Como Treinar o seu Dragão

Com o sinal do canal Telecine aberto pela OITV não pude deixar de assistir o filme “Como Treinar o seu Dragão”… adoro desenhos animados (ainda mais os baseados na literatura infantil) e o filme é belissimo, cheio de ação, aventura, romance e que tem uma lição: “devemos aceitar as pessoas como elas são“!

Abaixo informações do filme…

Como Treinar o seu Dragão

SINOPSE

Filho de um Viking decide treinar seu esquelético, desdentado e desajeitado dragão para se tornar um herói. Adaptação do livro infantil “How to Train Your Dragon”, de Cressida Cowell.

PRÊMIOS/INDICAÇÕES

Globo de Ouro – 2011

Categoria: Animação

  • Indicado

Oscar – 2011

Categoria: Animação

  • Indicado, Chris Sanders
  • Indicado, Dean DeBlois

Categoria: Trilha Sonora

  • Indicado, John Powell

TRILHA SONORA

“Sticks and Stones”
Escrita por Jon Thor Birgisson
Interpretada por Jónsi
Cortesia de XL Recordings

O protagonista Soluço faz amizade com um dragão em Como Treinar seu Dragão, animação da Dreamworks

O protagonista Soluço faz amizade com um dragão em “Como Treinar seu Dragão”, animação da Dreamworks

CRÍTICA

Animação cheia de aventura e uma pitada de drama “pixariano”

Marcelo Forlani

Desde 1978, com o lançamento de Superman – O Filme, nós passamos a acreditar que o homem pode voar. Mas isso não nos impede de ficar maravilhados a cada novo voo. A adrenalina, a emoção, o sentido táctil de passar as mãos nas nuvens, tudo isso continua encantando o ser humano e é apenas um dos pontos positivos de Como Treinar o seu Dragão (How to Train your Dragon, 2010), nova animação da Dreamworks (Shrek, Kung Fu Panda), que mais uma vez aposta – e acerta! – no 3D estereoscópico.

A história do garoto Soluço (Jay Baruchel) é resumida logo no começo do filme, quando sua aldeia é atacada por dragões, que passam por ali, saqueiam, destroem e levam embora suas ovelhas. Ele é franzino, meio atrapalhado até, e tenta a todo custo ajudar na árdua tarefa de manter aquelas lagartixas aladas cuspindo fogo longe nos seus telhados. Mas a cada nova tentativa, ele só piora a situação, o que faz dele motivo de piada entre os outros adolescentes e preocupação para os demais adultos.

Em um dos ataques, Soluço acerta um Fúria da Noite, um dragão negro que voa quase invisível entre as estrelas e jamais erra seu alvo. Seria a glória de qualquer viking voltar para casa carregando uma cabeça deste dragão. Mas o garoto não consegue. Ele não é um matador de dragões. Porém, deste ato de compaixão nasce uma inédita amizade entre humano e dragonídeo, que vai levar o menino a entender os hábitos dos temidos animais e a domá-los.

O problema agora passa a ser outro: como contar para os carrancudos e truculentos vikings adultos o seu segredo? Como convencê-los de que tudo o que eles sabem sobre os dragões estava errado? Pode não ser a mais inovadora das histórias, mas nas mãos dos competentes diretores Chris Sanders e Dean Deblois, a aventura ganha tons dramáticos até então inéditos nas animações da DreamWorks, algo “pixariano”, diria.

Isso sem jamais esquecer do visual, que mais uma vez é impecável. Vendo as explosões, os fogos que saem dos dragões e queimam tudo, os voos e os mergulhos, até parece que as empresas especializadas em computação gráfica escolhem seus filmes baseado na dificuldade que o projeto vai ter. Prova disso é que cada um dos tipos de dragão tem características, ataques e feições completamentediferentes uns dos outros, o que leva até a uma divertida piada com o personagem Melequento (Jonah Hill), que é o nerd do grupo, gordinho e estudioso, que decorou os pontos fortes e fracos de cada animal como cartas de RPG.

Já os humanos têm feições caricatas, sem a necessidade de serem realistas. O que é sempre um acerto – a não ser que se tenha o tempo, o dinheiro e o prestígio de um James Cameron, que pode se dar ao luxo de gastar todos estes itens até conseguir criar seu próprio mundo. E por falar em criar, não é difícil imaginar que a personagem Astrid (America Ferrara), que não existia no livro que deu origem à história, aparece aqui para tentar levar as meninas para  ver um filme de aventura.

Não que eles precisassem disso. Como Treinar seu Dragão é a prova de que a DreamWorks Animation deveria abandonar de vez a história de Shrek – que há tempos já perdeu a graça – e investir em novas histórias. Voar mais alto. O risco do tombo pode ser maior, mas a sensação de liberdade e a vitória valem o preço.

TRAILER

*A imagem ilustrativa deste post retirei do site http://www.cinepop.com.br/cartazes/comotreinarseudragao_1.jpg através de pesquisa na internet.
*As informações sobre o filme “” retirei dos sites http://www.epipoca.com.br/filmes_detalhes.php?idf=19524, http://www.epipoca.com.br/filmes_premios.php?idf=19524 e http://www.epipoca.com.br/filmes_trilha.php?idf=19524 através de pesquisa na internet.
*A crítica do filme retirei do site http://www.omelete.com.br/cinema/critica-como-treinar-o-seu-dragao/ através de pesquisa na internet.
*O trailer do filme retirei do site http://www.youtube.com/watch?v=YwIhgjB6cSQ através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s