituras mediúnicas de seu passado. Em Londres, o menino Marcus (vivido pelos gêmeos George e Frankie McLaren) sofre a perda do irmão e a separação da família, com a mãe em tratamento para se livrar da dependência  de drogas.

As conexões entre os três personagens demoram, mas são tão inevitáveis quanto a morte que os cerca de maneiras diferentes. Mais importante que isso, não soam forçadas em momento algum. Pistas são plantadas e respeitadas durante o lento (em alguns momentos um pouco arrastado) desenvolvimento do filme.

A primeira impressão quando analisamos o tema e a idade de Eastwood é que o cineasta veterano, depois de tantas homenagens aos gêneros que o consagraram e críticas, estaria preocupado com a morte. No entanto, em entrevistas, Eastwood disse que fez o filme apenas por ter gostado do material – “o teria feito aos 30 anos”, diz – e que tem apenas uma curiosidade natural pelo tema, como qualquer um, e que a morte não é   uma preocupação. Sua intenção é mostrar como a perda valoriza a vida – e aproxima os vivos.

O resultado é digno, mas carece da relevância moral de um Gran Torino ou histórica de seus filmes anteriores (Invictus,   Cartas de   Iwo Jima, A Conquista da Honra e A Troca). Com tema de fácil apelo, final feliz, desenvolvimentos calorosos e imagético piegas (vultos no contra-luz, nem os de Eastwood dá pra aguentar), Além da Vida trata-se, portanto, de um romance dos mais fáceis já trabalhados pelo diretor. A diferença é que através do olhar experimentado de um mestre, mesmo o roteiro mais clichê ganha valor – e extrai-se do filme outras qualidades e momentos, como a assombrosa sequência inicial, a primeira grande experiência de Eastwood com grandes efeitos especiais. E nesse ponto, o velho cineasta não decepciona.

Trailer (legendado)

*A imagem ilustrativa deste post retirei do blogspot https://maryalcantaras.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/07/alem-da-vida-poster1.jpg através de pesquisa na internet.
*A sinopse do filme retirei do site http://www.epipoca.com.br/filmes_detalhes.php?idf=23072 através de pesquisa na internet.
*Os locais de filmagem do filme retirei do site http://www.epipoca.com.br/filmes_filmagem.php?idf=23072 através de pesquisa na internet.
*Os prêmios/indicações retirei do site http://www.epipoca.com.br/filmes_premios.php?idf=23072 através de pesquisa na internet.
*A trilha sonora retirei do site http://www.epipoca.com.br/filmes_trilha.php?idf=23072 através de pesquisa na internet.
*A crítica do filme retirei do site http://www.omelete.com.br/cinema/alem-da-vida-critica/ através de pesquisa na internet.
*O trailer teaser de “Além da Vida” (Hereafter), filme do diretor Clint Eastwood (Gran Torino, A Conquista da Honra, Cartas de Iwo Jima), estrelado por Matt Damon (trilogia “Bourne”) retirei do site http://www.youtube.com/watch?v=Fb9-3NzqFzU através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Além da Vida

  1. Oi flor, vim retribuir seu carinho, adorei seu blog também, já adicionei ele aos meus favoritos!!!
    Quanto ao link da dieta, é este aqui:
    http://elaineitural.blogspot.com/2010/03/dieta-liquida-e-dieta-solida-dos.html
    Beijos e espero te ver sempre por lá!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.