Audiodescrição permite que cegos ‘vejam’ filmes na TV

Audiodescrição permite que cegos ‘vejam’ filmes na TV

Com o recurso, o deficiente visual não perde informações da história. Um narrador descreve detalhes importantes, como a roupa dos personagens.

Você pode achar estranho ouvir a narração durante as cenas do filme ‘O quarteto fantástico’ que vai ser exibido na Tela Quente na noite desta segunda-feira (4). O novo recurso é destinado a quem não consegue enxergar: a audiodescrição. Na cabine, o dublador aproveita os intervalos dos diálogos do filme e descreve tudo o que acontece nas cenas.

Dessa forma, o deficiente visual não perde informações importantes da história. Tudo o que o diretor considerar relevante para o bom entendimento da história vai ser descrito pelo locutor, como detalhes de expressão e da roupa dos personagens.

“É importante que tenha a essência da cena. Por exemplo, se em um determinado momento alguém olha para alguém com um olhar específico de desdenho, ou de malícia ou de admiração, e isso vai fazer futuramente parte da compreensão do texto, a gente descreve isso”, explica o diretor Pádua Moreira.

Esse trabalho leva de quatro a cinco horas por filme, e a voz que descreve as cenas deve ser neutra. Não pode estar em nenhum dos personagens da história. “A pessoa que vai assistir à audiodescrição não pode ter a confusão se quem está falando é o personagem ou é quem está fazendo a audiodescrição”, ressalta o dublador Reinaldo Buzzoni.

Inicialmente, as emissoras de TV com sinal aberto terão que oferecer pelo menos duas horas semanais de programação com recurso da audiodescrição, mas depois esse tempo vai aumentar para, no mínimo, 20 horas por semana – meta estipulada pelo Ministério das Comunicações, daqui a 120 meses, ou seja, dez anos.

A partir da semana que vem, os filmes com audiodescrição serão exibidos sempre na Tela Quente, às segundas-feiras, e na Temperatura Máxima, aos domingos. Mas atenção: o recurso só está disponível nas TVs com sinal digital e foi preciso criar uma nova trilha de áudio com a narração. O acesso é feito pelo controle remoto da TV e varia de acordo com o aparelho. O telespectador deve sempre selecionar a segunda opção de áudio em português.

“A gente exibe os nossos filmes com áudio em português dublado e o áudio em inglês original. Agora damos uma segunda opção de áudio em português, em que você vai ter o áudio em português adicionado à locução de audiodescrição”, reforça Eduardo Ferreira, gerente de engenharia de exibição e distribuição da TV Globo.

*O vídeo “Audiodescrição permite que cegos ‘vejam’ filmes na TV apresentado no Fantástico de 03/07/11” retirei do site http://www.youtube.com/watch?v=snr0WS3lRr0 através de pesquisa na internet.
*As informações acima retirei do site http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1666410-15605,00-AUDIODESCRICAO+PERMITE+QUE+CEGOS+VEJAM+FILMES+NA+TV.html através de pesquisa na internet.

Sobre maryalcantaras

Sou uma pessoa calma e bastante tímida. Não costumo sair muito e por isso vivo na internet. Sou bem eclética em questões referentes a preferências... adoro ler, ouvir música, dançar e tomar umas biritas de vez em quando... mas o que eu adoro mesmo é DORMIR e BEIJAR!!! Meu hobbie é DORMIR. Me interesso por coisas variadas, gosto tanto de coisas simples quanto de coisas rebuscadas. "O Amor conquista-se com Amor e não impondo regras." (A.D.) E talvez tenha de praticar um pouco mais a minha tolerância...
Esse post foi publicado em Cinefilia/Cinéfilo, Saúde e bem-estar e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Audiodescrição permite que cegos ‘vejam’ filmes na TV

  1. t disse:

    Voces sabiam que as Testemunhas de Jeová usam essa tecnologia nos seus filmes educativos?….é verdade seus estudios modernos de audio e video no nucleo de produções multimidia da Torre de Vigia em cesario lange-SP,No Watchtower Complex de Patterson Nova York e outras fazendas graficas do Grupo..esse tipo de tecnologia foi exibido na Realtek de São Paulo onde as Testemunhas de Jeová construiram um Stand de LCDs com videos em audio descrição e livros em baille para todos os visitantes,é incrivel como todas as novas tecnologias que as TJs criam se transformam em beneficios para todo tipo de pessoas….A Torre de Vigia está sempre a frente de seu tempo criando novidades que ajudam a todos a conhecer o Deus delas o Jeová.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s